Modelagem

Ta lento 🙁

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    899 Views Posts

Participante

Eu estava “treinando” aqui no SU e para eu melhorar em todas as ferramentas eu tive a maravilhosa (ops!) idéia de fazer um condomínio.
      Comecei pela rua, calçada, entrada, portão, “casinha do segurança”, e dai as áreas de uso de todos, piscina, “campinho” de futebol, umas mesas de Pique-nique (como se escreve isso?)… Então antes de começar a construir propriamente dizendo fui colocar as texturas/materiais, mas então começou os problemas. Depois de ter colocado as texturas em quase tudo percebi uma pequena “lag”, e conforme eu ia colocando as texturas a “lag” aumentava.

Tem como eu exibir o trabalho enquanto edito sem as texturas? e então quando eu for “visualizar” coloca-las novamente?

Desde já Agradeço

Participante

Tem um conjunto de seis icones chamados Face Styles que mostram as modelagens de forma diferente.

A primeira mostra a modelagem transparente.
      A segunda mostra só o aramado.
      A terceira fica tudo branco, se queres baixar o peso do seu desenho enquanto trabalhas use esta opção.
      A quarta mostra seu desenho com cores, se já aplicaste corees e texturas.
      A quinta mostra seus desenhos com textura – a situação onde o desenho fica mais pesado.
      A sexta opção é para mostrar no seu desenho quais as faces estão sendo mostradas – as de dentro (azuis ) eas de fora (brancas).

Participante

Muito obrigado consegui 😀

Mas ainda está com um pouco de “lag” tens algumas dicas para deixa-lo mais rapido?

Participante

Agora não lembro onde vi…
      Mas estava escrito que para agilizar o programa eu deveria criar grupos com os objetos que tivessem muitas faces. E então marcar a opção hidden na entity info do grupo, os objetos iriam “sumir”, então o computador não iria precisar carrega-los Fiz isso com umas árvores que tinha em um estacionamento, melhorou… Mas como fasso para os objetos aparecerem novamente?

Participante

putz e agora, que fazer?

menu edit > unhide all ou last…

Participante

Obrigado agora cada vez que eu for colocar algo pesado vou criar um grupo e usar essa opção de hide. Ajuda e muito porque meu computador não é muito bom :~

Participante

Oi holt! Acho que agora posso ajudar, eu uso mt o sistema de layers, normalmente separo assim:
      Layer do pavimento, do paisagismo, das mobilias,das esquadrias e dos telhados, se precisar coloco até mais layer bem específicos, assim qd estou trabalhando a parte de interiores desligo os layers que não precisarei, o de paisagismo normalmente é o mais pesado, portanto o que fica mais desligado, não melhora 100% mas já fica mais leve, sendo possivel trabalhar. Esse processo eu uso em unico arquivo, a medida que tenho que detalhar o projeto vou criando outros arquivos somente com a parte do projeto a ser detalhada, o arquivo principal no final torna-se apenas um arquivo base de apresentação externa para o cliente, vai perceber que fica bem dificil de trabalhar projetos maiores se vc não criar outros arquivos, creio que seja o caso do condominio!
      Portanto boa sorte, espero ter ajudado!

Participante

Holt
      sempre – e isso é muito bom – teremos várias complementações e dicas, aqui no nosso forum. Muitas duvidas tem várias explicações e geram muitos comentários.

Outra coisa que podes fazer é “PURGE” em cada janela aberta, Components, Materials, tem seu purge particuular, mas oque melhor funciona e purga tudo que é lixo é o existente em: Window > Model Info > Estatistics. Use e vais baixar o tamanho de seus arquivos pela limpeza que faz do lixo.

Participante

Muito obrigado agora até me acostumei com os layers só mais uma coisa.
      É possível por exemplo eu colocar nome em cada layer e apresentar só os que eu desejar? ou sempre tenho que colocar todos e ir “dando hide” ?

Participante

Pode sim ficar somente o layer ou os layers desejados aparaente é mt simples:
      -click em layer manager, abrirá uma janelinha que nela mostra o nome dos layers(que podem ser renomeados), a cor do layer(pode ser modificado) e finalmento o estado em que o layer se encontra, ou seja ativo ou inativo, para escolde-lo desmarque no layer desejado o campo visible e pronto, o seu layer estara invisível para deixa-lo visivel basta marcar o campo visible!
      Se ainda estiver com dúvidas mande-me um e-mail que tento esplicar melhor!
      da.nusa@hotmail.com

Participante

Uma coisa que tenho que começar a fazer é trabalhar com layers .. é necessario.. mas nao o faço ! Crio grupos … mas muitas vezes, pode ser uma falha minha. . mas preciso intrscionar objetos.. . quase tudo fica interligado , ,ai nisso desfaço os grupos que crio. Agora. . em se tratando de grupos, , tem um recurso… não me lembro qual, tenh o até que rever isso .. . em que só aparece na tela, aquilo que você esta editando . . quero dizer, o grupo que esta editando. Então… quando entra na edição do grupo .. tudo o que esta fora, some.. o que da uma liberdade maior e é bom para editar interiores . . se alguem souber o nome , , posta ai .. mas de qualquer forma, se ninguem souber , tenho um arquivo aqui que fala dele.. ai eu posto !

Participante

Consegui seguindo as dicas do DDida. Obrigado gente!

phmeier depois que você começa a trabalhar com os grupos como eu estava fazendo fica difícil pensar em algo melhor que aquilo. Mas tem os Layers. Agora estou aliando uma ferramenta à outra e obtendo trabalhos fantásticos. Tente você também. Qualquer dúvida posta aí no fórum!

Participante

Exatamente Holt, vc ta pegando rapido!
      trabalho mt com grupos, por exemplo, vou decorar uma casa, na sala colo todo o mobiliario com o mesmo layer algumas partes deste mobiliario junto em um unico grupo, assim qd desejar apagar quaquer coisa da sala desligo o layer e qd quiser so parte do mobiliario, dou hide no bloco.
      Quanto ao phmeier! Eu uso mt este sistema de layer na organização do arquivo desde o cad até o SU, pois o engenheiro que faz os calculos (dos meus projetos arquitetonicos) ele trabalho com um programa da ALTO QI, o Eberick, sendo assim se eu organizar bem os layers no cad facilito para mim qd importo no SU e para ele com o Eerick!
      Acho que tds ganhamos, é chato no começo pois temos que ficar mudano o layer mas qd acostumamos facilita mt, pois podemos desligar os layers desagradáveis deixando os arquivos mais leves enquanto trabalhamos!

Participante

Na criação de interiores estou começando a aliar os grupos aos components, e os components aos layers. Facilita muito na criação de móveis cheios de detalhes.

Participante

Oi Holt, vou tentar ajudar tambem…
      Estes são alguns passos que eu tomo com relação as texturas:
      *Sempre que importar componentes do 3Dwareouse delete todas texturas dele antes de adicioná-lo ao seu modelo. Deixe para texturizar tudo junto depois aplicando a mesma textura para materias iguais. Assim vc limita o numero de texturas no teu arquivo, não desperdiçar sua memória RAM e fica mais facil na hora de renderizar.

*Ao importar imagens ajuste o tamanho da textura para o seu uso, vc não precisa usar uma imagem 2000x2000px para um quadrozinho de 5cm² na escrivaninha.

*Configurar a visualização é uma boa windos/preferencias/opengl…

Eu também costumo tomar algumas medidas quanto ao pc para deixalo mais leve para suportar melhor a carga, vá em iniciar/executar Digite “msconfig” e desabilite todas os processos na aba iniciar de menos os que julgar importante, tipo antivírus. Já vi muito computador bom sobrecarregado de tanto programinha iniciando junto com o Windows.

Participante

Booooa! iniciusV, fiz o que sugeriu
      (Eu também costumo tomar algumas medidas quanto ao pc para deixalo mais leve para suportar melhor a carga, vá em iniciar/executar Digite “msconfig” e desabilite todas os processos na aba iniciar de menos os que julgar importante, tipo antivírus. Já vi muito computador bom sobrecarregado de tanto programinha iniciando junto com o Windows.)
      E ajudou muuuito! o meu pc era um desses que vc citou!

E quanto a textura dos objetos inportados para o SU, vou usar tb, nunca havia pensado nisso!

Valu mesmo!

Participante

Bem.. sou newba ! Então . .é esotu com um lance que aos poucos vou crianddo… é ume paço com mais d euma casa, lago , piscina e etc.. uma area imensa e muitas coisas .. bem primario .. . mas muitas coisas .. e esta ficando pesado …muito pesado … então tem como agora fazer as layers sem mecher muito na estrtura? tipo . . pelo menos por ambiente? OU o melhor é criar um novo documento e nesse documento ir colocando grupos em layers diferentes? O alnce todo é que assim, , vai mecher muito na estrutura.. vai ser um saco para coordenar tudo !

Ajuda se colocar uma imagem do projeto aqui ?

Participante

Nofa” Não imaginava que tantos detalhes pudessem influenciar a velocidade do meu PC. Vamos sempre postando dicas de como ficar mais rápido.
      Provavelmente é dúvida freqüente, pouca gente tem uma máquina “monstro” :B

Visualizando 17 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.