Modelagem

Ta lento 🙁

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    899 Views Posts
    • #7165


      Participante

      Eu estava “treinando” aqui no SU e para eu melhorar em todas as ferramentas eu tive a maravilhosa (ops!) idéia de fazer um condomínio.
      Comecei pela rua, calçada, entrada, portão, “casinha do segurança”, e dai as áreas de uso de todos, piscina, “campinho” de futebol, umas mesas de Pique-nique (como se escreve isso?)… Então antes de começar a construir propriamente dizendo fui colocar as texturas/materiais, mas então começou os problemas. Depois de ter colocado as texturas em quase tudo percebi uma pequena “lag”, e conforme eu ia colocando as texturas a “lag” aumentava.

      Tem como eu exibir o trabalho enquanto edito sem as texturas? e então quando eu for “visualizar” coloca-las novamente?

      Desde já Agradeço

    • #7169


      Participante

      Tem um conjunto de seis icones chamados Face Styles que mostram as modelagens de forma diferente.

      A primeira mostra a modelagem transparente.
      A segunda mostra só o aramado.
      A terceira fica tudo branco, se queres baixar o peso do seu desenho enquanto trabalhas use esta opção.
      A quarta mostra seu desenho com cores, se já aplicaste corees e texturas.
      A quinta mostra seus desenhos com textura – a situação onde o desenho fica mais pesado.
      A sexta opção é para mostrar no seu desenho quais as faces estão sendo mostradas – as de dentro (azuis ) eas de fora (brancas).

    • #7174


      Participante

      Muito obrigado consegui 😀

      Mas ainda está com um pouco de “lag” tens algumas dicas para deixa-lo mais rapido?

    • #7175


      Participante

      Agora não lembro onde vi…
      Mas estava escrito que para agilizar o programa eu deveria criar grupos com os objetos que tivessem muitas faces. E então marcar a opção hidden na entity info do grupo, os objetos iriam “sumir”, então o computador não iria precisar carrega-los Fiz isso com umas árvores que tinha em um estacionamento, melhorou… Mas como fasso para os objetos aparecerem novamente?

    • #7179


      Participante

      putz e agora, que fazer?

      menu edit > unhide all ou last…

    • #7182


      Participante

      Obrigado agora cada vez que eu for colocar algo pesado vou criar um grupo e usar essa opção de hide. Ajuda e muito porque meu computador não é muito bom :~

    • #7188


      Participante

      Oi holt! Acho que agora posso ajudar, eu uso mt o sistema de layers, normalmente separo assim:
      Layer do pavimento, do paisagismo, das mobilias,das esquadrias e dos telhados, se precisar coloco até mais layer bem específicos, assim qd estou trabalhando a parte de interiores desligo os layers que não precisarei, o de paisagismo normalmente é o mais pesado, portanto o que fica mais desligado, não melhora 100% mas já fica mais leve, sendo possivel trabalhar. Esse processo eu uso em unico arquivo, a medida que tenho que detalhar o projeto vou criando outros arquivos somente com a parte do projeto a ser detalhada, o arquivo principal no final torna-se apenas um arquivo base de apresentação externa para o cliente, vai perceber que fica bem dificil de trabalhar projetos maiores se vc não criar outros arquivos, creio que seja o caso do condominio!
      Portanto boa sorte, espero ter ajudado!

    • #7192


      Participante

      Holt
      sempre – e isso é muito bom – teremos várias complementações e dicas, aqui no nosso forum. Muitas duvidas tem várias explicações e geram muitos comentários.

      Outra coisa que podes fazer é “PURGE” em cada janela aberta, Components, Materials, tem seu purge particuular, mas oque melhor funciona e purga tudo que é lixo é o existente em: Window > Model Info > Estatistics. Use e vais baixar o tamanho de seus arquivos pela limpeza que faz do lixo.

    • #7194


      Participante

      Muito obrigado agora até me acostumei com os layers só mais uma coisa.
      É possível por exemplo eu colocar nome em cada layer e apresentar só os que eu desejar? ou sempre tenho que colocar todos e ir “dando hide” ?

    • #7208


      Participante

      Pode sim ficar somente o layer ou os layers desejados aparaente é mt simples:
      -click em layer manager, abrirá uma janelinha que nela mostra o nome dos layers(que podem ser renomeados), a cor do layer(pode ser modificado) e finalmento o estado em que o layer se encontra, ou seja ativo ou inativo, para escolde-lo desmarque no layer desejado o campo visible e pronto, o seu layer estara invisível para deixa-lo visivel basta marcar o campo visible!
      Se ainda estiver com dúvidas mande-me um e-mail que tento esplicar melhor!
      da.nusa@hotmail.com

    • #7213


      Participante

      Uma coisa que tenho que começar a fazer é trabalhar com layers .. é necessario.. mas nao o faço ! Crio grupos … mas muitas vezes, pode ser uma falha minha. . mas preciso intrscionar objetos.. . quase tudo fica interligado , ,ai nisso desfaço os grupos que crio. Agora. . em se tratando de grupos, , tem um recurso… não me lembro qual, tenh o até que rever isso .. . em que só aparece na tela, aquilo que você esta editando . . quero dizer, o grupo que esta editando. Então… quando entra na edição do grupo .. tudo o que esta fora, some.. o que da uma liberdade maior e é bom para editar interiores . . se alguem souber o nome , , posta ai .. mas de qualquer forma, se ninguem souber , tenho um arquivo aqui que fala dele.. ai eu posto !

    • #7217


      Participante

      Consegui seguindo as dicas do DDida. Obrigado gente!

      phmeier depois que você começa a trabalhar com os grupos como eu estava fazendo fica difícil pensar em algo melhor que aquilo. Mas tem os Layers. Agora estou aliando uma ferramenta à outra e obtendo trabalhos fantásticos. Tente você também. Qualquer dúvida posta aí no fórum!

    • #7222


      Participante

      Exatamente Holt, vc ta pegando rapido!
      trabalho mt com grupos, por exemplo, vou decorar uma casa, na sala colo todo o mobiliario com o mesmo layer algumas partes deste mobiliario junto em um unico grupo, assim qd desejar apagar quaquer coisa da sala desligo o layer e qd quiser so parte do mobiliario, dou hide no bloco.
      Quanto ao phmeier! Eu uso mt este sistema de layer na organização do arquivo desde o cad até o SU, pois o engenheiro que faz os calculos (dos meus projetos arquitetonicos) ele trabalho com um programa da ALTO QI, o Eberick, sendo assim se eu organizar bem os layers no cad facilito para mim qd importo no SU e para ele com o Eerick!
      Acho que tds ganhamos, é chato no começo pois temos que ficar mudano o layer mas qd acostumamos facilita mt, pois podemos desligar os layers desagradáveis deixando os arquivos mais leves enquanto trabalhamos!

    • #7223


      Participante

      Na criação de interiores estou começando a aliar os grupos aos components, e os components aos layers. Facilita muito na criação de móveis cheios de detalhes.

    • #7227


      Participante

      Oi Holt, vou tentar ajudar tambem…
      Estes são alguns passos que eu tomo com relação as texturas:
      *Sempre que importar componentes do 3Dwareouse delete todas texturas dele antes de adicioná-lo ao seu modelo. Deixe para texturizar tudo junto depois aplicando a mesma textura para materias iguais. Assim vc limita o numero de texturas no teu arquivo, não desperdiçar sua memória RAM e fica mais facil na hora de renderizar.

      *Ao importar imagens ajuste o tamanho da textura para o seu uso, vc não precisa usar uma imagem 2000x2000px para um quadrozinho de 5cm² na escrivaninha.

      *Configurar a visualização é uma boa windos/preferencias/opengl…

      Eu também costumo tomar algumas medidas quanto ao pc para deixalo mais leve para suportar melhor a carga, vá em iniciar/executar Digite “msconfig” e desabilite todas os processos na aba iniciar de menos os que julgar importante, tipo antivírus. Já vi muito computador bom sobrecarregado de tanto programinha iniciando junto com o Windows.

    • #7242


      Participante

      Booooa! iniciusV, fiz o que sugeriu
      (Eu também costumo tomar algumas medidas quanto ao pc para deixalo mais leve para suportar melhor a carga, vá em iniciar/executar Digite “msconfig” e desabilite todas os processos na aba iniciar de menos os que julgar importante, tipo antivírus. Já vi muito computador bom sobrecarregado de tanto programinha iniciando junto com o Windows.)
      E ajudou muuuito! o meu pc era um desses que vc citou!

      E quanto a textura dos objetos inportados para o SU, vou usar tb, nunca havia pensado nisso!

      Valu mesmo!

    • #7252


      Participante

      Bem.. sou newba ! Então . .é esotu com um lance que aos poucos vou crianddo… é ume paço com mais d euma casa, lago , piscina e etc.. uma area imensa e muitas coisas .. bem primario .. . mas muitas coisas .. e esta ficando pesado …muito pesado … então tem como agora fazer as layers sem mecher muito na estrtura? tipo . . pelo menos por ambiente? OU o melhor é criar um novo documento e nesse documento ir colocando grupos em layers diferentes? O alnce todo é que assim, , vai mecher muito na estrutura.. vai ser um saco para coordenar tudo !

      Ajuda se colocar uma imagem do projeto aqui ?

    • #7272


      Participante

      Nofa” Não imaginava que tantos detalhes pudessem influenciar a velocidade do meu PC. Vamos sempre postando dicas de como ficar mais rápido.
      Provavelmente é dúvida freqüente, pouca gente tem uma máquina “monstro” :B

Visualizando 17 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.