Modelagem

Telhado 4 águas em curva

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  annebeatrizp 3 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  907 Views Posts

Gente,
    Precisava fazer esse telhado quatro águas aqui pra uma render.
    Mas quando faço do jeito mais comum (puxando pra cima com o mover) não move de jeito nenhum. Fiz um ao lado um telhado retangular e subi normalmente, porém um telhado com um arco ele não subiu.
    Alguém poderia me explicar como subir quando o formato ñ é retangular ?

https://docs.google.com/file/d/0B1szRMQzCDJuOWV6T0gwWFB6Nzg/edit?usp=sharing

segue a imagem em planta do formato do telhado.
    Obg desde já!

a tah vc fala no eixo azul né ? eu tambem tenho esse problema e nao sei pq acontece, desculpa UAsuHASu

Pois é ñ sobe o eixo azul nem ferrando,rs =(

Se alguma coisa não sobe ou desce no eixo Azul, é porque, provavelmente, vai danificar o modelo.

Mas se você segurar a seta direcional para cima, a peça vai!
    Tipo, seleciona apena aquela linha do meio (só a linha, se for o caso) e clique no comando “mover” e segure a seta direcional para cima!
    .

Cara, ele só pega os eixos verde e vermelho. o azul eu mexo pra todos os lados mas ñ pega só qndo tem curva =(

Cara, é simples. usa o Followme.
    Veja a imagem:

Agora o espigão do plano reto com a curva da direita não é onde você desenhou.
    Atenção.

É que o espigão já veio desenhado dessa forma.
    Agora tentei usar a follow me de todas as maneiras. mas não consegui.
    qual face devo seguir oq ?

anne,
    Faça um triangulo maior que o centro (cumeeira) com a inclinação que precisas.
    Selecione as linhas de contorno externo da forma.
    Vão sobrar elementos onde você selecionará tudo e com o botão direito do mouse – intersect faces.
    Corte tudo que não lhe serve e o telhado estará pronto.
    Ai observe que o espigão que lhe falei não aparece, ou seja no processo construtivo ele não é um elemento de plano de corte, mas uma sucessão de elementos que irão formar a estrutura em curva.

Estava com uma folga no trabalho e decidi modelar este telhado. A sequência completa está no meu blog.

A estrutura do telhado depois destes espigões me parecem estar gerando um caimento dos beirais em relação ao plano horizontal.
    Ao fazer o telhado sem espigão mas com um conjunto de pernas em arco apoiadas em uma viga em curva – tipo esmara vai ficar legal.
    Um eng. de estrutura de madeira vai lhe ajudar a calcular isso.
    Veja este exemplo:

Olá Padão. Na realidade eu não queria resolver o telhado em si, mas a modelagem, que me pareceu adequada para mostrar justamente esse caimento que vc comentou. Sem dúvida a solução para o telhado que vc apresentou resolveu este problema.

Abraços.

Tutorial simples

Se não achar essa ferramenta segue o caminho…
    View>toolbars>sandbox

Você vai usar o modo de projeção… botão (Drap)

1- modele o retângulo com as águas já divididas

2- Mova a linha do centro para a altura que deseja

3- Faça um novo retângulo no mesmo tamanho com as linhas de curva

4- Com a sandbox ativa localize o botão (drap)

5- Clique primeiro no em uma das partes do retângulo e depois no molde do telhado

6- Tire o que sobrou e pronto….

Espero ter ajudado!!!

Obrigada pela solução!! obrigada também Arqpadao :DD

valeu, bem simples esse jeito! 🙂

Você deve fazer login para responder a este tópico.