Modelagem

Usando o Scale

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Fernando Padão 7 anos, 3 meses atrás.

• Autor
     |  291 Views Posts

Pessoal
    respondendo a uma dúvida do – trogodita – sobre ajustes de esquadrias que não ficavam no tamanho que era preciso.
    montei um tut para mostrar como se faz:
    Após modelar suas paredes, e abrir o vão para a esquadria como mostrado na figura baixo.

Insira sua esquadria no vão, observem que normalmente ela vem amarrada ao cursor na sua parte esquerda inferior, click na mesma posicção do vão. Observe o posicionamento, a esquadria esta menor que o vão desejado, faltando espaços a preencher.

Selecionamos a esquadria.

Usaremos então o comando Scale, aparecendo seus grips característicos.

Selecione, primeiro o grip central na parte superior da esquadria e puxe para cima até encostar no vão superior (verga) como mostra a próxima imagem.

E depois faça o mesmo procedimento na horizontal.

Ficando depois de pronta como mostra a imagem abaixo.

Estes procedimentos valem também para portas.
    Em alguns casos temos que gira-las ou espelha-las para ficarem na posição desejadas. (sentido de abertura das folhas)
    Espero ter ajudado.
    abraços e bons trabalhos.

Excelente dica, só é pena a ter visto hoje.

Já tinha dado tantas voltas à cabeça e ao programa, para escalar objectos que mts vezes veem mt mais pequeninos que a escala. Após mt esforço lá dei com aquilo.

Posso só dar um pitaco aqui ?

Quando eu vou criar uma janela ou porta .. pode parecer bobeira e que todos ja façam isso, mas de qualquer forma…

primeiramente faço o vão onde vai entrar o objeto, sem contar com o espaço da esquadria e tal, pq essa geralmente passa do vão.

Bem , depois de feito o vão.. recrio uma face em cima dele ligando as diagonais com o lapis… depois seleciono essa face toda, crio um grupo, e movo ela apenas no eixo para frente. Bem , depois disso crio a porta ou janela em cima disso.

Primeiro uso o push and pull em três momentos … um para dar a profundidade da esquadria … mas com um tamanho maior que a largura da parede.. se ela tem 10 cm … coloco 16 por exemplo,para que ela fique 3 centimetroa alem da parede em cada face, para dar o relevo… depois uso a ferramenta novamentepara dar a largura e altura além do limite do buraco… mais uma vez para dar o porte de uma esquadria(é esse mesmo o nome né? ). Após isso , com a ferramente de equidistancia, aplico nas faceso relativo ao quanto aumentei a profundidade da janela ou porta … no exemplo usado, 3 centimetros… ja que são três sobrando pra dentro e 3 para fora… aplicado isso nas nas quatro faces da janela ou nas três da porta, ligo com o lapis as linhas formadas para criar uma coisa só.. depois vem o terceiro momento do push pull .. onde aplico a ferramenta nesses retangulos que foram formados para dar o vão da parede onde a esquadria vai entrar .. ou seja, se calculei 3 centimetros passando do vão na parede, push n pull 3 cm para dentro.. justamente para criar o vão de encaixe. E pronto esta criada a esquadria, , dessa forma, é só move-la de volta no eixo para a parede !

Para criar a porta é so fazer em cima do próprio modelo da esquadria !

Naõ sei se ajuda em algo.. ou se deupra entender. .mas fiquei afim de escrever !!

Sim Padao simples e interessante, resolvendo o problema de desenho, e a pequena duvida deve residir no fato de portas e janelas, salvo excessões, terem medidas padroes onde o simples ajuste a um vão deixado não seja o suficiente.

Padão,

Obrigado pla dica, excelente tuto. desde já agradeço a orientação. Este tuto serve pra qualquer bloco?

Abraço

alagoano

sim

Arqpadao

Voce colocou uns tut sobre como alterar as medidas de um determinado componete, tenho dúvidas sobre isto e tentei abrir suas url”s mas não consegui deu erro na pagina. Nao sei se sou eu que copiei errado ou se elas foram desativadas.
    Att

é um problema do imageshack, atualizei os links , acho q vai funcionar agora:

Após modelar suas paredes, e abrir o vão para a esquadria como mostrado na figura baixo.

Insira sua esquadria no vão, observem que normalmente ela vem amarrada ao cursor na sua parte esquerda inferior, click na mesma posicção do vão. Observe o posicionamento, a esquadria esta menor que o vão desejado, faltando espaços a preencher.

Selecionamos a esquadria.

Usaremos então o comando Scale, aparecendo seus grips característicos.

Selecione, primeiro o grip central na parte superior da esquadria e puxe para cima até encostar no vão superior (verga) como mostra a próxima imagem.

E depois faça o mesmo procedimento na horizontal.

Ficando depois de pronta como mostra a imagem abaixo.

Estes procedimentos valem também para portas.
    Em alguns casos temos que gira-las ou espelha-las para ficarem na posição desejadas. (sentido de abertura das folhas)
    Espero ter ajudado.
    abraços e bons trabalhos.

humm.. n deu certo em todas hehe
    n sei entao 😀

teoricamente era pra funcionar o link caso vc pegasse o link do “http” até “.jpg” q nem esse link por exemplo.. http://img515.imageshack.us/img515/5282/capture14aj7.jpg

deve ser o tempo do post entao, n sei

Eram links velhos anterior a mudança do forum, mas ja atualizei, ainda tinha as imagens guardadas.
    Com a atualização do fórum, os links que tiverem URL colocar url
    e IMG colocar img.

Tamara ja esta resolvido.
    Obrigado pela ajuda Henrique

Obrigada pela atualização, foi de uma enorme ajuda.
    =)

Aproveito para fazer um comentário sobre o tut acima.
    Esta demonstração com Scale foi usando esquadrrias padrão do Sket.
    É uma pena que o scale deforma os elementos tirando a proporção quando se usa assim puxando de uma lado e depois do outro.
    Para que ele mantenha a proporção devemos puxar pelos grips das esquinas.
    Mas ai ele cresce tambem na profundidade, e isso não se aplica à esquadrias por que não queremos elas mais profundas, mas maiores em dois sentidos apenas.
    E ai a dformação, obsevem bem as imagens que verão isso.
    O Sketchup não é um programa BIM e o processo de criar componentes dinâmicos é coisa para maluco conhecedor de linguagem de programação por usar formulas complexas de programação.
    Por causa disto eu me obrigo sempre a criar as mnhas propprias esquadrias, projeto a projeto, da trabalho mas o resultado final é muito melhor.

Você deve fazer login para responder a este tópico.