Modelagem

Usar dois materias em duas cenas num mesmo modelo! Como?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    445 Views Posts

Participante

Bom dia pessoal!

Já uso o sketchup faz um bom tempo mas me deparei com um novo desafio 🙄 : Gostaria de saber se tem como adicionar um material diferente num mesmo elemento em duas cenas distintas. Por exemplo, na cena 1 eu vejo o rodapé da parede com a cor cinza, e se eu clicar em cena 2 verei o mesmo rodapé com um material de mármore.

Abraços! 😉

Participante

Nei, até onde eu saiba, a cena guarda informações de sombra, objetos visíveis ou escondidos, camadas, etc…
      Mas nada sobre materiais…
      O que você pode fazer é o seguinte:
      deixa dois rodapés modelados ocupando o mesmo lugar;
      numa cena você deixa apenas um visível
      e na outra o outro.

Participante

Oi Bruno, obrigado pela resposta rápida!

Também pensei nisso, mas seria contraprodutivo. Imagine se eu faço isso com uma bancada de pia, aí depois decidem mudar o formato dela…eu teria que fazer isso nos dois modelos. Uma das coisas que me motivou a usar o Layout do Sketchup foi justamente isso de usar o meu modelo 3D para tudo, só controlando os layers (sim, tem que fazer alguns ajustes, mas ainda fica mais apresentável que uma planta de autocad, principalmente pq para o cliente uma imagem 3D explica melhor o projeto).

Veja o caso da imagem abaixo.

A jardineira de granito escuro possui 50cm de altura e o rodapé 20cm. Se for aprovada eu farei uma planta de revestimentos onde os móveis saem, fica só a parede com as cotas. Mas essa planta é mais técnica, quaro usar uma textura mais limpa, de pontilhados por exemplo, para identificar o granito. E se depois o cliente resolver aumentar ou diminuir a jardineira e o rodapé eu não quero desenhar tudo novamente só porque coloquei em duas modelagens.

Alguém tem alguma dica?

Participante

Mudar o formato?
      Ué, modele novamente a alteração e para a outra basta colar em cima e colocar o material certo!

No fim das contas você só vai modelar uma vez, copiar e colar no lugar certo, e trocar o material; eu não vejo isso como uma contraprodutividade tãaao grande assim

Participante

Que cena bacana, mano!

Vejo da forma que o Bruno disse aí!.
      Copia e cola no mesmo local. Past in place!
      Se for component, transforme em único!
      abraços
      1

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.