Outros assuntos

A todos os menbros do fórum

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    683 Views Posts
    • #8861


      Participante

      Aos novatos, e aos usuários em geral:
      Tenho observado, e de alguma maneira participado das discussões sobre o uso do fórum.
      Tenho ouvido queixas dos usuários mais ativos sobre a participação ínfima da maioria dos cadastrados bem como do número elevado de perguntas destes usuários (não participativos), que não retornam com algum tipo de colaboração ou mostrando seus trabalhos. Estes poderiam agregar valores ao fórum na medida em que passam a ser membros ativos.
      Por outro lado, observei algumas queixas dos novatos com relação às criticas dos mais ativos.

      Vejo que ambos têm razão, acredito que para um fórum ser forte é preciso colaboração e isso é um caminho de duas vias.
      Pergunte sempre, tire suas dúvidas, mas é preciso dar também. Já pude ver que membros recém cadastrados, têm experiência com o Sketchup ou outros assuntos pertinentes (muitos tem experiência com certeza), portanto são pessoas aptas a ajudar os demais. Na maioria das vezes isso não ocorre.
      Já, com relação aos usuários de “carteirinha”, que me desculpem os demais, são estes que fazem o fórum ser o que é, na medida em que são eles que respondem às perguntas e tiram as dúvidas. Ensinam aos novatos, dão dicas. Mas por outro lado, sem os novatos, estes experts apenas trocariam idéias entre si.
      Com isso vejo que ambos os níveis são importantes para o fórum. Ambos os grupos tem que ter paciência, e se entrosarem.
      Mas deve ser observado o seguinte:
      Existem regras e elas podem ser vistas na aba “regras do fórum e apresentação”, e ai acho que a Administração erra em não colocar isso em destaque na página inicial, para que todos possam ver e ter noção de como isso deve ser. Mas também não deve ser considerado como desculpa.
      Qualquer usuário novato ou não deve SEMPRE pesquisar suas dúvidas antes de perguntar.
      Ao fazer uma nova postagem deve sempre ser colocado um título que corresponda de maneira inteligente e clara o que se esta querendo saber, para depois quando se precisar buscar esta informação no “pesquisar” as ache com facilidade.
      Nosso fórum tem mais de 3 anos, imaginem a quantidade de informação que tem, é um grande banco de dados, então com certeza sua pergunta já deve ter sido respondida, se ainda não foi, então a faça.
      Coloque sempre seus trabalhos para serem analisados, isso será importante para seu crescimento no Sketchup.
      Ao fazer uma pergunta, seja o mais claro possível no seu texto, para que ele se entendido pelos demais, e sugerimos que junto com o texto venha uma imagem do seu problema, se não fica difícil entender a questão e o tópico segue um rumo extenso sem solução.
      Na aba geral tem um tut de como colocar imagens no fórum, e é enorme o número de usuários que perguntam “como colocar imagens no fórum”. Isso demonstra que não pesquisam e não lêem as coisas.

      Resumindo: a participação é a alma do fórum, gostaríamos muito de ver os números mudarem, 4000 inscritos, 4000 participantes ativos, isso pode ser maluco, mas seria ótimo se fosse realidade.
      Mais uma vez, agradeço a todos os usuários, sejam iniciantes ou veteranos. Nós todos juntos é que faremos do nosso fórum, um fórum forte.
      Obrigado
      Fernando Padão
      Moderador

    • #8879


      Participante

      e?

    • #8880


      Participante

      Acredito que tudo tem solução, se o sistema não muda para que o fórum funcione de uma maneira melhor, cabe a nós participantes fazer o possível para que funcione da maneira que nos agrade.
      Algumas questões levantadas não dependem dos usuários para serem alteradas.
      Continuarei colaborando com este fórum como faço todos os dias.

      Parabéns pelas palavras Fernando, acho que deveria ser um tópico fixo, pois deveria servir de exemplo para os que usam e os que chegam.

      Abraço.

    • #8881


      Participante

      Concordo com o que o Sette disse e Padão, vc está corretíssimo!

      Tudo que aprendi no sketchup foi PARTICIPANDO desse forum.

    • #8884


      Participante

      Concordo plenamente com o Padão.
      Aplendi muitas coisas neste forum,e não tenho sido participante mais ativo por achar que pouco sei para ajudar.
      Mais admiro o empenho, principalmente do Padão e de outros participantes que fazem um esforço grande para o forum ficar de pé.

      De minha parte prometo mais empenho.

      valeu Padão.

    • #8912


      Participante

      Aos que não participam do fórum mais ativamanete por achar que pouco sabem lembre “Que o seu pouco para alguns pode ser muito”, vamos trocar experiencia paraque todos possam serem melhores usuários do SU e de seus renderizadores.

    • #8917


      Participante

      è isso aí galerinha, vamos a medida do possivel sermos ativos aq no forum, eu particularmente to sempre aberta a ajudar(mesmo com um conhecimento bem restrito), até pq foi aq que encontrei muitas ajudas!

      To postando nada ultimamente, mas to sempre a disposição de quem precisar!

    • #11972


      Participante

      Relembrando o assunto…

    • #11973


      Participante

      Sou “reú confesso” que muitas vezes me pego olhando este forum e não participo. Pode ser uma desculpa esfarrapada e causar desagrado em alguns membros mas ultimamente, sempre que abro o forum, a maioria dos tópicos são V-ray. Gosto muito de ver os trabalhos de feras deste renderizador como Poliszuk, Andeciuala, Phmeier e outros mas não me interesso em ler os posts, obviamente porque nada sei sobre V-ray. Quanto aos outros tópicos eu penso o seguinte. Acredito que os usuários desse forum chegaram a um nível tão bom que diversas vezes observo, que dúvidas de novatos, são tiradas por outros novatos com apenas alguns dias a mais de registro. Por essa e outras coisas confesso que meu ritmo de acesso ao forum realmente caiu muito ultimamente.

    • #11975


      Participante

      concordo com ibrauna, sou novato no forum, ja postei alguns de meus trabalhos, ja fiz pergunta para tirar duvida e ate hoje ñ fui respondido, ultimamente tenho entrado no forum somente para responder duvidas de outros novatos, na medida do possivel, pelo puco que sei de su e podium

      bertassoni.blogspot.com

    • #11976


      Participante

      Padão, sábias palavras…
      Eu acho que quando se cria um forum é para as pessoas trocarem conhecimento afim de sempre querer melhorar.
      Aos novatos (como eu ) é sempre motivante ver trabalhos do mais experientes, assim como receber suas críticas.
      tenho apenas 1 mês de uso de SU ou seja experiência quase zero,por isso não arrisco ainda a dar palpite. Mas aceito os que vierem (rsrsrs).

      o FORUM é show de bola….

      Parabéns.

    • #11979


      Participante

      O v-ray de fato tem se tornado o principal renderizador de SU, e com isso a tendência é que muitos usuários tenham suas dúvidas nessa área.
      O que vejo no fórum são usuários que tem preguiça de ler, preguiça de procurar. A grande maioria dos novatos, salvo raras exceções, repetem por diversas vezes as mesmas perguntas.
      Mas isso tem uma possível explicação, são raríssimos posts onde se sugere uma solução para determinado problema em que o usuário que solicita ajuda retorna e diz: obrigado, deu certo. Geralmente o usuário some e agente não sabe se resolveu.
      Eu tenho comentado pouco na área de projetos em andamento, pois a grande maioria deles não são atualizados, ou o usuário que postou não volta e mostra a finalização.
      Na parte de concluídos havíamos tentado “padronizar” a postagem, colocando o máximo de informações possíveis sobre os projetos, e atualmente vemos posts novos sem nada escrito, com simplesmente uma imagem.
      Venho praticamente todos os dias da semana acompanhar o fórum, olho todos os tópicos desde apresentação ao outros assuntos, e acho que os usuários entram só nas áreas de interesse.

      Vemos por exemplo, tivemos uma outra proposta de contest de modelagem, com premiação melhor do que a primeira, e cerca de 10 usuários de manifestaram (se é que foi isso tudo).

      Essa seria uma boa “ativada” no fórum.

    • #11992


      Participante

      Um fórum só se firma se todos participam, isto está claro. Temos de participar mais. Faço um “mea culpa” pois não tenho participado muito, pois estou com muito trabalho (trabalho com só dois estagiários de arquitetura), faço boa parte dos projetos. Mas procuro trabalhar muito a apresentação dos meus trabalhos com o SU puro. Como já disse alguém aqui, tem muito de renderização, como boa parte dos membros , acho, não usa rendereização, ou não entende, não se dá “pitaco”. Faz tempo que não apresento trabalhos aqui. Mas sempre que tiver apresento. Estou procurando participar mais do fórum. Não dou palpite, pois sei pouco. Mas vou, na medida do possível, dar alguns auxílio e sempre que puder apresentar trtabalhos.

      A participação é excencial. Conte conosco Padão.

    • #12760


      Convidado

      _________________________
      Editado por Administrador:
      Por favor, evite criar tópicos fora do conteúdo do fórum.
      Seu tópico foi movido para um seção mais apropriada.

    • #12767


      Participante

      Olá
      Primeiro quero agradecer ao moderador sua excelência Sr. Padão pelo incansável esforço em garantir a existência deste Fórum.
      Não precisamos destacar de novo sua importância, mas nossa atitude perante o fórum muda por completo a noção de eficiência (Qualidade de algo ou alguém que produz com o mínimo de erros ou de meios.) se assim podemos dizer.
      Embora o objectivo deste fórum seja o aprendizado ele tem uma característica intrínseca a eficiência.
      Seu funcionamento: Participação Instrutiva
      Na verdade é inadmissível num post haver 240 visualizações e somente 4 comentários.
      Embora exista maiores interesses nos lembremos SEU SISTEMA DE FUNCIONAMENTO: PARTICIPAÇÃO INSTRUTIVA.
      Ajudo e comento no que posso mesmo sabendo o pouco que sei, sei ensinar por meio deste fórum. ONDE EXISTE ENSINO HÁ SEMPRE QUEM APRENDA.
      Sou Angolano (Angola está em África) e este fórum é meu banco de dados para o fim especifico SketchUp e outros. Só para imaginarmos
      Abraços

    • #12780


      Participante

      edinho76 escreveu:
      olá,sou novato e resolvi postar aqui algumas dúvidas que tenho em relação ao SKETCHUP…
      apesar de não ter nenhuma formação técnica,instalei este programa pelo fato de gostar de desenhar alguns projetos que me vem na cabeça,são simples projetos,pois sou so hobista,mas tenho muito interesse em programas de desenho…
      antes eu gostava de brincar com o PAINT do meu xp,ate que encontrei este maravilhoso programa em 3d gratuito,como não tenho formação,não iria pagar por um programa como o CAD so para brincar de projetista,mas venho tendo problemas com o SKETCHUP ,não sei se por falta de conhecimento,computador não apropriado ou mal informado,mas a verdade é que eu gostaria de saber se mesmo não estudando arquitetura ou não sendo um profissional do ramo,eu poderia usar o programa para trabalhar meus projetos de hoby ou seria perda de tempo,ja que o programa pode ser muito complexo para um mal aproveitamento…
      outra dúvida é que gostaria de saber como posso interagir totalmente no programa,apos a instalação,percebi que tenho dificuldades em usar a tela para fazer algum desenho,sempre que abro o programa,aparece um desenho de um homem,meus projetos são mais voltados para a aréa industrial,como peças,maquinas…
      tenho dificuldade na tela com as linhas coloridas que se cruzam,não sei por onde começar um desenho…
      por exemplo,estou trabalhando em um projeto de uma escavadeira,mas não consigo fazer a lança e o braço…
      gostaria de saber por inde começar,como ter mais intimidade com a tela inicial…
      as ferramentas eu consigo usar,mas o alinhamento do desenho é que não esta saindo bem,queria saber por onde começar o desenho…
      sempre que faço um quadrado e vou orbitar,ele fica como um papel em outro ângulo,como uma linha horizontal.
      desde ja,obrigado pela atenção.

      O sketchup é um dos programas 3d mais intuitivos que existem.
      Vou fazer a você uma mesma proposta que fiz a outra usuária.
      ela chegou querendo modelar um objeto, então “instruí” que a mesma se munisse de fotos do objeto, de vários ângulos de preferencia. (Referências são de grande ajuda em modelagens)

      se você já começou a modelar, poste o que fez, mesmo que tenha sido uma única linha, e poste uma imagem de como pretende fazer a parte que está com dúvida, assim muitos usuários mostrarão formas diferentes de se obter um resultado satisfatório.
      Pois no skethup existem inúmeras maneiras de se chegar no mesmo resultado, porem com passos diferentes.

      Para isso, crie um novo tópico na seção de modelagem, com um título apropriado, e coloque uma breve descrição do que pretende.

      as imagens entram nessa descrição, para auxílio do pessoal.

      Para colocar imagens vá a seção de pesquisa que você vai encontrar a forma de inserir imagem.

      Se pretende mexer com o sketchup, mesmo que como hobby, a palavra pesquisa sempre deve vim antes da palavra pergunta.

      Existem nesse fórum inúmeras questões ja respondidas pelos usuários, e muitas delas até mais de uma vez.
      O padão “recentemente” criou uma seção de tutoriais, e que ja conta com inúmeras informações a quem está começando.

      dica: para o início talvez uma retro-escavadeira seja algo um pouco avançado, mas se você é persistente não desista. Procure no google por apostila de sketchup encontrará algumas (várias) de versões mais antigas, porém os comandos básicos serão basicamente os mesmos, e com certeza te dará uma grande ajuda.

      Abraço, e boas modelagens.

    • #12782


      Participante

      Este fórum é muito valioso p tds os que trabalham ou desejam trabalhar c o SU, 100% do pouco que sei devo aos estudos e leituras neste fórum antes de poder, ou me sentir avontade em participar. Mas infelizmente algo que percebi no começo e permanece até hj são os grupos que se formaram em volta dos renders. Parece(na minha opinião) que ha uma certa rivalidade entre os usuários do V-Ray e o Kerkythea, e isso atrapalha o desenvolvimento. Acredito que o correto seria postar TODOS os projetos concluidos, ou os em andamento nos respectivos lugares, mas mts vezes isto não acontece, percebi que quando postava meus trabalhos em concluidos poucos comentavam, mas quando postava no kerkythea mts davam seus comentários, esperei algum tempo para tirar minhas conclusões e não deu outra, postei um projeto onde o tema era “sugestões p/ projeto” esses dias e apenas uma pessoa comentou, e nem foi sobre o projeto em si, sendo que mais de 200 entraram e deram uma olhada. mts comentam apenas em determinados imagens dos mesmos autores, quando isso deveria ser totalmente imparcial. Então isso desanima muito, porque enquanto me esforço em ajudar c o pouco que sei outros não se dão o trabalho de dar um comentário. Na minha opinião, não importa qual seja o seu render, afinal o fórum é sketchup brasil não v-ray ou kerkythea brasil, uma crítica construtiva não precisa ser necessariamente detalhada em como se executar determinado ação, pode simplesmente expor o que acha da imagem, se não souber o que dizer p melhorar certamente outros saberão.

    • #12784


      Participante

      Boa tarde…
      Primeiramente gostaria de me desculpar se as vezes sou grosso com algumas respostas(nunca em meus palpites) pois concordo com o Band quando diz da rivalidade.
      Oque me deixa mais irritado é que um ou dois(que utilizam o KT) que se dizem professores, não sabem ensinar…”Se não sentares para aprender, nunca ficarás em pé para ensinar…”. Esses usuarios a quem me refiro fazem trabalhos ótimos mas não tem a humildade que deveriam ter ao criticar um companheiro que solicita ajuda e esquecem que um dia precisaram de alguém (provavelmente do Sketchup Brasil). Não falo somente por mim, por ter recebido algumas criticas com palavras ou colocações ríspidas dos mesmos, falo também por ler na maioria de seus comentários, por saberem muito(não tudo) desdenham dos novatos e “lambem” os veteranos.
      Chega…
      Agradeço demais ao Mestre Padão por esse forum, pois o tudo (muito pouco) que sei, tirei exclusivamente daqui e nunca deixei de passar o que aprendi à quem precisou. 90% (ou mais) das minhas mensagens não são de perguntas mas sim de elogios (aos veteranos) e incentivos (aos novatos como eu) pois não tenho uma visão muito ampla para achar os pequenos defeitos nos trabalhos dos outros, não me vejo no direito de criticar algo que não consigo fazer melhor, posso dar uma “diquinha” ou outra mas não criticar.
      Outra coisa que o Band disse, é sobre as pessoas que só entram para olhar e mais nada, não custa o “cara” deixar um recadinho: “Pô, legal, gostei…” ou um “Parabéns..” isso incentiva não só quem ta começando como quem já manja pois se o “cara” postou, ele quer que escrevam algo à ele.
      Agora a questão de frequecia no forum, todo santo dia, várias vezes por dia eu estou entrando para ver se tem coisa nova (sempre tem) e sempre que possivel, posto um comentário.
      Desculpem qualquer coisa…
      Obrigado

    • #12802


      Participante

      Essa questão de comentários em tópicos realmente chateia.
      Ja tentamos discutir formas de solucionar esse problema, pois grande parte dessas visualizações são de visitantes não cadastrados.

      Eu fico basicamente toda manhã logado no fórum, e muitas vezes não posso comentar, pois grande parte dos tópicos da parte de andamentos e concluídos o pessoal hospeda fotos no imageshack ou photobucket, e os dois sites são bloqueados no meu trabalho, (período em que acesso o fórum).
      Ja da parte de renders eu nem comento mesmo, pois não utilizo nenhum dos descritos, e acho que a área deveria ser mais focada para a seção de dúvidas de configurações e assuntos referentes ao render em si, e não algo do tipo, meu primeiro render com v-ray ou com kerkythea, esses devem estar na parte de projetos.

      Abraço!

    • #12813


      Participante

      Boa tarde pessoal…

      Bela iniciativa Padão, pessoas como você engrandecem o forum.

      Acredito que ambos devem ter consciência.
      O novato em não ser impertinente, procurar antes de perguntar e postar quando conseguir solucionar sua dúvida, pois seu post poderá ajudar outro usuário.
      O veterano em ter paciência, pois o que pode ser óbvio ou ridículo para ele, mas para o usuário novato (me incluo) pode ser uma tremenda dor de cabeça.

      Eu por exemplo, estou dedicando algumas horas por dia para conhecer a ferramenta, apenas para criar e ter idéias para o meu apto que está em fase de acabamento. Não está nos meus planos ser um profissional e conhecer todas as técnicas do SU. E no meu primeiro e único post, na primeira resposta tomei uma “patada na orelha”. Percebi que a resposta estava com um ar de autopromoção e não respondi.
      Vamos combinar, há modos de se falar.
      Ninguém nasceu um “ninja” no SU. E outra, cada usuário tem o seu perfil dentro do SU, uns preferem só modelar, já outros preferem apenas jogar as idéias momentâneas no render. E outros mais crânios ainda, fazem tudo isso e mais um pouco. Se todos fossem iguais onde ficaria a criatividade, personalidade e inovação no trabalho?

      Filosofando…
      Eu penso, não sei. Posso estar errado, mas pode-se dizer que tem muito usuário que está percebendo o aumento significativo de usuários no SU e estão com receio de perder mercado/status/etc…

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.