Outros assuntos

Como foi a sua inserção no mercado de trabalho?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Sergiotrend 4 anos, 9 meses atrás.

• Autor
     |  113 Views Posts

Boa noite amigos! Criei esse tópico no intuito de saber como foi o ingresso de vocês no mercado de trabalho, tanto para profissionais das áreas relacionadas (arquitetura, design de interiores e engenharia civil) quanto pras pessoas que trabalham somente pelo gosto pela modelagem e render, sem conhecimento técnico na área da construção e projetos. Seria legal se contassem como conseguiram “colocar seu trabalho no mundo”, as experiências que tiveram, enfim, saber como que vocês partiram pro lado profissional da coisa. Conto com a participação de vocês! Abraço!

Grande Marcos!!

cara, eu ainda não ingressei no mercado de trabalho de maquetes, atualmente trabalho com Design Gráfico e por enquanto apenas estudo modelagem e render para ” daqui a pouco ” começar a trabalhar com maquetes…
    sou do tipo que não tem quase nenhum conhecimento técnico em construções e projetos, e hoje esse é o meu maior medo, mas com o tempo e esforço tudo vai se ajeitando.

Assim espero!!!! hehehe

grande abraço!!

Cara, eu me meti nessa área ainda na faculdade…
    Sou formado há quase um ano em Arquitetura e Urbanismo pela federal aqui em Fortaleza, e antes de estagiar (que foi lá pelo 5° semestre) já fazia alguns trabalhos com SU. Cheguei a ministrar aulas de SU pra uma turma que me pediu lá da facul e pra alguns dos meus professores (inclusive meu orientador de TFG). Continuei trabalhando com isso nos estágios, fazendo as maquetes de TFG de uns colegas, e hoje estou montando escritório com outro arquiteto amigo meu, já desenvolvendo nossos próprios projetos.
    Abração!

Gostei do tópico Marcos!

Então..comecei a me interessar pela área de arquitetura primeiramente, lendo revistas, sites etc.. Logo depois fiz um curso de autocad direcionado para construção civil e juntamente com o arqui_3D que foi onde comecei a fazer minhas primeiras maquetes.
    Depois de fazer o curso fui trabalhar em um escritório de engenharia civil, fiquei lá por 2 anos, mas só depois de 1 ano trabalhando lá que eu fui conhecer as verdadeiras maquetes eletronicas, tinha um freelancer que fazia o serviço pro escritorio na época. Com isso eu comecei a me interessar para tirar um lucro extra para pagar a faculdade e tal, fiz 6 meses de Arquitetura e saí pois tava muito corrido e tava difícil pagá-la com o que eu ganhava.
    Depois de 2 anos eu fiz um acordo pra sair do serviço e resolvi montar o meu escritório, estou nessa faz uns 6 meses e posso dizer que está muito melhor, estou esperando abrir um curso de engenharia civil em uma faculdade da minha cidade para eu entrar, só falta publicar no diário oficial.
    Hoje faço projetos e tenho parceria com alguns engenheiros da cidade para que eles assinem para mim.
    Meu maior desafio no momento é quando vou visitar obras e tenho que dar palpites mais técnicos, porém até agora nenhum problema graças a Deus.

Abraço!!

Massa esse tópico hein, sou técnico em edificações e graduando em engenharia civil, fiz o curso técnico integrado ao ensino médio (4 anos de duração), era correria, um dia de aula na semana era em periodo integral , mas valeu a pena e me mostrou todo o caminho que poderia seguir, após me formar prestei vestibular para universidade federal,não passei por pouco (maldita redação) , na mesma época 2011 fiz o Enem e tirei uma nota razoável e suficiente para sair na frente de 118 urubus que lutavam por 7 vagas em engenharia civil período noturno, enfim passei em 6º e estou cursando ralando pra carai nos cálculos fodelásticos, mas estou gostando, fasso estagio demanhã em um escritório de engenharia e a tarde sou funcionário público como técnico em edificações em um concurso que passei em 2010 ( eu tinha 17 anos), fui chamado a um ano e ai vou seguindo adoro fazer maquetes, renderizar e talz 😀

Em 2007 vim morar em Belo Horizonte, larguei 2 anos do curso de Administração que fazia em Sinop/MT pra ficar 1 ano em BH fazendo desenho artístico.
    Aí resolvi ficar aqui e entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Nesta época entrei numa empresa de móveis (Brumol), e fiquei 3 anos.
    Agora estou em 2 estágios. E tem 18 meses que trabalho com Skethup. Comecei na faculdade por necessidade, e peguei o gosto. É extremamente útil pra representar pro cliente entender o projeto. E é uma mega ferramente de convencimento também!!!
    Poucas vezes faço trabalhos externos como free lancer, mas todo dia, praticamente, faço modelagem.
    E por ter uma certa habilidade, as maquetes nos estágios que trabalho ficam pra eu modelar (nem todas).
    E hoje, tenho prazer em modelar e fascínio em aprender a renderizar, porém não tenho tempo (realmente) de treinar render tanto quanto gostaria.
    Estou no 9º período, já tenho que iniciar meu TCC (tô numa puta dúvida) e vou utilizar muito a modelagem e render.
    Meus objetivos futuros são continuar em escritório de arquitetura após formado trabalhando com diversos tipos de projetos e continuar modelando, até ter conhecimento e finanças suficientes para abrir o próprio negócio.
    Para um estagiário que trabalhar com 3D, tem muitos escritórios querendo. Agora quando formar, vamos ver o pipino! hehe
    Abraços.

Fiquei muito contente em ver a participação de vocês no tópico, é muito bom saber um pouco da história de cada um e do caminho traçado! Minha história é um pouco diferente, me formei em Direito no segundo semestre de 2010 e fiquei até o final de 2011 praticamente me dedicando unicamente à prova da ordem e concursos. Fui aprovado em vários (habilitado), mas como geralmente as vagas eram muito poucas, não era chamado, o que me desanimava bastante. No final de 2011 nasceu minha filha, fato que mexeu muito comigo e me vi obrigado a buscar outras alternativas mais tangíveis diante da necessidade do momento. Aproveitando minha inclinação pra desenhos, acabei me aventurando no segundo semestre de 2012 nas modelagens e varava madrugada adentro estudando e praticando. Fui tomando gosto pela coisa e estou firme até hoje, estudando e com muita sede de aprender cada vez mais. Atualmente me preparo pra divulgar meu trabalho e tentar conseguir algo na área! Abraço e espero ler mais relatos!

Ei Marcos, depois de ler o seu relato, achei interessante colocar a minha experiência.
    Depois de muitos anos de trabalho como engenheiro mecânico em empresa automobilística, resolvi sair com a cara e coragem para fazer o que sempre sonhei, construir. Minha esposa tem um imobiliária em minha cidade a 18 anos, então era unir o útil ao agradável.
    Desde então sentia muita falta deste tipo de profissional (maquete eletrônica) no mercado de minha cidade, e os que existiam eram muito caros e inatingíveis, grandes escritórios, etc.
    Em viagem aos EUA alguns anos atrás descobri o Sketch up e nunca mais parei.
    Eu mesmo faço as maquetes de meus empreendimentos agora sem precisar de ajuda de ninguém, e falo de prédios de 10 andares!
    Eu só queria ter mais tempo de treinar mais renderização também, acho que como todo mundo do ramo.
    Grande abraço e boas modelagens!

Você deve fazer login para responder a este tópico.