Outros assuntos

Como ser um modelador e animador 3D?

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    825 Views Posts

Participante

Eu tenho 15 anos e eu quero ser um modelador e animador 3D, mas eu não sei que cursos eu devo fazer. Ja pesquisei no google e não achei nada a respeito.Então resolvi pergunta aqui, onde deve ter varios modeladores.

Alguem poderia me responder essas pergunta:

Qual curso eu devo fazer? Existe faculdade? E quanto custa em media esse curso e faculdade no estado de São Paulo?

Muito obrigado a todos que reponderem.

Participante

Não encontrou no google?! acho dificil, mas para fazer isso que tu quer eu acho que o 3D Studio Max é uma boa, na faculdade eu não sei, sei que tem para fazer games e o resto das perguntas não sei responder

Participante

É curso bons é difícil de se achar, mas não desista 😀
      De uma pesquisada no http://www.tresd1.com.br/ na parte de tutoriais e no forum para tirar suas duvidas.
      Talvez vc poderia começar com blender por ele ser em português ou 3ds Max para depois ir para Maya.

Participante

A grande verdade é que existem milhares de software no mercado para esse fim.
      O sketchup é um software mais simples, intuitivo, gratuito, e etc… Porém não fica pra trás (claro que dadas as devidas proporções) de outros softwares.
      Provavelmente você e nenhuma outra pessoa que produz modelagens 3d vai utilizar apenas um único software.

Pode colocar ai de no mínimo 3.

Antes de mais nada, você deve decidir, em que área de 3d pretende atuar.
      Por mais que o sketchup seja um software bem versátil, a grande maioria o utiliza para o ramo da arquitetura em geral. E se pretende trabalhar nesse ramo, não é necessário que seja arquiteto, mas que tenha conhecimento, leia revistas (não apenas figuras).
      A não ser que pretenda de fato projetar. Aí sim é interessante um curso superior.

Como você pode perceber, o “mundo” 3d é muito maior que imaginamos, e não dá pra simplesmente listar uns tópicos e dizer faça isso, ou faça aquilo.

Primeiramente trace seu objetivo. Com o que exatamente pretende trabalhar? É essa a pergunta que você deve se fazer.

Abraço!

Participante

Tenho um amigo que fez o curso superior em games e viu muito a parte de animação. Segundo ele, deu um salto no conhecimento de modelagem voltada para animação como é o interesse do nosso amigo Rodrigo e estes cursos não custumam ser muito caros pois estão no nivel Politecnico em torno de 350 reais.

Participante

Sette o ramo da modelagem 3D que eu quero seguir é a de modelagem de personagens para jogos ou para animação em estudios de animaçao.

Participante

Cara para modelagem de personagens eu te recomendaria http://www.daz3d.com/ e o http://www.pixologic.com/home.php
      Na parte de movimentação eu acho que o daz tem isso mais a versão free tlvz não tenha essa opção. E um dos melhores modeladores de personagem que eu acho na minha opinião seria o ZWbrush. Como tbm já disse nessa parte de animação movimentação e CG vc teria que usar uns programas que sugeri acima ou uma engine própria do tipo Unreal ou da CryteK pra criação de games.
      Vc teria que aprender as linguagens de scrip que queira seguir carreira e para software que estiver usando como ex: C++. Eu a dois anos atraz começei a fazer mapas de counter e todos funcionaram blza com a engine gratuita valve hammer ou poderia ser a do warcraft que seria Word editor. Mas só fazer mapas e teste são bons no começo ae vc vai querer mais e inovar o jogo e criar ela com sua cara. Ae vem a parte da programação e entendimento dos scripts para poder fazer isso, mas no caso como vc tem muitos asfalto pela frente pesquise e estude bastante pq é um coisa complicada de se fazer mais não impossível vlw 😀

Participante

Bom dia!!!
      Estou começando hoje aqui, já tinha escutado falar desse SketchUp mas nunca havia me interessado, até ver alguns trabalhos de um colega aí que esqueci o nome.
      Eu trabalho em uma metalurgica na parte de projetos de peças, uso o Autodesk Inventor10 (não sei se vocês conhecem), modesta parte, disso eu manjo, claro que tem muita coisa pra aprender mas acho que nesse ramo, oque aparecer eu desenho.
      Já “curiei” vários programas 3d, um deles é o ZBrush (até que sairam algumas coisas), agora fiquei curioso pelo SketchUp.
      Enfim, qualquer ajuda será bem vinda, tenho visto no youtube alguns filminhos e reparei que a barra de ferramentas dos caras é lotada, porque a minha não tem quase ferramentas? Plugins?
      Desde já agradeço

Participante

Olá Dercole, seja bem vindo e espero que goste do Fórum e de Sketchup.
      Os plugins a cada dia vão inovando e facilitando a vida de cada um e a cada dia principalmente para SU. Como é uma ferramenta interessante e fácil de se manusear é muito conhecida no mundo. Os plungins para SU vai da necessidade de cada um em tipo de serviço. E muitas feras utilizam essa ferramenta como um exemplo olha esse link http://ely862me.webs.com/videos.htm.
      Autodesk Inventor10 deve ser muito interessante no seu caso vc trabalha com modelagem peças este é um programa muito útil. Vc tbm já utilizou SOLIDWORKS ou mesmo Rhinoceros? No seu caso ajudaria muito por ser softwares desse ramo mais é isso cara espero que se junte com a maçada 😀 .

Participante

Danilo
      O Solidworks eu não gostei, achei muito da Xuxa, coloridinho…
      O Rhino é bem legal, eu tenho, mas não me dei muito bem com ele por causa dos renders.
      Assim que tiver um tempo, da uma olhada http://www.flickr.com/dercole nas ultimas paginas estão algumas peças que fiz, ve oque você acha.
      Abraços

Participante

Bem legal seu trabalho vc manja muito de photoshop e de se fazer peças metálicas, mas de maquete ta fraco mais isso vc ganha experiência e com o tempo. Os render do tipo cad não são bons para maquetes nem ficam muito realistas, mais para peças ficam bom por terem uma biblioteca de materiais para usar. Caso queira entra na onda da galera do SU procure um plugin de render com mais opções de realismo e o que tiver mais facilidade de uso. Um exemplo que eu um dia tentarei chegar a esse nível hehe http://www.evermotion.org/vbulletin/showthread.php?t=76512 e http://www.evermotion.org/vbulletin/showthread.php?t=74801.
      É gostoso de se fazer peças, principalmente aquelas que se da um comando revolve e array 😀 Pelos seus conhecimentos em modelagem de peça contruir isso SU podeia ajudar algumas pessoas no forum que estavam em busca disso o que achas?

Participante

Eu acho que vcs não estão entendo a minha pergunta.

Eu quero saber o nome do curso(faculdade) para ser um modelador 3D para jogos ou para animação.

Por exemplo: quem quer ser jornalista faz jornalismo, quem que ser medico faz medicina, quem quer ser arquiteto faz arquitetura.

E para quem que ser um modelador 3D faz o que?

Participante

Pelo que entendi vc quer trabalhar com animações e modelagem tanto pra jogos digitais, quanto pra animação geral…….
      ……..
      O que sei é que existe graduação de faculdade de “Jogos Digitais”, sei que um capus da Estácio de Sá(aqui do RJ) oferece(ou oferecia essa graduação)……..
      ….
      Mas como vc referiu-se a animação tb, não sei se seria o caso, só pesquisando em uma faculdade que ofereça o curso e se informando lá….
      ………
      Mas como vi vc disse q tem 15 anos….e como pra faculdade falta um poquinho….seria uma boa vc investir em um curso de enfase nesses programas 3D bastante utilizados como o 3dmax que já citaram…..
      ……….
      abraços……..

Participante

Danilo, desculpa a demora, é que o dia hoje foi corriiiiiiido, primeiramente obrigado pelas palavras de apoio e a questão de ajudar as pessoas, vich…to aqui, do mesmo modo que eu precisei de pessoas, tutoriais, etc com o Inventor, no que puder, terei sempre o maior prazer em ajudar.
      Consegui baixar o SU Podium p/ SketchUp6, ainda não saiu nada(não deu tempo) como eu não trampo de sabado, amanhã(hoje) eu vou tentar fazer alguma coisa. Abraços…
      Valeu pela atenção

Participante

Opa desculpa ae Rodrigo mais meus conhecimentos sobre cursos de faculade sao baixos. Mais no caso um dos melhores que vc poderia fazer seria ciencias da computação não so por criação modelagem etc. A parte que engloba de tudo um pouco. Do basico ao avançado que é um pouco mais puxado para criação de softwares tbm mais envolve outras coisas que vc vai precisar na parte de games, como sua propria engine cria com uma linguagem que vc tera que aprender ou mesmo criar.
      Administração em Informática Administração Geral Análise de Projeto de Sistemas I Analise de Sistemas Banco de Dados 1e2 Básico de Redes Curso Básico de Lógica de Programação Delphi Engenharia de software Estrutura de Dados Gerenciamento de Projeto para Desenvolvimento de Sistema Internet Introdução à Programação Linguagem Técnina de Programação Matemática I Microinformática Modelagem de Dados Projeto de Sistemas II e I Sistemas de Computação Sistemas Operacionais Tópicos Avançados em Programação Visual Basic…
      De mais uma pesquisada sobre isso e no caso de “modelador 3d” seria criar modelos para vender? Pq se for para modelar criar games, animações, personagens vc tera que usar praticamente todos os programas que citei pra anteriormente.

Dercole isso ae teste seu SU+Podium e poste os resultados.

Participante

Eaí caros colegas, desculpem-me se aqui não for o local adequado para postar tal pergunta mas eu não manjo nada de forum(esse é o 1°).
      O Podium que tenho só renderiza no máx. 500×500, se possivel, onde conseguiria um que eu pudesse renderizar em tamanho maior ja que com esse tamanho minusculo, eu não tenho vontade de começar a mexer no SketchUp.
      Aproveitando que estou aqui, gostaria de parabenizar vc, Danilo pelo belo trabalho que anda realizando, parabéns…
      Já que comecei…Eu trabalho com o Autodesk Inventor 10, nele eu consigo desenhar por exemplo um parafuso, e em outro desenho, uma porca, depois no que seria outro desenho, eu consigo uni-los, isso pode ser feito com o SketchUp, fazer vários componentes separados e depois ira adicionando ao desenho, ex. fazer uma mesa e depois poder trocar os pratos de lugar.
      Espero ter conseguido explicar minhas duvidas.
      Grande abraço, boa noite a todos…
      Luiz D”Ercole

Visualizando 15 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.