Outros assuntos

Divulgação e Direitos Autorais de Imagens

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    815 Views Posts

Participante

Pessoal, gostaria de saber se alguém tem informações ou “dicas” sobre esse assunto.

Andei procurando especificamente por direitos de divulgação das imagens de maquete eletrônica, e não encontrei nada.

A dúvida é a seguinte: no meu portfólio, deixo as imagens das minhas modelagens e renders, sempre citando embaixo de quem é o projeto (pessoa ou escritório de arquitetura normalmente). Mas eu detenho o direito de divulgá-las sem precisar informar de quem é o projeto? Pois apenas deixo claro que apenas a modelagem e as imagens são minhas, e não o projeto. Outra coisa é que tenho algumas imagens de stands que modelei enquanto estagiei para uma empresa, posso usar essas imagens em portfólio pessoal?
      Alguém tem alguma informação sobre isso?

Obrigada!

Participante

LilDevil….
      Essas questões são meio complicadas…
      O fato de vc usar uma imagem que fez para o cliente em seu portifólio, vai depender um pouco do contrato, o ideal seria conversar com ele ou colok no contrato na hora do serviço que a imagem seria usada posteriormente na divulgação do próprio portifólio….
      Com relação ao que vc citou da empresa, até li algo semelhante em outro site…o que prende nessa questão é que mesmo vc modelando e renderizando a img vc fez era funcionária da empresa então foi meio que serviço da empresa, nesse acho que seria mais coerente vc conversar com que estagio e perguntar se há problemas em divulgar as imgs no portifólio com devidos créditos, etc….
      Acho que o ideal é mesmo aquela boa conversa, mas tb não esqueça que mesmo autorizada é legal citar os créditos……..
      Espero que esse texto ajude um pouco…hehehe
      Mas daqui a pouco o pessoal que tem mais conhecimento nessa questão que eu dá uma dica ai…hehe
      …….
      Abraços…..

Participante

Uma coisa importante para toda (toda) transação comercial (e isso inclui a prestação de serviços) é o contrato. Prepare uma minuta de contrato com descrição das partes (contratado e contratante), preços, prazos e utilização da imagens. Se for projeto de um arquiteto/escritório deixe claro na minuta que usará a imagem em seu portfólio citando o autor. Feito isso, a questão das imagens está resolvida.

Se vc era estagiário ou funcionário de uma empresa, o produto é da empresa. Mas é possível negociar que o seu nome sejaexibido como autor. É adequado discutir isso antes.

Quanto a protfólio – não se deve colocar todos os trabalhos que vc já fez no portfolio. Mesmo que seja num blog. Nos dias de hoje quem tem tempo para olhar 30 imagens????

Selecione seus melhores trabalhos, peça ajuda de amigos na seleção. É bom ouvir outras opiniões. Use de 8 a 12 trabalhos destacando pontos importantes em cada um deles como iluminação, modelagem, seleção de cores, etc…

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Participante

Nossa, eu tb tinha dúvidas em relação a isso, e a explicação dada já serviu e muito para sanar essas dúvidas.
      Obrigado pelos esclarecimentos Nandim e Riceles! E obrigado a Lildevil pela abordagem do assunto!

Participante

Seria legal a disponibilização para download de um modelo como referencia para contratos para melhor compreensão

Participante

Ola, você pode tudo desde que o autor tenha dado a devida permissão.

Participante

Como disse o savio seria legal alguém nos ajudar a formular um contrato porque já tava pensando nisso e não sei muito o que colocar.

Participante

kra pense sempre pelo lado ético. Se você só faz maquete eletrônica, e seu site diz que é um site de maquete eletrônica, você pode postar a imagem sem citar de quem é a autoria do PROJETO, pois você está dizendo que fez aquela maquete, CLARO SE NO CONTRATO disser que tem que colocar o autor, ou se o contrato não permite divulgação, aí você não vai colocar, mas se o contrato não tem nenhuma clausula falando sobre isso não tem nada de ilegal e nem antiético colocar seu trabalho sem ter que pedir ou não para o cliente.

Agora tem gente que pega uma maquete pronta, só renderiza e coloca no site/portfolio como se a maquete fosse feita por ele, aí é antiético, nesse caso avisar que é só estudo de render, e citar a fonte do modelo.

Se você é um arquiteto e seu site oferece serviços de maquete e de projetos, você deve sempre citar a fonte dos projetos quando não forem seus, pq aí pode-se intender que você está dizendo que o projeto é seu e isso é quebra de direitos autorais.

Quando a imagem é feita em parceria, também é bom citar isso, por exemplo você só modelou, ou só renderizou etc.

Sobre o que o Riceles falou é isso mesmo, não se coloca todos os trabalhos no portifa! só os melhores mesmo!

Participante

Realmente essa questao e” boa mesmo.
      Eu estou a trabalhar desde 2010 numa empresa com mais de 50 anos, e actualmente sou o unico no pais que trabalha 80% com SU e os restantes 20% uso PS e AI. Praticamente fico fazendo modelagens de cozinhas , shops e outros productos. Porem ate hoje nao usei nenhum dos meus modelos feitos pra renderizar e nem publicar.
      Agora pelo jeito que vejo o meu patronato seria problematico eu publicar as imagens ou modelos. Mas tem um pontinho bem negro nessa historia, sou fundamental na emresa e ate hoje nao assinei nenhum contra de trabalho. Pergunto se eles tem direitos absoluto sobre os trabalhos que fiz, e se nao podem constar no meu portifolio?

Participante

Um bom portfólio, pra mim se basearia em:

Cenas diversificadas, tenho 10 imagens que irei mostrar para o cliente, e das 10, 5 são quartos, 4 salas, e uma externa, fica ruim a apresentação.O bom seria a apresentação totalmente diversificada, mostrando que você sabe fazer praticamente qualquer cena que veja pedida.

Um número de imagens, como já citaram, de 8 a 12 está ótimo.

Os autores e enfim…O restante que a galera já citou ai.

Participante

Pessoal, ajudaram muito! Obrigado a todos que responderam, estou montando o site, acredito que não terei nenhum problema com as imagens, mas vou optar por colocar apenas a imagem, sem citar de quem sao os projetos, pois o site destina-se somente a maquete eletronica mesmo.

Se eu tiver qualquer experiência (boa ou ruim) volto auqi para compartilhar com vocês.

Obrigada!

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.