Outros assuntos

Formalização do profissional 3D

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    5828 Views Posts

Participante

Bom dia a todos!

Esta semana peguei um trabalho relativamente grande para uma multinacional, o serviço veio através de um arquiteto amigo meu.
      Até ai tudo bem, mas na hora do fechamento do negocio eles pediram nota fiscal do serviço. Por pouco falo que não posso pegar o serviço.
      Conversei com o arquiteto que tinha indicado o serviço e ele vai me fornecer a nota (logicamente vou pagar todos os impostos e mais um pouco).

Agora como fazer para não passar por isso novamente?

Dei uma pesquisada no MEI (micro empreendedor individual) mas não achei nada que se enquadrasse em nossa categoria.
      Alguém tem firma aberta? Qual o tipo de empresa? Qual o valor dos impostos?

Obs: não sou arquiteto, sou apenas “ilustrador”.

Abraço!

Participante

Cara sempre que for preciso nota fiscal compre uma da prefeitura de sua cidade, como autônomo.

Participante

Ok Assis, vou procurar…obrigado pela dica!

Participante

Olá, boa tarde.

Estou com o mesmo problema, sempre usei a NF da prefeitura, de prestação de serviço.. mas ultimamente alguns clientes não estão aceitando.

Também estive pesquisando e de fato não existe nada parecido com a nossa categoria em MIE, procurei por design de interiores; cadista; desenhista; ilustrador; design gráfico; cenógrafo; paisagista… qualquer profissão da qual o profissional poderia fazer um projeto 3D, por fim achei “editor de vídeo” rss, não sei se vinga…

De qualquer forma deixo aqui também minha dúvida e pergunta, se alguém tem empresa na área, que pudesse nos contar qual a melhor forma de proceder…

Att,
      Thiago Rocha

Participante

Ano passado pedi a um estudante para quem repasso serviços de CAD e modelagem que procurasse informações para se legalizar. Ele encontrou o mesmo problema. Não há como se cadastrar pelo MEI.

A solução é abrir uma microempresa – ME e tentar se cadastrar no SIMPLES. A tributação é mais simples.

Recomendo este caminho. Com personalidade jurídica, o empreendedor proporciona uma imagem de segurança para seu cliente. Quanto aos impostos, eles devem entrar na composição de preços.

Espero ter ajudado.

Participante

Pessoal, alguns contadores entendem essa atividade como sendo um projeto arquitetonico. É preciso explicar a ele que o nosso trabalho é meramente ilustrativo. Não me lembro bem o numero, mas existe um CNAE que se enquadra nessa atividade, dentro do simples nacional, onde os impostos sao bem mais baixos. O contador teria que tentar de varias formas até encontrar, mas aí ele teria que se deticar um pouco, mas que tem isso tem.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Atenciosamente,
      Equipe de Administração
      Portal SketchUp Brasil

Participante

Passei pela mesmíssima coisa a bem poucos dias atrás. Eu já tenho um cnpj pelo mei, mas era de uma atividade anterior, que mesmo depois de inativa, mantive o cadastro mei aberto. Tentei alterar o cadastro para algo que se enquadrasse no que fazemos e realmente de fato, não achei. Liguei pra lá e o que me foi informado foi o seguinte:
      Profissionais do nosso ramo de atividade não podem ser “MEI” porque entende-se que é uma atividade previamente estabalecida por uma profissão regularizada, visto que os Designers de Interiores e Arquitetos, hoje em dia fazem mais essa parte de ilustração e ambientação do que mesmo projetos arquitetônicos. E que sendo assim, essa atividade já é regida por orgao específico (CAU/BR), e devido isso não se enquadraria mais em atividade autônoma.

Bom é isso, faz sentido..mas complicou pra gente.
      Acho que vou tentar a dica do Riceles e formalizar como ME-Simples Nacional.

Um abraço!

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2022 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.