Outros assuntos
Linux e as possibilidades em Computação Gráfica
- Este tópico contém 22 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 11 meses atrás por
Fernando Padão.
-
Autor1821 Views Posts
-
-
05/08/2011 às 14:18 #38630
Olá pessoal!
Trago hoje um assunto diferente daqueles que temos vindo a falar.
Open source, hoje quem não ouviu falar dessa palavra!? Pois bem, eu sou um dos apologistas no uso de softwares livres, mesmo para uso profissional.
É assim que instalei a última versão do Linux Ubuntu para testar o seu uso no Escritório. Asminhas experiencias denotam uma possibilidade imensa, quanto ao Sistema Operativo é totalmente interatiivo, mas seus utilitários requer uma adaptação dimuniuda.
É assim que no meu escritório para softwares proprietários eu uso equivalências livres:
Em vez do:
AutoCAD-Draftsight
V-ray-Kerkythea
Photoshop – Gimp
3D max – Blender, etc.
Com excepção do
SketchUp-Pro
Tudo isso no Windows. Mas, e se trocasse-mos o Windows por SO Livres, no caso pelo Linux (já que Macintosh é comercial também), quais as possibilidades em Computação Gráfica?
Migrar para novo Sistema Operativo já é complicado, se adaptar para novos softwares, mais complicado ainda, mas e se usassemos os mesmo softwares pelo Wine, qual a possibilidade de estabilidade?
Espero uma boa discução do assunto e relevancia no uso do Open Source
Abraços e sucessosQuem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
05/08/2011 às 14:58 #38633
Pelo que sei o Wine não executa bem programas que não estão instalados na partição do Linux.
Quem Curtiu?
-
05/08/2011 às 15:19 #38637
Oi padão. Eu tenho um micro com ubuntu e sketchup pro 7. São necessários mais alguns complementos ao wine , mas roda sem problemas sim. E vc teria q instala-lo junto ao wine e os complementos na nova partição. É só pesquisar por complementos para wine e adicionar os repositórios. Geralmente se deixa uma partição ntfs para compartilhar arquivos com o windows. Quanto ao render em si, alguns tem apostado e muito nos novos renderizadores q estão sendo preparados para o blender.
Quem Curtiu?
-
06/08/2011 às 12:57 #38694
Bom já tive minha época usando Linux, e o desempenho do Sketchup no wine foi horrível õ/
Além dele não ter detectado minha placa de vídeo.
Deixo comentários para quem tem mais experiência no ramo:D
Quem Curtiu?
-
17/08/2011 às 03:45 #39137
Joshen,
Gosto muito de modelar e no meu pouco tempo de uso do SU notei q p arquitetura ele é bom mas mesmo usando plugins o caminho p modelar coisas complexas não é o SU.
Quase baixei o Blender outro dia… será q compensa investir tempo, $ em livros etc. p aprendê-lo? Parece q ele não tem o exportador p o KT.Alguém mais aí usa o Blender?
Já o SO ainda prefiro o W7 Home Premium 64 bits paguei “barato” R$399,00.
Abraços a todos.
Quem Curtiu?
-
17/08/2011 às 13:29 #39167
Non Human
Blender? Vale apenas investir o aprendizado sim.
Estou no meu iníciozinho, mas já pude comprovar que vale apenas. Aliás, os bons materiais didácticos estão sendo produzidos pela Novatec e estou para comprar dois deles:
Blender 3D – Guia do Usuário
Blender 3D – Jogos e Animações InterativasVoltando a Falar do Linux: Acabei sabendo da existência do Ubuntustudio, Sistema Operativo concebido para Computação Gráfica, vindo com softwares livres para a área de Gráficos, Vídeos e Áudio, estou baixando para testar. Enquanto isso olha a proposta do site:
Audio
Nosso objetivo é montar suites de aplicações destinadas a pessoas criativas. Suites incluindo o melhor aplicações open-source disponível.
Por exemplo, Ardour 2 – Um gravador multitrack / editor voltado para pessoas familiarizadas com Pro-Tools.Gráfico
Design gráfico e aplicações de modelagem, incluindo The GIMP, Inkscape e Blender. Junto com plugins como dcraw para ajudar com os arquivos RAW da câmera e wacom-tools para pessoas com comprimidos de desenho Wacom.Video
Blender, Kino, e Stopmotion são incluídos para criação de vídeo. Esperamos proporcionar um ambiente criativo para as pessoas, bem como dar um holofote para algumas surpreendentes aplicações open-source.
Deixe a criatividade voar …Quanto ao SketchUp, agora já posso garantir que dá para usar ele numa boa neste UbuntuStudio, tem videos no You Tube mostrando como instalar, inclusive li sobre pessoas que instalaram renders nele (kerkythea).
Mas, gostaríamos que os profissionais que estão usando o Linux dissessem alguma coisa.
-
18/08/2011 às 11:19 #39248
Olá Pessoal
Aqui estão os links para o modo de instalação mais viável do Sketchup no Ubuntu ou Ubuntu Studio via PlayOnLinux:
Material didático sobre o PlayOnLinux: http://sites.google.com/site/marceloboeirajr/tutoriais/linux/linux—playon
Video de Instalação do SkjetchUp no UbuntuStudio:
Estou experimentando, quem poder melhor para a comunidade.
-
18/08/2011 às 11:43 #39252
Quem Curtiu?
-
12/09/2011 às 12:57 #40438
Mindows
Conseguiu?
Por questões de tempo não deu para experimentar
Mas alguém conseguiu?
Desde já obrigado
-
04/02/2012 às 16:22 #47524
Olá gente, primeira postagem aqui, e justamente este assunto me interessa, ja uso o sketchup no linux com o wine, funciona até bem, fora alguns pequenos bugs que não afetam muito o mais chato é só imprimir e renderizar.
é com isso que estou tendo mesmo problema, algum de vcs ja conseguiu driblar isso?
eu tenho o kerkythea do linux instalado aqui, nativo mesmo, sem wine, muito bom ele, mas quando faço uma exportação do SketchUp para o kerkythea não funciona, ja tentei de tudo, acho que o problema ta no plugin do sketchup pelo wine mesmo
deve faltar alguma coisa para fazê-lo funcionar, vou tentar uns “Winetricks” mas meio sem esperança
se não tiver jeito, por acaso vcs conhecem algum outro renderizador para sketchup que funcione bem no linux?
Obrigado 😀
Quem Curtiu?
-
04/02/2012 às 19:33 #47526
Qual tua distro? A primeira que vem a cabeça agora e extremamente poderosa é a thea render que não é free.
Ja olhou nos foruns do kerky sobre esse problema?Quem Curtiu?
-
12/02/2012 às 10:31 #48067
Respondendo a pergunta do Whithil_XBR (meu irmão), tem sim um rederizador que funciona muito bem no linux (Via Playonlinux). É o Vray.
Aqui imagens dele rodando.
————————————————————————
Máquina:Processor : 2x AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 3600+
Memory : 1802MB (1094MB used)
Operating System : Linux Mint 12 Lisa
Date/Time : Dom 12 Fev 2012 07:29:23 BRT
-Display-
Resolution : 1920×1080 pixels
OpenGL Renderer : GeForce 6150SE nForce 430/PCI/SSE2/3DNOW!
X11 Vendor : The X.Org Foundation
-Multimedia-
Audio Adapter : HDA-Intel – HDA NVidiaQuem Curtiu?
-
15/02/2012 às 21:30 #48317
Hmmm.. Muito bom! não esperava que o Wine ja estivesse tão evoluido… Há um tempo atrás testei o v-ray no wine e não deu erto, mas ja que agora funciona parece a melhor opção 😀
Obrigado
vou testar agora mesmoP.S. Desculpa pela inatividade, não sou muito participativo mesmo, hehe
Quem Curtiu?
-
15/02/2012 às 21:52 #48318
Detalhe:
Para aqueles que quiserem experimentar o Sketchup no linux, vale lembrar que:– O ideal é sempre usar a versão mais recente do wine (atual 1.4 RC2)
– Em Placas de video Nvidia pode acontecer de o grafico 3d não parecer atualizar na tela do sketchup, com isso parece que vc não consegue selecionar os objetos (consegue mas não mostra, só se vc virar a câmera ou realizar outra ação). porém este pequeno defeito parece ser facilmente resolvido ao reinstalar o driver de video
(no meu caso testei a versão mais recente do driver, ainda em testes, não gostei e voltei ao driver original, que é o recomendado, e quando voltei a usar o sketchup o problema tinha sido resolvido)Em video Intel não tem esse problema (pelo menos nunka vi) e em graficos ATI não testei ainda, hehe
de qualquer forma da pra usar normalmente, só o nvidia da essa frescurinha mas que da pra consertar facil 😀
Quem Curtiu?
-
23/02/2012 às 16:45 #48700
Bem… não queria ressuscitar o tópico, mas não achei outro lugar para postar então indo direto ao ponto:
Hoje eu estava fazendo uns testes com Sketchup, Vray e Pano2VR no linux e obtive sucesso em um dos testes, portanto, gostaria de compartilhar esta experincia com vocês 😀
Programas usados:
Sketchup 8 + Vray (usando WINE 1.4 RC4)
Pano2VR (versão oficial de linux)Imagem gerada pelo Vray: 1200×1600 (proporção 3:4, e não 4:3 como de costume)
Resultado em flash com Pano2VR:
[flash=,]https://sites.google.com/site/xbrstuff/04_out.swf[/flash]Lembrando que isto foi apenas um teste usando configurações padrão mesmo, apenas para mostrar que é possivel realizar este tipo de render no linux também, não cheguei a configurar luzes nem desenhei realmente o ambiente, apenas peguei um modelo de cozinha que vi na 3D warehouse ^^
Quem Curtiu?
-
23/02/2012 às 16:56 #48701
Whithil_XBR, qual a configuração da camera? Detalhe ai! :hammer:
Quem Curtiu?
-
23/02/2012 às 17:13 #48704
Quem Curtiu?
-
23/02/2012 às 17:46 #48706
Tem o Yafaray do Blender também.
Já usei Linux e importada do su para o blender e dava de renderizar pelo yarafray e pelo renderizador interno do blender.
Quem Curtiu?
-
23/02/2012 às 18:13 #48708
De fato, o blender também é uma opção boa, até porque também da pra criar apresentações bem interativas e simulações de física…
Só mais a modelagem que é um pouco mais complicada mas desenhando no sketchup e importando para o blender pode mesmo ajudar bastante.
Quem Curtiu?
-
23/02/2012 às 18:51 #48712
O grande triunfo que ninguém vê, é que o blender tem um renderizador poderoso, e todas as opções que um vray for max ou maxweel tem.
Displacement, fur, animação, fluídos, partículas e etc…É completo e ainda por cima, supera o grande problema que ronda o sketchup, que é suportar grandes quantidades de polígonos.
Quem Curtiu?
-
24/02/2012 às 21:44 #48818
Concordo plenamente Roni, mas é inegável que em questão de facilidade de modelagem com precisão o sketchup vence…
Ja tentei usar blender para arquitetura/design de interiores e ja consegui driblar a dificuldade com medidas, cotas e tal com algumas configurações e plugins, mas o tempo que levo pra levantar 4 paredes no blender com precisão é no minimo 4 vezes maior que no sketchup, (pelo menos pra mim, LoL ) sei que com prática isso muda, mas por hora, ao menos deixarei o blender como secundário em meus projetos ^^
Quem Curtiu?
-
26/02/2012 às 17:11 #48924
Não entendeu Whithil, o blender pode importar em .skp
Logo da de se fazer como no MODO ou no MAX, importar, jogar a humanização, mapear e renderizar.Quem Curtiu?
-
16/03/2012 às 17:55 #50013
SketchUp 8 com Wine:
http://www.davidhier.co.uk/Tutorials/wine.htmlQuem Curtiu?
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Quem Curtiu?