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Linux e as possibilidades em Computação Gráfica

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    • #38630


      Participante

      Olá pessoal!
      Trago hoje um assunto diferente daqueles que temos vindo a falar.
      Open source, hoje quem não ouviu falar dessa palavra!? Pois bem, eu sou um dos apologistas no uso de softwares livres, mesmo para uso profissional.
      É assim que instalei a última versão do Linux Ubuntu para testar o seu uso no Escritório. Asminhas experiencias denotam uma possibilidade imensa, quanto ao Sistema Operativo é totalmente interatiivo, mas seus utilitários requer uma adaptação dimuniuda.
      É assim que no meu escritório para softwares proprietários eu uso equivalências livres:
      Em vez do:
      AutoCAD-Draftsight
      V-ray-Kerkythea
      Photoshop – Gimp
      3D max – Blender, etc.
      Com excepção do
      SketchUp-Pro
      Tudo isso no Windows. Mas, e se trocasse-mos o Windows por SO Livres, no caso pelo Linux (já que Macintosh é comercial também), quais as possibilidades em Computação Gráfica?
      Migrar para novo Sistema Operativo já é complicado, se adaptar para novos softwares, mais complicado ainda, mas e se usassemos os mesmo softwares pelo Wine, qual a possibilidade de estabilidade?
      Espero uma boa discução do assunto e relevancia no uso do Open Source
      Abraços e sucessos

    • #38633


      Participante

      Pelo que sei o Wine não executa bem programas que não estão instalados na partição do Linux.

    • #38637


      Participante

      Oi padão. Eu tenho um micro com ubuntu e sketchup pro 7. São necessários mais alguns complementos ao wine , mas roda sem problemas sim. E vc teria q instala-lo junto ao wine e os complementos na nova partição. É só pesquisar por complementos para wine e adicionar os repositórios. Geralmente se deixa uma partição ntfs para compartilhar arquivos com o windows. Quanto ao render em si, alguns tem apostado e muito nos novos renderizadores q estão sendo preparados para o blender.

    • #38694


      Participante

      Bom já tive minha época usando Linux, e o desempenho do Sketchup no wine foi horrível õ/

      Além dele não ter detectado minha placa de vídeo.

      Deixo comentários para quem tem mais experiência no ramo:D

    • #39137


      Participante

      Joshen,
      Gosto muito de modelar e no meu pouco tempo de uso do SU notei q p arquitetura ele é bom mas mesmo usando plugins o caminho p modelar coisas complexas não é o SU.
      Quase baixei o Blender outro dia… será q compensa investir tempo, $ em livros etc. p aprendê-lo? Parece q ele não tem o exportador p o KT.

      Alguém mais aí usa o Blender?

      Já o SO ainda prefiro o W7 Home Premium 64 bits paguei “barato” R$399,00.

      Abraços a todos.

    • #39167


      Participante

      Non Human
      Blender? Vale apenas investir o aprendizado sim.
      Estou no meu iníciozinho, mas já pude comprovar que vale apenas. Aliás, os bons materiais didácticos estão sendo produzidos pela Novatec e estou para comprar dois deles:
      Blender 3D – Guia do Usuário
      Blender 3D – Jogos e Animações Interativas

      Voltando a Falar do Linux: Acabei sabendo da existência do Ubuntustudio, Sistema Operativo concebido para Computação Gráfica, vindo com softwares livres para a área de Gráficos, Vídeos e Áudio, estou baixando para testar. Enquanto isso olha a proposta do site:
      Audio
      Nosso objetivo é montar suites de aplicações destinadas a pessoas criativas. Suites incluindo o melhor aplicações open-source disponível.
      Por exemplo, Ardour 2 – Um gravador multitrack / editor voltado para pessoas familiarizadas com Pro-Tools.

      Gráfico
      Design gráfico e aplicações de modelagem, incluindo The GIMP, Inkscape e Blender. Junto com plugins como dcraw para ajudar com os arquivos RAW da câmera e wacom-tools para pessoas com comprimidos de desenho Wacom.

      Video
      Blender, Kino, e Stopmotion são incluídos para criação de vídeo. Esperamos proporcionar um ambiente criativo para as pessoas, bem como dar um holofote para algumas surpreendentes aplicações open-source.
      Deixe a criatividade voar …

      Quanto ao SketchUp, agora já posso garantir que dá para usar ele numa boa neste UbuntuStudio, tem videos no You Tube mostrando como instalar, inclusive li sobre pessoas que instalaram renders nele (kerkythea).

      Mas, gostaríamos que os profissionais que estão usando o Linux dissessem alguma coisa.
      Abraços e sucessos

    • #39248


      Participante

      Olá Pessoal
      Aqui estão os links para o modo de instalação mais viável do Sketchup no Ubuntu ou Ubuntu Studio via PlayOnLinux:
      Material didático sobre o PlayOnLinux: http://sites.google.com/site/marceloboeirajr/tutoriais/linux/linux—playon
      Video de Instalação do SkjetchUp no UbuntuStudio:



      Estou experimentando, quem poder melhor para a comunidade.
      Abraços e sucessos

    • #39252


      Participante

      Valeu bro.
      Vai ser muito util, ja ja vou por em pratica.
      Abracos

    • #40438


      Participante

      Mindows
      Conseguiu?
      Por questões de tempo não deu para experimentar
      Mas alguém conseguiu?
      Desde já obrigado
      Abraços e sucessos

    • #47524


      Participante

      Olá gente, primeira postagem aqui, e justamente este assunto me interessa, ja uso o sketchup no linux com o wine, funciona até bem, fora alguns pequenos bugs que não afetam muito o mais chato é só imprimir e renderizar.

      é com isso que estou tendo mesmo problema, algum de vcs ja conseguiu driblar isso?

      eu tenho o kerkythea do linux instalado aqui, nativo mesmo, sem wine, muito bom ele, mas quando faço uma exportação do SketchUp para o kerkythea não funciona, ja tentei de tudo, acho que o problema ta no plugin do sketchup pelo wine mesmo

      deve faltar alguma coisa para fazê-lo funcionar, vou tentar uns “Winetricks” mas meio sem esperança

      se não tiver jeito, por acaso vcs conhecem algum outro renderizador para sketchup que funcione bem no linux?

      Obrigado 😀

    • #47526


      Participante

      Qual tua distro? A primeira que vem a cabeça agora e extremamente poderosa é a thea render que não é free.
      Ja olhou nos foruns do kerky sobre esse problema?

    • #48067


      Participante

      Respondendo a pergunta do Whithil_XBR (meu irmão), tem sim um rederizador que funciona muito bem no linux (Via Playonlinux). É o Vray.

      Aqui imagens dele rodando.

      ————————————————————————
      Máquina:

      Processor : 2x AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 3600+
      Memory : 1802MB (1094MB used)
      Operating System : Linux Mint 12 Lisa
      Date/Time : Dom 12 Fev 2012 07:29:23 BRT
      -Display-
      Resolution : 1920×1080 pixels
      OpenGL Renderer : GeForce 6150SE nForce 430/PCI/SSE2/3DNOW!
      X11 Vendor : The X.Org Foundation
      -Multimedia-
      Audio Adapter : HDA-Intel – HDA NVidia

    • #48317


      Participante

      Hmmm.. Muito bom! não esperava que o Wine ja estivesse tão evoluido… Há um tempo atrás testei o v-ray no wine e não deu erto, mas ja que agora funciona parece a melhor opção 😀
      Obrigado
      vou testar agora mesmo

      P.S. Desculpa pela inatividade, não sou muito participativo mesmo, hehe

    • #48318


      Participante

      Detalhe:
      Para aqueles que quiserem experimentar o Sketchup no linux, vale lembrar que:

      – O ideal é sempre usar a versão mais recente do wine (atual 1.4 RC2)

      – Em Placas de video Nvidia pode acontecer de o grafico 3d não parecer atualizar na tela do sketchup, com isso parece que vc não consegue selecionar os objetos (consegue mas não mostra, só se vc virar a câmera ou realizar outra ação). porém este pequeno defeito parece ser facilmente resolvido ao reinstalar o driver de video
      (no meu caso testei a versão mais recente do driver, ainda em testes, não gostei e voltei ao driver original, que é o recomendado, e quando voltei a usar o sketchup o problema tinha sido resolvido)

      Em video Intel não tem esse problema (pelo menos nunka vi) e em graficos ATI não testei ainda, hehe

      de qualquer forma da pra usar normalmente, só o nvidia da essa frescurinha mas que da pra consertar facil 😀

    • #48700


      Participante

      Bem… não queria ressuscitar o tópico, mas não achei outro lugar para postar então indo direto ao ponto:

      Hoje eu estava fazendo uns testes com Sketchup, Vray e Pano2VR no linux e obtive sucesso em um dos testes, portanto, gostaria de compartilhar esta experincia com vocês 😀

      Programas usados:
      Sketchup 8 + Vray (usando WINE 1.4 RC4)
      Pano2VR (versão oficial de linux)

      Imagem gerada pelo Vray: 1200×1600 (proporção 3:4, e não 4:3 como de costume)

      Resultado em flash com Pano2VR:
      [flash=,]https://sites.google.com/site/xbrstuff/04_out.swf[/flash]

      Lembrando que isto foi apenas um teste usando configurações padrão mesmo, apenas para mostrar que é possivel realizar este tipo de render no linux também, não cheguei a configurar luzes nem desenhei realmente o ambiente, apenas peguei um modelo de cozinha que vi na 3D warehouse ^^

    • #48701


      Participante

      Whithil_XBR, qual a configuração da camera? Detalhe ai! :hammer:

    • #48704


      Participante

      Bem, não mexi muito nas configurações, foi só mais um teste mesmo… 🙂

    • #48706


      Participante

      Tem o Yafaray do Blender também.

      Já usei Linux e importada do su para o blender e dava de renderizar pelo yarafray e pelo renderizador interno do blender.

    • #48708


      Participante

      De fato, o blender também é uma opção boa, até porque também da pra criar apresentações bem interativas e simulações de física…

      Só mais a modelagem que é um pouco mais complicada mas desenhando no sketchup e importando para o blender pode mesmo ajudar bastante.

    • #48712


      Participante

      O grande triunfo que ninguém vê, é que o blender tem um renderizador poderoso, e todas as opções que um vray for max ou maxweel tem.

      Displacement, fur, animação, fluídos, partículas e etc…É completo e ainda por cima, supera o grande problema que ronda o sketchup, que é suportar grandes quantidades de polígonos.

    • #48818


      Participante

      Concordo plenamente Roni, mas é inegável que em questão de facilidade de modelagem com precisão o sketchup vence…

      Ja tentei usar blender para arquitetura/design de interiores e ja consegui driblar a dificuldade com medidas, cotas e tal com algumas configurações e plugins, mas o tempo que levo pra levantar 4 paredes no blender com precisão é no minimo 4 vezes maior que no sketchup, (pelo menos pra mim, LoL ) sei que com prática isso muda, mas por hora, ao menos deixarei o blender como secundário em meus projetos ^^

    • #48924


      Participante

      Não entendeu Whithil, o blender pode importar em .skp
      Logo da de se fazer como no MODO ou no MAX, importar, jogar a humanização, mapear e renderizar.

    • #50013


      Participante
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