Outros assuntos

O que muda com a criação do CAU?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Riceles Araújo Costa 5 anos, 11 meses atrás.

• Autor
     |  91 Views Posts

Olá amigos, tenho uma dúvida o que muda com a criação do CAU e como isso irá beneficiar os Arquitetos?

A partir deste ano teremos um conselho só de Arquitetos.
    Se vai ser bom ou ruim, ainda é muito cedo para sabermos.

Um breve comentário. http://www.portaldoarquiteto.com/blog/outros/2312

Aqui esta um rebuliço,varios arquitetos,pra nao dizer a maioria esta odiando pois mudou a forma de emitir a rt,todas as taxas aumentaram bastante e varios arqiitetos nem sequer constam na relação do cau pois ainda nao foi repassado segundo o cau todos os dados que o crea possui.

Fiquei enfezado há algumas semanas. Estava em cima da hora para registrar um projeto e após fazer todos os procedimentos no site do CREA, a ART foi recusada, pois o registro deveria ser feito pelo CAU. Eu imaginei que a mudança de um para outro sistema seria gradativa. Fui pego de surpresa.

O contratempo foi ajustar o navegador de internet para o sistema do CAU – de preferência o Google Chrome ou o Mozilla. E pronto. O sistema de RRT – Registro de Responsabilidade Técnica é um pouquinho mais trabalhoso – deve-se fazer um cadastro do cliente entes de preencher a RRT -, mas de resto é uma questão de aprender a usar o novo sistema. Alguns profissionais relataram como “terrivelmente difícil”. Penso que há exagero e uma dose de má vontade em aprender algo novo.

Bom, teremos todos os arquitetos em um sistema exclusivo, o que teoricamente pode ajudar na fiscalização das atividades profissionais, acompanhamento dos cursos de graduação entre outros aspectos, mas veremos como as coisas vão acontecer. Isso depende de tempo. Mas também depende da participação de todos os profissionais.

Quanto às taxas, a anuidade não mudou muito. Agora uma melhoria substancial é que o registro de autoria de projeto era cobrado por m2 no CREA. No CAU, custa R$ 63,32. Não é pelo valor, é pelo absurdo. Se estou fazendo o registro de autoria de projeto a fim de garantir meus direitos, qual a diferença se um projeto é para uma obra de 100 m2 ou 1.000 m2?

Um único porém até agora é a demora no repasse do registro das empresas. Meu registro pessoal está correto, mas o da minha empresa ainda não foi liberado.

Na minha opinião é uma melhoria bem vinda. O sistema CREA é inchado. Como um mesmo órgão congrega o técnico em edificações, o engenheiro de minas e o arquiteto?? É complicado.

.

.

Você deve fazer login para responder a este tópico.