Outros assuntos

Para veteranos e novos usuários do SU

• Este tópico contém 20 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 1 mês atrás por Anônimo.
Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    1002 Views Posts

Participante

Desculpem ai o tópico, mas achei oportuno tocar nesse assunto porque e” uma situação muito incomoda. Nao me considero veterano nem iniciante no SU (tenho 5anos de experiência a modelar).
      Os usuários mais antigos tem SU como uma ferramenta que podem usar como um manipulador para gerar figuras volumétricas coma ideia de demostrar o formato, composição e ocupacao do modelo no espaço.
      Os novos usuários tem no SU uma ferramenta para levantar paredes e procurar simplesmente os modelos no WH montar a cena e renderizar.

Ja nao se valoriza a modelagem agora, existem usuarios que nunca modelaram uma cadeira o mais simples que seja, alem de paredes e furos para janela e porta.

Eu nos meus 3 primeiros anos de SU nao tinha acesso a internet e nem informação que isso tinha uma comunidade enorme. Mas por intuição desenvolve vários trabalhos maravilhosos e fui descobrindo o programa por mim. E quando comecei a trabalhar foi graças a SU e tive acesso a internet 8hrs por dia e tive a oportunidade de saber que existiam renderizadores e que SU era algo de grande proporção. Ai conheci o forum e mi escrevi, mas sinceramente quanto a modelagem havia pouco a aprender porque já sabia quase tudo e era um usuário médio/avançado.

Estamos num fórum de Sketchup mais poucos da nova geração se mi permitem nao tem nada de modelagem, e poucos aparecem a pedir dicas e tirar duvidas sobre o assunto. Todos correm para renderizar vray ou kt e so disto pedem dicas.

Vamos mudar mentalidade pessoal, como disse padao menos render mais sketchup…

Desculpem ai mas foi um desabafo de um amante do sketchup

Participante

Bom dia!
      Mindows, eu sou novo no Sketchup (cerca de 6 meses), desde o inicio eu gostei muito de trabalhar com ele.. Entendo o seu desabafo e tbm acho que falta interesse por parte de muitos usuarios do Sketchup.. pois é mais facil vc Buscar algo no WH do que “perder tempo” modelando.
      Bom desde de quando comecei coloquei na cabeça que a modelagem é algo muito importante na imagem final, o render é só um complemento.. O problema é que qndo começamos a mexer com Renderizadores a gente se encanta com os resultados e apartir de entao logo ao importar um dwg ja estamos pensado em como vai ficar a imagem renderizada, despresando a modelagem..
      Eu acho muito legal sua iniciativa, vc é um dos caras que realmente se importa com o futuro do Sketchup.. espero que esse topico possa “balança” a galera..
      Valeu pela dica, apartir de hoje irei me preocupar ainda mais com modelagem..
      Att
      Renan de Andrade

Participante

Oh Renan nem imaginas a alegria em ler as tuas palavras, realmente você falou e disse tudo…

Olha que há muita gente que passa pelo post só aprecia e nem ve importância no assunto desde que os seus trabalhos andem…
      Mas como podem andar se não dão o devido valor a modelagem…
      Abraço Renan

Participante

Mindows, pra mim a modelagem é tao importante quanto o Render, e muita gente pode estar lendo esse topico e falando” olha os boboes falando de modelagem”.. mas nao é bem assim, um bom render passa por uma boa modelagem, eu nao sou a melhor pessoa para falar sobre o assunto, pois nao tenho a experiencia de voces, mas antes de conhecer os Renderizadores eu fazia as apresentaçoes no Skt puro mesmo!!
      eu fico lisonjeado de fazer parte dessa comunidade, e a cada dia aprendo mais coisa importante que com certeza serviram de exemplo tanto na minha vida pessoal quanto profissional..
      Parabens pelo seu trabalho e pelas suas atitudes..
      Abraço

Participante

Oi Mindows. Olha, acho que tens razão. Sou arquiteto e uso o SKU desde a versão 6. Sempre pensei e usei como modelador. Faço pouca ou nenhuma renderização. Não sou contra renderiza, longe disto, gosto muito de ver os trabalhos aqui apresentados. Tem gente muito boa. Mas tá faltando modelagem, gente mostrando seus trabalhos de modelagem. Eu apresento meus trabalhos aos meus clientes só como modelagem, sem renderizá-los. Acho que tá faltando um pouco mais de discussão sobre modelagem, dúvidas sobre isso.
      RENDERIZAÇÃO É BOM, MAS MODELAGEM É MUITO IMPORTANTE.
      Abraço.

Participante

.
      Caro amigo Mindowns.

Concordo plenamente com suas sábias e humildes palavras.

Me considero usuário intermediário. Conheci o skp qdo a versao 4
      havia acabado de ser lançada ainda pela antiga proprietária, uma
      empresa russa chamada @Last Software.

Assim como já foi discutido inúmeras vzs entre eu e alguns dinossau-
      ros da modelagem como Maurício Camargo, André Barbosa, Marlon
      Krake e muitos outros, acreditamos que a BOA MODELAGEM é o ca-
      minho mais curto para excelentes resultados independente do rende-
      rizador adotado. Eu uso o Piranesi e o KT mas qualquer renderizador,
      uma vez dominado, é passível de apresentar excelentes results qdo
      se parte de uma modelagem primorosa. O segredo está nos detalhes.

Seu tópico tem meu apoio. Abraço parceiro.

ps. aproveito a oportunidade pra apresentar aos colegas da comu o
      nosso 3D MONSTER CHALLENGE que ocorre de tempos em tempos
      numa pequena comunidade criada por mim e pelo Maurício que tem
      como um de seus objetivo justamente INCENTIVAR a boa modelagem
      entre os usuários do skp no Brasil.

A quem interessar, segue link pra comu:
      http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108336839

Participante

Estamos no mesmo barco, eu trabalho com o SU e comecei com versao 6 tambem. Os meus trabalhos sao 100% sketcup puro. Semana que vem estarei so postando trabalhos so sem render em forma de protesto as pessoas que nao estao empenhadas a desenvolver seu conhecimento pela modelagem por si. Como Renan disse:
      RENDERIZAÇÃO É BOM, MAS MODELAGEM É MUITO IMPORTANTE.

Participante

Ola pessoal,bem muitos sabem o que penso a respeito da dicotomia – modelagem / render.

Alguem sugeriu um grupo de estudo sobre modelagem.
      Tenho pensado nisso a algum tempo. É um porcesso diferente de pegar uma modelagem e deixar para ser renderizada por este ou aquele grupo de usuários de render, como já foi feito com o grupo de VRay e o grupo de Kerkythea.
      Fazer um grupo de estudo sobre modelagem transcende as diretrizes já aplicadas e ainda não cheguei a uma conclusão.
      Acho esta questão de um trabalho em cima de modelagens merece atenção. Estamos aceitando opiniões sobre e como fazê-lo.
      Por exemplo: considerando os diferentes graus de usuários, qual seria a proposta? De que nível iriamos começar e até que nível iriamos. Criar divisões de estudos, iniciante, intermediário e avançado?
      Vamos fazer isso?

Participante

Olá, pessoal. Concordo contigo, Padão. Acho que desafios de acordo com o nível do usuário, seria a melhor opção.

Participante

Também concordo com vocês Padão e Thiago.

Participante

Olá a todos,
      Concordo em quase tudo o que foi dito até então.
      Como arquiteto tenho meus próprios conceitos quanto a questão modelagem pronta. Geralmente quando projeto uma edificação o vaso que vai sobre a mesa é a menor das minhas preocupações e não tenho tempo pra fazer esse tipo de modelo, pois o foco do projeto é outro.
      A modelagem constante é a melhor maneira de se manter afiado no programa, por menor que seja.
      Mas essa é a minha opinião fecal, então peguem leve… hehe.

Flw.
      bom trabalho a todos!

Participante

Eu topo em participar do grupo de estudos para modelagem, estou procurando bastante material sobre isso mas não tem muita coisa por ai ensinando do básico mesmo.Principalmente uma modelagem orgânica.
      A modelagem é o caminho para um projeto bem apresentável e para um render realista…

To dentro.

Quanto a ideia , acho que pode ser um grupo de estudo completo tipo do básico ao avançado.Claro que exige um pouco de paciência dos mais avançados mas acho q é um bom caminho.

Abraços

Participante

Bom penso que essa ideia de fazer um grupo de estudo de modelagem vai muito bem, de inicio devias se ver uma maneira mais próxima justa de dividir em categorias mas penso que no geral o objetivo e” avaliar a qualidade de cada usuário e por ordem se questionar métodos usados para os resultados obtidos para quem de interesse…
      Temos feras na modelagem aqui no fórum como exemplo o Non-Human, se forem a notar sempre questionamos os métodos dele e ele ao ponto que vai fazendo vai atualizando e explicando a cada questão levantada….
      Penso que esse exemplo ja e” um bom inicio…enfim agradeceria que mais gente se juntasse a esta ideia e procurar o melhor metodo para enquadrar esse estudo…

De resto estou muito feliz por ter Sir_Elder, Padao, Renan, Coutinho, brum.arq ,Tiago Batista, victor3d, Arq. Bruno Cassol nessa onda para a valorização do SU…

Participante

Eu apoio a idéia.
      E estou disposto a participar tbm..
      Parabéns Mindows, pela iniciativa.

Abraço.

Participante

Até prova em contrario – kkkk – quem deu o primeiro chute sobre o grupo de estudo sobre modelagem, foi o Amauri, mérito dele.

http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?start=10&topic_id=6969&viewmode=flat&order=ASC&type=&mode=0

Vamos pensar na fromatação do grupo e levar adiante.

Participante

Pessoal, recentemente conheci o SKP e estou fascinado com as possibilidades, e, estou me dedicando para que possa dominá-lo. Espero que possa continuar me preocupando com o desenvolvimento da qualidade na modelagem, pois, também, creio em um resultado melhor na renderização, após alcançar a excelência na modelagem. Parabéns MINDOWS pelo comentário.

Participante

Como iniciante na comunidade mas amante ao SketchUp e a modelagem virtual, concordo e defendo a troca de informações sobre modelagem e tudo discutido até agora.
      Estudante de arquitetura e estagiário, sempre tenho a necessidade de modelar e entregar pra “ontem” os projetos. Logo, eu acredito que a qualidade na modelagem é primordial para expressão da minha arquitetura, porém o render fascina!!!
      E é modelando que eu consigo enxergar erros nos projetos e possibilidades novas.
      Abraço a todos!!!

Participante

Colegas.
      Sou nova no sketchhup.Fiz um curso,mas sai como quem tem várias questões e estou incentivada a seguir em frente.
      Gosto muito de criar.E tenho uma fábrica de móveis.E fico desesperada para criar móveis de minha autoria e não sei como modelar.Acho incrivel saber que tem um grupo que incentiva nós amantes do sketchup a modelar.Como sou iniciante estou dentro já da turma de modelagem para iniciantes.Como vão fazer?

Participante

Da mesma forma que um desenho produzido com o auxílio de um programa CAD 2D, um modelo em 3D é a representação gráfica de algo que foi pensado, projetado. O verbo “projetar” origina-se do latim “projectare”, lançar para frente (lembrem do projétil), ou seja, o projetista lança a si mesmo para a frente (o futuro), visualiza o seu objeto pronto e o materializa inicialmente sob a forma de desenhos ou modelos.

Isso implica que quem está projetando deve conhecer as partes e o todo. Tomando como exemplo uma edificação, não basta apenas visualizar paredes, portas, janelas, mesas, cadeiras e balcões, mas também as partes “invisíveis” como a fundação, a superestrutura, as tubulações elétricas e hidráulicas, pois cada decisão tomada no presente (projeto) vai definir um resultado no futuro (objeto pronto).

A mudança de tecnologia obriga os projetistas a estarem constantemente aperfeiçoando sua metodologia de projeto. Um exemplo: com os aparelhos de ar condicionado bastava pensar – durante o desenvolvimento do leiaute – o posicionamento da caixa de concreto e da tomada. Com os novos sistemas de condicionamento temos que pensar na posição do split, na posição do condensador, como será a ligação entre os dois (será necessário passar algum duto por dentro de uma viga?), etc.

No tempo das pranchetas, o arquiteto definia o projeto geralmente à mão livre e o repassava a um desenhista-projetista – um profissional de formação técnica (nível médio) ou estudante de arquitetura e engenharia do 4º semestre em diante. Essa pessoa preparava o desenho técnico com alguns detalhes da estrutura, por exemplo. Em várias reuniões com arquitetos, engenheiros e projetistas, o projeto e os desenhos eram aperfeiçoados até o produto final. Com o aumento no volume de desenhos, surgiu o desenhista (nível técnico ou não) – uma pessoa que deveria conhecer bem as regras do desenho técnico, mas não precisava saber projetar.

Acontece que com o passar do tempo lidando diretamente com profissionais, alguns desenhistas acabavam acumulando um bom volume de conhecimento sobre projeto e começavam a oferecer seus serviços. Conheci muitas pessoas assim, alguns com excelente nível de conhecimento, outros nem tanto.

Com o advento dos programas CAD (lembrando CAD significa “Computer Aided Design”, ou “Computador Auxiliando o PROJETO), temos ainda a figura do projetista, mas surgiu um novo personagem – o cadista, uma pessoa que aprendeu a usar o AutoCAD. O perfil desse profissional (?) é o seguinte (baseado em minha experiência): conhecimento de AutoCAD sofrível, pois os cursos são superficiais, nenhum conhecimento de desenho técnico (alguns não sabem, por exemplo, diferenciar um corte de uma elevação), nenhum conhecimento de como projetar, nenhum conhecimento de materiais, e, por fim, o pior de tudo, acredita que já sabe o suficiente e não tem interesse de aprender mais nada.

Atualmente, com a popularização dos programas de modelagem, principalmente o SketchUp, o cadista virou “modelador 3D”, com perfil “profissional” semelhante. Uma amostra disso está nas diversas modelagens, renderizações e “projetos” postados aqui no fórum. As pessoas aprendem a usar o SU e acreditam que são “modeladores 3D”.

Em conversas com iniciantes no SU tenho sempre enfatizado a necessidade de ter conhecimentos de desenho técnico, que conheçam materiais, que leiam revistas técnicas, e não apenas em aprender a usar o programa.

Quanto a montar aqui no fórum um grupo de estudo de modelagem, minha opinião é que se trata de uma tarefa complexa, pois equivale a tentar ensinar a projetar – o leque de conhecimentos é muito vasto.

Minha sugestão é que alguns profissionais atuem como tutores voluntários. Os interessados postam seus trabalhos de modelagem/projeto e enviam os arquivos SU para seu tutor que avaliará o projeto em si. O resultado da análise seria postado no fórum para acesso dos outros membros.

Se a idéia pegar, estou à disposição para colaborar. No momento tenho condições de avaliar dois projetos mensalmente. O interessado deve autorizar a publicação de seu trabalho tanto aqui no fórum quanto no meu blog.

Convidado

Convidado
Visualizando 20 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.