Outros assuntos

Pergunta ao Arquitetos e pessoas que vivenciam a área

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    345 Views Posts

Participante

Bom pessoal,

Já tenho um certa bagagem aqui no fórum, sempre fui fã da área de arquitetura, mas sempre deixei como hobby, tanto que minhas maquetes até agora são objetos de “desestresse” sem fins lucrativos por enquanto….
      ……
      Eu sou meio que o “estranho no ninho”, esse ano me formei em biologia, como agora irei fazer pós na minha área msmo, terei um tempo para investir em outra área….
      ……..
      Pretendo fazer “arquiterura e urbanismo”, o que eu gostaria de saber dos nossos arquitetos aqui do fórum ou até pessoas que vivenciem a área, como ela está atualmente, muito saturada? vale a pena?….
      …..
      Sei que qualquer estudo vale a pena, mas estou avaliando a situação desta maneira, para saber se vale a pena partir para uma faculdade nova nessa área ou ver outras possibilidades…
      …….
      Agradeço qualquer sugestão..
      Ahh, qualquer um pode dar sua opnião hein, eu só grifei arquitetos, para ter um objetivo maior…..
      ….
      abraços…..

Participante

Olha, Nandim se fosse fazer uma facul hoje, mesmo gostando muito de arquitetura, não investiria nela meu tempo e dinheiro.
      O mercado da arquitetura esta a muito tempo saturado. São poucos os escritórios que contratam profissionais, os grandes e mesmo assim não tem prancheta pra tanta gente saindo das UNiv e pouquissímos pagam o minimo da categoria que é 9,5 sal por 8 horas nem eu – hehehehehehe.
      Acho que mais de 90% dos formados são autonomos e ai o mercado se prostitui – veja ex. dos caras que fazem maq. eletrônica, tens uns que fazem baratinho pra entrarem no mercado – é a mesma coisa.
      Em geral eu não aconselharia a qualquer um fazer cursos tradicionais.
      Tem tanta área precisando de mão de obra especializada com um potencial de mercado enorme,´não precisa pesquisar é só ver televisão.
      Obs. uma rápidinha sem entrar em discussões sérias.

Convidado

Exemplo de uma area que está precisando nesse mesmo ramo, ENGENHARIA CIVIL, acreditem, não tem proficionais suficiente para dar conta.

Fora que tem TI tambem, se tu tiver pensando em ganhar grana, TI é o melhor investimento hoje.

Participante

nandim, aqui na minha região a area de construção ta bombando, então acho q tem muito campo sim, agora pra arquiteto ja ñ sei, pois aqui trabalho so com engenheiros, e arquitetos aqui são bem poucos, eu to cursando técnico em edificações, é uma area muito boa e a procura por tecnicos é muito grande aqui, acho q ta mais valorizada q engenharia ate rsrsrsrs….
      Acho uma boa dica pra alguem q ja tem um curso superior, e procura uma otra carreira, é um começo, se gosta mesmo dai faz engenharia ou arquitetura.

Participante

é….to ligado que existem muitas áreas crescendo, inclusive a que me formei atualmente………
      ……..
      a pergunta da arquitetura é pq estava cogitando unir o útil (mais uma área de atuação) com o agradável (o gosto pela área)……..
      ……..
      Aqui sempre vejo N vagas de estágio de arquitetura, isso me deixava na dúvida sobra a área da satura, carente, etc….
      …….
      A engenharia civil é um caso a se pensar, mas requer um investimento muito maior, tanto de tempo quanto de $$ que na situação atual não dá pra validar por enquanto…
      ……
      aqui tb ta “bombando” soni…….hauahauahua…..mas curso tecnico, isso chegou a passar pela minha mente, só que por aqui dura um dia inteiro tipo manhã e tarde, ficaria brabo eu ter q fazer o estágio e não teria tempo pro curso….
      o que acham da área de designer de interiores (sem piadinhas…ehehehe), já cheguei a pensar, o tempo é menor e posso acrescentar aos meus projetos de maquetes eletronicas……..
      ……
      Mas é são opções que vou analisar….
      Agradeço as dicas……
      e quem tiver mais…..
      …….
      abraços…..

Participante

namdim..eng.civil ta otima aqui na minha city,eu estou cursando o primeiro ano..
      eu trabalho pra 3 arquitetas e 2 engenheiros..pq aqui na minha city so eu que faço maquete eletronica..as arquitetas aqui ganham em torno de 15 reais o m² e os engenheiros 10 reais o m²…estamos com muitas construçoes de residencias e as casas estao em nivel muito bom..com casas em media de 800 m² a 1000m²…intao a area esta muito boa..todo arquiteto precisa de um engenheiro..mais nem todo engenheiro precisa de um arquiteto…intao vai do seu gosto !

flw
      espero que tenha ajudado.

Participante

karaca david, ta bem os valores ai heim, depois dessa vai chove arquiteto e engenheiro ai kra rsrsrsrsr, so construção de 800 a 1000 m² bom isso….

Participante

kkkkkkkkkkk..aii soni nao e assim tbm…e que as arquitetas que eu trabalho estao com projetos muito bons..nao e que todas as casas daqui sao mansoes ..kkkkkk
      e que construiram 2 comdominios fechados aqui na city..intao ta construindo muitas casas desse tamanho…mais vai uma dica,o mercado esta carente de engenheiro civil..intao eu investiria nessa area.
      flw
      abraços

detalhe nao falei o nome da city pra galera nao vim msm…kakakkak

Participante

Cara é bem complicado dar uma opinião a respeito deste assunto, pois tem que ser feita duas analises em cima do assunto.

Se for analisar no sentido financeiro, acho que no brasil todo a arquitetura é uma profissão bem difícil pois não é uma profissão tão reconhecida e valorizada como em outros países. Em países na europa qualquer reforma ou intenssão de construir alguma tipo de edificação precisa de um projeto e conseqüentemente de uma arquiteto. Já no Brasil todo mundo constrói e reforma sem nem ter uma rabisco no papel, não ha fiscalização para isso.

Analisando em outro sentido, no sentido de dom, de gostar da profissão, não importa se tem campo de trabalho ou não o cara vai se dar bem e vai conseguiu se manter, talvez não fique rico mas ganha o suficiente para viver de forma confortavel em nosso pais.

Vou contar uma pequena historia minha aqui.

Eu estava terminando o ensino médio e me preparando para fazer vestibular (Engenharia Civil e Computação) como não me preparei eu não consegui passar no vestibular. Por sorte na época consegui uma vaga para trabalhar numa grande construtora inclusive fora do país (Na Africa) como não tinha nenhuma profissão comecei como ajudante e passei por varios setores da empresa até chegar no setor de Engenharia. Resumindo passei quatro anos e meio trabalhando lá e tive oportunidade de conhecer e conviver com varios profissionais (Engenheiros, Arquitetos, técnicos, mecânicos, administradores, advogados, profissionais de TI). Como não tinha uam formação profissional nunca consegui crescer muito na empresa mas adquiri uma experiência gigante.

Quando voltei para o brasil coloquei uma coisa na minha cabeça, eu iria entrar em uma faculdade e iria me tornar um profissional. Dai comecei a analisar qual área eu me encaixaria melhor. Foi ai que descobri que arquitetura parecei ser a melhor opção.

Então estudei, fiz o vestibular e passei para arquitetura, comecei o curso e a cada período que passava eu ia gostando mais e mais de arquitetura. Antes mesmo de terminar a faculdade já havia varios trabalhos. Me formei em 2009 e já estava empregado em um escritório de arquitetura.

Na minha cidade hoje a profissão esta em ascensão. Aqui para o bom profissional não falta trabalho.

Desculpa o texto grande.

Participante

é….
      o que tenho que fazer aqui é pensar……..
      ainda vou ter uns meses pra traçar o rumo do plano B……..
      Mas to meio pendente pra esse lado da identificação com a área….
      ……..
      Pense num kra confuso……..eu to mais…….hehe….
      Curioso é que pra escolher a primeira facul foi moleza……agora pra decidir o que fazer depois…….é tenso……
      …………
      Agradeço as dicas, sugestões e explicações de todos…..
      com certeza elas farão parte da minha reflexão aqui na tomada da decisão……
      ……….
      abraços….

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.