Outros assuntos

Revit Architecture

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    2528 Views Posts

Participante

Ola galera, gostaria da saber se alguém aqui trabalha com o Revit Architecture. Tenho ouvido algumas pessoas conhecidas minhas falando bem desse programa e gostaria de saber mais informações sobre ele.
      Desde já, obrigado.

Participante

Fala, Bergiliano.

O Revit Architecture é um programa exclusivo para projetos arquitetônicos, e podemos dizer que é a (r)evolução do modo de projetar arquitetura com auxílio de programas CAD.

Assim como o Autodesk Inventor e o SolidWorks são revolucionários para o projeto de produtos, o Revit é para a arquitetura. Por quê?

Simples. Nele, vc projeto em 3D e a partir do seu modelo, extrai todos os desenhos técnicos necessários. Como assim?!

Imagine o bom e velho AutoCAD. Nele, pra representar uma parede em todos os seus detalhes, é necessário desenhar as linhas externas do revestimento, as linhas internas da alvenaria, e pintar com hatch, para identificar os materiais.

Já no REVIT isso não acontece. Vc não tem mais a ferramenta linha, e sim a ferramenta PAREDE. Depois (ou antes) de desenhar a sua parede, vc simplesmente configura a sua ferramenta parede, especificando o tipo e a espessura do revestimento externo, o tipo de tijolo (alvenaria), a espessura de cada camada da parede e pronto. É só traçar uma única linha e atribuir uma altura para ela, que a parede é construída automaticamente pelo software.

Esses são os softwares chamados de parametricos. Vc desenha atribuindo parâmetros aos seus elementos. Uma vez desenhada a parede, se vc precisar corrigir o comprimento dela, não é mais necessário apagar a linha, dar trim, extend, essas coisas, como é no AutoCAD. Basta mudar o valor da cota que todas as outras paredes já se adaptam para a nova medida.

Ou seja, vc desenha tudo em 3D, depois só vai escolhendo as vistas e plantas que deseja plotar, que ele gera sozinho os desenhos técnicos, já com as hachuras (hatch), as espessuras de linha (de acordo com a escala), tudo automático. Com isso, o ganho de tempo é muito grande, pois evita de vc ficar pensando qual espessura de linha vc vai atribuir a determinada camada, qual cor, tipo de traço, tracejado, traço-e-ponto, etc., etc., etc. Ele faz tudo sozinho. E mais, quando vc muda alguma coisa, ele altera automaticamente todos os desenhos afetados pela mudança.

Enfim, é diferente, mas é muito bom. O ArchiCAD e o VectorWorks funcionam da mesma forma. Eu ainda estou estudando o Revit devagar. Não consegui pegar a fundo, pois para os projetos do momento, devido à correria, optei por trabalhar com o CAD mesmo, para os desenhos técnicos, pois já estou mais acostumado. Mas como também trabalho com design de produtos, já domino o Autodesk Inventor e o SolidWorks. Por isso acredito q não vou encontrar muitos problemas na migração que está por vir.

Eu acho que vale a pena conhecer. Se bem utilizado, é poderoso. Só o render que deixa a desejar. Ele tem um renderizador próprio. Faz imagens boas, mas não é um VRay, nem um Mental Ray. Não sei se tem algum externo para ele. De qualquer forma, é bom ter o SketchUp +VRay à mão, pois nunca se sabe, né?rs

Valeu!

Participante

Uhm, entendi.
      Mais daria pra exportar ele pro Sketchup como eu faço com os projetos em AutoCAD? Porque se der, iria ficar bem bacana com os renderizadores que existem pro Sketchup né.

Participante

Bem, até onde eu pude ver, ele exporta para 3D Studio, como arquivo .fbx. Para utilizar no SketchUp, seria preciso exportar a partir do 3D Studio novamente.

Mas como falei, o render interno dele não é um VRay, nem um MentalRay, mas consegue fazer imagens interessantes. Vale a pena testar e ver quais os casos que ele, por si só, já basta.

Eu mesmo faço isso com os projetos de produto. Projeto em Inventor e depois exporto para 3D Studio, e depois para o SketchUp. Fica ótimo.

Participante

Entendi cara..

Obrigado pelas explicações, foram de grande ajuda!

Participante

Só corrigindo uma informação, o render que vem embutido no Revit é sim o mental ray, mas uma versão simplificada. A própria Autodesk recomenda exportar o FBX para o 3D Studio e explorar todos as possibilidades de materiais e do mental ray completo.

Participante

Olá pessoal tudo bem?
      Então tem outro software q faz isso, ele já é parametrizado para desenho arquitetonico e ja desenha tudo em 3d e o mais legal é q podemos exportar e importar arquivos do sketchup ja em escala.
      http://www.datacad.com.br 😀

Participante

Fala ai pessoal, tenho dois projetos academicos no revit e com relaçao ao skp eles funcionam muito bem, voce pode criar modelos no skp e inportar no revit como massa, pois o revit deixa a desejar quando o trabhalho requer formas organicas da para fazer mais leva tempo.
      para importar o arquivo do revit para o skp e so usar o formato dwg.
      com relaçao a ir para max em fbx so no max 2009 pois nas versoes anteriores nao vai nada.

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.