Outros assuntos

SketchUp Brasil no Facebook

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Riceles Araújo Costa 4 anos, 5 meses atrás.

• Autor
     |  427 Views Posts

O que acham da idéia de termos um grupo SketchUp Brasil no Face?
    Os dois estariam interligados.

Comentem por favor, preciso avaliar a idéia.

Sugestões são bem vindas.

Interligados? De que forma?

Tenho receio de que o forum se enfraqueça com a migração do público para o facebook.

Ainda acho que a melhor ferramenta para discussão de assuntos são os forums. Uso pouco o facebook, mas as vezes me perco e vejo conteúdo se perdendo “no meio do bolo”. Talvez seja coisa minha, mas acho o facebook uma grande bagunça e não acho que funciona pra esse tipo de interação (por isso utilizo no máximo para falar com amigos rsrs).

Bom dia Padão,

Eu acho a ideia interessante e hoje em dia o uso do Facebook é indispensável. Porém o foco desta rede social não foca o estudo e sim a relação dos usuários com arte, música, grupos e amigos. Imagino que o Fórum continuaria como uma fonte de estudos e o Facebook como uma forma de divulgação dos trabalhos dos artistas e o poder dos programas de Renderizações, assim como o pessoal do Sketchup Textures :
    https://www.facebook.com/pages/Sketchup-Texture/112084092184551

No facebook poderia link os trabalhos ou artigos para “forçar” o usuário a entrar no Fórum.

Att

Por favor precisamos de seus comentários.

No forum atualmente ja se discute muito pouco sobre renderização e modelagem. Oque mais se vê são pessoas divulgando seus trabalhos.Com a facilidade de compartilhar as imagens no facebook entre sua pagina pessoal e outras, acredito que seria questão de em pouco tempo o forum entrar em desuso e o pessoal usar somente facebook pois o nivel da abrangencia do compartilhamento seria grande e facilitaria para quem quer mostrar seu trabalho.Vários curtindo….muita gente lhe vendo.Fora a facilidade que o facebook proporciona para quem deseja postar conteúdo.

Tenho o mesmo medo dos demais, que o forum caia em desuso, e que apareçam inumeros aproveitadores que entraram na pagina so para tirar suas duvidas e pronto, deixando pra-la o discutir, o ensinar, o estudar e testar, já que estaria tudo muito facil.

Concordo com Tizzoni e Allan em relação ao perigo do desuso do fórum. Mas já que o fórum não esteja mais sendo usado para discussões sobre render e sim para exposição de trabalhos, é melhor então migra essa exposição para o facebook ou rever as regras aqui.

Prefiro que fique só o fórum, acho que se integrar com o Facebook as pessoas vão acabar optando por um ou outro, no lugar dos dois. Por sinal, existe um grupo com o nome Sketchup Brasil, que não tem relação com o fórum. Quando entrei no grupo foi minha primeira dúvida, se havia essa integração. Como o pessoal bem falou, acho que se for criado o espaço no Facebook, pode acabar diminuindo a participação aqui no fórum por conta de uma série de facilidades proporcionada pelo mesmo…

Participo de alguns grupos do facebook e percebi que a interação e constante entre os usuarios e que em maioria não utilizam foruns externos, eles ficam apenas com o FB pela facilidade de uso e compartilhamento, o lado positivo é que poderiamos saber quando alguem se refere a nos em uma postagem e comentar logo de imediato, tipo agradeceimentos, dicas, elogios etc, e no compartilhamento de texturas, materiais entre outros, e é por esse motivo que eu acho que o forum “morreria”.

Opah, desculpe Mestre eu sou contra a ideia. Tudo bem o Face ta popular, mas o face faz perder a humildade na analise e ajuda entre nos…
    Eu penso ser melhor continuarmos aqui apenas que e” melhor, que sair tambem para o face e sermos mais um grupo de design que tem mais competidores que pessoas humildes dispostas a dar a mao ao irmao…

Eu voto no nao, porque ha uma enorme diferenca…face e” abusado, nao tras concentracao…melhor continuarmos caricatos mas eficientes…

Caraca! Realmente é uma questão delicada e de risco. O Facbook é uma ferramente mega interessante, útil, envolvente, porém realmente desfoca muito quando o assunto é estudar. No caso, o Sketchup´Textures, depois que eu add este no face, eu só uso o blog para buscar informação mesmo. O ruim e o bom é o excesso de publicações e postagens, é ótimo ver o trabalho alheio, porém não há discussão real para melhorar o projeto. Até há, mas aqui, nós nos ajudamos bem mais!!!
    Ainda não sei a minha opinião. É realmente delicado!

E o mais interessante…os topicos no FB passam para esquecidos para nunca mais ver em menos de uma hora…enquanto aqui podemos rever e reviver um topico bem antigo…os recem entrados podem se integrar facilmente revendo aquilo que posso chamar de Biblioteca que formamos a cada topico…

Eu cinceramente so estou no FB por coisas minimas como colecta de informacao, mas ajuda directa que e” bom NADA…

Concordo com todos que disseram que logo o fórum irá se extinguir caso seja criado uma página no Facebook.
    Uma coisa que acho que poderia funcionar é que no Facebook só fosse permitido postar as imagens, sem que lá seja sanada alguma dúvida. Por exemplo: Eu posto uma imagem minha aqui e lá, ao me perguntarem “como você fez isso?”, você (no caso eu) coloca o link daqui, onde será o local mais apropriado para as discussões. Acho que fazendo isso, trará mais pessoas ao fórum e quem gosta de postar imagens somente como vitrine de seu trabalho, terá o Facebook para isso.
    Sei lá, é só minha opinião…

Concordo com o DErcole,

Foi isso que quis dizer no cometário anterior. O Fórum no face seria apenas uma porta para o site sketchupbrasil.

Otima ideia DErcole, o unico jeito de resolver, regras.

Bem pensado!

Tô no bico de vocês.
    A ideia que o D”ercole teve foi que originou este questionamento, mas tenho dúvidas de sua eficácia.
    Conversando com o Alex Martimiano, ele sugeriu que para participar do grupo no face, estes deveriam ser cadastrados no fórum.
    etc.
    etc.

Impedir q as dúvidas sejam sanadas no FB? Como fazer isso? A maioria dos veteranos acho q irão respeitar, mas os novos usuários? Se desrespeitar, excluir do fórum?
    Poderia ser muito bom para o fórum, mas deve ser muito bem feita essa integração, caso contrário o fórum, q é sem dúvidas uma ferramenta muito melhor dq se fosse apenas uma comunidade no FB, pode morrer.

Abraço

Boa noite a todos!

A minha humilde opinião de que é apenas um iniciante neste fórum, é que além do tópico sobre a “extinção” os usuários iriam perder a “amizade” e a “cumplicidade” com a grande exposição que o FB proporciona, ou seja milhares de novos usuários que somente dariam aquela olhadinha de vez em quando em vez de participar e viver os projetos dos amigos do fórum.

O Facebook é uma grande ferramenta para quem deseja divulgar os seus trabalhos, porém deixaria muito a desejar no fator discussão.

Um grande abraço a todos!

To com dor de dente então não consigo pensar direito…
    O modo de reprimir a troca de idéias no Facebook, é excluindo as postagens que desrespeite as regras.

Ah…e se não funcionar é só excluir o Facebook…simples assim

Continua sendo uma questão delicada.

Oi Padao!

Eu particularmente gosto da idea. Penso que sejam plataformas diferentes, com propostas diferentes e até mesmo público diferente.

Aqueles que desejam estudar, aprender, evouluir, colaborar com outros, enfim que buscam auxilio e informações mais detalhadas continuaram a fazer isso através do Blog. Aqui já tem um banco de informações muito vasto sobre diversos assuntos, e a plataforma é ideal para isso.

Já os que apenas gostam de ver boas imagens, ou são Artistas Gráficos mas nao tem tempo pra acompanhar o Blog, ou estão apenas começando a trabalhar com os softwares, ou mesmo nem sabem direito do que se trata… esses certamente irão acompanhar mais pelo FB mesmo.

A diferença é que o pessoal do FB com o tempo pode passar a fazer parte da comunidade aqui no Blog.
    Ou seja, penso que o FB ao invés de prejudicar o Blog, pode ao contrário disso, fazê-lo mais popular..

Ainda não consigo dizer se minha resposta é sim ou não, é uma questão delicada mesmo. Mas a idéia apresentada pelo D”Ercole é bem interessante e possívelmente funcione caso seja criada a página no facebook.

Eu sou a favor de criar uma página no FB. Não acredito que criando uma pagina no FB o fórum irá se extinguir. Muito pelo contrário. Assim como falou Danilo Vilela, o FB será uma vitrine para mais sucesso do fórum.

Vejam o exemplo o blog SketchUp texture, que começou como um blog, agora já virou um site, devido sua popularização no FB.

Poderia também ser um canal de informações. Essa semana o site aqui ficou dois dias fora do ar, ninguém sabia o que estava acontecendo. Eu particularmente mandei um e-mail para o Padão perguntando o que tinha acontecido. Se tivéssemos um canal no FB, bastaria apenas postar uma mensagem informado que o site estava com problemas e brevemente estaria no ar.

Enfim, meu voto é a favor.

Então pessoal, como ficou decidido?

Teremos um grupo no FB ou ainda não?

Pessoal, alguém que usa o Google Chrome está tendo dificuldades em ver as imagens postadas aqui no fórum? Testei no Internet Explorer e está tudo Ok. Mas no Chrome, tenho que abrir uma nova guia, e então clicar na imagem para poder ver.. Somente eu estou com este problema?

É uma ideia boa, mas pensando de outro lado, ninguém entraria no fórum, pois tudo ficaria mais acessível por la.

então é uma questão de pensar !!

criar uma pagina que mostre algo legal, só que com os links do fórum, assim, a maioria iria se cadastrar no fórum…

Ser humano e” um bixo complexo…vai descair para um lado que o outro, e com passar de tempo abandona o outro e fica so com um….

Ja passamos maos bocados no forum com o surgimento do Sketchup Monsters Brasil no face. O forum ficou as moscas, todo veterano e muitos do novatos se moveram para la e o forum passou tempos na pior. Comentes e postes as moscas…

Se nao fosse o novo pessoal que motivou e mexeu no forum creio que ja estaria muito down mesmo…

Se existisse uma biblia social o fb seria a mulher que se fala no livro do apocalipse…

Mindows,

Eu penso que uma page no FB seria uma porta para novos usuários do fórum, até mesmo pessoas de outros países.
    Creio que só vai decair se as dúvidas ficarem sendo respondidas lá.
    Aqui é lugar de estudo e de uma forma ou outra as pessoas terão que vim p cá.

Vlw

Eu aceitaria o caso de se criar uma pagina do Sketchup brasil…em que fariamos galeria de imagens, dicas e truques e no fim sugeriamos para mais info. so cadastrar no forum…ai sim….teremos maior visibilidade.

Exatamente,

Desta forma, até pq o facebook não dispõe de tantas ferramentas para ficar discutindo ferramentas e tals.

Assim eu tambem concordo, com a limitação do fb para tirar duvidas e fazer estudos, deixando-o apenas para galeria de trabalhos, surgiram comentarios do tipo:

nossa que linda sua imagem

dai alguem responde:

ah vai no sketchup brasil que o segredo tá lá, vc vai aprender a estudar com a galera de lá e vai compartilhar o que sabe apenas lá.

e assim educaremos os novos membros a vir até o forum.

E ai, como ficou o assunto ??

Vai ter o Sketchup Brasil no Facebook ou não ??

Minha sugestão: já que há tanto receio do esvaziamento do fórum com a criação da página no FB, sugiro a criação de uma fanpage onde seriam postadas imagens de trabalhos desenvolvidos pelos membros do fórum. Os moderadores fariam uma seleção dos trabalhos para serem postados semanalmente, por exemplo. Assim, quem acompanhar a fanpage pode ficar interessado em conhecer a comunidade.

humm…

Parece interessante, a idéia!

Não sei se seria uma boa disponibilizar em PNG a logo do SKTBrasil para que só fosse permitido posta com a logo do fórum.

Eu sou da Opinião do Riceles Araújo Costa. Sim ao Facebook, mas, “uma fanpage onde seriam postadas imagens de trabalhos desenvolvidos pelos membros do fórum” depois de uma avaliação da moderação claro. Podem endereçar tutoriais do Sketchup Brasil de tempo em tempo e ou quando são publicado no Fórum são logo actualizados no Facebook. E que fique claro que as discussões ficam a cargo do fórum o que leva aos usuários do Facebook serem cadastrados ao fórum também para essa relação saudável que fórum tem desde então. Doutro jeito, creiamos, acontecerá o inevitável. Abraços e sucessos

Não sei se seria uma boa disponibilizar em PNG a logo do SKTBrasil para que só fosse permitido posta com a logo do fórum.

Vi no SketchUp Texture a apresentação dos colaboradores. Há um formato padronizado com a foto e nome do autor e algumas imagens. Penso que o mesmo poderia ser feito com relação á postagem em uma fanpage no FB.

Os membros enviariam suas imagens, os moderadores selecionam os trabalhos e formatam na legenda padrã, postando em seguida na fanpage. Pode ser incluído também o contato dos autores. Desta forma, divulga-se os trabalhos de cada profissional para prováveis clientes.

Voto pela criação da fanpage no FB com publicação de imagens selecionadas pelos moderadores formatadas em legendas padronizadas.

Aguardo o resultado da discussão.

Abraços a todos.

Você deve fazer login para responder a este tópico.