Outros assuntos

Trabalhando com decoradora…

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  DANIELDESIGN 7 anos, 9 meses atrás.

• Autor
     |  177 Views Posts

Olá pessoal, ontem mesmo uma decoradora me contactou querendo trabalhar comigo, pois a pessoa que trabalhava com ela vai trabalhar com outra coisa.

Ela disse que passava em média 2 projetos por semana pra outra pessoa…

Depois me mandou a seguinte pergunta por email “Como funciona o seu trabalho com essa parte de interiores?? Vc faz projeto, detalhamento??”

Bom, eu ainda não tinha trabalhado com nenhum projeto de interiores… somente externas. O que exatamente ela quer saber com essas perguntas?? rsrsrs

Hmmm… ela é a decoradora correto? O projeto interior vai ser ela quem vai fazer não? E detalhamento… oq seria? Colocar uma revista aqui, outra lá… uns copos em cima da mesa, tv ligada, etc?

E claro, no fim do email ela perguntou a parte de preços. Ultimo projeto que fiz, uma externa de uma loja, cobrei R$250 por uma imagem (em alta resolução, pois seria impresso pra ficar nos tapumes da construção. E eu iria cobrar mais R$50 por imagem extra.

Mas com uma decoradora… que vai me mandar 2 projetos por semana… será que é possível cobrar R$250 por projeto? Será q tem cacife pra bancar ou será q vai se assustar?

Acho que alguns fatores, voce deve discutir com ela, como por exemplo a questão do detalhamento.
    Geralmente quando se trata de um detalhamento, é questão de desenho técnico, como uma paginação de azulejos, coisas que seriam representadas num corte.
    Como ela é decoradora provavelmente vai te indicar o que ela quer e voce deve ficar por conta de modelagem e render.
    Em casos como esses é bom sempre tirar suas duvidas com o contratante, se possivel elabore uma proposta de trabalho baseada no que ela pretende, que se for assinada (isso tem que ficar claro na proposta) por ambos os lados, passa a valer como um contrato de prestação de serviços.

Com relação a valores, é complicado estipular um valor fixo para os trabalhos, pois eles serão sempre diferentes um do outro.
    E outra, quanto vale sua hora de trabalho? Você vai viver disso? Em um emprego comum, um salário de 500 reais semanais pra você é suficiente?
    Sustenta seus gastos?

Em um outro post criado por voce mesmo, sobre orçamento indiquei dois textos, que me fizeram enxergar o valor de um trabalho de um profissional liberal.
    Não sei se leu os textos, mais se leu recomendo que leia novamente, são de grande valia para quem está começando.

Abraço.

Tomara que ela não leia esse tópico:

Ela quer te explorar ao máximo para te fazer ralar igual ao um burro, ela ganhar bastante com o projeto e você fazer metade do trabalho dela e ganhar uma miséria por isso.

Kra EU trabalho da seguinte forma, se a pessoa pede para varrer é para varrer e não passar rodo!! Se quizer que eu passe rodo terá que pagar por isso…
    Veja como analizo as coisas:

“Eu faço muitos projetos, passo em média “tantos” projetos por mês, eu fazia com outra pessoa mas ela ….(algumacoisa).. tenho uma sala para fazer o 3d, esse é o móvel, tem que colocar mais objetos de decoração só para compor a cena mesmo, faz um preço camarada, porque é a primeira vez e eu preciso ver como é seu trabalho.”

Eu ouço:
    Blablablablabla – Tenho uma sala para fazer o 3d $$$, esse é o móvel, tem que colocar mais objetos de decoração blablablabla $$$$ – bla bla blablabla.

Nesse caso desprezo tudo que ela disser e faço o orçamento de 1 3D e 1 projeto de decoração: O valor é $$$+$$$$= preço final.

Essa pessoa se for voltar vai voltar, se não for voltar, não adianta vc fazer um preço baixo, um preço de primeira vez, ficar fazendo trabalhos a toa… não!!!

E outra coisa, eu cobro caro, se quizer pagar é isso, pq tenho luz para pagar, pc para fazer upgrade, tempo gasto, meu filho para comer, minha esposa para ir ao cabelereiro.. rs, resumindo, trabalhar de graça para a pessoa ficar ganhando nas minhas costas?? NÃO!

Pois é. De certa forma, eu vou ter que concordar com o Andeciuala. O grande erro das pessoas é calcular o seu preço abaixo do custo real do seu trabalho.

Uma vez li um post de um webdesigner sobre como ele calcula o valor da sua hora de trabalho. Pode ser um ponto de partida. Ele pega todo o seu custo mensal, por exemplo, aluguel, luz, água, condomínio, escola do filho, curso de inglês, gasolina, plano de saúde, previdência privada, restaurante do fim de semana, “cabelereiro da esposa”, e mais qualquer outro custo fixo que ele considera fundamental para viver com o mínimo de qualidade. Soma isso e agrega o valor pessoal, o valor que ele julga justo pelo profissional que é, pela qualidade do serviço. Depois ele divide isso por, digamos, 40h semanais e assim tem o valor da hora de trabalho. Na hora do orçamento, calcula quantas horas vai precisar pra concluir o trabalho e assim consegue determinar um ponto de partida para o preço.

Lembrando que isso é apenas um dos métodos dentre vários possíveis. O Andeciuala mesmo já disse aqui que procura não cobrar menos de mil reais para qualquer trabalho. Não sei como ele calculou esse valor, mas é o preço que ele julga ser justo pela qualidade do serviço oferecido.

E lembre-se que se vc não mora sozinho, e tem um custo menor de vida, essa condição não se estenderá eternamente. Então não adianta chutar o preço lá embaixo, porque depois, corrigir a situação com reajustes de preços absurdos jogará 100% contra você.

Enfim, por mais que vc ache que está apenas começando, está inseguro, procure não fugir dos preços aplicados pelos profissionais, para não acabar dando um tiro no pé. Tá em dúvida, ligue para escritórios, peça um orçamento, levante alguns parâmetros, conheça sua concorrência.

E como o Andeciuala falou, ou ela quer pespectivas ou quer detalhamento. Tem que estar tudo muito bem acordado, combinado às claras, pra não ter stress depois. Detalhamento dá trabalho. Renderizações também. As duas coisas não podem, ou pelo menos não devem, sair pelo preço de uma.

Portanto, faça contas, conscientize-se do valor do seu trabalho e não tenha vergonha de cobrar o preço que você considera justo, ok?

Boa sorte!
    Valeu!

Ola como vai? O que ela te pede de detalhamento é: fazer vista fronta, cortes, desenhos de algum detalhe se tiver, planta baixa. etc.. tudo com medidas desenho tecnico. A questao de valores é bem relativo. Aqui na minha cidade existem muitos desenhistas. Eu procuro cobrar um valor medio, aqui da regiao. No seu caso acho que voce poderia cobrar uns 250,00 pelo 3D e mais uns 200,00 pelo desenho tecnico. É o que eu ocstumo cobrar aqui, voce so tem de ver os valores dai.
    Tem gente que nao baixa o preço, fica com pouco trabalho e nao se extressa tanto . Tem gente que cobra barato sempre tem desenho , mais se encomoda muito.

Concordo com andeciuala, cruel ele viu mas bem real!
    kkkkk
    Prestei este tipo de serviço para uma arquiteta e quebrei o bico, pois fiz o preço camarada e no final acabei fazendo alem do detalhamento pedido e os renders, todo o projeto, como sou decoradora, ela me explorou até!
    Chegou um ponto que ela vinha com uma planta mal desenhada a mão, uma facha rabiscada, e eu tinha que colocar todo o revestimento a minha escolha!
    No ultimo projeto que fizemos juntas, cobrei o valor de um projeto de decoração e ela quase caiu para traz, não quis que eu fizesse o serviço, então disse minha posição e nossa parceria foi quebrada! Agora quaaaando ela traz alguma coisa pra eu fazer, vem já com tudo detalhado, o revestimento já escolhido e eu so faço a maquete!

Ou seja não caia no conto de fadas, seja esperto, não digo arredio mas tb não pode ser bobo!

Boa sorte! E bom trabalho

Isso se, ela não quiser detalhamento do tipo projeto executivo, em cad. Prestei bastante serviço para uma arquiteta fazendo detalhamento de executivo, todo em auto cad.
    O que se deve fazer é definir o que ela realmente quer, para que você não de um preço achando que uma coisa e ela quer dizer varias…
    Pelo que vi, ta tendo varias interpretações para uma mesma proposta. rsrs

Ab.

Você deve fazer login para responder a este tópico.