Outros assuntos

TRABALHOS COMERCIAIS…

Visualizando 22 respostas da discussão
  • Autor
    1860 Views Posts

Participante

Olá!!!

Gostaria de trocar informações com vocês, sobre trabalhos profissionais de modelagem e renderização. Como vocês calculam o valor? Pelo número de horas, pela dificuldade? Qual a média de preço pra cada tipo de trabalho???

Eu geralmente avalio o tempo e a dificuldade de cada perspectiva, e sempre trabalho com a produção de videos, pois, passam uma noção espacial muito melhor que a foto. Semana passada fiz a renderização de uma residência com 12 ambientes e cobrei R$550,00. Vocês acham um valor razoável??
      Para a renderização de um quarto, por exemplo, cobro em média R$120,00 com fotos e animação. Estou achando um pouco baixo, mas todos os clientes reclamam do valor!!!
      O que eu não faço é abaixar mais do que isso, pois apesar de um senso comum que indica que nossa profissão não é algo trabalhoso, sabemos que pode ser considerada como uma arte e devemos nós mesmos valoriza-la.

Vamos lá galera, comentem suas experiências!!!!

Abraços cordiais!!!! 😀 😆 🙄 😉

AH!! Se postei na sessão errada do fórum, por favor me corrijam…

Participante

Cara, seu preço está muito baixo, eu comecei cobrando R$ 150,00 por imagem, depois passei pra 250,00 e agora cobro dependendo do trabalho, mais com no minimo 500,00, essa casa por exemplo, no mínimo uns 1400,00.
      Muito podem achar caro, porém tem que levar em conta os gastos com energia, o gasto do computador, as horas trabalhadas e sua valorização pessoal, hoje em dia se chegam me pedindo um trabalho e querem pagar um preço baixo, prefiro não pegar pra não ficar arrependido mais tarde.
      Acho que nós, profissionais de computação gráfica, temos que nos valorizar, pra mim uma boa modelagem é tão complexa como é pra um arquiteto fazer um projeto, então se ele pode cobrar um preço alto, pq nós não poderíamos cobrar mais alto tb??
      Aqui na minha cidade muita gente acha ruim cobrar mais alto, mais na maioria das vezes eles aceitam e pagam o preço que peço.

Participante

A algum tempo atras eu cobrei por uma residencia 2 pavto 150,00 reais a mao de obra pra fazer o desenho mais 25 reais cada render . O cliente pediu os renders da fachada dos fundo e a do pergolado, deu 225,00 reais todo o trabalho. Eu acho que cobrei muito pouco mas nao daria pra cobrar mais pois o cliente nao tem muita bala na agulha :-D.
      Tem de ver o valor de comercio, da sua regiao. Aqui em Balneario Camboriu ja tem muita gente fazendo 3D.
      O desenho que fiz para este cliente eu postei aqui no forum, da pra te uma base da mao de obra que me deu .
      Valeu. 😉

Participante

Procuro não cobrar menos de 1.000,00 em qualquer trabalho, por mais simples que seja!

Participante

Eu acredito que tudo é relativo, eu não cobraria o mesmo preço de um render de uma residência e outro de um complexo cultural por exemplo.
      Acho que existem pessoas e situações diferentes, o interessante é você criar uma regra para seguir quando for cobrar.
      Por exemplo uma tabela, que pode conter, tamanho da edificação, nível de detalhamento, grau de dificuldade, imagem final, entre outros. Então baseado nos itens dessa tabela você faz o seu preço. E isso deve ser mostrado para o cliente, facilita o compreendimento do seu preço.
      Acho que tudo tem que ser conversado, e se você cobra um preço x, e o cliente alega não ter condições de pagar, você pode oferecer algo mais simples, sem renderização, apenas um volume.

Participante

só sei que eu espero conseguir trabalho, eu ainda to tentando melhorar minhas modelagens e aprender render para poder montar um portifolio e correr atras.

Participante

Quando eu era estagiario de cad eu fazia umas trocentas maquetes junto com cortes, detalhamentos em cad entre outros e só ganhava um salario minimo no final do mes! mas eu estava aprendendo(e sempre estarei) e tinha sempre alguem para supervisionar meu trabalho.
      Concordo com o bergiliano, fazer uma maquete envolve muito conhecimento para um trabalho bom.

Participante

Olá!!!

Pelo que vejo, eu também já passei por problema parecido e resolvi da seguinte forma: eu clico com o botão direito na ÁREA DE TRABALHO depois em PROPRIEDADES, na janela que aparece vou na aba CONFIGURAÇÕES e clico no botão AVANÇADAS. Na janela que abrirá, vá em SOLUCIONAR PROBLEMAS e diminua a ACELERAÇÃO DE HARDWARE para o segundo nível.

Isso fará com que sua placa de vídeo não trabalhe forçada e se torne mais compatível com os programas.

Espero ter ajudado, se der certo depois conte aí pra gente!

Klenio, corrigja sua postagem por favor

Participante

klenio27 escreveu:
      Olá!!!

Pelo que vejo, eu também já passei por problema parecido e resolvi da seguinte forma: eu clico com o botão direito na ÁREA DE TRABALHO depois em PROPRIEDADES, na janela que aparece vou na aba CONFIGURAÇÕES e clico no botão AVANÇADAS. Na janela que abrirá, vá em SOLUCIONAR PROBLEMAS e diminua a ACELERAÇÃO DE HARDWARE para o segundo nível.

Isso fará com que sua placa de vídeo não trabalhe forçada e se torne mais compatível com os programas.

é impressão minha ou vc colocou no topico errado?

Participante

klenio27 escreveu:
      Olá!!!

é impressão minha ou vc colocou no topico errado?²

Participante

Andeciuala escreveu:
      Procuro não cobrar menos de 1.000,00 em qualquer trabalho, por mais simples que seja!

ok Ande, mas tu é MASTER mesmo… hj mesmo estava falando com meu pai, que tem uma pavimentadora, mas eles financiam a construção de alguns prédios e tal. Bom, ele falou com o cara da construtora q eles tem parceria, e o cara disse que eles pagaram R$4000 por 6 imagens do próximo prédio q estão construindo.

Sinceramente, não sei qual é a empresa (aqui no RS tem a 3DImagem, de POA, que faz quase tudo q é prédio de luxo da RM de POA), mas não é com eles que vou competir provavelmente. Nem contigo.

A questão é que tu tá num nivel avançado e já deve ter clientes bem fixos.

Te pergunto é o seguinte… tu COMEÇOU cobrando R$1000?

Participante

Eu faço a mesma pergunta…..vc começou cobrando isso aí mesmo? O.o

Participante

Me metendo, provavelmente não.
      A maioria esta cobrando de 200 a 400 por imagem, ja com bom nível.
      Os iniciantes, ja vi até 80 pilas.
      Não vou entrar no mérito de experiência e da qualidade. qualidade x preço, em tudo tem de todos os níves.
      O que acho, que hoje em dia tem uma febre de maquete eletrônica, tem mais que deputado em véspera de eleição.
      Quem entra nessa, tem que saber modelar bem e isso implica em conhecer arquitetura e construção. Depois o dominio do render.
      Para começar.

Participante

Boa noite!

Eu como não sou arquiteto, sou Designer, eu terceirizo o trabalho para escritórios de arquitetura e Design de Interiores…ou seja..eu nao crio nada..nao projeto nada…apenas coloco em 3d o projeto do cad.
      Quando o Arquiteto me liga ele já está sedento por um preço e a gente precisa ter segurança na hora de dar o orçamento, porém, não pode se precipitar…e quando sou procurado para fazer a simulação do ambiente, a pessoa já foi ao meu site, viu meu trabalho, ou algum outro profissional me indicou pra ela…então quando o arquiteto pergunta por preços eu dou um preço base e ressalto é um preço BASE, que pode aumentar dependendo do grau de dificuldade ou até diminuir, pq as vzs o cara só quer q vc faça um simples armário……e dou meu preço base de R$ 200,00 por ambiente residencial interno.e R$ 300,00 por residencial externo..se o arquiteto quiser mais imagens do mesmo ambiente, ele paga + 50% do valor para cada imagem adicional, o arquiteto precisa me dar a planta no CAD, pois eu não faço nenhum tipo de levantamento. Para ambientes comerciais não tem jeito..vc tem que avaliar o projeto com calma para dar o orçamento..e quando se tratar de Construtoras, vc não pode cobrar barato pois, ali estão sendo investidos milhões…e a postura na hora de cobrar pode ser o diferencial entre conseguir fechar ou não o trabalho
      .

Relação Tempo x Valor:

Um item que é importante é o tempo que você gasta para entregar o projeto para o cliente…o valor que citei acima é tendo como base o gasto de 2 horas para modelar com qualidade um ambiente residencial, já tendo todas as vistas e cotas, dá pra fazer tranquilamente, no máximo 3 minutos pra fazer o render de teste, no máximo 30 minutos para renderizar em alta resolução e 30 minutos para finalizar no Photoshop pra mim, devido todo o volume de trabalho que hoje graças a Deus eu tenho, o tempo é fundamental principalmente pelo fato de q trabalho com 3d, impressos, Web e ainda dou aula a noite.

O preço e o tempo de cada um é uma coisa muito relativa e pessoal..se cobrar muito barato não será valorizado, se cobrar muito caro perderá o trabalho, se demorar muito para finalizar não serás produtivo e perderá dinheiro…daí cada um precisa estabelecer seu próprio parâmetro sem poluir o mercado e sem assustar o contratante.

Abraços.

Participante

Mauricio acredito que suas palavras aqui escritas vao ajudar em muito a vidas dos membros. penso que a comunidade poderia ter estes valores por base, afim de tentar padronizar os valores cobrados. Visto que muitos de nos, cobramos muito a baixo ou muito além de um preço justo.
      Obrigado.

Participante

Georgeo,

O muito abaixo é prejudicial, mas o muito além só eleva o padrão e beneficia a todos. Não pode julgar o que é preço justo, pois o preço justo cada 1 julga pra si mesmo. O que não dá é para cobrar menos do que o mínimo necessário para pagar as despesas e ter lucro.

O problema é que tem muitas pessoas que não pagam agua, luz, tel, nem o computador que está usando, e cobra qualquer coisa pra comprar um lanche no MacDonnalds no final de semana.

Isso sim é prejudicial e injusto. Cobrar “muito alto” Só pode ser prejudicial para quem cobra, pois pode perder o cliente que vai procurar outro profissional que cobre menos. Mas cada 1 sabe o que vale seu trabalho.

Sou a favor de criar uma tabela de piso para que isso não ocorra. Agora você não pode julgar o que é média com base no que alguém falou, pois tem que levar em consideração onde ele mora, como é o mercado nessa região e tantas outras coisas.

Aqui em Brasília, as construtoras pagam em média R$ 1.400,00 por IMAGEM! se um empreendimento tem algumas imagens externas, internas dos comodos dos apartamentos e das áreas de lazer do condomínio por exemplo, chega facilmente a 15 imagens por projeto. Tem empresa que cobra R$ 2.100,00 por imagem. E se tiver vídeo pode chegar a R$ 380,00/s (um vídeo de 30s= R$ 11.400,00)

Mas quando iniciei, morava em uma cidade do interior do Goiáis chamada Formosa e lá, tinha em safado sem vergonha que cobrava R$ 100,00 pra fazer um prédio inteiro. Então não tinha conversa, eu passava meu preço, e se eu não fizesse como ele, eles simplesmente não faziam comigo…. É claro que o padrão dele é podre comparado com o meu, mas os clientes não estavam nem aí!

Hoje em dia, trabalho concursado, dou aulas, administro a nobrecursos, e faço 3d. Quase não sobra tempo pra família ou lazer, então para eu perder minhas noites de sono tem que valer muito a pena!!!!!
      Procuro não cobrar menos do que R$ 1.000,00 em projeto nenhum! Porque tem que valer a pena, e sei a qualidade do meu trabalho!

Participante

Georgeo,

Eu não recomendaria a tomar como base de tabela os meus valores, pois como eu disse, eu não projeto e nem crio nada e aqui no fórum tem muitos arquitetos, designers de interiores que precisam cobrar pela criação, conceito. etc. etc. então é tudo muito pessoal.

Cada empresa tem uma realidade, eu sou freelancer e meu escritório é na minha própria casa e 70% dos meus clientes são arquitetos que na grande maioria fazem projetos residenciais e o projeto residencial com certeza precisa ser mais barato que o comercial, pois ali o arquiteto só precisa mostrar pro cliente para ele aprovar e se cobrar muito caro fica inviável para o arquiteto contratar seu serviço.

Já fiz vários trabalhos para construtoras pequenas e grandes…mesmo para as pequenas nada pode ser menos R$ 2.000,00 por imagem, mas se tratando de várias imagens, e geralmente são várias q elas pedem, é justo fazer um pacote e dar um bom desconto.

O grande trunfo é vc ter certeza da qualidade do seu trabalho, e sou muito feliz, pois ao longo desses anos fechei ótimos trabalhos, tenho muitos clientes fixos, não posso dizer pra você que sou rico…mas vivo bem confortavelmente.

Participante

Maurício.
      Queria saber como você faz para analisar um projeto comercial, para fazer os preços. Recebi um projeto de um supermercado pequeno para fazer a maquete eletrônica. Estou cobrando como residencial pois estou começando agora, e é uma maquete simples, o foco é testar cores da fachada.
      Mas fiquei em dúvida, se eu receber outro projeto comercial, mais elaborado, que dê pra notar que tem mais dinheiro envolvido, que parâmetro usar para fazer preço?

Perguntei para o Maurício, mas quem puder compartilhar como faz isso… Até porque é legal ter mais parâmetros de como se cobrar um trabalho.

E outra coisa, vocês colocam assinatura de vocês nas imagens?

Outra questão sobre fazer preços…

Alguém aqui faz trabalhos freelancer em AutoCad? Pesquisei mas não encontrei. Se alguém fizer, me digam como é que fazem para cobrar? Para fazer planta, corte e fachada… Anteprojeto, e projeto executivo.

Participante

Quanto cobrar por isso? É um Home Resort em Angra . De início eles pediram somente a externa só da parte da frente, pois tem mais 12 prédios desses lá p trás. Depois vão querer as internas com apartamentos áreas de lazer e tudo mais. Sou designer de interiores e o meu problema é esse. Agora estou entregando a eles só um produto de imagem, estou renderizando 7 imagens. Como vou cobrar agora pelas imagens já que no segundo momento, vou te que cobrar tb como designer já que a decoração dos espaços vai ficar por minha conta?

0601

Participante

Ana, sobre a cobrança é muito relativo.

Alguns cobram por imagem, outros por m² (particularmente não acho que são as melhores opções) e alguns estimam quanto tempo irão gastar no projeto, e multiplicam pelo valor da mão de obra por hora estipulado por eles.

Outras questões relevantes são a quantidade de informações que é dada à você anteriormente. Caso você tenha que criar uma proposta de decoração/layout do espaço convém também cobrar por isso, porém é importante saber se seu projeto de decoração será realmente considerado para a execução ou apenas uma forma de tornar o projeto mais apresentável.

Caso seja um projeto de decoração que seja executado, é correto que você cobre mais, porém espera-se mais de sua parte além da entrega das imagens (uma relação dos produtos que você está considerando no seu projeto, com preço, onde comprar, opções de cores, modelos etc)

Enfim, a questão do preço é bem relativa, cabe somente a você decidir isso. Mas estamos ai caso tenha mais alguma dúvida.

Abs!

Participante

Muito grata pelas informações, você clareou as ideias colocando dessa forma quanto ao projeto executivo ou não. Realmente a proposta é para um projeto executivo onde terei que detalhar e indicar materiais mobiliário enfim.

Obrigada

Participante

Olá a todos, tudo bem com vocês?

Sou novo aqui no fórum e também nessa ‘vida de sketchUpeiro‘. Enfim, decidi aprender SketchUp para ajudar meu pai na marcenaria dele. Gosto de modelagem também, então juntei meu gosto com a ajuda e resolvi aprender sobre esse belíssimo programa. Por mais que eu goste da ferramenta e de estar ajudando meu pai eu irei cobrar os meus serviços.

Eu não irei cobrar ele e sim os clientes dele. Exemplo: Meu pai consegue um orçamento de um valor ‘X’ então ele irá cobrar esse valor ‘X’ e mais pelo meu serviço, valor ‘Y’. A minha dúvida é a seguinte, eu moro do DF e quero saber se tem alguém que trabalha nessa área aqui (profissional/amador) ( ou se morar em outro lugar e souber também), quanto que devo cobrar.

Eu já procurei bastante pela internet e só vejo isso:

NÃO TEM ALGO CERTO PARA COBRAR. CALCULE SEU PREÇO, TENTO BOM SENSO, E COBRE ELE.

Porém eu quero um valor referencial, eu sei que eu sou BEEEM novato no ramo e se eu colocar um valor inicial talvez não possa valer realmente o meu trabalho. Mas apenas de tudo quero ajuda e mais ajuda.

Obrigado a todos!

Mestre

Seja bem vindo @WallaceVieira!

Existem muitos tópicos falando sobre isso aqui no fórum. Juntei o tópico que vc criou com outro que fala sobre o mesmo assunto. Pesquise utilizando a barra de pesquisa do portal, pois a maioria dos problemas já foi discutido no fórum. Se encontrar um tópico com o mesmo assunto mas oque foi discutido neste não resolver seu problema, poste no mesmo oque não está dando certo. Crie um novo tópico quando não encontrar nenhum tópico sobre o assunto.

Veja se oq é falado aq te ajuda, se ainda ficar alguma dúvida, pesquise para ver outros tópicos e se mesmo assim ainda faltar alguma informação, pergunte q agente tenta te ajudar!

Visualizando 22 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.