Outros assuntos

Você ainda trabalha com o SketchUp?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Rudy 5 anos, 5 meses atrás.

  • Autor
     |  274 Views Posts
  • #67686

    Este post é um desabafo! A cena já é familiar para mim. Encontrei com uma amiga arquiteta e no meio da conversa, veio a pergunta: “Você ainda trabalha com o SketchUp?”. Com minha resposta afirmativa, ela completou: “Agora eu trabalho com o R….”.

    A questão é: se uma ferramenta atende perfeitamente os seus objetivos, atende perfeitamente as atividades desenvolvidas no seu fluxo de trabalho, por que mudar para outra apenas por modismo????

    Acompanho fóruns internacionais, acompanho o trabalho de diversos profissionais de arquitetura, engenharia e construção (veja este post). Um ponto comum: os profissionais de outros países consideram o SketchUp um programa de primeira linha em seus trabalhos. Equiparado com outros softwares mais “poderosos”.

    Os profissionais no Brasil (de modo geral, para não ser injusto) usam o SketchUp para fazer um modelo a partir do desenhos 2D feitos em CAD. Com isso perdem a possibilidade de detalhar e entender todas as partes do projeto.

  • #67687

    Eu sou um apaixonado pelo SektchUp e isso já fazem 7 anos. Eu uso o Sket a partir do 2D na metade de meus trabalhos, a outra metade o 2D é feito a partir do estudo em 3d com o SketchUp.
    Não uso o SketchUp em todo o seu potencial e neste caso estou falando do Layout para trabalhar com plantas. Um dos motivos é que existe uma troca de arquivos entre profissionais de projetos complementares e estes são sempre em arquivos cad. Outro processo que impossibilita o uso do SketchUp é que os órgãos municipais de aprovação de projetos só aceita arquivos dwg ou dxf.
    Já usei em alguns casos o Layout para plantas de desenhos e detalhamento de móveis e interiores salvando-os posteriormente em PDF.
    Lá fora os arquivos de desenho de diversas naturezas são aceitos.

  • #67690

    Boa tarde!!
    Vou pegar uma carona nas palavras do Padão… tbm sou um apaixonado por essa ferramenta 3D maravilhosa, o SketchUp. Claro, tem deficiências?? Tem! Mas tem muito mais qualidades do que o contrário.
    Uso há aproximadamente 5 anos e tbm não uso o Layout, mas não vivo sem o SU. Principalmente agora que estou aprendendo usar o V-Ray nele.
    Esse software é simplesmente espetacular.

  • #67691

    Aquele R… claramente é o Revit!
    Escuto isso constantemente também, você tem que trabalhar com Revit, Sketchup já está ultrapassado, e blá blá blá. São as mesmas pessoas que me pedem para fazer um detalhamento de interiores, de móveis ou uma boa representação gráfica para que o cliente final conseguir “ler” o projeto!!! São as mesmas pessoas que, quando quero pego junto, um projeto de urbano, de praças, de modelagem orgânica, não conseguem fazer, não conseguem engatinhar com o Revit.
    Não tem como o Sketchup ser uma ferramenta ultrapassada, muito pelo contrário, este é uma ferramenta cada vez mais atualizada e cada vez mais com novos usuários! E estas pessoas que conheço tão aprendendo Sketchup pois não conseguem apresentar um trabalho de interior de qualidade com o Revit.
    Eu cursei Revit, porém eu nunca trabalhei com ele, logo eu praticamente não sei utilizar este programa. Eu não o coloco abaixo do Sketchup, e não acima, eu o coloco no mesmo patamar, com diferentes formas de trabalhos (ou não).
    A diferença, pra mim, é que o Sketchup é uma ferramente de representação, e eu estou longe de utilizar o software por completo (não uso o layout, etc).
    Eu utilizo para representar graficamente a idéia do meu projeto ao cliente e, muitas vezes, para convencer ele também.
    E o Revit? Este sim é um programa para a produção arquitetônica. Nele se desenha em 2D e se tem corte, fachadas, 3D e tudo em instantes. Pra desenhar um prédio, claro que eu usaria o REVIT, é pelo menos (pra iniciantes) 30% mais rápido que fazer no CAD e modelar no Sketchup. Realmente é muito rápido. E se a arquitetura mudar, rapidamente no Revit se refaz isso num instantinho!!! Agora, se eu quiser ser um profissional mais completo, eu terei que utilizar os 2 programas.
    Mexeu com Sketchup, mexeu comigo! KKKKKKKK
    Não tiro crédito de nenhum programa, valeu!
    Abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.