Outros assuntos

Você ainda trabalha com o SketchUp?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Rudy 5 anos, 5 meses atrás.

• Autor
     |  274 Views Posts

Este post é um desabafo! A cena já é familiar para mim. Encontrei com uma amiga arquiteta e no meio da conversa, veio a pergunta: “Você ainda trabalha com o SketchUp?”. Com minha resposta afirmativa, ela completou: “Agora eu trabalho com o R….”.

A questão é: se uma ferramenta atende perfeitamente os seus objetivos, atende perfeitamente as atividades desenvolvidas no seu fluxo de trabalho, por que mudar para outra apenas por modismo????

Acompanho fóruns internacionais, acompanho o trabalho de diversos profissionais de arquitetura, engenharia e construção (veja este post). Um ponto comum: os profissionais de outros países consideram o SketchUp um programa de primeira linha em seus trabalhos. Equiparado com outros softwares mais “poderosos”.

Os profissionais no Brasil (de modo geral, para não ser injusto) usam o SketchUp para fazer um modelo a partir do desenhos 2D feitos em CAD. Com isso perdem a possibilidade de detalhar e entender todas as partes do projeto.

Eu sou um apaixonado pelo SektchUp e isso já fazem 7 anos. Eu uso o Sket a partir do 2D na metade de meus trabalhos, a outra metade o 2D é feito a partir do estudo em 3d com o SketchUp.
    Não uso o SketchUp em todo o seu potencial e neste caso estou falando do Layout para trabalhar com plantas. Um dos motivos é que existe uma troca de arquivos entre profissionais de projetos complementares e estes são sempre em arquivos cad. Outro processo que impossibilita o uso do SketchUp é que os órgãos municipais de aprovação de projetos só aceita arquivos dwg ou dxf.
    Já usei em alguns casos o Layout para plantas de desenhos e detalhamento de móveis e interiores salvando-os posteriormente em PDF.
    Lá fora os arquivos de desenho de diversas naturezas são aceitos.

Boa tarde!!
    Vou pegar uma carona nas palavras do Padão… tbm sou um apaixonado por essa ferramenta 3D maravilhosa, o SketchUp. Claro, tem deficiências?? Tem! Mas tem muito mais qualidades do que o contrário.
    Uso há aproximadamente 5 anos e tbm não uso o Layout, mas não vivo sem o SU. Principalmente agora que estou aprendendo usar o V-Ray nele.
    Esse software é simplesmente espetacular.

Aquele R… claramente é o Revit!
    Escuto isso constantemente também, você tem que trabalhar com Revit, Sketchup já está ultrapassado, e blá blá blá. São as mesmas pessoas que me pedem para fazer um detalhamento de interiores, de móveis ou uma boa representação gráfica para que o cliente final conseguir “ler” o projeto!!! São as mesmas pessoas que, quando quero pego junto, um projeto de urbano, de praças, de modelagem orgânica, não conseguem fazer, não conseguem engatinhar com o Revit.
    Não tem como o Sketchup ser uma ferramenta ultrapassada, muito pelo contrário, este é uma ferramenta cada vez mais atualizada e cada vez mais com novos usuários! E estas pessoas que conheço tão aprendendo Sketchup pois não conseguem apresentar um trabalho de interior de qualidade com o Revit.
    Eu cursei Revit, porém eu nunca trabalhei com ele, logo eu praticamente não sei utilizar este programa. Eu não o coloco abaixo do Sketchup, e não acima, eu o coloco no mesmo patamar, com diferentes formas de trabalhos (ou não).
    A diferença, pra mim, é que o Sketchup é uma ferramente de representação, e eu estou longe de utilizar o software por completo (não uso o layout, etc).
    Eu utilizo para representar graficamente a idéia do meu projeto ao cliente e, muitas vezes, para convencer ele também.
    E o Revit? Este sim é um programa para a produção arquitetônica. Nele se desenha em 2D e se tem corte, fachadas, 3D e tudo em instantes. Pra desenhar um prédio, claro que eu usaria o REVIT, é pelo menos (pra iniciantes) 30% mais rápido que fazer no CAD e modelar no Sketchup. Realmente é muito rápido. E se a arquitetura mudar, rapidamente no Revit se refaz isso num instantinho!!! Agora, se eu quiser ser um profissional mais completo, eu terei que utilizar os 2 programas.
    Mexeu com Sketchup, mexeu comigo! KKKKKKKK
    Não tiro crédito de nenhum programa, valeu!
    Abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.