Plugins – Ruby (API)

Integração Eclipse X Sketchup

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    655 Views Posts
    • #17616


      Participante

      Olá pessoal…

      Já faz um certo tempo q estou procurando uma forma de depurar códigos de scripts ruby no Sketchup sem muito sucesso. Nada q encontrei funcionou realmente.
      Mas nestas procuras descobri uma “ferramenta” interessante pra quem está utilizando a IDE Eclipse para desenvolver seus scripts/plugins.

      No link q segue está a tal ferramenta.
      http://plugins.ro/labs/bridge11.zip

      Ela serve, como o próprio nome diz, de ponte entre a IDE de desenvolvimento e o Sketchup.
      Depois de devidamente configurada, com um simples clique de um botão o código é enviado/executado diretamente no Sketchup.
      Bom… Chega de conversa e vamos ao q interessa.

      Se vc ainda não tem o interpretador Ruby instalado em sua máquina, segue o link para download:
      http://rubyforge.org/frs/download.php/71066/rubyinstaller-1.8.6-p398.exe

      Existem versões mais recentes do Ruby, mas esta foi a única q consegui fazer funcionar o debug, mas isso é assunto para outro tutorial. 🙂

      Para quem não tem a IDE Eclipse instalada em sua máquina, seguem os links para download (32 e 64 bits… Dependendo do sitema operacional utilizado):
      32 bits: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/eclipse/downloads/drops/R-3.6-201006080911/eclipse-SDK-3.6-win32.zip
      64 bits: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/eclipse/downloads/drops/R-3.6-201006080911/eclipse-SDK-3.6-win32-x86_64.zip

      Após baixar é só descompactar na raiz (C:) q é o local padrão para o mesmo. Se quiser, pode criar um atalho no desktop apontando para o arquivo C:eclipseeclipse.exe para facilitar a execução do dito cujo.

      Se sua máquina não tiver o Java-SDK instalado pode ser q o eclipse não rode, mas é só instalar. Seguem os links para download da mesma (Tb 32 e 64 bits):
      32 bits: http://cds.sun.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/CDS-CDS_Developer-Site/en_US/-/USD/VerifyItem-Start/jdk-6u21-windows-i586.exe?BundledLineItemUUID=CIuJ_hCuFaUAAAEq76oSMh8g&OrderID=U.2J_hCu2doAAAEq5KoSMh8g&ProductID=h2iJ_hCyKS4AAAEpVrwzBGsB&FileName=/jdk-6u21-windows-i586.exe
      64 bits: http://cds.sun.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/CDS-CDS_Developer-Site/en_US/-/USD/VerifyItem-Start/jdk-6u21-windows-x64.exe?BundledLineItemUUID=QgWJ_hCujoIAAAEqCywSMh8h&OrderID=Z_GJ_hCubSQAAAEq_isSMh8h&ProductID=BXiJ_hCyf.MAAAEpc7wzBGsB&FileName=/jdk-6u21-windows-x64.exe

      Depois de tudo devidamente baixado e instalado vamos a configuração da ferramenta.
      Primeiramente descompacte o arquivo bridge11.zip, baixado anteriormente, na pasta de plugins do Sketchup. Normalmente está em “C:Arquivos de programasGoogleGoogle SketchUp 7Plugins”.
      Dos arquivos q serão descompactados nesta pasta, somente 3 são realmente importantes: bridge_load.rb, Bridge.so e SUB.exe.
      Os dois primeiros compôe o plugin q será o responsável por carregar no Sketchup a ponte toda vez q o mesmo for executado, e o último é o “programinha” responsável por enviar o código para o Sketchup.

      Feito isto podemos executar o Eclipse para configurar o mesmo.
      Se vc fez a instalação do Eclipse através de um dos links acima, é preciso instalar o plugins para desenvolvimento da linguagem Ruby.
      Para isto entre no menu “Help > Install New Software…”.
      Na janela q será aberta, em “Work with:” selecione a opção “Helios – http://download.eclipse.org/releases/helios” e aguarde carregar a lista de softwares. Qdo a mesma estiver carregada, abra “Programmin Languages”, marque “Dynamic Languages Toolkit – Ruby Development Tools” e clique em “Next”. Na janela seguinte onde estará listada a ferramenta escolhida para instalação clique em “Finish”. Abrirá uma nova janela exibindo o contrato de licença. Marque a opção “Agree…” e clique em “Install”.
      Aguarde até q a mesma seja baixada e instalada. Qdo pronto será exibida uma mensagem pedindo para reiniciar a IDE. É só confirmar o reinicio.
      Quando a IDE já estiver carregada é só configurar a ferramenta “bridge”. Vamos lá.
      Clique no menu “Run > External Tools > External Tools Configurations…” conforme imagem anexada (ExternalTools.JPG).
      Com o botão direito do mouse clique sobre “Program” e selecione no menu a opção “New” (ExternalToolsConfigurations01.JPG).
      Após isso a tela vai ficar como na imagem (ExternalToolsConfigurations02.JPG).
      Configure as opções conforme imagem (ExternalToolsConfigurations03.JPG).
      Nesta etapa eu defini o nome da ferramenta como SketchupBridge, mas isso fica a critério de cada um… Pode ser qualquer nome.
      Note na imagem q são 4 campos q devem ser preenchidos.
      Depois, na aba “Common”, marque a opção indicada na imagem (ExternalToolsConfigurations04.JPG) e clicar no botão “Apply”.

      Bom… Acho q é isso… Ufa 🙄
      A partir deste ponto é só abrir o Sketchup para q o mesmo carregue o plugin da ponte, digitar o código Ruby a partir do Eclipse e clicar no botão “External Tools” conforme imagem (ExecuteExternalTools.JPG).

      Na primeira vez q for executar ele deve pedir pra selecionar a ferramenta externa, no meu caso a q nomeei como SketchupBridge. A partir da segunda vez q for executada ele já não pede mais, ou seja, executa automaticamente.

      Acho q acabou… hehehe
      Como o passo a passo é meio longo, espero não ter me equivocado em nada. Mas para qualquer dúvida o fórum está aí pra isso.

      Grande abraço a todos.

      Segue links para as imagens:
      http://cid-bbc5af7d49981e0f.photos.live.com/self.aspx/Tutorial%20Sketchup%20Brasil/ExternalTools.JPG

    • #17624


      Participante

      Não entendo de programação, mas se o que colocastes procede deve ser muito interessante.
      boa dica

    • #17625


      Participante

      arqpadao escreveu:
      Não entendo de programação, mas se o que colocastes procede deve ser muito interessante.
      boa dica

      Com certeza funciona…
      Estou utilizando… 😉
      No momento estou tentando descobrir algum esquema pra depurar o código online, ou seja, executar linha a linha e já ir apresentando o resultado no Sketchup….
      Isso seria mais interessante ainda…
      Se descobrir algo vou postar aqui no forum

      Abraço

    • #42486


      Participante

      O QUE É isso eclipse? me responde via mp

Visualizando 3 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.