Plugins – Ruby (API)

plugin para alteração de formato de medidas ?

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    563 Views Posts

Participante

Olá a todos.

Alguém por aqui conhece algum plugin que coloque um botão na interface do sketchup pra alteração rápida do formato de medidas ?

Eu estou usando o sketchup pra modelagem de alguns móveis e as vezes é conveniente usar milimetros e ir alterando no mesmo projeto dependendo das peças, grandes ou pequenas.

obrigado.

Participante

Bem, conhecer um plugin pra isso, não conheço.

Mas gostaria de lembrar que, independente da unidade q vc está usando por padrão, vc pode usar outras unidades ao mesmo tempo.

Se vc está usando milimetros, e quer desenhar uma linha com 3 polegadas, comece a desenhar com o lápis e digite 3″. A linha vai com o tamanho desejado.

Enfim, não sei se vale muito a pena ficar alterando de unidade, o tempo todo. Mas, o que posso te adiantar que é possível, é isso aí.

Valeu!

Participante

Dê uma olhada neste plugin, não sei se ele atenderia suas necessidades.

http://drivingdimensions.com/SketchUp/

Participante

Pessoal, tenho uma duvida parecida, Modelei uma peça complexa para modificação de um equipamento e após terminar, quando fui colocar as cotas descobri que estavam em metros. Pergunto: Tem como alterar a escala para milimetros depois de pronto, caso não, vou ter de modelar tudo de novo……

Participante

jgoulart escreveu:
      Pessoal, tenho uma duvida parecida, Modelei uma peça complexa para modificação de um equipamento e após terminar, quando fui colocar as cotas descobri que estavam em metros. Pergunto: Tem como alterar a escala para milimetros depois de pronto, caso não, vou ter de modelar tudo de novo……

Vá em Window>Model Info>Units>Format>Milimeters

Participante

Wow esse plugin é muito legal, não era bem isso o que eu procurava, mas você me ajudou muito, mesmo que de outra forma.

Eu estava procurando um plugin exatamente que fosse até: Window>Model Info>Units>Format>(Milimeters/Centimeter/Meters)

E fizesse a seleção com um simples clique em um botão na interface.

Mas tudo bem, eu só joguei por aqui pra saber se alguém conhecia pois sei que vocês são feras.

abraços.

Participante

Sette escreveu:

jgoulart escreveu:

Vá em Window>Model Info>Units>Format>Milimeters

Sette, não há como mudar desta maneira. Quando vc altera desta maneira, a medida tb muda. Ex: Meu projeto esta com as medidas como mm, 75 – 48 – 8 – 5 ….. Quando altero a unidade de “m” para “mm” os valores mudam, 75000 mm – 48000 mm – 8000 mm ….. e na verdade desejo 75 mm – 48 mm ……Como este é um projeto mecânico ele não é aceito desta forma. Vejo que vou ter de modelar de novo, mas valeu o desejo de ajudar. Obrigado.

Participante

Bem, nesse caso, altere a sua unidade padrão e escale o desenho. Se vc quer passar de metros para milímetros, selecione todos os objetos (ctrl+A), selecione a ferramenta scale (S) e digite ,001 (para dividir por mil).

Não precisa modelar de novo. Basta escalar.

dica: só tome cuidado com objetos e detalhes excessivamente pequenos, principalmente as superfícies curvas, como cantos arredondados. É comum, por uma limitação do próprio SketchUp, algums superfícies arredondadas sumirem, depois de ficarem muito pequenas.

Participante

matusalem
      um atalho para chegar de uma maneira direta como voce colocou realmente não há.
      Que aliás talvez fosse uma boa idéia.

Participante

arqpadao escreveu:
      matusalem
      um atalho para chegar de uma maneira direta como voce colocou realmente não há.
      Que aliás talvez fosse uma boa idéia.

Pois é… é muito simples e ajudaria em alguns casos. Você conhece algum material de referência pra criação de scripts em ruby ? Eu sou da área de desenvolvimento de sistemas e talvez consiga fazer isso, não deve ser nenhum absurdo.

abraços.

Participante

No meu hd virtual tem um manual de Ruby, muito baixado, procure em
      Sketchup Tutoriais – Ruby and Rails Book

Participante

Lexqui, valeu pela dica. Não havia pensado nisso, já fiz e funcionou. Muito bom.

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.