Plugins – Ruby (API)

[Plugins] – Make Fur

Visualizando 81 respostas da discussão
  • Autor
    4493 Views Posts

Participante

Exelente, maravilhoso ( pode ser que alguem não ache).
      Já pensou em colocar grama com volume em seu projeto, que não aquela textura chapada normal, e sem precisar renderizar para ter o efeito de volume?
      Então seus problemas acabaram, conheça o Make Fur.
      Grama, pelos, cabelos etc.

arqpadao

tomtom

solo

Convidado

nossa que coisa boa em, onde você encontrou padão ?

Convidado

ja encontrei padão.
      que bom que tem programadores que fazem o que a google não faz, melhora o nosso bugado SU.

Convidado

testei agora ele. muuuito bom, e dei-lhe resolver problema de grama no SU + Vray. que bom

Participante

já baixei também, o plugin é fantástico, mas só serve para fazer detalhes de perto, e pequenos pedaços de grama e tapetes, pq são milhares de polígonos a mais, e nosso sketchup não é tão bom com polígonos… mas ainda temos esperança de que a google vai resolver isso.

Participante

achei super interessante, mas esse plugin é free, e onde baixo ele

Participante

No meu hd virtual.

Participante

padão, que achado hein rapaz……
      Eu sempre me perguntei se existia uma ferramenta dessas pro sketch…..
      E vc me trouxe a resposta…….hehehe
      Mas tb é aquilo que o Andeciuala falou, devido a limitação do sketch com poligonos ela se torna uma ferramenta meio pesadinha para grandes planos……..
      Mas ainda sim é um plugin muito bom……..hehehe
      ……….
      abraços…….

Participante

É nem todos são tricolores neste pais (gremistas) hehehehe

O plugin resolve as carências de se fazer grama (texturas chapadas nunca mais.
      Mas tem um preço, aquele meu exemplo rendeu 65000 poligonos, apesar disso o processo é rapidíssimo, questão de segundos.
      A janela de ajustes é complexa pois permite várias possibilidades.
      com um pouco de exercícios se vê o potencial dele.

Participante

que achado hein padao? hahaha
      mto bom, vou testar agora!

Participante

gostei do ditado padão…..
      apesar de eu não ser tricolor…….hehehe
      Realmente, os ajustes são muitos, me diverti bastante aqui vendo o q saia…..
      Mas teve uns q os “pontinhos gerados pelo “fur” ficaram fora do plano….
      sabes me dizer se isso é erro no ajuste ou devo criar algum tipo de componente, etc para ficarem fixos no plano??
      …….
      abraços…….

Participante

Sensacional padão, ja estou baixando.
      muito obrigado.

Participante

Realmente, uma excelente ferramenta, e com certeza sera de muita ajuda para mim. Muito bom mesmo.

vlw…

Convidado

aí galera teve uma atualização do plugin. agora podendo simular um possivel vento!
      versão 1.3a
      segue o link do sketchUcation para o download e informações.
      atualização fur maker

Participante

Não estou conseguindo fazer o download marlon.

Participante

Lucas, voce fez o registro no sketchucation? Só tem acesso aos arquivos se for registrado.
      Aqui consegui baixar normal.

Convidado

pra quem não conseguiu fazer o download o arquivo esta no meu hd virtual

Participante

n conseguir usar pra ficar bonito ainda esse treco, hahaha
      seria dahora se algm conseguisse fzr rolar um tutorial dele

Convidado

se registra no sketchucation e veja o video tutorial dele, ou se preferir, procure no youtube.
      tem bastante coisa, mas nada melhor que testar para aprender sozinho, nada mais prazeroso que isso !!!haha

abrass

Participante

Valeu Marlon, por disponibilizar o make fur.
      ainda não testei mas espero fazer bom uso dessa ferramenta.

vlw…

Participante

Putz , foram lançadas várias atualizações seguidas, e esta com a possibilidade de fazer efeito de movimento foi boa.
      Depois atualizo meu hd virtual.

Convidado

uma curiosidade, para quem testou a nova versão deve ter notado que tem duas opções de unidades né ? polegadas e em metros, util para que trabalha só com polegadas e não tem saco pra converter… haha.

Convidado

uma outra curiosidade que eu descobri agorinha mesmo !! tipo você pode destribuir um determinado componente ao longo de um determinado objeto. exemplo:
      desenhe um retangulo, e abra o fur maker. configure as distancias e selecione o plano que será aplicado o “FUR”. Em “Make by ComponentInstance” selecione um grupo, ou componente, que você quer que se multiplique no plano (exemplo, se você quer distribuir um plano de grama em 2D, ao longo de um plano), e então clique em “Make Fur”.
      veja o resultado. “Kí bunitinho” !!! haha

valew galera, espero que aproveitem a dica.

Participante

quado renderizo não aparece nada de grama…
      uso o v-ray 1.5..
      alguem pode me diser como resolvo isso…

Convidado

faça assim, no “Make by ComponentInstance” coloque “YES” e de “Make Fur”. Depois, selecione o “Fur” feito e de um explode.
      pronto ta aí sua grama.

abrass

Convidado

nova atualização do plugin !!!
      ainda não testei, mas dando uma olhada no sketchUcation, tem as explicações (em ingles).
      a atualização esta no meu HD Virtual.

ps: o arquivo é o fur_en_v1_3c.rb

abrass galera

Participante

Pow cara era tudo que eu procurava, nossa muito bom, vlw padão!!!, seguinte, vc sabe como por a grama na posição correta, a minha cresce para baixo e tbm está grande, procurei os tutorias no you tube mas não achei!!!!

Só consigo corretamente usando scale e flip along, tem uma forma correta para sair direitinho isto?

Convidado

quais as suas configurações do FUR ?

Participante

Um motivo que esta saindo para baixo é porque o lado branco de sua face esta para baixo. A textura deve semppre ser aplicada na face branca.

Participante

Não, eu apliquei nas duas faces a textura, e depois que vi seu post, tbm aplique só na branca, continua dado erro!!!

Convidado

nossa, que esquisito !
      as configurações são as padrões.

Participante

Viche, vou ver se resolvo por aqui, depois dou algum post dizendo o que deu de errado!!!

Participante

PS.: Obrigado pela ajuda véio…

Convidado

se não descobrir o motivo, faça o seguinte: coloque 1 e 1.5 no Stiffness. mas tenta descobrir o por quê que não esta normal…

Convidado

olha eu aqui denovo enchendo o saco de vocês !!!
      haha, no versão do plugin postada.
      como sempre, no meu HD. agora me parece que foi corrigido alguns erros e posto unidades de medida nos valores…
      mas no mais, vamos atualizar né !! hehe.

abrass galera

ps: o nome é “fur_en.rb”

Convidado

mais que kara chato, fica enchendo o saco de vocês com essas atualizações… haha
      olha aí mais uma. desde essa ultima que eu postei já se modificou 2 vezes. essa é a 1.3h.
      está disponivel no meu HD virtual.
      o nome é “fur_en2.rb”

abrass, e desculpe o incomodo…rsrsrsrs

Participante

Que cara chato hein?! rsrs

Convidado

Saiu a versão 1.4a !!!
      está disponivel para download no site do SketchUcation e no meu HD virtual tambem.
      o nome pe fur_en.rb, os outros eu apaguei pois não havia necessidade de ficar lá.

Convidado

na nova atualização do SU que teve semana passada, ou retrasada sei lá, esse plugin já vem acoplado ao SU.
      o cara é f… em, até a google reconheceu o plugin como uma revolução no SU!?!

Convidado

ai galera, para quem não sabe muito bem ingles vai uma tradução do plugin.
      Vocês devem colocar esse arquivo na pasta de plugins do SU.
      os creditos da tradução não são meus, eu apenas baixei do sketchUcation. em um arquivo que veio junto com a tradução consta que “Os créditos dessa tradução vão para o blog Bausketchup.blogspot.com”, então…

o arquivo é o “fur_lang_pt.txt” que está no meu HD Virtual.

Participante

Marlon
      incorporado?
      onde?
      fiz uma atualização hoje e não tem nada.
      7.1.6860

Convidado

tem sim (pelo menos na minha tem).
      quando eu desinstalei meu SU vray e tudo relacionado (só pra coloca o 1.48.83) eu deletei a pasta do SU (incluindo componetes, plugins, materiais…), aí eu baixei a nova atualização do SU, mas quando eu abri, por coincidencia, o Fur maker estava lá e eu não havia colocado nenhum plugin !!! e a minha é essa mesma 7.1.6860
      agora não sei mais :/

Participante

Atualização do Make Fur agora em Português do Brasil, observando o arquivo só tem a tradução precisa baixar o ruby, o link para a tradução http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=28092&start=285#p249923.

Participante

Coloquei na pasta de plugins mas não aconteceu nada! Não teve a tradução!

O que vocês acham que deve ser?!

Assis II

Participante

Assis esta tradução só funciona com o novo Make Fur atualizado para versão fur_en.rb.v1.4e
      Baixe em:
      http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=28092
      Nesta nova versão o desenvolvedor do ruby, tak2hata, colocou uma barra de ferramenta com 3 icones para o fur. Baixe o ruby e depois instale a tradução ok.

Participante

Participante

Eu estava lendo alguns sites que falam sobre o SU e encontrei esse plugin, ainda não o tinha visto no fórum, testei em casa, fica muito legal, é meio chatinho de mexer tendo em vista que são inúmeras possibilidades, mas no mais ele é muito rápido.

Eu estava fazendo esse “trabalho” de acordo com um tutorial do Mauricio Camargo, de fazer “tapetes felpudos”, e esse plugin faz exatamente isso!

Participante

Exato SraTowers,mas na técnica do maurício a mágica acontece quando renderizamos, e nesse pluging é no SU ainda,o que torna nosso projeto no SU um pouco mais pesado,por isso uso a técnica do maurício,apesar da ideia do makefur ser sensacional.

Participante

sim!! A técnica do Maurício é show de bola, mas não consegui deixar ele muito legal… apanhei pra fazer o primeiro “fiapinho” e nem sei se fiz certo… rsrsrs… se por um acaso der pra vc me explicar como que faz certinho o primeiro “fiapinho” e agradeço…rsrs…

eu ainda estou engatinhando… bem devagarzinho…rsrs
      valeu!!

Participante

sem problemas,abre um tópico com essa dúvida que eu e aposto que outras pessoas ajudaremos.

Convidado

Nova atualização.

1.5a

De acordo com a descrição, foi adicionado um mode de visualização.

Participante

Mais alguns comentário sobre o FUR.

Type permite que você escolha uma forma pronta para uso como um elemento único e repetido. “Linear” parece funcionar bem para cabelo e grama. “Arc” e “Leaf” são adequados para outros tipos de vegetação. “Rectangular” e “Box” pode ser útil se você estiver modelando árvores.

Density (Num/m2) e Max (Número / Face) controlar o número de entidades que o script cria.

Você deve ajustar a densidade do Fur.

Lenght e Rootwidth (comprimento e largura da raiz) controlar o tamanho das entidades que são desenhados. Para ser claro, Rootwidth permite que você especifique a largura na parte mais larga. Use um número pequeno (em relação ao comprimento) para a grama, colocar um número maior de folhas mais largas.

O comprimento é uma variável bastante simples.

Stiffness (Rigidez) é exatamente o que isso significa, a resistência das entidades à flexão quando uma força é aplicada. Eu não tenho certeza do que as unidades de medida são, mas uma rigidez de 1 é muito caído, e 100 é um pouco menos. O valor padrão de 8 parece dar bons resultados na maioria das vezes.
      Controle o droopiness de suas entidades, ajustando rigidez e aplicando uma força.

Top jitter, Width jitter e Stiff Jitter são controles que permitem você embaralhar o tamanho, orientação e rigidez das entidades. Definindo-los para 0% faz tudo idênticos. Definindo-los a 100% faz com que seja parecido com o seu modelo acabou de sair da cama.

Top Jitter randomiza o tamanho e a orientação de suas entidades.

Atualmente não tenho idéia do que as definições para Divide e Valid Distance faz. Se alguem souber por favor comente.

Direction (X, Y e Z) parecem influenciar a orientação geral das entidades em seu consequente “Furs”. Não esta bem claro para mim, mas a definição de um número muito alto (como 3000) para qualquer um destes campos, parece ter um grande efeito.

Force (X, Y e Z) permite simular o efeito de coisas como a gravidade e do vento. Muito legal, realmente. Utilizado em combinação com Stiffness (veja acima), você pode ter alguns efeitos muito bons.
      Force, permite dobrar suas entidades em uma determinada direção. Certifique-se usar em conjunto com Stiffness.

Component permite que você especifique o que usar como uma entidade individual. Escolher “no” tira o que quer que você selecionou no tipo (acima) como a geometria, simples não agrupada. Escolher “yes” junta os componentes, o que leva mais tempo. Você também pode escolher qualquer componente em seu modelo para ser usado como uma entidade.

Você pode usar qualquer componente que você goste.
      Fonte: Sketchucation.

Participante

Parabéns pela postagem padão, realmente mto detalhado. Hoje mesmo eu tava pensando em fazer essas repeticões de fios criados por mim e achava q o fur não fazia isso, pq a versão q tenho é antiga. Leu meus pensamentos!

Obrigado.

Participante

Pessoal instalei mo SU 8 e tem alguns plugins que não estão funcionando, por exemplom o Make Fur no SU 8 não está funcionando! Alguém sabe como contornar isso, ou tenho que voltar para a versão 7?

Valeu

Participante

ué o meu tbm parou de funcionar !
      e eu uso su 7.1 !
      to loca aqui já , o troço não funciona de jeito nenhum , desistalei plugins, sketchup , instalei tudo de novo e não sei o q houve, pois estava funcionando perfeita , até ontem a noite ! :~

Participante

estranho , o fur_en (imput box) funciona o webdialog não :S
      aa :~
      tem diferença entre os dois ?

Participante

O fur 1.5a funciona no SU8.
      Use o inputbox para configurar, depois dê ok, vão aparecer uns pontos verdes, ai é só dar enter.

Participante

talvez eu tenha uma solução ! 😛
      Formatar o pc :X
      instalei os mesmos plugins , dos mesmos arquivos e funcionaram em outro pc
      talvez tenha sido algo q se danificou quando instalei e desistalei outros plugins .

Fica a dica ! 😀

Participante

Excelente tutorial Padão.
      Estava mesmo com algumas dificuldades nesse plugin..
      vlw

Participante

Amigos qual seria o link para baixar esse plugging ?

Obrigado !!

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas clique aqui

Participante

_______Tak2hata, do fórum SketchUcation, desenvolveu o Ruby
      chamado Make Fur, é um plugin gratuito que permite criar
      materiais como cabelos, pelos, gramas entre outros similares,
      nas faces criadas do sketchup.

Instalação:

1 – Faça o download do plugin: 4Shared
      2 – Extraia o arquivo Make Fur.zip para a pasta Plugins, localizado no diretório onde você instalou
      o Google SketchUp:Ex.: Windows: C:/Arquivos de programa/Google/Google SketchUp 7/Plugins

Obs.: Se estiver com o SketchUp aberto, o plugin só vai funcionar depois de reiniciar o sketchup.

Como funciona:

1 – Clique no menu Plugins/fur_en/ e selecione fur_en(WebDialog) para abrir a caixa de dialogo do Make Fur.
      2 – Selecione as faces que você deseja aplicar o Fur;
      3 – Faça os ajustes e configurações necessárias na caixa de dialogo e clique no botão Criar Fur; (Caso não esteja vendo essa opção, tente aumenta a janela, pois o botão pode estar escondido).

4 – Pronto. Depois de alguns segundos (dependendo da quantidade de polignos que você especificou), o SketchUp irá criar os “Fur” nas faces selecionadas.

Lembrando que Sketchup é pura pratica, se dedique.

Alguns exemplos de uso do Make Fur:

Participante

Valeu Maicon, o tio agora esta mais contente.

Participante

Excelente, depois baixarei para testar!
      Valeu. :3

Participante

boa maicon”josé” 😉

_________

como diríamos aqui no sul, tive uma peleia com o MAkefur.. e não descobri ainda como regular estes pontos de concentração… note que há pontos que fica super concentrado e outros vazios…

Porque ?

Participante

Olá pessoal!
      Sou nova aqui no site, baixei o Make Fur 1.4 pt…
      o meu Google Sketchup é o 7 e meu V-ray o 1.5
      e o Make Fur não está funcionando…rederizo e nada aparece…alguém me ajuda?

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

Juliana, Fique atenta as regras do fórum e apresentações.
      Tem como postar imagens sobre seu problema?
      A cena chega a ser renderizada mais o fur não aparece, é isso?
      Abraços.

Participante

Mas eu uso essas configurações q tu passo, mas a grama fica mal distribuida? o q eu devo fazer?

Convidado

Melhorar a malha onde o Makefur foi aplicado.

Convidado

Participante

Mas como assim melhorar a malha? sendo que é uma cor pura um verde só nada de imagem q eu coloquei na face e o lado da faze tmb esta certo
      flw!

Convidado

Participante

Renan, se você quer ver as divisões, vá em View > Hidden Geometry.
      Bem falando sobre as concentrações dos fios.
      Isso tem a ver com as regulagens do MaxNumber / Face que você definiu.
      O Dencity (Num/m2) é para ajustar os elementos por área. Se tiver áreas maiores vai precisar aumentar a MaxNumber.

Participante

Eai,blz pessoal ? Então,eu tô tentando usar as opções rigidez e força pra dar um realismo na grama,mas a grama sempre ficam reta no eixo Z. Tem alguma solução pra esse problema ? Eu já alterei várias vezes a rigidez e os valores das forças nos eixos X e Y,mas nada aconteceu,se alguém puder me dar uma força aí eu ficaria muito agradecido. 🙂

Participante

Aí pessoal,tudo blz ? Então eu fiz um campo e apliquei o fur,mas aparentemente na hora de renderizar o pc trava. O que eu faço ? Se alguém puder me ajudar eu vou ficar muito agradecido,comecei essa essa semana no skt + v-ray e tô precisando pegar um ritmo rápido pra garantir uma vaga de emprego. Desde já obrigado a todos,o forum é muito bom,aprendi muita coisa pesquisando aqui.

Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

Pessoal, td blz?
      ca estou eu revivendo esse topico mega antigo.
      Entao, eu estou pelejando com o gramado da frente de um projeto grande q estou fazendo. ja tentei algumas tecnicas mas o Make Fur parece a melhor solução. porem, qnd eu vou renderizar ou da erro, ou simplesmente nao renderiza ou pior ja apareceu uma mensagem dizendo q estava sem memoria kkkkkkk o pc tem 16mb de memoria mais 2mb da placa de video pedindo arrego!!!
      vcs poderiam me ajudar com esse dilema?
      ja tentei outras tecnicas pra gramado mas ta dificil d+++!
      obrigado a tds!

Participante

que renderizador ta usando?

No VRay acho que a saída é a grama infinita.

No kerkythea iria de instancing brush.

Participante

uso o vray. ja tentei o displacement mas nao sei se o meu arquivo P&B ta ruim soh sei q fica pessimo!

Participante

De VRay nao manjo nada.

Existem bons tópicos aqui discutindo grama infinita (o resultado eh excepcional). Dá uma conferida.

Participante

Make fur apenas para pequenas areas meu caro, utilize a grama infinita é a melhor opção no seu caso.

Participante

Pessoal, fui fazer o tutorial da grama infinita q tem no youtube e nao funcionou =/ acho q eh pq minha versao do vray eh a 1.49
      acho q vou desistir da grama pq ta mt dificil de eu conseguir alguma coisa =///

Participante

Aqui no forum ja discutiram (nao faz muito tempo) a infinita no 1.49. Repito: dá uma procurada.

Vai valer a pena!

Participante

antes de comentar neste post antigo eu procurei por “grama” “grama infinita” e não achei o que procurava por isso que eu comentei nesse post

vou tentar de alguma outra forma obrigado

Visualizando 81 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.