Plugins – Ruby (API)

[Plugins] – Make Fur

Visualizando 81 respostas da discussão
  • Autor
    4493 Views Posts
    • #15069


      Participante

      Exelente, maravilhoso ( pode ser que alguem não ache).
      Já pensou em colocar grama com volume em seu projeto, que não aquela textura chapada normal, e sem precisar renderizar para ter o efeito de volume?
      Então seus problemas acabaram, conheça o Make Fur.
      Grama, pelos, cabelos etc.


      arqpadao


      tomtom


      solo

    • #15070


      Convidado

      nossa que coisa boa em, onde você encontrou padão ?

    • #15071


      Convidado

      ja encontrei padão.
      que bom que tem programadores que fazem o que a google não faz, melhora o nosso bugado SU.

    • #15072


      Convidado

      testei agora ele. muuuito bom, e dei-lhe resolver problema de grama no SU + Vray. que bom

    • #15073


      Participante

      já baixei também, o plugin é fantástico, mas só serve para fazer detalhes de perto, e pequenos pedaços de grama e tapetes, pq são milhares de polígonos a mais, e nosso sketchup não é tão bom com polígonos… mas ainda temos esperança de que a google vai resolver isso.

    • #15074


      Participante

      achei super interessante, mas esse plugin é free, e onde baixo ele

    • #15075


      Participante

      No meu hd virtual.

    • #15078


      Participante

      padão, que achado hein rapaz……
      Eu sempre me perguntei se existia uma ferramenta dessas pro sketch…..
      E vc me trouxe a resposta…….hehehe
      Mas tb é aquilo que o Andeciuala falou, devido a limitação do sketch com poligonos ela se torna uma ferramenta meio pesadinha para grandes planos……..
      Mas ainda sim é um plugin muito bom……..hehehe
      ……….
      abraços…….

    • #15082


      Participante

      É nem todos são tricolores neste pais (gremistas) hehehehe

      O plugin resolve as carências de se fazer grama (texturas chapadas nunca mais.
      Mas tem um preço, aquele meu exemplo rendeu 65000 poligonos, apesar disso o processo é rapidíssimo, questão de segundos.
      A janela de ajustes é complexa pois permite várias possibilidades.
      com um pouco de exercícios se vê o potencial dele.

    • #15084


      Participante

      que achado hein padao? hahaha
      mto bom, vou testar agora!

    • #15090


      Participante

      gostei do ditado padão…..
      apesar de eu não ser tricolor…….hehehe
      Realmente, os ajustes são muitos, me diverti bastante aqui vendo o q saia…..
      Mas teve uns q os “pontinhos gerados pelo “fur” ficaram fora do plano….
      sabes me dizer se isso é erro no ajuste ou devo criar algum tipo de componente, etc para ficarem fixos no plano??
      …….
      abraços…….

    • #15094


      Participante

      Sensacional padão, ja estou baixando.
      muito obrigado.

    • #15126


      Participante

      Realmente, uma excelente ferramenta, e com certeza sera de muita ajuda para mim. Muito bom mesmo.

      vlw…

    • #15337


      Convidado

      aí galera teve uma atualização do plugin. agora podendo simular um possivel vento!
      versão 1.3a
      segue o link do sketchUcation para o download e informações.
      atualização fur maker

    • #15344


      Participante

      Não estou conseguindo fazer o download marlon.

    • #15345


      Participante

      Lucas, voce fez o registro no sketchucation? Só tem acesso aos arquivos se for registrado.
      Aqui consegui baixar normal.

    • #15361


      Convidado

      pra quem não conseguiu fazer o download o arquivo esta no meu hd virtual

    • #15362


      Participante

      n conseguir usar pra ficar bonito ainda esse treco, hahaha
      seria dahora se algm conseguisse fzr rolar um tutorial dele

    • #15371


      Convidado

      se registra no sketchucation e veja o video tutorial dele, ou se preferir, procure no youtube.
      tem bastante coisa, mas nada melhor que testar para aprender sozinho, nada mais prazeroso que isso !!!haha

      abrass

    • #15374


      Participante

      Valeu Marlon, por disponibilizar o make fur.
      ainda não testei mas espero fazer bom uso dessa ferramenta.

      vlw…

    • #15390


      Participante

      Putz , foram lançadas várias atualizações seguidas, e esta com a possibilidade de fazer efeito de movimento foi boa.
      Depois atualizo meu hd virtual.

    • #15391


      Convidado

      uma curiosidade, para quem testou a nova versão deve ter notado que tem duas opções de unidades né ? polegadas e em metros, util para que trabalha só com polegadas e não tem saco pra converter… haha.

    • #15395


      Convidado

      uma outra curiosidade que eu descobri agorinha mesmo !! tipo você pode destribuir um determinado componente ao longo de um determinado objeto. exemplo:
      desenhe um retangulo, e abra o fur maker. configure as distancias e selecione o plano que será aplicado o “FUR”. Em “Make by ComponentInstance” selecione um grupo, ou componente, que você quer que se multiplique no plano (exemplo, se você quer distribuir um plano de grama em 2D, ao longo de um plano), e então clique em “Make Fur”.
      veja o resultado. “Kí bunitinho” !!! haha

      valew galera, espero que aproveitem a dica.

    • #15396


      Participante

      quado renderizo não aparece nada de grama…
      uso o v-ray 1.5..
      alguem pode me diser como resolvo isso…

    • #15397


      Convidado

      faça assim, no “Make by ComponentInstance” coloque “YES” e de “Make Fur”. Depois, selecione o “Fur” feito e de um explode.
      pronto ta aí sua grama.

      abrass

    • #15400


      Convidado

      nova atualização do plugin !!!
      ainda não testei, mas dando uma olhada no sketchUcation, tem as explicações (em ingles).
      a atualização esta no meu HD Virtual.

      ps: o arquivo é o fur_en_v1_3c.rb

      abrass galera

    • #15403


      Participante

      Pow cara era tudo que eu procurava, nossa muito bom, vlw padão!!!, seguinte, vc sabe como por a grama na posição correta, a minha cresce para baixo e tbm está grande, procurei os tutorias no you tube mas não achei!!!!

      Só consigo corretamente usando scale e flip along, tem uma forma correta para sair direitinho isto?

    • #15404


      Convidado

      quais as suas configurações do FUR ?

    • #15405


      Participante

      Um motivo que esta saindo para baixo é porque o lado branco de sua face esta para baixo. A textura deve semppre ser aplicada na face branca.

    • #15407


      Participante

      Não, eu apliquei nas duas faces a textura, e depois que vi seu post, tbm aplique só na branca, continua dado erro!!!

    • #15408


      Convidado

      nossa, que esquisito !
      as configurações são as padrões.

    • #15410


      Participante

      Viche, vou ver se resolvo por aqui, depois dou algum post dizendo o que deu de errado!!!

    • #15411


      Participante

      PS.: Obrigado pela ajuda véio…

    • #15413


      Convidado

      se não descobrir o motivo, faça o seguinte: coloque 1 e 1.5 no Stiffness. mas tenta descobrir o por quê que não esta normal…

    • #15424


      Convidado

      olha eu aqui denovo enchendo o saco de vocês !!!
      haha, no versão do plugin postada.
      como sempre, no meu HD. agora me parece que foi corrigido alguns erros e posto unidades de medida nos valores…
      mas no mais, vamos atualizar né !! hehe.

      abrass galera

      ps: o nome é “fur_en.rb”

    • #15448


      Convidado

      mais que kara chato, fica enchendo o saco de vocês com essas atualizações… haha
      olha aí mais uma. desde essa ultima que eu postei já se modificou 2 vezes. essa é a 1.3h.
      está disponivel no meu HD virtual.
      o nome é “fur_en2.rb”

      abrass, e desculpe o incomodo…rsrsrsrs

    • #15460


      Participante

      Que cara chato hein?! rsrs

    • #15808


      Convidado

      Saiu a versão 1.4a !!!
      está disponivel para download no site do SketchUcation e no meu HD virtual tambem.
      o nome pe fur_en.rb, os outros eu apaguei pois não havia necessidade de ficar lá.

    • #15809


      Convidado

      na nova atualização do SU que teve semana passada, ou retrasada sei lá, esse plugin já vem acoplado ao SU.
      o cara é f… em, até a google reconheceu o plugin como uma revolução no SU!?!

    • #15817


      Convidado

      ai galera, para quem não sabe muito bem ingles vai uma tradução do plugin.
      Vocês devem colocar esse arquivo na pasta de plugins do SU.
      os creditos da tradução não são meus, eu apenas baixei do sketchUcation. em um arquivo que veio junto com a tradução consta que “Os créditos dessa tradução vão para o blog Bausketchup.blogspot.com”, então…

      o arquivo é o “fur_lang_pt.txt” que está no meu HD Virtual.

    • #15832


      Participante

      Marlon
      incorporado?
      onde?
      fiz uma atualização hoje e não tem nada.
      7.1.6860

    • #15834


      Convidado

      tem sim (pelo menos na minha tem).
      quando eu desinstalei meu SU vray e tudo relacionado (só pra coloca o 1.48.83) eu deletei a pasta do SU (incluindo componetes, plugins, materiais…), aí eu baixei a nova atualização do SU, mas quando eu abri, por coincidencia, o Fur maker estava lá e eu não havia colocado nenhum plugin !!! e a minha é essa mesma 7.1.6860
      agora não sei mais :/

    • #17756


      Participante

      Atualização do Make Fur agora em Português do Brasil, observando o arquivo só tem a tradução precisa baixar o ruby, o link para a tradução http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=28092&start=285#p249923.

    • #17769


      Participante

      Coloquei na pasta de plugins mas não aconteceu nada! Não teve a tradução!

      O que vocês acham que deve ser?!

      Assis II

    • #17777


      Participante

      Assis esta tradução só funciona com o novo Make Fur atualizado para versão fur_en.rb.v1.4e
      Baixe em:
      http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=28092
      Nesta nova versão o desenvolvedor do ruby, tak2hata, colocou uma barra de ferramenta com 3 icones para o fur. Baixe o ruby e depois instale a tradução ok.

    • #17778


      Participante
    • #22383


      Participante

      Eu estava lendo alguns sites que falam sobre o SU e encontrei esse plugin, ainda não o tinha visto no fórum, testei em casa, fica muito legal, é meio chatinho de mexer tendo em vista que são inúmeras possibilidades, mas no mais ele é muito rápido.

      Eu estava fazendo esse “trabalho” de acordo com um tutorial do Mauricio Camargo, de fazer “tapetes felpudos”, e esse plugin faz exatamente isso!

    • #22403


      Participante

      Exato SraTowers,mas na técnica do maurício a mágica acontece quando renderizamos, e nesse pluging é no SU ainda,o que torna nosso projeto no SU um pouco mais pesado,por isso uso a técnica do maurício,apesar da ideia do makefur ser sensacional.

    • #22405


      Participante

      sim!! A técnica do Maurício é show de bola, mas não consegui deixar ele muito legal… apanhei pra fazer o primeiro “fiapinho” e nem sei se fiz certo… rsrsrs… se por um acaso der pra vc me explicar como que faz certinho o primeiro “fiapinho” e agradeço…rsrs…

      eu ainda estou engatinhando… bem devagarzinho…rsrs
      valeu!!

    • #22414


      Participante

      sem problemas,abre um tópico com essa dúvida que eu e aposto que outras pessoas ajudaremos.

    • #23079


      Convidado

      Nova atualização.

      1.5a

      De acordo com a descrição, foi adicionado um mode de visualização.

    • #31449


      Participante

      Mais alguns comentário sobre o FUR.

      Type permite que você escolha uma forma pronta para uso como um elemento único e repetido. “Linear” parece funcionar bem para cabelo e grama. “Arc” e “Leaf” são adequados para outros tipos de vegetação. “Rectangular” e “Box” pode ser útil se você estiver modelando árvores.

      Density (Num/m2) e Max (Número / Face) controlar o número de entidades que o script cria.

      Você deve ajustar a densidade do Fur.

      Lenght e Rootwidth (comprimento e largura da raiz) controlar o tamanho das entidades que são desenhados. Para ser claro, Rootwidth permite que você especifique a largura na parte mais larga. Use um número pequeno (em relação ao comprimento) para a grama, colocar um número maior de folhas mais largas.

      O comprimento é uma variável bastante simples.

      Stiffness (Rigidez) é exatamente o que isso significa, a resistência das entidades à flexão quando uma força é aplicada. Eu não tenho certeza do que as unidades de medida são, mas uma rigidez de 1 é muito caído, e 100 é um pouco menos. O valor padrão de 8 parece dar bons resultados na maioria das vezes.
      Controle o droopiness de suas entidades, ajustando rigidez e aplicando uma força.

      Top jitter, Width jitter e Stiff Jitter são controles que permitem você embaralhar o tamanho, orientação e rigidez das entidades. Definindo-los para 0% faz tudo idênticos. Definindo-los a 100% faz com que seja parecido com o seu modelo acabou de sair da cama.

      Top Jitter randomiza o tamanho e a orientação de suas entidades.

      Atualmente não tenho idéia do que as definições para Divide e Valid Distance faz. Se alguem souber por favor comente.

      Direction (X, Y e Z) parecem influenciar a orientação geral das entidades em seu consequente “Furs”. Não esta bem claro para mim, mas a definição de um número muito alto (como 3000) para qualquer um destes campos, parece ter um grande efeito.

      Force (X, Y e Z) permite simular o efeito de coisas como a gravidade e do vento. Muito legal, realmente. Utilizado em combinação com Stiffness (veja acima), você pode ter alguns efeitos muito bons.
      Force, permite dobrar suas entidades em uma determinada direção. Certifique-se usar em conjunto com Stiffness.

      Component permite que você especifique o que usar como uma entidade individual. Escolher “no” tira o que quer que você selecionou no tipo (acima) como a geometria, simples não agrupada. Escolher “yes” junta os componentes, o que leva mais tempo. Você também pode escolher qualquer componente em seu modelo para ser usado como uma entidade.

      Você pode usar qualquer componente que você goste.
      Fonte: Sketchucation.

    • #31455


      Participante

      Parabéns pela postagem padão, realmente mto detalhado. Hoje mesmo eu tava pensando em fazer essas repeticões de fios criados por mim e achava q o fur não fazia isso, pq a versão q tenho é antiga. Leu meus pensamentos!

      Obrigado.

    • #31456


      Participante

      Pessoal instalei mo SU 8 e tem alguns plugins que não estão funcionando, por exemplom o Make Fur no SU 8 não está funcionando! Alguém sabe como contornar isso, ou tenho que voltar para a versão 7?

      Valeu

    • #31459


      Participante

      ué o meu tbm parou de funcionar !
      e eu uso su 7.1 !
      to loca aqui já , o troço não funciona de jeito nenhum , desistalei plugins, sketchup , instalei tudo de novo e não sei o q houve, pois estava funcionando perfeita , até ontem a noite ! :~

    • #31463


      Participante

      estranho , o fur_en (imput box) funciona o webdialog não :S
      aa :~
      tem diferença entre os dois ?

    • #31464


      Participante

      O fur 1.5a funciona no SU8.
      Use o inputbox para configurar, depois dê ok, vão aparecer uns pontos verdes, ai é só dar enter.

    • #31467


      Participante

      talvez eu tenha uma solução ! 😛
      Formatar o pc :X
      instalei os mesmos plugins , dos mesmos arquivos e funcionaram em outro pc
      talvez tenha sido algo q se danificou quando instalei e desistalei outros plugins .

      Fica a dica ! 😀

    • #31472


      Participante

      Excelente tutorial Padão.
      Estava mesmo com algumas dificuldades nesse plugin..
      vlw

    • #32125


      Participante

      Amigos qual seria o link para baixar esse plugging ?

      Obrigado !!

      _________________________
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    • #44553


      Participante

      _______Tak2hata, do fórum SketchUcation, desenvolveu o Ruby
      chamado Make Fur, é um plugin gratuito que permite criar
      materiais como cabelos, pelos, gramas entre outros similares,
      nas faces criadas do sketchup.

      Instalação:

      1 – Faça o download do plugin: 4Shared
      2 – Extraia o arquivo Make Fur.zip para a pasta Plugins, localizado no diretório onde você instalou
      o Google SketchUp:Ex.: Windows: C:/Arquivos de programa/Google/Google SketchUp 7/Plugins

      Obs.: Se estiver com o SketchUp aberto, o plugin só vai funcionar depois de reiniciar o sketchup.

      Como funciona:

      1 – Clique no menu Plugins/fur_en/ e selecione fur_en(WebDialog) para abrir a caixa de dialogo do Make Fur.
      2 – Selecione as faces que você deseja aplicar o Fur;
      3 – Faça os ajustes e configurações necessárias na caixa de dialogo e clique no botão Criar Fur; (Caso não esteja vendo essa opção, tente aumenta a janela, pois o botão pode estar escondido).

      4 – Pronto. Depois de alguns segundos (dependendo da quantidade de polignos que você especificou), o SketchUp irá criar os “Fur” nas faces selecionadas.

      Lembrando que Sketchup é pura pratica, se dedique.

      Alguns exemplos de uso do Make Fur:

    • #44560


      Participante

      Valeu Maicon, o tio agora esta mais contente.

    • #44681


      Participante

      Excelente, depois baixarei para testar!
      Valeu. :3

    • #45124


      Participante

      boa maicon”josé” 😉

      _________

      como diríamos aqui no sul, tive uma peleia com o MAkefur.. e não descobri ainda como regular estes pontos de concentração… note que há pontos que fica super concentrado e outros vazios…

      Porque ?

    • #50783


      Participante

      Olá pessoal!
      Sou nova aqui no site, baixei o Make Fur 1.4 pt…
      o meu Google Sketchup é o 7 e meu V-ray o 1.5
      e o Make Fur não está funcionando…rederizo e nada aparece…alguém me ajuda?

      _________________________
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    • #50784


      Participante

      Juliana, Fique atenta as regras do fórum e apresentações.
      Tem como postar imagens sobre seu problema?
      A cena chega a ser renderizada mais o fur não aparece, é isso?
      Abraços.

    • #52230


      Participante

      Mas eu uso essas configurações q tu passo, mas a grama fica mal distribuida? o q eu devo fazer?

    • #52232


      Convidado

      Melhorar a malha onde o Makefur foi aplicado.

    • #52235


      Convidado
    • #52240


      Participante

      Mas como assim melhorar a malha? sendo que é uma cor pura um verde só nada de imagem q eu coloquei na face e o lado da faze tmb esta certo
      flw!

    • #52244


      Convidado
    • #52253


      Participante

      Renan, se você quer ver as divisões, vá em View > Hidden Geometry.
      Bem falando sobre as concentrações dos fios.
      Isso tem a ver com as regulagens do MaxNumber / Face que você definiu.
      O Dencity (Num/m2) é para ajustar os elementos por área. Se tiver áreas maiores vai precisar aumentar a MaxNumber.

    • #56990


      Participante

      Eai,blz pessoal ? Então,eu tô tentando usar as opções rigidez e força pra dar um realismo na grama,mas a grama sempre ficam reta no eixo Z. Tem alguma solução pra esse problema ? Eu já alterei várias vezes a rigidez e os valores das forças nos eixos X e Y,mas nada aconteceu,se alguém puder me dar uma força aí eu ficaria muito agradecido. 🙂

    • #56991


      Participante

      Aí pessoal,tudo blz ? Então eu fiz um campo e apliquei o fur,mas aparentemente na hora de renderizar o pc trava. O que eu faço ? Se alguém puder me ajudar eu vou ficar muito agradecido,comecei essa essa semana no skt + v-ray e tô precisando pegar um ritmo rápido pra garantir uma vaga de emprego. Desde já obrigado a todos,o forum é muito bom,aprendi muita coisa pesquisando aqui.

      _________________________
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    • #65510


      Participante

      Pessoal, td blz?
      ca estou eu revivendo esse topico mega antigo.
      Entao, eu estou pelejando com o gramado da frente de um projeto grande q estou fazendo. ja tentei algumas tecnicas mas o Make Fur parece a melhor solução. porem, qnd eu vou renderizar ou da erro, ou simplesmente nao renderiza ou pior ja apareceu uma mensagem dizendo q estava sem memoria kkkkkkk o pc tem 16mb de memoria mais 2mb da placa de video pedindo arrego!!!
      vcs poderiam me ajudar com esse dilema?
      ja tentei outras tecnicas pra gramado mas ta dificil d+++!
      obrigado a tds!

    • #65513


      Participante

      que renderizador ta usando?

      No VRay acho que a saída é a grama infinita.

      No kerkythea iria de instancing brush.

    • #65518


      Participante

      uso o vray. ja tentei o displacement mas nao sei se o meu arquivo P&B ta ruim soh sei q fica pessimo!

    • #65521


      Participante

      De VRay nao manjo nada.

      Existem bons tópicos aqui discutindo grama infinita (o resultado eh excepcional). Dá uma conferida.

    • #65525


      Participante

      Make fur apenas para pequenas areas meu caro, utilize a grama infinita é a melhor opção no seu caso.

    • #65547


      Participante

      Pessoal, fui fazer o tutorial da grama infinita q tem no youtube e nao funcionou =/ acho q eh pq minha versao do vray eh a 1.49
      acho q vou desistir da grama pq ta mt dificil de eu conseguir alguma coisa =///

    • #65553


      Participante

      Aqui no forum ja discutiram (nao faz muito tempo) a infinita no 1.49. Repito: dá uma procurada.

      Vai valer a pena!

    • #65559


      Participante

      antes de comentar neste post antigo eu procurei por “grama” “grama infinita” e não achei o que procurava por isso que eu comentei nesse post

      vou tentar de alguma outra forma obrigado

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