Plugins – Ruby (API)

Pluguin para importar arquivo OBJ no SU

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    7874 Views Posts
    • #119207


      Participante

      Olá pessoal, gostaria de saber se existe algum pluguin free para importar arquivos do maya/3dsmax geralmente no formato OJB para o SU. (Quero abrir este tipo de arquivo direto no Sketchup). Agradeço desde já!

      • Este tópico foi modificado 5 anos, 7 meses atrás por Tiago Dutra.
    • #119226


      Mestre
    • #119357


      Participante

      Obrigado @danielreple valeu pelas dicas!!!

    • #120061


      Participante

      Olá @tibobs!

      Existe o plugin Import OBJ with materials.

      Lembrando que o SketchUp só abre arquivos SKP, outros tipos de extensões são importados.

      Você pode baixar através do link http://sketchucation.com/forums/viewtopic.php?f=323&t=20584 ou através do SketchUcation Plugin Store.

    • #120069


      Participante

      Oi @meireles consegui baixar o arquivo em rbz, mas, ele não é executável. O meu Sketchup é o 2015, tentei por este arquivo na pasta (ifcpluguin) na pasta do SU porém não funcionou. Por acaso vc sabe como instala o faz pra este pluguin funcionar??? Obrigado por tudo!!!!

       

    • #120070


      Participante

      Boa noite @tibobs. Antes de tudo, retire o arquivo da pasta ifcplugin.

      Deu errado porque os arquivos.RBZ são arquivos compactados e devem ser instalados usando o atalho

      Window > Preferences > Extensions > Install Extension…

      Janela > Preferências > Extensões > Instalar Extensões…

      Caso queira uma segunda alternativa, renomeie o arquivo.rbz para arquivo.zip, descompacte ele e cole no caminho “C:\Users\SEU USUÁRIO\AppData\Roaming\SketchUp\SketchUp 2015\SketchUp\Plugins” , sendo que SEU USUÁRIO é o nome do usuário com o login ativo.

    • #120072


      Participante

      @meireles Obrigado novamente…!

      Eu não tenho a pasta pluguins…

      Sem título-2

      Este caminho q vc ensinou: window/preferences… eu vou aonde para fazer este procedimento?

    • #120074


      Participante

      Ahhhhh burrice a minha…… kkkkk

      Entendi é no SU

      Obrigado! Acabei de instalar.

      Vou testar importar um objeto agora…

    • #120075


      Participante

      Veja novamente o caminho que coloquei.

      “C:\Users\SEU USUÁRIO\AppData\Roaming\SketchUp\SketchUp 2015\SketchUp\Plugins”

      Não é nesta pasta que você está atualmente.

      A opção Window > preferences você encontrará no próprio SketchUp. São atalhos do menu do programa.

      😀

    • #120076


      Participante

      kkkkk

    • #120077


      Participante

      Decepção  @meireles não sei se é meu pc ou se é o SU mas objetos com muitos polignos ele não abre. Outro arquivo um copo ele abriu meio quadradão. Que pena…

    • #120080


      Participante

      A caneca acabei de descobrir que ela esta meio assim mesmo meu primo aplicou um efeito no maya (smooth) ae arredondou. Ele me mandou o arquivo alterado e abriu no SU direitinho12914730_1028798717206195_106926748_o

      12903847_990821264372768_1516340755_o

    • #120086


      Mestre

      @tibobs, tem um plugin para SketchUp novo, que faz exatamente isso que primo fez no Maya, só que é pago.

      Olha aí – https://extensions.sketchup.com/pt-BR/content/subd

      Outra coisa, as faces aí do bloco ficaram uma boa parte com Backfaces. Recomendo que baixe o FredoTools, que tem uma ferramenta pra corrigir isso, o ReverseOrientFaces.

    • #120110


      Participante

      @tibobs, você pode corrigir as faces como @danielreple orientou.

      Nas próximas vezes, peça pra seu primo verificar as normais do modelo (Autodesk Maya). Todas as linhas verdes devem apontar para fora.

      Se o plugin demorar muito ou não abrir arquivos complexos, você pode pedir que seu primo exporte os objetos no formato Collada – DAE.

      Existe também a opção de converter os arquivos OBJ para DAE usando o conversor da Autodesk. Só que é um pouco mais trabalhoso porque primeiro você vai ter que converter de OBJ —> FBX e depois de FBX —> DAE no mesmo programa.

      Esse é o link do conversor: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/item?siteID=123112&id=22694909

    • #120166


      Participante

      Obrigado @meireles e @danielreple pelas dicas!

    • #159554


      Participante

      @meireles e @tibobs eu não estou conseguindo baixar esse pluguin Import OBJ with materials.

      Será que um de vocês poderia me explicar como que eu faço pra baixar pois não estou achando o lugar onde fazer dowload.

    • #159560


      Mestre

      @thaisteles, pra baixar o plugin vc tem que se cadastrar no SketchUcation:

      https://sketchucation.com/component/users/?view=registration&plan=4

Visualizando 16 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.