Plugins – Ruby (API)

Script que gere lista de objetos na cena, e custo total

• Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos atrás por Anônimo.
Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    894 Views Posts

Convidado

Dai pessoal, tudo bem?

Eu estava no orkut discutindo um assunto numa comunidade, onde estava defendendo o uso do sketchup por ser um software mais poderoso do que o software em uso pela maioria da comunidade. Então um usuário fez um questionamente muito interessante. É esse:

“Alex, não sei se você acompanha a comunidade a algum tempo mas aqui temos a tendência de entrar em discussões, ofensas mutuas, briguinhas e coisas do gênero, mas acredito que não será este o caso.
      Como vi que você gosta bastante de 3d e também ao que parece e uma pessoa coerente, vou te propor uma pequena tarefa. Aceite se achar conveniente.
      Pois bem aquela cozinha que você mostrou tem um render excelente mas nos projetistas aqui da comunidade não vivemos apenas dos renders precisamos de outros detalhes inerentes ao projeto como listagem de pecas, relação de ferragens e planificação para corte. Se possível posta ai pra galera dar uma olhada estes itens referentes aquela cozinha, e posta também quanto tempo levou para conseguir estas informações.
      Pode ter certeza que com estas informações eu serei o primeiro a fortalecer a idéia do sketchup. Não precisa nem colocar orçamento não. Basta apenas estes itens.
      Estamos esperando.”

Minha resposta foi essa:

“Interessante, nunca tinha pensado nesse detalhe na questão de quantificadores. Eu vou ter que pensar em como resolver esse problema. Eu já vi uns scripts que adcionam funcionalidades ao programa, e um deles você atribui um valor por metro quadrado de material e depois perguntando ao programa, ele diz quanto custará todo objeto. Imagino que deva ter outros scripts que resolvam tua questão. Mas realmente interessante teu questionamento, quem sabe assim acabo encontrando soluções para problema que ainda não tenho!!!”

Então, uma das coisas que o usuário pede é um meio de criarmos uma lista de objetos que serão usados na cena. Imagino se tratar de algo muito simples, alguém sabe de algo que resolva a questão?

Participante

Este pessoal te colocou contra a parede para te dizer que não concordam que o Sketchup seja O programa.
      Na verdade cada software atende um objetivo, e este não é o caso do Sketchup e desconheço algum plugin que faça isso, da forma colocada.
      O Promob e o Design Max, por exemplo, são programas voltados à empresas de móveis modulados e tem recursos de corte, quantitativo, organização de peças e custo, por que são voltados para este segmento. Com certeza não é o caso do Sketchup.

Convidado

Descobri. Tem um script sim.

Se chama “CutListAndMaterials33.zip”

Está nessa página.
      http://www.crai.archi.fr/RubyLibraryDepot/Ruby/em_arc_page.htm

Ele gera um arquivo do Excell. Meio complicado de ler a principio, mas fornece muitas informações interessantes. É um arquivo csv, se editor no bloco de notas antes de abrir no Excell, teclando control h e substituindo todas as virgulas por ponto e virgula, e salvando depois, o excell abre com os campos separados. O script considere grupos de objetos que estão na hierarquia mais baixa. Eu gostei muito.

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.