Pós-produção

Dica Photoshop – Remoção de ruído através do Camera RAW

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  dudinha-sc 6 anos, 7 meses atrás.

• Autor
     |  146 Views Posts

Salve!

O ruído (tb conhecido como noise, granulação, sujeira) aterroriza muita gente. Ele é mais visível em fotos ou imagens com baixa iluminação, e qdo se usa ISOs altos. Ha muitos programas que tentam eliminar o ruído como o NoiseWare e Neat Image entre outros, mas o Camera RAW do Photoshop é a melhor opção para esse trabalho, mesmo em imagens JPEG.

Esta é a imagem original que iremos tratar (na verdade recortei a parte com maior qtdade de ruído, para destacar o problema). Note toda granulação na parede.

Ao trabalho!

No PS, va em File > Browse in Bridge.

No Bridge, localize a imagem a ser tratada, clique com o botão direito em cima dela e escolha Open in Camera Raw.

Na nova janela observe os detalhes:

1-Clique na aba Detail.
    2-O deslizante Luminance é usado para remover o ruído de Luminance (pontos escuros).
    3-O deslizante Color remove ruído de cor.
    4-O delizante Detail ajuda a manter os contornos nítidos.
    5-A cada ajuste que vc fizer o resultado será mostrado em tempo real, qdo achar que esta ok, clique em Open Image para importar a imagem para o Photoshop.

Faça outros ajustes na imagem se quiser, aí é só salvar.

Vejam o antes e depois:

Da pra salvar muitas imagens que pareciam perdidas por causa do ruído forte.

É isso aí galerinha, espero que gostem.

abraços

Muito boa dica vou usar muito isto com o twilight render!!
    vlw parceiro pela dica!!

Beleza de dica…

Muito boa dica.

Mtoo boa dica !! VAleu

infelizmente nao sei se é a versao do ps mas no meu nao achei a opção ” open in camera raw” meu ps é o cs5

se alguem souber valeu

Coutinho, creio que o camera RAW exista apenas no Photoshop CS5 Extended!

Confirme qual é a sua versão no menu Help > About Photoshop…

Outra coisa, o Camera RAW é meio que um programa a parte, do pacote da ADOBE. Será que na hora de instalar o CS5, vc não demarcou e deixou de fora o Camera RAW?

bom o meu ps é o extended tb mas vou ver se nao deixei desmarcado na hora de instalar valeu roger!

Parabéns pela dica Roger, é muito boa.

Quem não está conseguindo achar o Camera Raw, eu indico o LightRoom, tem as mesmas opções, e até algumas a mais…

http://www.adobe.com/br/products/photoshop/cameraraw.html

Ola a todos,

se me permitem dar um pitaco, rs rs

bom, o que vejo na imagem são artefatos de jpg, os famosos pixels da compressão. não é noise, ou como se cham em portugues ruido.

são artefatos , criados pelo fato da imagem ser salva em jpg, com compressão, isso faz com que alguns pixels de sua construção sejam jogados fora, as consequencias são drasticas, a cada vez salvo uma imagem me jpg, mais pixeis são descartados, consequentemente sua qualidade vai para o beleleu.

o metodo utilizado aqui, não é de todo ruim, mais não é nunca usado no ramo profissional de imagens publicitarias. reparem nas duas imagens, mais uma vez, a remoção do problema causou outro, que foi a perda de detalhes em varias partes.

ao contrario do que devem pensar, o ruido, hoje ele é adcionado em todas as imagens, e funciona como um grão fotografico, ajudando a tirar imperfeiçoes de jpgs, e moires de degrades, acreditem eu uso em todas as imagens, mais é um grão artistico criado por mim, não o efeito noise do photoshop.

no caso de imagens como esta com muito artefatos, eu adcionaria grão, com certeza.

e a dica acima do thi , sobre o LightRoom é 100%, é o camera raw do photoshop com muito mais recursos, uso ele ou o “Capture ONe”, o camera Raw do photoshop é muito fraquinho.

mais a dica do Roger ta valendo, desde que vc se atente para não piorar a imagem e perder muitos detalhes.

abs

Carlos

ps. esqueci de dizer o RAW tem em todos os photoshops sim.

Olá,

Aqui no site http://www.juliosene.com/tutorial-lightroom-3.html
    Tem umas dicas interessantes com tutoriais para aqueles que tem algum tipo de duvida e um Tutorial Básico de Lightroom 3.

Abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.