Pós-produção
Dica Photoshop – Remoção de ruído através do Camera RAW
- Este tópico contém 11 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 9 meses atrás por
dudinha-sc.
-
Autor982 Views Posts
-
-
19/02/2011 às 03:20 #30507
Salve!
O ruído (tb conhecido como noise, granulação, sujeira) aterroriza muita gente. Ele é mais visível em fotos ou imagens com baixa iluminação, e qdo se usa ISOs altos. Ha muitos programas que tentam eliminar o ruído como o NoiseWare e Neat Image entre outros, mas o Camera RAW do Photoshop é a melhor opção para esse trabalho, mesmo em imagens JPEG.
Esta é a imagem original que iremos tratar (na verdade recortei a parte com maior qtdade de ruído, para destacar o problema). Note toda granulação na parede.
Ao trabalho!
No PS, va em File > Browse in Bridge.
No Bridge, localize a imagem a ser tratada, clique com o botão direito em cima dela e escolha Open in Camera Raw.
Na nova janela observe os detalhes:
1-Clique na aba Detail.
2-O deslizante Luminance é usado para remover o ruído de Luminance (pontos escuros).
3-O deslizante Color remove ruído de cor.
4-O delizante Detail ajuda a manter os contornos nítidos.
5-A cada ajuste que vc fizer o resultado será mostrado em tempo real, qdo achar que esta ok, clique em Open Image para importar a imagem para o Photoshop.
Faça outros ajustes na imagem se quiser, aí é só salvar.
Vejam o antes e depois:
Da pra salvar muitas imagens que pareciam perdidas por causa do ruído forte.
É isso aí galerinha, espero que gostem.
abraços
Quem Curtiu?
Seja o primeiro a curtir!
-
19/02/2011 às 03:26 #30508
Muito boa dica vou usar muito isto com o twilight render!!
vlw parceiro pela dica!!Quem Curtiu?
-
19/02/2011 às 13:47 #30521
Quem Curtiu?
-
20/02/2011 às 12:53 #30565
Quem Curtiu?
-
20/02/2011 às 17:44 #30575
Quem Curtiu?
-
20/02/2011 às 18:05 #30576
infelizmente nao sei se é a versao do ps mas no meu nao achei a opção ” open in camera raw” meu ps é o cs5
se alguem souber valeu
Quem Curtiu?
-
20/02/2011 às 19:08 #30578
Coutinho, creio que o camera RAW exista apenas no Photoshop CS5 Extended!
Confirme qual é a sua versão no menu Help > About Photoshop…
Outra coisa, o Camera RAW é meio que um programa a parte, do pacote da ADOBE. Será que na hora de instalar o CS5, vc não demarcou e deixou de fora o Camera RAW?
Quem Curtiu?
-
20/02/2011 às 19:15 #30579
bom o meu ps é o extended tb mas vou ver se nao deixei desmarcado na hora de instalar valeu roger!
Quem Curtiu?
-
21/02/2011 às 12:13 #30598
Quem Curtiu?
-
21/02/2011 às 12:33 #30599
Quem não está conseguindo achar o Camera Raw, eu indico o LightRoom, tem as mesmas opções, e até algumas a mais…
Quem Curtiu?
-
29/09/2011 às 20:44 #41272
Ola a todos,
se me permitem dar um pitaco, rs rs
bom, o que vejo na imagem são artefatos de jpg, os famosos pixels da compressão. não é noise, ou como se cham em portugues ruido.
são artefatos , criados pelo fato da imagem ser salva em jpg, com compressão, isso faz com que alguns pixels de sua construção sejam jogados fora, as consequencias são drasticas, a cada vez salvo uma imagem me jpg, mais pixeis são descartados, consequentemente sua qualidade vai para o beleleu.
o metodo utilizado aqui, não é de todo ruim, mais não é nunca usado no ramo profissional de imagens publicitarias. reparem nas duas imagens, mais uma vez, a remoção do problema causou outro, que foi a perda de detalhes em varias partes.
ao contrario do que devem pensar, o ruido, hoje ele é adcionado em todas as imagens, e funciona como um grão fotografico, ajudando a tirar imperfeiçoes de jpgs, e moires de degrades, acreditem eu uso em todas as imagens, mais é um grão artistico criado por mim, não o efeito noise do photoshop.
no caso de imagens como esta com muito artefatos, eu adcionaria grão, com certeza.
e a dica acima do thi , sobre o LightRoom é 100%, é o camera raw do photoshop com muito mais recursos, uso ele ou o “Capture ONe”, o camera Raw do photoshop é muito fraquinho.
mais a dica do Roger ta valendo, desde que vc se atente para não piorar a imagem e perder muitos detalhes.
abs
Carlos
ps. esqueci de dizer o RAW tem em todos os photoshops sim.
Quem Curtiu?
-
30/09/2011 às 00:58 #41275
Olá,
Aqui no site http://www.juliosene.com/tutorial-lightroom-3.html
Tem umas dicas interessantes com tutoriais para aqueles que tem algum tipo de duvida e um Tutorial Básico de Lightroom 3.Abraços
Quem Curtiu?
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Quem Curtiu?