Projetos concluídos

Iniciante sketchup+vray. Primeiro projeto!

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Andeciuala 8 anos, 1 mês atrás.

• Autor
     |  575 Views Posts

Olá a todos da comunidade!
    Sou novo aqui, e novo também no sketchup e no vray
    faço faculdade de arquitetura, e comecei a usar o sketchup no semestre 01 de 2010…para modelar a escola que estava projetando. O resultado ficou bom, os professores gostaram, mas nao sabia usar render ainda.

http://img155.imageshack.us/img155/1049/3dvoante1.jpg

http://img833.imageshack.us/img833/1043/persp4.jpg

http://img189.imageshack.us/img189/6803/persp10.jpg

foi meu primeiro projeto no sketchup
    aprendi na marra pra nao precisar fazer perspectivas a mão ahuahus 🙂

a exatas 3 semanas comecei a trabalhar, e o chefe pediu pra eu fazer um 3d de uma casinha pra ele apresentar pra dona aprovar, fiz rapido e basicão no sketchup, e gerei 2d”s direto dele, mesmo esquema dos da escola!

depois tive uma casa maior, e o 3d tinha que ser melhor ahuahus
    pesquisei sobre o vray semana passada então, baixei, fiquei 1 dia renderizando na tentativa e erro, no outro dia com mais tempo sentei das 17:00 às 23:00 lendo e assistindo tutoriais, tanto aqui no fórum como no youtube! como era as pressas o serviço, nao acabou exatamente como eu queria, mas gostaria da opinião de vocês entededores e aspirantes, no que posso melhorar, dicas, críticas, etc!!!! tudo é bem vindo, só não vale xingar ahuahuuhae, lembrem que foi meu primeiríssimo render!!!!! até que gostei do resultado final.

http://img831.imageshack.us/img831/3615/eduardoimprimir00.jpg

http://img338.imageshack.us/img338/8303/eduardoimprimir01.jpg

http://img52.imageshack.us/img52/7862/eduardoimprimir02.jpg

http://img697.imageshack.us/img697/2913/eduardoimprimir03.jpg

http://img687.imageshack.us/img687/9586/eduardoimprimir04.jpg

algumas coisas que quero aprender a fazer pra próxima casa, que já comecei a modelar:

1- como eu não faço o interior, mas as casas tem bastante vidro, como deixar o vidro refletindo BASTANTE mas com pouca visibilidade através dele? pois em fotos aéreas tudo bem, ele reflete o chão, mas em fotos de frente aparece dentro e nao fica muito legal por não estar detalhado o interior. eu tentei mais de 15 combinaçoes no chute e etc ahuauhs e nenhuma me satisfez muito, as melhores foram as que escolhi aí nessas fotos acima. refletem bastante, mas deixam passar muito ainda! ;/

2- agua da piscina espelhada e realista….essa eu fiz pq era a unica que sabia fazer……mas como criar “ondulações” e fazer ela refletir bastante? li que era algo chamado SANDBOX, confere? é essa ferramenta mesmo? não quero começar do jeito mais difícil ou errado!

3- como podem ver, o fundo eu escolhi uma imagem qualquer de céu, mas ela fica com resoulaçao ruim, mesmo sendo uma imagem de 2000×1200….pois não sabia qual das várias opções escolher ao por ela como background

4- pra fazer uma imagem refletir nos vidros….como, por exemplo, uma foto do outro lado da rua, tenho que criar um plano a 90 graus e “pintar” ele com a foto? e “calcular” onde vai refletir e posicionar esse plano pra ele refletir certo…ou tem como fazer isso automatico? tipo, selecionar uma imagem pra ela refletir nos vidros?

5- configurações eu não mexi, tem alguma mais ideal pras cenas acima? eu simplesmente aciono a do sketchup, posiciono como quero, e mando renderizar!

6- telhas tri-dimensionais! mas isso só quando eu tiver mais folga pq parecia complicado 😛 vi de relance alguns tutoriais

se eu lembrar de algo mais eu comento
    e vou descobrindo aos poucos! quem tiver tutoriais e etc às minhas dúvidas, agradeço muito, pois meu tempo é sempre curto, estudo conforme consigo, e acho que pra 1 dia sentado na frente do render o resultado ficou legal!!!!

espero que gostem, critiquem à vontade, com respeito =D
    abraço a todos!

Preencha seu cadastro com o s ítens solicitados
    Veja em tutoriais , como colocar as imagens no fórum
    Obrigado

Cara, muito legal a modelagem da escola em. O render tambem, para quem começou a pouquissimo tempo, ta bem bom.

1- Ja que você não quer que apareça o interior e nada de dentro da casa, então adicione, somente, um layer de Reflexão, coloque como desejar os parametros, e no Diffuse coloque pouca, mas pouquissima coisa (se quiser deixe como está) transparecia;

2- Vá em Maps do material da agua (no Material Editor do Vray) e habilite o Displacement, clique no “m” e selecione para Noise. Aumente o Size para 10 e começe os testes, se quiser maior acrescente mais no Size, se menor, o inverso;

3- Para Background, o melhor é colocar pelo Photoshop, mas tambem há a possibilidade de colocar a imagem em um Plano no Sketchup. Pelo Background do Vray é mais dificil de acertar o posicionamento e o modo;

4- Faça um plano, aplique a imagem nesse plano (importante, aplique como Textura), coloque o plano de contrario ao vidro e atras da camera. O melhor é fazer um plano curvado e aplicar a imagem;

5- Opções, isso requer MUITO estudo, para entender cada coisa faz e depois setar de forma correta. Não acredite em Formulas Magicas, pois isso no mundo da CG não existe, é TUDO a base de testes, erros, acertos, erros, mais erros, mais acertos e só alegria depois… hehe

6- Telhas modeladas, e bem modeladas, pesam o arquivo e a renderização, mas o resultado é muuuito bom e melhor tambem. Mas você tem a opção de fazer telhas com Displacement.

Abraços, e continue estudando em, para um dia você chegar e/ou ultrapassar o nivel do Andeciuala, Poliszuk, Danilo Paiva, Bergiliano, Nandim, ETC.. Sitei, somente, os Monsters do Vray, mas não esqueçamos do Padão, Mauricio Camargo…

obrigado pelos comentários e por toda a ajuda!!!
    difícil ver uma comunidade que se empenhe tanto nas respostas como essa aqui, me surpreendo!

sobre o item cinco, configs, é a pura verdade, testei dezenas já auhauhuahs

mas o que eu esqueci de escrever é que a pergunta se referia principalmente a iluminação! pois não sei exatamente como funciona a iluminação do vray, pois eu, como disse, uso a do SU e deu >.<

continuarei me empenhando e assim que acabar essa outra casa nesse sábado, que é o prazo, eu posto. Não vai ter muuuita diferença dessa, afinal estou tendo 2 dias pra fazer ela inteira, não vou poder estudar muito, mas pra próooxima acho q jah melhoro um bocado xD

abraço!!

Iluminações do Vray são: Omnis Lights, Rectangular Lights, Default Light, GI Skylight (pode ser por HDRI, Sky, cor…). No caso do novo Vray, IES e Spots.

Sempre que for usar o Sky, coloque uma Physical Camera, pois ele regula corretamente a exposição de Luz do sol, mas você tambem pode diminuir a intensidade do Sol.

Aqui tem um Tutorial da ASGvis que eu postei, que mostra as luzes do Vray.

Você pode baixar o manual do Vray e ler, pois ele ajuda um bocado tambem. Ou você tambem pode comprar o Curso do Andeciuala.

Abraços

Cara, imagens bem legais para seus primeiros trabalhos hein..
    Parabens..

Segue as dicas do marlonn que não tem erro..

Parabéns Marcelo suas modelagens estão boas, realmente só está faltando melhorar no render, mas é assim mesmo, todo começo é difícil!!! Porém quando aprendemos valorizamos mais ainda.

O que eu posso te dizer é siga os conselhos do Marlonnz, aí acima, pesquise aqui no forum tutoriais e como o seu maior problema é a renderização no Vray eu te aconcelharia é fazer o curso do nosso colega aqui do forum Andeciuala. O curso dele clareia bem a mente em relação ao Vray, vale o investimento. Eu fiz e não me arrependo.

Segue o link abaixo.

Nobre Cursos

Ah! Também treine, treine até a exautão!!! Só assim nos aprimoramos mais. Claro que não te prejudicando.

Assis II

OBS: Deculpem se fiz propaganda, mas creio que seja o melhor caminho para ele.

vou seguir as dicas de vocês sim nesse projeto de agora!
    e assim que tiver os renders eu posto aqui pra ver o que acharam

mas sobre o curso, me interessei bastante
    agora, nao achei o site muito claro…

no pacote de dias ilimitado por 600,00 e alguma coisa
    quantas aulas são? quantos minutos cada? eh um video no VIMEO? o.O
    as aulas nao estão lah de graça no caso? o.o

sei lá não entendi muito bem
    vale a pena pegar o ilimitado? ou o de 365 dias?

alguém que já fez pode me informar o que achou?

abraço!

Olá Marcelo, como te falei eu fiz o curso, a didática do Andeciuala é muito boa. Agora te falo, esse curso é para quem já sabe modelar no SU, pois é só VRay. Em relação aos pacotes depende do teu grau de aprendizado, se você pega facilmente as coisas pegue o menor pacote, sei lá!!! Converse co Andeciuala ele te explicará melhor.

No You Tobe também tem muito tutorial.

Assis II

Marcelo, O curso é completo, e ensina tudo, então quantos vídeos e qual o tamanho de cada um não importa. Os vídeos estão hospedados no vimeo, mas não é possível assistí-los de graça.
    Os planos apenas determinam o tempo de acesso e não o conteúdo que é o mesmo para todos.
    Ilimitado você terá acesso pra sempre, inclusive se eu fizer uma atualização ( que vou fazer em breve para a versão mais nova do vray) terá acesso de graça. Poderá assistir novamente quantas vezes quiser os vídeos.

Você deve fazer login para responder a este tópico.