Projetos concluídos

Projeto do Concurso "Arquitectura.pt – Espaços Habitáveis"

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    574 Views Posts

Participante

Colegas,
      Faz tempo que não posto nada aqui no Forum, mais segue abaixo um dos últimos trabalhos que fiz, este foi para participar de um concurso de um Fórum de Arquitetura de Portugal, onde a meta era de criar um espaço habitável com área máxima de 27m3.

Espero comentários, e brevemente estarei enviando as demais pranchas.

Abraços
      ERJKILLER-2007 😉

Convidado

oissss achei o máximo o teu trabalho… é algo do tipo desmontável??? estou fazendo um projeto desmontavel e gostaria de trocar informacões….
      Ana 🙂

Convidado

Primeiramente queria lhe parabenizar pela maravilhosa proposta para o concurso ficou muito bacana, depois gostaria de saber quais as ferramentas do Sketchup vc utilizou para modelar a esfera da residencial (mostrou para uns amigos e estavamos tentando descobrir como vc fez esta modelagem).

Abraços,

Alexandre

Participante

ER, eu tambem acho muito legal sua proposta, parabens.
      Seria bom vc postar outras imagens.

Ate +

Participante

Obrigado Amigos pelos comentários,

Olá charevir56, estou providenciando outras imagens para postar aqui no grupo em breve.

Ana, a proposta não é para ser desmontável, entretanto nada impede de que a casa seja desmontada e transportada para outro local, pois ela é construida por uma estrutura modular que se repete 22 vezes!!

Xande, antes de iniciar a modelagem, vou ser sincero, eu tive que pensar como eu poderia fazer de modo que fosse rápido e ao mesmo tempo que apresentasse um resultado satisfatório, então resolvi criar módulos que chamo de “gomo” como em uma laranja. Estes se repetem 22 vezes formando a esfera completa.
      tive que modelar cada parte do “gomo” separadamente, unir todas, e depois replicá-lo conseguindo a esfera que é o resultado final.
      O mobiliário também foi desenvolvido única e exclusivamente para a ES, tendo em vista que não existem móveis prontos para este tipo de residência… salvo itens como o fogão de mesa, a cuba da cozinha, as louças do banheiro e as torneiras, todo o restante foi pensado para oferecer com o menor espaço o maior conforto possível não comprometendo a circulação dentro da casa.

Vou postar as demais pranchas aqui assim vocês terão ideia de como foi pensado o projeto como um todo.

Ahh Ana se quiser tecer comentários inclusive sobre o seu trabalho, abra um tópico para todos conversarmos sobre ele!!

Abraços a todos e agradeço mais uma vez os comentários!!
      ERJKILLER-2007 😉

Participante

Esqueci das pranchas…
      Segue abaixo!!

Prancha_01

Prancha_02

Prancha_03

Prancha_04

A quinta prancha na verdade foi a primeira que apresentei!!

Abraços
      ERJKILLER-2007 😉

Participante

E ai ERJKILLER
      Como diz teu nick, matou. Desculpe o torcadilho.
      Mas ta muito interessante esta tua idéia desta moradia em forma de esfera, bem resolvida, foi um estudo e tanto, gostei muito da proposta. Meus parabéns.
      A muitos anos eu vi em São Paulo um projeto de uma casa em forma de esfera construida em cima de uma base, que deixava ela no alto, bem intressante.
      Mais uma vez, meus parabéns.
      abraços
      arqpadao

Participante

ERJKILLER, obrigado por mostrar todas as imagens do seu projeto, estao legal demais.
      Como diz o arqpadao, eu comprei a revista casa&jardims dos finais dos 70″s na qual mostra a casa de um arquiteto de Sao Paulo em forma de esfera.
      Obrigado novamente por permitir curtir seu projeto.

Ate +

Convidado

ERJKILLER! Obrigada pela resposta e em relação o meu trabalho é uma proposta de mobiliário destinado a orla, sendo que todos os itens…. quiosque, guarita, banco, paradouro, sanitario, ducha etc serão desmontáveis…. já que as orlas daqui do sul sao utilizadas somente em períodos de alta temporada… novembro a março… após este todo o equipamente será desmontado deixando o meio ambiente livre.

Participante

Obrigado amigos mais uma vez pelos elogios…
      Amigos arqpadao e charevir56, a escolha da forma esférica para apresentação desta proposta, não tem ligação com a “casa bola” de Eduardo Longo, mesmo porque só fiquei conhecendo o projeto dele depois de ter feito o meu.. A base foi mesmo o tamanho da face da esfera que fica exposto às luzes solares aumentando a capacidade de captação de energia limpa!
      Eduardo Longo é um arquiteto como disseram das antigas e naquela época desenvolveu uma casa denominada “casa bola” conforme pode ser observado no site ARCOWeb, no seguinte endereço: http://arcoweb.com.br/memoria/memoria24.asp.
      Anos mais tarde ele faz outra casa com o mesmo princípio.
      Comparar os 2 projetos não é ideal, pois cada um tem um propósito diferente apesar da mesma função e formato!

Ana, você já tem algo do seu projeto para podermos analisar??
      O conceito que está utilizando de “meio ambiente livre” é interessante e você pode tirar partido disso no desenvolvimento do mobiliário, observando as edificações da orla das praias e desenvolver algo que se integre à esta atual paisagem, ou seja, o mobiliário estará lá com a sua devida função entretanto não se sobressai perante as edificações lá existentes!!

Abraços
      ERJKILLER-2007 😉

Convidado

olá!

estou fazendo um projecto de um quiosque (de jornais, revistas, tabaco) que se insere muito nessa ideia de desmontavel e modular. gostava de dar uma olhadela pelos vossos trabalhos mas estou com um probleminha… n consigo ver os vossos anexos aqui no forum!!

se me pudessem ajudar…

cumprimentos

Participante

Também não consegui ver as imagens, fiquei curiosíssima.

Antes que me perguntem, não tenho paretesco com o arquiteto citado neste tópico (Eduardo Longo) mas conheço o seu trabalho, sempre muito intrigante e inovador.

Participante

Não sei se tem alguma coisa relacionada mas esse tópico foi de 31/07/2007 talvez o endereço onde esteja a foto já tenha sido desatualizado liselongo, não sei é uma hipótese

Participante

pois é, , nao conhecia esse topico e fiquei curiosão !!

Visualizando 13 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.