Projetos concluídos

Puzzle 3D – Bob Esponja

Este tópico contém respostas, possui 9 vozes e foi atualizado pela última vez por  agntx21 1 ano atrás.

• Autor
     |  1794 Views Posts

Salve!

Mais um Puzzle 3D para corte a Laser ou router CNC.

Neste modelo fiz algumas experiências com o render que não deram muito certo… mas como o objetivo não é o render e sim o modelo seguem as imagens tal como ficaram.

Modelo Real cortado.

Que maravilha!!!

Conheci o Bob Esponja um certo dia quando estive internado com o problema de saúde e uns amigos gozões me levaram um balão a hélio do Bob Esponja….!!!

Na altura eu era um cara com 32 anos numa cama de hospital tendo por companhia um balão do Bob Esponja (nem eu sabia quem era o Bob Esponja)……toda a enfermeira gozava comigo e com a situação….:-) ainda hoje guardo esse balão….. 🙂

Parabéns belo trabalho de modelagem e de protótipo também. Fiquei curioso sobre o protótipo. Você poderia explicar todo o processo de confecção do protótipo? Você mesmo quem faz? Que tipo de máquina?

Salve!

Vou tentar descrever o processo de forma simples…

Acredito que a grande maioria dos usuários de sketchup sejam mesmo da área de arquitetura então tomemos um exemplo na área…

Imagine que vc quer produzir um modelo em escala de uma casa (maquete). Bastaria criar o modelo 3D no Sketchup já na escala correta e dimensionado conforme o material a ser cortado.

Feito isso a segunda etapa seria dispor todas as peças do modelo no plano da cena para em seguida exportar o desenho plano 2D de todas as peças em PDF ou DXF.

O arquivo 2D seria então aberto num aplicativo CAM que por sua vez transformaria os traçados (percursos) do desenho num conjunto de coordenadas numéricas correspondentes aos eixos X, Y e Z de uma máquina de corte CNC (controle numérico computadorizado) que a grosso modo funciona como uma impressora onde no lugar de uma cabeça de impressão vai uma ferramenta de corte rotativa.

Fresadoras CNC estão se tornando cada vez mais populares e o custo está cada vez mais acessível.

É possível hoje em dia construir uma CNC em casa usando materiais alternativos de baixo custo como MDF e alumínio.

O BUBOLZ ! Muito tri ess teu trampo cara!

Uma pergunta

Maquete fisica de casa tu não faz!
    quero fazer a minha maquete semestre que vem

sera q rolo !

Abração

Entendido, parabéns pelo trabalho. Mas imagino que pra fazer esse trabalho usando um modelo arquitetônico (casa) seria bem mais complexos.

Mano, seus trabalhos são de primeirissíma…gostei mesmo. E estás correto sobre a CNC ( meu sonho de consumo ) rs.

Salve Eribeto!

Sim… poderia ficar mais complexo que este modelo do Bob Esponja, mas não muito, pois é muito mais fácil fazer esse tipo de trabalho com objetos de geometria simples como uma casa.

Veja o meu outro post com o Batmóvel… o modelo ficou com 162 peças, uma casa até poderá ter mais peças que isso mas a maioria das peças seriam retângulos simples.

Incrível!!!
    Só isso que tenho a dizer, ótimo trabalho cara, impecável!

Salve Zeka!

No momento não dá pra mim fazer mas se quiser posso te indicar alguem que pode fazer isso pra vc… dai entre em contato em PVT.

Blz Broder !

Vo precisar para o semestre q vem!
    Dai se falamo !

Abração

colegas
    Estou interessado nesta solução para maquete física bem simplória plotada em papel mesmo, simples e rasteiro.
    Preciso desta maquete para um comparativo de rampa e escada em escala 1:20, para leigos entenderem…
    Tento “fugir” da penúria do corte das peças na maquete tradicional… Até investigo custo de impressão 3D, pois então, tanta pesquisa e não sei onde vi que o SU (ou plugin/aplicativo?) faz a “mágica” do layout das faces… como esse do colega. Alguém sabe qual é o comando/plugin?

Wow que coisa, gostei muito…coisa nova isso.
    Muitos parabens mesmo

Lindo o Modelo! Parabéns!

Você deve fazer login para responder a este tópico.