Projetos em andamento

Mais uma casa popular

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Duilio Maciel 5 anos, 8 meses atrás.

• Autor
     |  1750 Views Posts

Bom dia!

Este é o andamento de um projeto que estou fazendo. Trata-se de mais uma “casa popular”, a qual tenho a intenção de modelar inteira e a seguir renderizar cenas internas e externas no Kerkythea. As paredes e alguns detalhes como portas, janelas, muros, telhado, telhas e etc estão prontos, faltando ainda muito a detalhar como a vegetação do quintal, escolha de um BG, humanização, etc, etc, etc…

Resolvi começar a detalhar o interior e no momento acho que estou quase acabando a cozinha (como brinco no SU uma vez por semana e olhe lá o trabalho é de formiguina rsrsrs).

Abaixo posto o primeiro render da cozinha para avaliação dos colegas. Como ainda é preliminar, não me preocupei com o nível de ruído (poucos passos no MLT). A intenção é já ir encontrando alguns defeitos pra voltar pra modelagem de fazer as correções. A edição dos materiais ainda tem muito o que melhorar. Como disse, ainda são testes para identificar os defeitos.

Já de cara identifiquei problemas como essa falha da iluminação no topo da geladeira, as manchas do granito da pia muito aparentes, os puxadores do armário de baixo “mordendo” a pia, as taças à direita no armário de cima, que ficaram sem edição de material, os vasos do meio que não me agradaram e o piso, que acho que pode ter mais reflexo (ou quem sabe mudar de cor rs).

Peço ajuda dos colegas em identificar possíveis erros além de críticas e sugestões quanto à composição da cena, humanização, disposição dos elementos, cores…. enfim, qualquer dica que possa fazer esta cena melhor.

Conto com a colaboração e agradeço antecipadamente!

Mais de 60 visitas sem nenhuma resposta …

No mínimo curioso, isso.

Fico sem saber se tá muito bom ou muito ruim.

te acostuma _newbe ! PAOSKSKASOPK
    Mas então , já q vc disse q é teste , espero a final para dar críticas e elogiar ! 😀

Pois é, Tábata. Infelizmente tenho observado isso (acho que não só eu). O curioso é que trabalhos postados posteriormente recebem diversos comentários em questão de minutos, ainda que seja um “simples” parabéns. Fico me perguntando se as pessoas comentam mais porque a qualidade do trabalho tá a 10 anos luz à frente ou porque quem postou é “figurinha marcada”.

Nada contra elogiar simplesmente (eu mesmo não canso de tirar o chapéu pra trabalhos fora de série que aparecem por aqui), mas penso que se o fórum se tornar um local pra exibir trabalhos finalizados e ouvir elogios deve se chamar de qualquer outro nome, não de “fórum”.

Perdoem o “desabafo” de quem “chegou ontem e nem sabe se fica”, mas esse tipo de conduta dos usuários afasta os mais inexperientes e a longo prazo também cansa até mesmo os experientes. A exemplo disso, outros colaboradores, alguns de grande expressão, se afastaram ou diminuíram suas participações neste ambiente. Com isso, perdemos todos nós.

Quanto ao seu apoio, gostaria das dicas antes de terminar… Facilita e muito as correções kkkkkk
    Renderizar por 24 horas e depois ter de mexer não tem muita graça kk

abraço!

Opa _newbe !
    então , eu já nem comento muito por aqui mesmo , pq eu não gosto tipo “Parabéns fulano ” e a imagem do cara ta uma porcaria. E eu não suporto o tipo de gente q mal sabe mexer no sketchup e já quer renderizar , ai posta umas quantas imagens no mesmo tópico e quer que fique dando dica , na verdade nem leu os tutos que estão por ai .Dai já acho q começa erradissimo, pra falar a verdade até hoje eu estou aprendendo a modelar, as vezes rateio tanto q dá odio . hahahahaha
    Na minha opinião, acho q não adianta ficar postando uma imagem por dia, temos que perceber a evolução da pessoa., pois estamos aqui para aprender e não para se exibir .
    Como você disse que muito se afastaram, eu tenho saudade do tempo que o forum sketchup Brasil abria direto no meu browser, era a primeira coisa q eu fazia ao entrar na internet, os caras bons não só de trabalho como de coração se foram aos poucos, eu não sei dizer muito sobre isso, eu também me afastei um pouco ( mas não q eu seja do grupo do bons de trabalho,longe disso ) mas sempre passo por aqui , quando o trabalho é interessante eu comento .

Mas como você quer criticas , darei as minhas :
    – não gostei da geladeira , acho q outro bloco mais modelado;
    – um pouco mais de reflexo no granito ;
    – diminui a luz q ficou estourada ;
    – esse balcão branco , ficou um branco estourado , talvez modelar as portas melhor .
    – talvez escurecer um pouco a madeira no tampo ;
    – que tal dicroicas em cima desse tampo ? acho q ficaria legal
    – um pouco mais de brilho nas pastilhas ? questão de teste mesmo .

pra falar a verdade, esses dias foi o primeiro dia q usei o motor MLT, e realmente muito bom, mas quem sabe se você deixar mais tempo ou usar o motor 6 ? tente talvez funcione .

Espero ter ajudado e desculpe alguma coisa ! 😀
    abraço

Só não dou minha humilde opinião pq não entendo PN de kkt.
    Mas força ai meu brother!Sei como é direitinho o cara chegar todo empolgado com uma imagem que considera boa eou estar precisando de ajuda e não ser feliz na empreitada…mas é assim mesmo.Tome isso como estimulo.As vezes ate me pergunto pq alguns nomes daqui nunca comentaram em um topico meu.Fico pensando que minhas imagens sao tao porcaria que não merecem nem um simples parabens.Mas,e apois?
    Relaxa meu amigo!
    Abraço!

Tábata, sábias palavras …

Com relação às suas dicas, agradeço enormemente.

Quanto à geladeira, particularmente havia me agradado e nunca me preocupei em buscar um bloco melhor. Vou ver isso com certeza!
    Sobre os reflexos e estouros de luz, como disse, não foram alvo de grande preocupação por serem os primeiros testes. Mas as observações são úteis para o render final.

Sobre as portas do balcão não entendi muito bem (tão iguaizinhas as daqui de casa! kkkkkkkk). Talvez o branco estourado tenha atrapalhado sua avaliação. Não sei. Se quiser explicar melhor agradeço.

Sobre as dicróicas em cima do tampo, na verdade pensei naquelas luminárias pendentes. Como o propósito é uma casa popular, não empolguei muito na inserção de itens de decoração ou acabamento mais rebuscados. Vamos ver se consigo algo “simples e elegante” rsrs. Fiquei numa dúvida enorme sobre isso, afinal o Padão mesmo já disse aqui em outra ocasião que “todos gostam de coisa “chique” a questão é que nem todos podem pagar por elas”, ou algo do tipo. Daí fica o dilema: uma casa simples mas bem incrementada ou algo mais simplista porém agradável? rsrs

O MLT é o meu motor preferido. Acho lindíssimas as primeiras imagens geradas por ele e gosto muito do resultado final; o granulado… as cores … a perfeição das luzes e reflexões… Como esse foi um teste, interrompi precocemente, por isso o alto nível de ruído. Quando for fazer o render final vou deixar “cozinhar” bastante 🙂

JavaScript,

Valeu pelas palavras. Você é um dos caras que sempre vejo comentando (talvez tenha entendido que assim se ensina e se aprende).

Abraço!

opa ! 😀
    então aquelas luminarias são da hora ! o/
    sobre as portas do balcão , acho q á um espaço muito pequeno entre as portas , assim parecendo q tá tudo junto e misturado ! oASOASJIOAS
    então aumenta o espaço , que ficará melhor
    mas as gavetas estão só com texturas ?
    coloca uns utensilios em cima da pia .
    e eu sou a favor de na cena , sempre ter uma planta ! OKSPOKASOPKOSAP
    do tipo , eu tiraria aquelas frutas e colocaria um vaso .
    seilá , fica a seu criterio .

abraço

Cara, eu sempre falo a mesma coisa: Abra a janela e deixa a luz do sol entrar aí!!! rsrsr.. dá uma elaborada melhor na cena tb que ajuda muito
    na hora de testar parâmetros de qualquer renderizador.
    Quanto ao lance do pessoal não comentar às vezes isso acontece
    mesmo, não sei porque. Alguns de nós ficam de fora mesmo por falta
    de tempo mas outros se afastaram, e o curioso é que os vemos em outros
    lugares postando suas imagens. Mas cada um é cada um.
    Eu particularmente ainda gosto muito daqui e mesmo não tendo tempo
    de vez em quando dou uma espiada aqui no trabalho da galera. Eu tava
    querendo começar a mexer no vray do max mas to totalmente sem tempo.. é isso aí galera.

Tábata,

Inacreditavelmente eu já havia mexido na cena antes de ver sua postagem e colocado mesmo alguns objetos em cima da pia. Na verdade tirei parte do lanche e levei pra lá, como se o morador tivesse preparado a tijela ali e levado para a bancada. Pra preencher um pouco mais, coloquei um jornal. É isso: o cidadão preparou o lanche na pia e foi degustar na bancada lendo o jornal kkkkkk.

Coloquei também um relógio pra preencher o vazio da parede. O modelo não me encantou muito (não sei se casou bem com a cena), mas acho que melhora a sensação do vazio. Sobre a troca da fruteira por uma planta também é algo que to pensando muito rsrsrsrs

Na imagem abaixo, agora sem render, dá pra ver as mudanças que citei acima, além de outros ajustes como a mexida no armário (acho que ficou menos poluído assim, sem a parte que sustentava as plantas), rebaixamento dos puxadores das portas do armário inferior, inclusão de uma base no piso pra sustentar o armário, inclusão do relógio de parede, troca da geladeira, aumento do espaçamento entre as portas do armário inferior, (dica da Tábata), etc…

Aqui, detalhes das gavetas

Aqui o andamento da sala, (to na dúvida se deixo o cavalinho ou troco por uma planta rsrsrs).

Dá pra perceber nas imagens que usei portas e janelas venezianas, justamente por tratar-se de uma habitação popular. Agora que estou trabalhando o interior aos poucos começo a considerar a troca por madeira/blindex. Ainda não decidi… O que acham?

Continuo aberto a críticas e sugestões.

Pois é, Apocalipse.

Esse é mais um projeto copiado “no olho” de um folder promocional de empreendimentos. No projeto não há janela nessa parede à direita, onde está o relógio (seria pra não ficar muito próximo ao fogão?).

Até deu vontade de colocar uma janel desse lado aí, mas ainda fiquei com dúvida. Outra sugestão seria colocá-la do outro lado da bancada. Isso é, não na cozinha, mas já na sala, próximo aos banquinhos.

Como logo à direita desse espaço é o local da TV, não sei se fica bacana janela e tv lado a lado (isso falando de “usabilidade”), entende?

olá, cara acho que seria legal ali onde tah o relógio, vc tira-lo e talvez por um mini jardim vertical, tipo com uns temperos ou alguma planta pendurada, ou talvez se vc voltar com a idéia das lamp. pendentes tira essa tua sensação de vazio…

e talvez, alguma coisa com um pouco mais de cor, daria mais vida ao lugar….

e quanto ao que dissestes do “todo mundo gosta de coisa chic mas nem todos podem pagar por isso” (ou algo do tipo), cara uma coisa é o chic de butic, outra coisa é o belo (não o cantor que de belo só o nome), hoje o design contribuiu muito para isso, com qualquer 50$ compra-se uma luminária no minimo bonitinha…

Vlw, e boa sorte nos estudos, dai uns dias estou nessa tmbm, por hora meu pc não aguenta…

Então,

Seguindo as dicas dos colegas fiz algumas alterações e estou postando pra mais dicas e críticas.

-onde tah o relógio, vc tira-lo e talvez por um mini jardim vertical, tipo com uns temperos ou alguma planta pendurada, ou talvez se vc voltar com a idéia das lamp. pendentes tira essa tua sensação de vazio…

Retirei o relógio e coloquei uma janela. Realmente acho que melhorou muito!

-e talvez, alguma coisa com um pouco mais de cor, daria mais vida ao lugar….
    Coloquei uma cor mais vibrante no pastilhado da pia.

– não gostei da geladeira , acho q outro bloco mais modelado;
    Troquei o bloco. Achei esse muito bom (warehouse)

– um pouco mais de reflexo no granito ;
    Apliquei, mas devido ao número insuficiente de passes do MLT ainda não apareceu.

– diminui a luz q ficou estourada ;
    Acho que consegui melhorar um pouco 🙂

– esse balcão branco , ficou um branco estourado , talvez modelar as portas melhor .
    Ajustei a distância entre as portas e gavetas, como a dica da Tábata. Acho que melhorou.

– talvez escurecer um pouco a madeira no tampo ;
    Esqueci! kkkkk

– que tal dicroicas em cima desse tampo ? acho q ficaria legal
    Usei a idéia anterior, das luminárias pendentes

– um pouco mais de brilho nas pastilhas ? questão de teste mesmo .
    Apliquei também e acho que realmente melhorou.

-coloca uns utensilios em cima da pia.
    Mandei os produtos do lanche para a pia. Acho que preencheu o vazio. Pensei em talvez colocar um acessório tipo esse daqui. Vou procurar um componente bom e testar pra ver se não vai ficar poluído.

– eu tiraria aquelas frutas e colocaria um vaso .
    Cloquei o vaso. Ainda não achei AQUELE vaso na warehouse (nesse e em vários outros detalhes fica evidente minha dificuldade para selecionar componentes, cores, formas, harmônicos para a cena. Acho que é questão de talento e muito estudo mesmo).

-Abra a janela e deixa a luz do sol entrar aí!
    Inseri a janela, mas como digo abaixo, tive dificuldade em regular o sol de maneira a obter uma iluminação melhor.

Nessa imagem, apesar da janela, “acendi” a luz da sala, que neste caso estaria “sobre a cabeça do fotógrafo”. Acho que iluminou bem a cena, mas as sombras das banquetas na bancada denunciam tudo rsrsrs

Daí fiz uma segunda, trabalhando somente com a luz do sol, mas a meu ver ainda não alcancei resultados satisfatórios: para conseguir esse nível de luminosidade tive de aumentar bastante a intensidade do sol, o que fez com que o exterior da casa ficasse estourado (tanto que o muro do lado de fora sumiu entre as nuvens).

Ainda insatisfeito, conto com mais críticas e sugestões dos colegas. LEMBRANDO QUE COMO SÃO PARA TESTES, ESTOU RENDERIZANDO COM POUCOS PASSES, ENTÃO A IMAGEM AINDA ESTÁ MUITO “SUJA”.

olá, meu caro! sou iniciante nesse assunto de modelagem, mas acho que posso dar umas dicas aqui, apesar de ter gostado muito da modelagem…

parece-me que os armários estão sem os puxadores, o que talvez tenha sido proposital… acho que ficaria legal uns puxadores bem refletivos…

acho que poderia haver um rejunte na união do rodapé com o piso…

por último, poderia aumentar um pouco o campo de visão… acho muito legal um pouco de distorção na imagem…

finalmente, lembrando que é a opinião de um amador no assunto…

Abraços.

Rplica chopard relógios, relógios falsificados Chopard, relógios Chopard, relógios baratos Chopard, desconto chopard relógios

Kizunah,

Obrigado pelos comentários. Não sei se entendi bem sobre o requinte no rodapé. Poderia mostrar uma foto?

Sobre os puxadores, estão aí. Observe as imagens anteriores sem o render, onde mostrei um pouco o detalhe.

Abraço!

Kizunah,

Obrigado pelos comentários. Não sei se entendi bem sobre o requinte no rodapé. Poderia mostrar uma foto?

Sobre os puxadores, estão aí. Observe as imagens anteriores sem o render, onde mostrei um pouco o detalhe.

Abraço!

cara liga as luzes das luminarias pendentes ! 😉

Pois é, Tábata.

Ainda to tentando aprender a calibrar essa questão das luzes interna/externa.

Acendendo as luzes de dia, o sol as ofusca. Para que apareçam preciso setá-las muito fortes, o que estoura a madeira da bancada.

Em outro teste, acendi de novo a luz da sala, bem de leve, e as luminárias, de leve também. Cheguei ao resultado abaixo (tentando clarear rapidamente a foto estourei um pouco o branco do jornal kkk)

Acho que ainda preciso insistir um pouco mais 🙄 🙄

_Newbe, como vai? Cara, sou iniciante no SUB, mas há alguns anos venho aprendendo com 3D, estou à disposição ok?

Seguinte:
    – Acho que você pode trabalhar com uma textura no piso que reforce menos as juntas, usando um BUMP e reflexo leves.
    – Sobre essa luminária que você usou, já usei muitas vezes, mas essa caixa acima da luz fica embutida no gesso, não aparece na cena. Por falar nisso bolar um gesso com juntas simples de 3x3cm seria um bom UP.
    – Centralizar essa luz, mesmo que não apareça inteira na cena é outro toq interessante.
    – Pra finalizar, apoiei tudo que a Tábata falou, e ainda trabalharia com menos objetos no balcão e uma decoração leve na parede. Como uma daquelas esculturas de parede.

Vamo lá, posta aí dps assim que possível! o/

Depois de meses, atualizando com algumas dicas do pessoal. Já tava tudo encamnhado pro render, então não mexi muito na modelagem.

Render: Kerkythea
    Motor: MLT. “Cozinhou” por quase 1.000 anos (178 passes) e ainda ficou com muito ruído. Me aborreci e parei assim mesmo. Cansei rsrs
    Pós: Photoshop

Muito bom newbe.. realmente ainda ficou muitos granulados. Esse motor é bom, mas realmente é complicado pelo fato desses granulados. Já tentou no motor 06 em alta resolução?

Michel,

Conheço sim o motor 06.. o que me falta é perna (hardware) pra ele! kkkk

Valeu!

Outro ângulo.

Render: Kerkythea
    Motor: MLT (117 passes)

Quanto à sala, não recebi muitas dicas. Toquei algumas alterações.

Motor: MLT (536 passes)

E por último as externas:

Fachada: MLT 107 passes.
    – A vegetação ao pé do muro, as cicas e o coqueiro no vaso perto da janela são archmodels;
    – A árvore ao fundo é xFrog;
    – Os demais blocos são do wharehouse;
    – O gramado foi modelado e aplicado instancing brush;
    – A casa amarela foi clonada no kerkythea (novidade pra mim).

Detalhe da grama: MLT 108 passes.
    – A intenção foi criar uma “grama esmeralda”, de fios mais delicados, curtos e finos;
    – O efeito DOF foi realizado nas configurações da câmera no kerkythea;

Bom. Quanto à sala não recebi muitas dicas. Toquei algumas alterações.

Motor: MLT (536 passes)

ninguém? 🙄

Caraca velho, muito bom mesmo, gostei demais das imagens externas.
    Essa grama ficou expetacular, usou a tecnica do instance com um fio?

E essa clonagem como é feita? tem algum tuto?

Parabéns!

Michel,

Essa grama na verdade usei um “tufo” pequeno modelado, dai no kerky ajustei um pouco a altura e multipliquei com o instance sim.

sobre a clonagem: você agrupa todos os materiais, tornando a casa uma só. dai seleciona ela e vai no menu edit/duplicate. O kerky vai duplicar o objeto, agrupado do jeito que você agrupou. dai você pode mover, redimensionar, editar materiais e etc somente no “clone”, sem afetar o grupo original. Isso é bem útil pra quem não tem hardware como eu, porque se você for duplicar e editar no sketch o xml do kerky vai ficar maior e mais pesado de importar. Sem falar que os materiais que voce quer que fiquem iguais nas duas casas você vai ter que editar duas vezes.

Simples, né? mas pra mim foi o ouro descobrir isso kk.

Muito bom cara, modelagem e render perfeitos, essa grama..sem palavras!

Saberia me dizer quantos m² tem a casa?

Abraço!

kra eu gostei viu! Ficou bem legal esse seu render no kerkythea, um dos melhores que tenho visto ultimamente. O softshadow ficou show!.

Metro,

Vi seu portifólio e receber elogios de um cara do seu nível me encoraja a melhorar. Obrigado pelas palavras.

A casa tem 50,5 m².

Abraço

Andeciuala,

Fiquei honrado com seu comentário. Como já disse algumas vezes infelizmente não consigo dedicar o tempo que gostaria, então conseguir evoluir ao ponto de receber esse comentário de um cara do seu nível é motivo de alegria.

abraço

Olá Newbe.. cara você tem este “tufo” de grama ai pra mim disponiblizar? achei bacana e queria usá-lo.

Grande AbraçO!

Michel,

Disponibilizei no wharehouse. Dá uma olhada: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=9106&post_id=61884#forumpost61884

Abraço

Cara.. ta legal tua imagem..
    mas faço minha as palavras da Tabata..
    Com pequenas alterações voce vai conseguir um bom resultado..
    na verdade, nunca trabalhei com KT, então não posso falar a respeito do render, em como melhora-lo, mas a cena esta com bastante ruido como voce comentou, e existem umas manchas nos encontros das paredes e do teto..
    vai postando o progresso da cena cara.. ok
    abraço..

Lucas, você viu as outras páginas do post?

Este trabalho já foi finalizado e postei imagens limpíssimas ao final (http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?start=20&topic_id=8300&viewmode=flat&order=ASC&type=&mode=0). Confira a evolução do trabalho navegando a cada página.

De qualquer forma, continuo aberto a críticas e sugestões.

Obrigado por postar!!

Bah newbe.. viajei.. a net aqui ta burra.. nao abriu as outras paginas.. dai esqueci de abrir de novo.. blah.. kkkkkkkkk
    as externas estao show cara.. parabens..
    soh achei as internas um pouco escuras.. no mais.. muito bom..
    parabens ae cara..

Cara gostei muito do resultado final, fui acompanhando as suas etapas e esperando ver as melhoras , nao opnei por que nao sou usuario kerkytea nao endendo bem o funcionamento dele, mas esta muito bonito do seu trabalho parabens mesmo.

Obrigado pelos comentários, pessoal.

Lucas, as internas ficaram mesmo escuras intencionalmente.. a idéia era um clima mais “intimista” de final de tarde dentro de casa rsrsrs.

Abraços

a grama ficou linda velho!
    nas externas só não curti o BG, e as internas sem palavras velho! ta muito massa! problema é esse granulado.. eu tava pensando num jeito de arrumar sem estragar com o blur do PS mas só diminuindo a imagem.. já experimentou?
    renderizar num tamanho maior e depois reduzir no ps. vou testar também. (quando tiver um tmpo pq mtl é tenso xD)

Italo,

Valeu pelos elogios. A questão do granulado é essa mesmo: alguns até acham “charmoso”, mas muitos não gostam.

Algumas dicas pra contornar são: renderizar um pouco maior e diminuir no ps, salvar sempre como png interlaced (tanto no render como no ps). Alguns usam unsharp mask no photoshop e outros usam um plugin chamado topaz denoise. Não uso nem um nem outro rsrs.

Abç

Newbe, pode me disponibilizar o bloco da vegetação ao pé do muro? Sei que é bloco do max, se puder me envia, por gentileza.

AbraçO!

Michel,

Não sei se mandei pro endereço certo kkk

Dá uma conferida ai.

cara, melhorou muito mesmo. meus parabéns. só o bg que podia dar uma melhorada com um bom mapa. fora isso está muito legal

Valeu mesmo, Apocalipse.

Obrigado pela dica!

Você deve fazer login para responder a este tópico.