Projetos em andamento

MODIFICAÇÕES 🙁 – Residência unifamiliar

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    871 Views Posts

Participante

Projeto desenvolvido em parceria com um amigo, Tiago Leal.

Observações:

– Terreno de 12 x 30 m;
      – sala estar;
      – sala jantar;
      – sala tv;
      – cozinha;
      – lavabo;
      – área de serviço;
      – dependência de empregados com banheiro;
      – garagem para 2 carros;
      – 2 quartos;
      – banheiro social;
      – suíte com closet.

Segue imagem do estudo volumétrico. Estamos ainda definindo fachadas, bem como outras áreas. Acho que é só.

Participante

Ola arthur
      em dois momentos
      – A proposta formal esta muito boa, gostei muito da trnasparência do prédio, a idéia de detalhes em madeira me gusta mucho, mas quando vejo isto a primeira coisa que me pergunto é como será tratado o conforto ambiental desta casa, no lado esquerdo tens uma espécie de brise em madeira que deu um charme na fachada só que esta mais para uma função estética do que de conforto, uma vez que as janelas são bem menores.
      Outra questão é a segurança, uma vez que estas expondo seus clientes e sua privacidade.
      Veja bem estas questões são inerentes a este tipo de proposta, se resolveres bem isto, a casa será um sucesso.
      – Tua renderização esta muuuuito boa, meus parabéns.
      Em tempo e se usasses as madeiras do portão também no gradil em cima do muro frontal, acho que ficaria uma boa unidade.
      abraços.

Participante

Fernando,

Agradeço os comentários, mais ainda por serem construtivos.

Vamos lá, este projeto é de uma disciplina na qual temos que nos basear em uma obra de um arquiteto famoso e seguir uma linha que se assemelhe a dele. Nós escolhemos a Farnsworth House de van der Rohe, complementando com Villa Savoye de Le Corbusier e Casa Marrom de Isay Wenfeld.

Os brises tem função para melhoria de conforto, pois o nosso partido só daria certo se os quartos fossem poente. Como antecipei, estamos ainda modificando as fachadas que tem vidros quanto a ventilação, mas não queremos modificar esta idéia dos brises, pois dá um charme a fachada oeste. As Janelas neste render não estão com a dimensão que discutimos, elas serão maiores. O corredor que tem uma estrutura de madeira com vidro ou policarbonato transparente não será colado ao muro, abrindo assim um espaço de ventilação para que este corredor e a cozinha não vire uma estufa.

Quanto a privacidade, realmente não terá, mas é algo que identificamos na obra de Rohe e que só pode ser solucionada com o fechamento das cortinas, ao menos na frente da casa, visto que a lateral terá um muro alto.

Já quanto ao muro, foi algo ainda não definido e que fiz sem conversar com meu parceito, Tiago Leal, e foi mais pra ter uma harmonia em relação a casa. Este detalhe acima do muro, é o mesmo dos guardacorpos do mezanino e tem um vidro nele, pena que não fica claro a identificação dele no render.

Por fim, valeu pelo elogio do rendere por falar em render, me vem a cabeça vray e me lembro que comprasse o curso de andeciuala, e aí, como estão os estudos?

**Atualizado. Acho que não tinha entendido tua colocação em relação a janela, e observando acho que esqueci de dizer que os brises vão ficar na frente das janelas, e estas serão de correr, abrindo um vão legal para o vento escoar. Este vento estamos estudando a entrada dele pela frente e lateral da casa, onde é a incidência deles aqui na nossa região.

Participante

eai arthur
      que epna que esta trabalho é para a faculdade, podia ser um belo projeto real.
      Curso de arquiteura tem desses coisas, onde deves fazer exercícios de criação em cima de propostas de outros artistas(arquitetos). Os professores gostam de ver a sua interpretação formal de projetos existentes. belo exercício.
      Quanto ao dvd, ainda não comprei, estou devendo a mim e ao andeciuala, mas assim que der será providenciado.
      até

Participante

Poxa, valeu mesmo pelos comentários. Esotu empolgado com este projeto, não só eu, mas Tiago também, pois é a partir de agora que começamos a ver arquitetura. Sempre que der, eu postarei aqui os projetos. No meu blog tem uma guarita para a mesma disciplina, no entanto, ela não está bem acaba o render, pois não havia a necessidade de maquete 3d pra ela, então nem efeitos apliquei.

Já nesta, também não havia a necessidade, mas como te disse estou empolgado e por isso coloquei o nosso projeto em 3d. São esses sentimentos que nos fazem sentir que estamos no caminho certo.

Abração

Participante

Convidado

Fiquei encantada com seu preojeto, muito bom mesmo!
      Inclusive ficou melhor com as modificações sugeridas por nosso colegas, até poque vidros em muros sofrem com vandalismo.
      Sobre a privacidade os residentes pode ser solucionada com películas ou vidros espelhados, assim permite um maior aproveitamento da luz solar- ao contrário das cortinas- sem perder a tão querida privacidade, porésm estes materiais se tornar extremamente transparentes durante a noite, aí sim terá fazer uso das persianas…..

Mas em resumo…. ADOREEEEI !!!! 😆

Participante

Obrigado Danusa pelos comentários bem como sugestões.

Ratificando, este projeto é em parceria com um amigo, porém a maquete 3d não.

Todas as sugestões que ando recebendo tenho passado pra ele a fim de melhorar este projeto, por isso, mais uma vez, obrigado pelos comentários.

Abraço,
      Arthur Ramalho

Participante

Olá Arthur,

ADOREI seu projeto, muito bom mesmo! também sou acadêmica de arquitetura, porém estou na úktima fase e já tenho saudades destes exercícios tão gostosos.
      Olha, achei a que a madeira em contraste com os volume brancos da casa ficou sensacional!Os panos de vidro e o espelho d`água na fachada deram um certo charme e identidade ao projeto. Também achei legal o pergolado (pelo que entendi é isso) na lateral. O muro com detalhes em madeira também ficou ótimo e manteve a unidade.
      Quanto à falta de privacidade dos vidros, acho que é um preço que vale a pena pagar pelo conjunto toal da obra, pode-se usar belas cortinas para resolver o problema.
      Tente não modificar muita coisa, pois assim está excelente!!!!

Adorei mesmo!!!!
      Abraços,
      CAroline

Ps.: Comprei o dvd do andeciuala, é muuuuuito bom!De quebra vem uns materiais junto. Preço de banana pela qualidade do produto!

Participante

Obrigado Carol, valeu mesmo. Agradeço no meu nome e do meu parceiro, Tiago Leal.

:B

Arthur

Participante

Tentando uma noturna!

Convidado

rthr escreveu:

Ótimo projeto, exelente qualidade arquitetônica.

Parabéns

Participante

Valeu Victor! Valeu mesmo, pena que a professora de projeto não aceitou nossas justificativas quanto a posição dos quartos, e, por isso, este projeto irá mudar!

Mesmo assim, valeu!

Participante

Bem pessoal, como o Fernando já tinha alertado, a professora não aceitou as propostas que eu e Tiago fizemos para a fachada poente dos quartos e por isso tivemos que modificar o projeto.

Tentamos ao máximo nesse novo projeto colocar as mesmas características do projeto anterior e conseguimos todos, exceto o pé direito duplo na sala. Também retiramos a sala de tv, já que não estava no programa de necessidades.

Estudamos e reestudamos e nossa proposta está mais ou menos assim como vocês poderão ver nas imagens anexadas. Vale lembrar que estamos ainda procurando melhores soluções para certos pontos como a fachada principal, – pois estamos achando estranha – e a colocação de rasgos (janelas) na fachada poente para uma melhor ventilação dos quartos).

No entanto, este projeto terá algo que o outro não tinha e que achei legal que é o deck anexado a sala de jantar e cozinha.

Críticas serão bem vindas.

Abraços,
      Arthur Ramalho

Visualizando 13 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.