Projetos em andamento

Projectando uma creche

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  José Osvaldo Henrique 8 anos, 3 meses atrás.

• Autor
     |  436 Views Posts

Cordiais saudações

A modelagem 3d, diriamos mesmo que é a consequencia do 2d que normalmente trazemos do AutoCAD ou similares para o SketchUp (no caso dos usários do SketchUp Brasil como eu).
    Para nós que começamos a projectar agora no AutoCAD encontramos dificuldades a medida que somos procurados para projectar empreendimentos que necessitam de muitos dados tecnicos e prudencia, acima de tudo acho eu.

Normalmente eu levo o esboço no Sketchup pra ver os detalhes construtivos que poderia me esquecer no AutoCAD e … ser-se iniciante dá nisso (me entendam por favor)

Um cliente procurou-me e quer que eu projecte uma cresce, quais detalhes eu deveria saber antes mesmo de ir directo ao AutoCAD e começar a desenhar (partindo do principio de que já se fez o levantamento no terreno)? Tipo compartimentação, áreas e o que não deveria esquecer num projecto onde crianças são o alvo numero 1?

Agradeço desde já
    Abraços

Rapaz……
    com relação a estrutura, regras, não posso auxiliar muito….
    mas a dicas que eu daria são:
    Uma brinquedoteca
    Se tiver área externa, um parquinho, tipo balanço, essas coisas
    uma área para as crianças comerem
    uma área pra elas tirarem uma sonequinha
    uma área com livros, e mesas pra desenhar, e fazer bagunça
    se a creche for voltada para algo com base educacional, sugiro uma sala para aulas.
    ……
    além disso que foi o que lembrei e com certeza ainda devem existir mais coisas…..rsrs…..procure usar coreas alegres, e decoração divertida……
    ……
    foi o que lembrei de momento…..hehehe
    espero ter ajudado….
    ……..
    abraço…….

Obrigado Grande Nandim
    Sempre ajudando as pessoas, isso te é peculiar, sabias?
    Relutei enviar essa pergunta, mas afinal estou me saindo bem
    Obrigado mesmo
    Esperarei as de outros
    Mas as tuas valeram muito, mesmo
    Abraços

Joshen, a principio seria legal se você já soubesse a faixa etária que a creche irá atender, mas tem alguns ambientes que são indispensáveis, como Copa/Cozinha e às vezes Copa de Leite. Berçário, Fraldário, Salas de Aula – caso seja voltada para a área institucional tbm, Áreas verdes são sempre legais para servir de área de lazer para crianças, e claro, uma Horta! rs

Tem ainda as Salas de Atividade, Sala de Vídeo, Sala do Soninho. Tem os banheiros que devem ser adequado ao tamanho das crianças, e também uma área administrativa, sala dos professores e recepção.

Fiz um projeto de creche para a faculdade no semestre passado. Vou tentar postar as imagens depois!

Espero ter ajudado!

Que nada joshen…..
    tamo ai pra ajudar….hehe
    …….
    é isso ai, as dicas da natália também são excelente, até pelo fato dela já ter mais noção disso…..
    ….
    mas é isso, vai somando as dicas, junto o que tu pretendia fazer….
    que as idéias vão surgindo…..
    …….
    abraços…….

Oi Joshen, me parece que muita coisa foi comentada e esclarecida a voce.
    Deves observar a legislação a respeito deste tipo de construção, cada país tem a sua, em Angola não deve ser diferente.
    Com vai você ?
    E como estão as coisas por ai?
    Abraços.

Olá Natália
    Obrigado pelas dicas e ficarei agradecido se postar as imagens de seu projecto feito na faculdade.
    A faixa etária vai até aos 5 anos de idade, também é voltada para a área educacional.
    Eu irei postar os avanços aqui e deixarei que comentem e darem dicas.

Olá prof. Padão
    Estou bem graças
    As coisas estão corridas, a tempos terminamos o curso de Desenho de Construção Civil (AutoCAD, CorelDraw) e já estamos a ser solicitados com muita frequencia, agora ja dá para conciliar projectos de Construção Civil (Arquitetura) e Maquetes electronicas.
    Mas surge uma duvida grande Prof. Quando o prof diz que deveria observar a legislação eu fico entre a espada e a parede o que é mesmo que eu deveria ler rsrsrs
    É que aquí em Angola existem varias construtoras e ha muito tempo usamos leis de Portugal, mas com a vinda de varios países participando da reconstrução do nosso país, custa acreditar que a legislação Angolana é a que está sendo usada, porque nesse momento para além do portugueses, temos construtoras e empresas de arquitetura Brasileiras e Chinesas, se poder me ajudar alguma coisa com Legislação (ouvi falar da Iso) eu ficarei muito agradecido.

Obrigado e sucessos para todos.

Ah, Outra coisa
    O cliente, pretende num futuro proximo construi uma escola na actual area onde será projectada a cresce e seus arredores, por isso me pedem para projectar uma edificação não definitiva, para facilitar a demolição mais tarde, e aí eu me pergunto de que materiais essas essa estrutura será feita, porque vejo nisso tudo a segurança das crianças, podem me ajudar?
    Talvez também botar alguns links com estruturas do estilo, não definitivas mas seguras!?
    Abraços

Joshen, se fosse voce não pensaria em uma estrutura para ser demolida futuramente, mas sim em uma que possa ser ampliada, derrepente uma modulação que te permita dar continuidade, ou até mesmo uma estrutura mais resistente (superdimensionada) para o caso de uma ampliação vertical.

Olá Sette
    Nem sequer tinha pensado nisso
    Acredito que uma estrutura seperdimensionada valerá apenas, já que mais tarde será levantada a escola.
    Então será apenas a ampliação do actual empreendimento na vertical.

Uma outra questão, em termos de medidas, quantos metro quadrados para uma criança corresponde?
    Eles (os Clientes) procuram saber qual o numero de crianças que suporta a cresce.
    Não tenho ideia de como calcular tal numero
    Abraços

O ideia do cliente mudou mas a pergunta continua
    Como Saber quantas crianças cabem na Cresce?
    Como se faz esses cálculos
    Sucessos

Joshen,

Quando elaborei um projeto de creche para a faculdade, lembro que uma moça do grupo achou umas tabelas com o programa de uma creche. Lá estavam listados alguns ambientes e tinha também a área necessária por criança.
    Não sei te dizer a fonte de onde ela achou isso, mas de qualquer maneira posso te enviar a tabela por e-mail para você analisar.

Olá Natália
    Agradeceria muito se me enviasse essa tabela
    Estou aflito, preciso mesmo dessa informação
    Tentei entrar em contacto consigo pelo e-mail aqui posto no Forum,mas deu erro, o e-mail não foi.

Me mande Natália, esse é o meu endereço de correio electronico: joshen47@hotmail.com

Abraços

E aí pessoal!?
    Preciso de informação sobre Espaço e Nº de crianças numa cresce
    O nosso google não tem sido melhor para mim nessa informação.
    Abraços

Já tentou Normas da ABNT? pq lá não passa nada abatido.

Eu acho que antes de pensar quantas crianças vc pode colocar numa creche, deves pensar (ou pesquisar) quantas crianças vão de fato usar essa creche. Um estudo detalhado da demanda de criança da região onde será instalada a creche é um bom começo. Projetar, na minha opinião, é estudar o espaço como um todo e não parte dele.

Projetar uma creche, não é simplesmente fazer uma sala com carteiras pequenas e cadeiras pequenos para as crianças. Deve-se pensar entorno.

Você pode definir o tamanho da sala e estipular qtas pessoas vão estudar dentro dessa sala. Mas, será que é o suficiente estipular isso? E se a demanda for mto maior?

Acho que a partir dai, vc consegue projetar sua creche sem maiores problemas.

Sobre medidas, use o Neufer (arte de projetar arquitetura).

Joshen, te enviei o arquivo.

Quanto ao resto, é o que o Daniel citou. Antes de tudo, o levantamento da área, um estudo do entorno da região em que a creche ficará localizada…

Joshen, reparei um negocio numas creches q visitei aqui em campinas..
    é um pouco obvio mas a faixa etaria das crianças é um dos maiores determinantes no projeto,..
    muita coisa muda se a creche for pra crianças de 12 meses a 2 anos de idade ou de 2 a 4 anos né. É oq acontece aqui; tem muito lugar q recebe criança que nao se encaixa no perfil do mobiliario, sanitário, etc..!

Obrigado pessoal
    Obrigado Natália
    Um detalhe é que o projecto na verdade é uma transacção imobiliária
    O empreendimento é um pavimento térreo de uma edificação de dois pisos que será ampliada.
    Outra, é que é o meu primeiro projecto dessa escala.

Obrigado e ainda de todo ouvido.

Você deve fazer login para responder a este tópico.