Projetos em andamento

Sugestões na micro sala

Visualizando 34 respostas da discussão
  • Autor
    541 Views Posts

Participante

Bom dia pessoal.

Estou tentando projetar umas idéias da sala do meu futuro ap. Ela é bem pequena 7,15×2,80m. Então não tem muito o que inventar.
      Gostaria de receber ajuda/sugestão/dicas em:
      1º como tirar aquela luz abaixo do gesso e na porta?
      2º como deixar a cena mais vida?
      3º idéias de decoração, adicionar/tirar moveis, cores, etc…
      4º será que essa parede preta não vai escurecer o ambiente?

Planta

Participante

Bom dia Felipe!!
      Ta ficando legal seu ap. heim!
      1º Não sei como te ajudar pq não sei o render que usou
      2º Ta muito clean, acho que ta faltando um pouco de verd, carpet, objetos de cores a materiais variados p dar uma quebrada, tbm vc pod dar uma transparencia nos vidros da porta e inserir um BG lá fora.
      3º Parece que este sofá é dakeles tipo cama, mas como o espaço é pouco ficou meio apertado, seria melhor um mais curto.
      4º Eu gostei desta parede, não acho que vai escurecer não.
      Mas é isso aí, quando estiver pronto tu me chama p ver como ficou!!rsrs

Participante

Olá ThiagoPadilha
      Bem vindo ao SketchUp Brasil
      Prá já grande modelação, Parabéns
      Não sou design de interior, mas seu render precisa de melhor acabamento nas edições de materiais de vidro, me parece que usou o Kerkythea se não for para nada vale essa dica:
      No kerkythea seleccione o material de vidro e em edição de materiais (Edit Material…) em Model Flags desmarque a opção Shadow Caster isso fará com que a luz do sol entre pela porta ou seja aquela aparência de luz desaparecerá e poder-se-a ver o exterior do escritório relativo a ele,
      E suas lâmpadas não estão emitindo luz ou não foram ligadas mesmo?
      O demais deixo com os design de interior
      Abraços

Participante

Valeu pelas dicas Band!
      Meu nome é Thiago rs…
      Uso o vray mesmo.
      Os vidros já estão com transparencia só ta faltando um BG mesmo. Depois do vidro até tem a sacada modelada mas a claridade ofuscou, vou tentar regular isso. É você falou algo importante, tem muito branco por m² vou tentar adicionar alguns objetos coloridos. Carpet como não gosto preferi não adicionar.
      O sofa foi um carma meu, eu gosto desse tipo de sofa mas talvez você tenha razão e fique mt apertado.
      A parede também da para adicionar um vinil sobre esse preto, mas eu ainda tenho dúvida se vai fica legal.

Depois posto as mudanças. Obrigado Band.

Participante

Fala Joshen,

Eu uso o v-ray para renderiza, as lampadas estão desligadas mesmo. E você também tem razão a luz ta um pouco artificial, to tentando controlar elas na physical camera. Vo mudar tentar encaixar o sol entrando junto com um BG e tentar relugar melhor essa claridade.

valeu pelas dicas Joshen.

Participante

Puxa… que vacilo cara!!foi mal THIAGO.
      As coisas que falei são opiniões minhas, não sou
      decorador, mas acho que vai ficar bem legal, o vinil
      tbm dev ficar mt bom.
      No aguardo ok!!

Participante

Fala, Thiago.

Primeiramente, o que posso te adiantar é que gosto é gosto, cada um tem o seu, e vc deve priorizar o seu, independente do que qualquer arquiteto (ou decorador, ou designer de interiores, etc.) dirá. Principalmente assim, pela internet, onde tudo que vemos é um render, sem sentir de fato o espaço.

Já te adianto que, se vc quer o sofá com chaise, nada impede de usá-lo não. Essa questão de ficar apertado, cada um tem sua percepção. Matematicamente, ele cabe tranquilo. Considerando a dimensão de 2,80m da sua sala, e descontando a profundidade do rack e da chaise, sobra em média 90cm entre o sofá e o rack. 90cm é largura de um corredor. Dá ou não dá pra passar?

O tema monocromático (preto e branco), como nas suas idéias, é recorrente, bastante utilizado e tem resultados ótimos. Se te agrada, vá em frente. A parede preta, devido à dimensão aparentemente pequena, não deve impactar tanto. Mas acho interessante utilizar alguns elementos, sejam prateleiras, alguma coisa que diminua um pouco o peso dela, que dê alguns detalhes de outra cor.

É muito complicado dar dicas assim. O correto mesmo seria chamar um profissional da cidade onde vc mora, que irá te entrevistar, procurar saber do que vc gosta, de como vc quer que seja seu espaço, seu dia-a-dia, e assim, munido de informações, projetar esse espaço, sugerindo soluções e executando-as, de acordo com sua aprovação. Certo?

Sobre o render, dá pra melhorar. Detalhe mais o espaço, procure mostrar a varanda, inclua as portas que estão faltando, ponha quadros nas paredes. Só isso já vai dar outro ar ao seu render. Sobre a luz que sai entre a sanca e a parede, não vou responder agora. Só vou dizer que no próprio manual do VRay tem dica sobre isso. Faz uma busca primeiro e depois me fala…rs

Boa sorte com a sua casa.
      Valeu!

Participante

Opa lexqui.

Concordo com você quando diz que o meu gosto tem que prevalecer. Gosto também de “ouvir” as opniões dos outros, isso faz com que aumente meu horizonte.
      O sofa eu vou manter, ainda mais dps da sua explicação. Com a parede preta o sofa em outra cor fica inviável?
      E no render ainda falta esses detalhes que você alertou, vou tentar unir as idéias geradas nas respostas e breve eu publico a nova versão.

Estou muito satisfeito com os retornos do post, continuem assim.

Participante

isso ae! aproveita que não é sempre heim!!

Participante

Boa tarde Thiago…
      Gostei muito da modelagem, o render ta ficando muito bom também, unica coisa que me incomodou um pouco(muito pouco mesmo), é o reflexo do piso, na minha opinião(digo na minha opinião), tem um pouco de exesso de reflexo, se ao final de tudo, ficar assim mesmo, não vai tirar nem um pouco da beleza da cena, repito: NA MINHA OPINIÃO…No mais..não tenho oque dizer, parabéns pelo trabalho.
      Abs

Participante

É Band…
      Isso deveria mudar, nos dois primeiros dias que você posta a cena, aparecem os comentários, depois…caem no esquecimento…

Convidado

olá thiago.
      eu percebi que na parte de cima da parede onde se encontra a janela esta entrando pontos de luz, sendo que naquele lugar é uma junção da parede com a laje, certo ?
      se for isso, você pode eliminar isso aumentando um pouco os valores de max e min rate do irradiance map, colocando um valor de -3 e 0 (ou -1) esta bom.
      espero ter ajudado em algo…

Participante

Fala grande DErcole,
      É o piso ta um pouco espelhado demais, muito reflexo, mas talvez seja a posição da camera. Note que o piso no corredor não fica tão reflexivo. Mas vou considerar talvez altere na versão final.
      Sobre os comentários, só depende de nós mudarmos essa conceito. Agora acredito que vou ficar mais “ativo” no forum.
      Obrigado!

Grande Marlonnz, esse item era uma das minhas dúvidas. Vou testar,
      mto obrigado.

Valeussss!

Participante

Pessoal,

Adicionei alguns objetos conforme dicas de vocês, adicinei um BG e iluminação do sol e tentei (sem sucesso) corrigir a claridade abaixo do gesso e nos cantos da porta.
      Setei o Irradiante Map com “-3 e 0”, fiz alguns testes com “-7 e -5” e “0 e 2” mas não tive sucesso. Devo estar vacilando em outro coisa. Procurei no manual pdf traduzido também não achei nada. Fiz algumas alterações no physical camera mas sem mto efeito só de claridade mesmo, conforme fotos.
      Então no meu ponto de vista tenho que melhorar:

1º essa claridade que parece que tem um buraco e ta entrando sol abaixo do gesso
      2º esse sol mto forte na sacada, tem mta claridade não fica nitido e também estourou a borda do vidro
      3º escolher a iluminação melhor (“escurecer” ou “branquear”)
      4º talvez melhorar textura da tv, por um reflexo fraco

Estou procurando soluções para esses itens, mas aceito ajudas 😉

shutter speed = 90 / f-number = 9 / iso = 200

shutter speed = 60 / f-number = 8 / iso = 200

Participante

Olha melhor bastante, grande progresso.
      O seguinte sua cena seu vidro parece não estar agrupado então crie um vidro dentro de um grupo talvez resolva um pouco.
      Tbm seu rejunte tem reflexo, já expliquei isso aqui pra alguém mais não lembro quem da uma pesquisada.
      Sobre seu sol deve estar muito forte transpassando o gesso pode estar não encostando ou sim isso pode ser resolvido mudando seu valor de intensidade para uns 0.5 ou 0.01 tenta ae mais parece q o seu esta bom, deixe o turbidity com 2 para ser um sol de meio-dia.

Não sou expert em Vray não mais posso te dar umas configurações aceitáveis para o render. Vá em Render Option.
      – Na aba Global Switches Desmarque Default light.
      – Na aba Câmera – deixe o shutter speed = 60 até 100 / f-number = 36 / iso = 200. isso vai dar um boa clareada talvez aumentando de mais o sol ae vc diminui a intensidade dele.
      – Na aba Image Sample Use Adaptive QMC 1/16, em antialiasing escolha Catmum Rom.
      – Na aba QMC sample 1/16 e noise threshold 0.005 isso vai adiantar muito seu render em vez do q tava 0.01 que nem vê tanta diferença assim dependendo do q esta renderizando.
      – Na aba Color map cada um tem um efeito diferenciado mudando a intensidade do sol + o seu horário de funcionamento, padrão exponencial.
      – Na aba Indirect Ilumination primare engine Irradiance map com secundário light cache.
      – Na aba Irradiance – valor Min rate -3/0, os valores de Hsph.Subdivs ta 50/20 se vo aumentar para um exemplo de 60/40 pod resolver a luz transpassando o gesso e a porta.
      – Na aba light Cache – vem com 1000 padrao do valor da subdivisoes. Isso vc vai ter q perceber quando vc esta calculando a primeira passada do render q se chama Building light cache onde aparece um monte de pontinho preto na sua cena, isso é por causa desse valor. Quando tiver fazendo o calculo e tiver terminando e não tiver mais pontinho preto vc tem q diminuir, se tiver acabando o calculo e tiver pontinhos pretos pq vc tem q aumentar. Lembrando q vc tem q marcar a opção Show calculation phase samples nas abas indirect e light cache, para aparecer os pontinhos pretos.

Mas lembrando q esses valores são ate bons podendo ser melhorados. Quando for fazer render para testar materiais etc vc pode reduzir esses valores de subdivisões e numero de fazes do render.

Outra coisa não sou decorador não, sou péssimo nesse tipo de coisa mais uma dica vc colocar aquela parede atrás da TV com uma cor vermelha como um exemplo q vi aqui na minha biblioteca, ou detalhes mesmo, pq em minha opinião fico estranha.

Mais gosto é gosto nem tanta coisa que eu tenho aqui não consigo deixar tão legal assim meus renders. Por isso vai à base do teste, pq certas coisas pelo angulo da câmera, iluminação e cores do ambiente não fica legal, mas parece q ta na moda usando aquelas cores palha, café e cinzas, sei lá.

Mais só segue umas dicas não creio q va utilizar tudo, cada um tem seu estilo e gosto isso q nos tornas diferentes nas maquetes.
      Sucessos ae abraço

Participante

Grande Danilo,
      Vou compilar cada dica grandiosa e dps posto os resultados.
      Vlw!

Participante

thiago ta ficando massa essa sua sala, bem clean, da um ar de amplitude, e isso é importante.

no render, acho que vc poderia acentuar mais a brecha embaixo da porta, tipo descolar ela do chão.

Participante

Alguem aqui falou que os comentários vem logo no inicio e depois caem no esquecimento, ísso é um fato. Tenho trabalhos aqui que nem eu me lembro mais por acontecer isso. Ai se vão quase 4 anos de forum.
      Outra coisa que alguem comentou estes dias é que o fórum sendo de Sketchup, o que menos se vê é sketchup. Quando os projetos chegam aqui já estão renderizados, e ai o papo é render, não que isso seja ruim muito pelo contrário, trabalhos exelentes tem sido apresentados como estes deste tópico – aliás meus parabéns Thiago, foco do post, Danilo e outros. Mas como eu gostaria de ver suas modelagens, ver além dos renders o SketchUp.
      Abraço a todos.

Participante

É Thiago…que progresso…PARABÉNS, ta ficando show!!!
      E Padão..foi eu que falei sobre o esquecimento, pra você (Sr.) ter uma idéia, adicionei um tópico ontem (por enquanto só no SU), nas primeiras horas..vich.., mas agora faltam 3 hs para completar 24hs sem nenhum comentário, é incentivador???
      Abraços à todos e novamente Parabéns Thiago…

Participante

Ta ficando muito legal a sala…..
      Acho que o mais legal de fazer um projeto é quando vc faz ele pra modelar ou reformar a própria casa ou apt, etc…..
      ……..
      Gostei do estilo clean da sala….
      Ficou bem limpa e estilosa….
      parabéns…….
      abraço…….

Participante

Pessoal,

Estou voltando aos poucos. Fiquei um pouco ausente porque pintou outros compromissos profissionais fora dessa área que me tomaram um bom tempo.
      Outro dia tentei entrar, mas o site tava fora. Mas parece que está tudo resolvido.
      Essa noite vou tentar evoluir no render dessa sala e depois pretendo postar a modelagem que iniciei da cozinha.

Era isso, abraços!

Participante

Adoraria ajudar mas não consegui ver as imagens! 🙁

Participante

Opa inovacao!
      Cara com a mudança do forum parece que ele nao interpreta mais a tag img em maiusculo. Corrigi e já está aparecendo as imagens.

Outra coisa…

Pessoal,
      Fui visitar o apartamento decorado e verifiquei que as portas e o rodape que vao ser entregues pela construtora são de madeira escura. Então andei refletindo os gastos para trocar e acabei criando a mesma cena com outros materiais e componentes “economicamente correto”.
      Fico meio estranho da uma olhada, mas ainda não estou satisfeito com nenhum deles.

:/

adesivo na parede da tv

adesivo na parede do sofa

parede de pedras e adesivos no sofa

Participante

Vich…
      Melhorou muuuito desde a ultima vez que vi, PARABÉNS
      Abs

Participante

Isso mesmo melhorou bastante esta de parabéns.
      Uma coisa q observei que o rodapé, portais e rejunte ficaram fortes de mais, muito grande e robustos ate excedendo sua espessura.
      O rejunta ate q nao esta tanto e outra as maçanetas esta abaixo do nível da porta.
      A sanca desencontra da parede em vários cantos e aplica um pequeno brilho nas portas pq elas têm q ser envernizadas a vai fica show.
      Gostei ta ficando legal decoração ta ficando legal tenta um tapete tbm.

Participante

Grande DErcole e Danilo… muito obrigado pelo incentivo!
      Danilo, vou tentar corrigir cada um e dps posto.
      abraços

Participante

Esta bem melhor agora! consigo ver vida em sua sala, que não tão micro assim! Os adesivos de vinil ficaram muito legal, eu gostei mais da terceira imagem com o revetimento tipo Mosarte, pois a parede ao fundo da tv não fica legal com o adesivo,pois com a tv ligada creio que com a arvore(adesiva) terá muita informação! Trocar o material do sofá tb foi ótimo, tal como quebrar o branco do rack, a revista aberta sobre o sofá deu impreensão que a casa realmente está habitada, trocar a planta do vaso foi legal, eu só mudaria o rodapé, colocaria o mesmo revestimento do piso! Ou seja, está muito bom o ambiente, não é o que eu usaria em minha residência, pois sou meio estravagante, mas um cliente com perfíl mais introspectivo e discreto, que queira praticidade está muito bom! Com certesa quando se mudar para lá conseguirá colocar mais vida e calor humano no ambiente, pois já está armonico…

Participante

eu achei que tá ficando muito bom!

Participante

Fico mto contente que o pessoal tem entrado e comentado bastante.
      Muito obrigado inovacao pelas dicas precisas e muito obrigado pelo incentivo andeciula

1 – Corrigi o tamanho rodape, brilho nas portas, altura maçanetas, negativo do gesso.
      2 – Também alterei mesa do telefone, deixei ela no mesmo material do rack.
      3 – E fiz alguns testes com as posicoes dos adesivos, pedras na parede e quadro. Ainda não me decidi sobre esse mas a linha a seguir vai ser essa mesmo.

Realmente inovacao voce tem razao, adesivo atras da tv vai fica com mta informação.
      Não adicionei o tapete por que particularmente não gosto de ambientes com tapetes (tenho alergia rs..) mas talvez dps com mais tempo eu adicione um tapete nesse ambiente apenas para aprender a fazer 😉

O que me deixou um pouco frustado foi pq eu queria ter rodapes branco, mas com essa cor de porta ficaria estranho não acham?

Segue novas imagens:

Participante

Pra fechar esse tópico. Fiz mais uma imagem noturna.
      Gostaria de agradecer a todos que comentaram e me ajudarão de alguma forma.
      Agora vou postar daqui a pouco um novo post para a cozinha 🙂 mas ainda está sendo modelada.

Grande abraço.

Participante

Pessoal… desculpem reabrir o topico.
      Mas sou obrigado a contar o fato que acabou de ocorrer. Eu estava navegando procurando adesivos para parades, quando derrepente me deparei com alguma coisa familiar. Olhem vocês mesmo: http://loja.meuadesivo.com.br/novidades/adesivo-decorativo-festa-dj-by-dezzamac.html

:S

Participante

Thiago
      Você ficou feliz ou o que?
      Abs…

Participante

kkkk pois é, não sei se fico feliz ou chateado por terem pego a imagem pra fins lucrativos. Acredito que se eu fosse profissional da area ficaria mto brabo.

Mas fica um alerta aos profi, cuidado com seus render.

abs

Participante

Cara, entra em contato com eles e fala que pra continuar usando a imagem eles tem que pagar o valor da maquete, que se não pagarem e mesmo assim continuarem a usar a imagem, vc entra com um processo, simples assim.

Participante

Por isso acho importante mesmo que não seja um profissional da área, colocar algo que marque sua imagem, não necessariamente uma logo com seu nome, mas pode ser algo que só visualizamos ao ampliar a imagem.

Se fosse voce entraria em contato com a loja, afina voce teve trabalho para fazer a imagem e eles estão vendendo um produto com a sua imagem sem que voce receba nada por isso.

Visualizando 34 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.