Renderizadores em geral

Animação Lumion 3d Por Maurício Camargo

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
    2780 Views Posts

Participante

Boa Noite Pessoal,

Desde que lançaram o programa, no início de dezembro, venho estudando ele e tenho gostado muito dos resultados obtidos, ele não concorre com o Kerkythea, Vray etc. pelo fato do foco dele ser direcionado à animação de exterior e ele inclusive só trabalha com a luz natural.
      Segue então, depois de alguns estudos, minha primeira animação com o Lumion.

Detalhes Técnicos:

Modelagem: Sketchup;
      Renderização: Lumion;
      Edição de Vídeo: Proshow Producer;
      Tempo de Render: 3 horas;
      Quantidade de Frames Renderizados: 1.118

http://www.youtube.com/watch?v=S319ZL27xGw

Grande Abraço!

Participante

Parabens Mauricio, muito bom mesmo..
      Ficou legal.. trabalho muito interessante..
      Lumion.. vou dar uma olhada. o resultado é legal hein..

Participante

grande trabalho mestre………..
      tb estou me arriscando no lumion, ainda não fiz nada “apresentável” devido aos estudos………hehe
      Mas uma hora chego lá……..
      concordo com sua colocação, o lumion não substituirá os grandes renderizadores, apenas complementará pela praticidade e rapidez (por isso tem suas limitações)…….
      Não sei ai, mas aqui o lumion é um excelente “sugador”..rsrs…minha vga, processador e ram, sofreram com ele……….
      …….
      Parabéns pelo resultado……….
      Ta em um nível muito bom……
      ……..
      abraços……

Participante

É Nandim…realmente ele suga todos os recursos do pc…quem nao tiver um bom pc nem adianta tentar se aventurar. Por várias vzs ao tentar renderizar, meu pc apagava o video e eu tinha q reiniciar a máquina.

Gostei mto do fato da gente passear no ambiente renderizado com tudo se mexendo…vc passeia na animação e edita tdo…é bem legal. Mas as limitações dele com relação à edição de materiais tira um pouco da funcionalidade dele, ainda estou procurando formas de agregar ele ao meu trabalho..por enquanto ele ainda é apenas um programa legal…pra tornar ele profissional, tenho q estudar formas de tirar as limitaçoes dele com o Photoshop.

Participante

Olha só que bacana, bem legal esse softer.

Participante

Parabens Mauricio.. muito bom seu trabalho.

Participante

Voce diz mudar frame por frame maurício? com a ajuda do ps?

Participante

Achei bem legal!! Ele mesmo da movimento para os personagens? Em que formato ele trabalha? não teria como importar o arquivo do Kerkythea?

Parabens mesmo.

Convidado

Parabens pelo trampo.

Mas eu particularmente não gosto do Lumion pelo Specular excessivo dele, é muito forte.

Participante

Lucas,

A mudança no Ps seria para um render normal de externas..pq ele tbm te dá essa opção de gerar uma imagem….mas tbm dá pra alterar frame a frame dependendo do q for fazer no PS…com a ferramenta de edição em lote eu já dei blur uma vez em 1.300 frames sequanciados no ps…mas sao procedimentos q precisam realmente valer a pena. Eu vejo nele uma boa ferramenta para um render externo de grandes proporções…tipo o zoológico q o Willian fez.

Participante

Jef,

Ele mesmo movimenta os personagens e vc pode configurar a direção em q o personagem vai andar etc…mas os movimentos são pre configurados.

Vc importa nele o projeto do Sketchup tranquilamente, do kerkythea nao testei, mas acho q nao dá, mas uma vez q ele já importa do sketchup eu nao vejo pq levar ele do KT.

Participante

Marlon,

Realmente ele tem uma iluminação forte, agressiva.. pq isso com certeza ajuda a engine dele a trabalhar….mas isso tem como configurar. Eu particularmente já gosto da luz meio q estourando. Particularmente me surpreendeu bastante a qualidade da iluminação dele e das sombras…achei ambas mto boas.

Participante

Análise sobre o Programa:

Achei o programa muito prazeiroso de trabalhar, o mapeamento dele é mto bom, as texturas de alta qualidade, assim como os blocos dele. Achei ele bem leve…coloquei muitas árvores como vcs podem ver na animação e em nenhum momento ele travava.

No entanto as limitações dele ainda nao deixam vc bater no peito e oferecer uma animação com objetos animados, pois tds os movimento sao pre determinados..e se teu cliente pedir uma escada rolante num shopiing etc vc ta lascado pq vc nao tem como criar isso.

Agora se o objetivo é fazer uma externa sem muita frescura com pessoas andando em linha reta e se movendo..aí sim ele é ótimo. mas falta mta coisa…nao te crianças animadas…nao tem pessoas sentadas animadas…enfim…ele ainda é mto básico…mas ainda é um bebê, nao tem nem 1 mes de lançamento, e tem um potencial enorme pq a engine é mto poderosa.

Renderização: Não consegui gerar imagens com resolução acima de 1300 pixels…se passar disso a minha maquina trava.

Animação: Não consegui gerar animação pronta em HD, tive q renderizar em frames e no editor de vídeo garar a animação em HD e ficou mto bom.

Considerações finais: De interface intuitiva e boa integraçao com o Sketchup, fica aí como uma opção a mais para trabalhar. Não recomendo a se aventurar nele quem ainda está aprendendo um outro renderizador, pq vai ser excesso de informação e vai tirar seu foco. Mas pra quem ja domina aí um renderizador e procura aliados ao trabalho o Lumion é uma ótima opçao, pois é prático, rápido e de qualidade…mas ainda falta muita coisa pra ser um programa profissional.

Abraços!

Convidado

Eu tambem gosto de iluminação estourada, mas esse Specular dos Shaders dele é muito forte e tem um glare excessivo tambem.

Participante

mauriciocamargorj escreveu:
      Jef,

Ele mesmo movimenta os personagens e vc pode configurar a direção em q o personagem vai andar etc…mas os movimentos são pre configurados.

Vc importa nele o projeto do Sketchup tranquilamente, do kerkythea nao testei, mas acho q nao dá, mas uma vez q ele já importa do sketchup eu nao vejo pq levar ele do KT.

Eu perguntei isso, pela hipotese de se editar os materiais no Kt e levar isso pronto pra ele..No meu sketch, as minhas bibliotecas ja estão com materais indexados com o Kt, quando importo, ja tenho esses materias configurados…se desse pra aproveitar isso nele, com certeza seria uma ferramenta bem interessante…

Não gostei muito da resolução que vc diz para renderização…eu que nunca renderizo abaixo dos 3000pixels, acho que sentiria muita diferença..Mas no seu video, realmente gostei….a iluminação esta muito boa

Participante

Oi Jef,

Eu imaginei q vc queria já levar os parâmetros editados, mas são engines diferentes e acredito q mesmo se futuramente ele aceitar .xml isso não seria possível, mas a edição de material é bem tranquila, vc verá q nao tem necessidade de levar parâmetros editados..o grande problema dele realmente é a falta personalização dentro dele….eu por exemplo senti falta de uma casacata de água, de crianças animadas e de pessoas sentadas e deitadas na beira da piscina…de acordo q vc vai trabalhando nele, vc começa a sentir falta de um monte de coisa…mas acredito q a empresa de repente venda isso separadamente no futuro, seria bem interessante a possibilidade de poder comprar blocos animados pra ele etc.

Quanto a resolução…meu pc é um quad com uma g force 9800 gtx…acho q com um i7 com uma placa de vídeo top dê pra gerar imagens com resolução maior. Se futuramente eu for realmente trabalhar com ele eu terei q investir em uma máquina melhor…como meu trabalha ainda se resume em Skp, KT e ps, minha máquina me atende ainda mto bem, e trocar de pc seria meio q ostentação da minha parte…mas torço para q a empresa do Lumion ouça as necessidades dos usuários e trabalhem em cima disso, com certeza estarei acomnpanhando de perto, pois minhas impressões iniciais sobre ele são mto boas, estou realmente impressionado com a tecnologia inovadora do programa, tanto pela qualidade do render em tempo real, vc passeia no ambiente renderizado em alta qualidade, vc pinta em 3d, edita o terreno..tudo isso com cena renderizada e tudo se movendo..isso me impressionou muito.

Abração.

Participante

Parabéns Maurício, muito legal!!!

Participante

Puts pareceu The sims!!

Feraaaaaaaaaaaa

Participante

Vi os vídeos (animação) que foram produzidos com ele. Vi os tutoriais e amei demais o programa
      A animação da GH_House está demais.
      Bela avaliação professor. Pena que come bem computador.
      Abraços e sucessos

Participante

Já não sei bem o que eu procurava aqui no Fórum e dei de caras com este tópico mostrando essa nova ferramenta que é o LUMION 3D.

Fiquei de boca aberta quando entrei lá no site do programa e vi os vídeo tutoriais. Fantástico e com curiosidade baixei logo a versão DEMO.

Instalei para experimentar e tenho já um grave problema.
      Minha camera aponta sempre para o chão. Mesmo que eu use o botão direito do mouse para orientar a visão, assim que eu largo o botão a vista baixa logo para o chão. Se eu inverto as opções do mouse o problema inverte também e a camera fica a apontar para o céu.

Já aconteceu com alguém o mesmo e tem solução?

Gostava de experimentar e assim não consigo! 🙁

Participante

Parabens Maurício, belo trabalho. Não conhecia o Lumion 3D, mas era exatamente o que eu procurava para apresentações de projetos.

Participante

Muito bom mesmo, não conhecia o Lumion3D.

Conheço muito arquiteto que daria a vida por um programa assim, capaz de ajudar a fazer apresentações animadas com tamanha simplicidade.

Vou instalar e dar uma olhada…

Valeu!!

Participante

Bha !

Ta loko eu nem atino a renderizar as coisas paradas, e os caras ja tão fazendo isso. hehehhee

Da hora !

Parabens !

Abraço !!

Participante

muito bom.
      Alta qualidade em um tempo relativamente baixo.
      Parabéns pelo resultado.

Só achei o movimento da câmera muito bruto.

Participante

Limax como correu sua demonstração do LUMION?

Você teve o mesmo problema que eu?

Minha camera aponta sempre para o chão. Mesmo que eu use o botão direito do mouse para orientar a visão, assim que eu largo o botão a vista baixa logo para o chão. Se eu inverto as opções do mouse o problema inverte também e a camera fica a apontar para o céu.

???

Participante

Pessoal, descobri o problema que estava estourando com minha camera e fazendo com que ela sempre apontasse para o chão!

Era devido ao meu Logitech G25 wheel. Esse periférico/volante que eu uso nas minhas corridas de SimRacing era o problema.

Bastou eu desligar ele e a mágica aconteceu e o LUMION já funciona na perfeição!

Estou passando esse conhecimento geral. Assim se alguém deparar com esse problema, tá aí a solução!

Abraços

Participante

Nossa !!! Parabéns Professor Mauricio !!

Realmente maravilhoso !!

Ta ai, mais uma novidade bem bacana para estudar!!

Participante

Bha !

Fiquei de cara !

Parabens mesmo !

Abraço.

Zeka !!

Participante

Bom pessoal, aproveito para dar um LIVE nesse tópico do professor Maurício, colocando uma dúvida para os frequentadores do nosso fórum e que já são “feras” nesse bonito programa que é o Lumion.

Como é que vocês fazem para dar movimento nas nuvens e no sol quando nosso vídeo vai rodando?

A minha ideia passa por ao movimentar a camera em um determinado sentido, ela segue até e no finalzinho faço o sol descer no horizonte, ao mesmo tempo as nuvens vão se movimentando? Essa técnica servirá também para outras misturas que não só o final como no vídeo exemplo que estou colocando ali em baixo.

Segue então o vídeo (atenção aos últimos segundos) que mostra essa técnica que tou falando mas que eu não sei fazer:

http://www.youtube.com/watch?v=V3V8nbzCgh0

Participante

Isso você vai definir no momento de gerar o filme. Depois de escolher materiais e etc você vai para outra tela de gravação do filme. Lá você pode modificar vários itens como velocidade e quantidade de nuvens.

Participante

Eu acho que se trata de aplicar um efeito especial, mas o problema é que não tou conseguindo animar as nuvens nem o sol 🙁

Se alguém conseguisse colocar duas ou tens sreenshots explicando passo a passo como fazer, isso era o ideal. Já matei minha cabeça nessa coisa aí e não tou conseguindo mesmo, por isso estou pedindo ajuda.

Obrigado à mesma TIZZONIJR 😉

EDIT: Acho que finalmente já consegui…! 🙂

Participante

O pessoal responsável pelo LUMION 3D levou a cabo um concurso onde pedia que fizéssemos um vídeo utilizando o programa.

O vídeo que coloco abaixo “apenas” recebeu uma menção honrosa mas eu acho um dos melhores senão o melhor vídeo efetuado com essa maravilhosa ferramenta.

http://www.youtube.com/watch?v=mQHyD5hu-mU&feature=related

De lembrar novamente que esse não foi o vídeo vencedor!!!

Para verem os resultados finais do concurso acessem aqui: http://lumion3d.com/lumion-competition-2011-results/

Participante

Boa Tarde,

galera tenho começado a mexer no Lumion e tenho um cliente interessado, gostaria de perguntar aos amigos quanto vocês tem cobrado?

por minuto? segundo? tempo de trabalho? quais o parâmetros que vocês usam para fazer o valor??

agradeço a ajuda!

Visualizando 32 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.