Renderizadores em geral

DUVIDAS SOBRE RENDERIZAÇÃO

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    712 Views Posts

Participante

Bom dia pessoal, estou com algumas dúvidas sobre a renderização, são dúvidas básicas, creio que possam me responder..

1 – O que seria o Displacement?

2 – O que seria o Bump? (acredito eu que seja dar um pouco de forma (volume) a textura chapada).

3 – O que seria o Diffuse?

4 – O “”Mapeamento”” seria uma forma de não deixar a textura muito repetida?

No caso agora estou iniciando no Vray, já passei pelo Kerkythea, Lumion.. e agora o Vray.

Obrigado pela atenção!

Mestre

1 e 2 – Bump e disp, da uma olhada nesse vídeo, basicamente falando, disp afeta a forma do objeto e bump afeta somente o efeito da luz no objeto dando a impressão de deformar o objeto.

3 – Diffuse,
      são camadas de texturas que podem ser aplicadas no seu material, isso possibilita infinitas variações de materiais e efeitos.

4 – Mapeamento,
      é meio amplo isso, mas é basicamente onde vc vai selecionar ou adicionar algum efeito, muitas vezes utilizando imagens.

É isso aí, bons estudos!

Participante

O displacement é como se fosse um deslocamento de textura, é como se vc tivesse poligonado o modelo para representar o volume do objeto, ou seja ao invés de vc modelar essa poligonagem vc usa uma imagem em preto e branco da textura que vc está usando para fazer esse deslocamento. (é mais facil entender na pratica)
      o bump é parecido, mas ele não gera o volume ele apenas faz o relevo (eu acho que é isso)
      o difuse é a camada onde vc aplica a cor ou textura ou até mesmo um material procedural criado no proprio renderizador.
      o mapeamento é a forma que fazemos para ajustar a textura sem repetições e para ela ficar por igual em modelagens poligonadas.

espero ter ajudado. abraço

Participante

/ Allan Disse tudo.. Mas só para complementar… Um bom mapeamento requer uma boa textura assim como o mapa de Displacement e se haver reflexos, também usar mapa para os reflexos. Isso tudo por meio de “imagens” na extensão Jpeg/bmp/png/tif etc…

Participante

Entendii!! Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos, voces tem algum tutorial de como inserir HDRI no vray? HDRI seria um ambiente com toda a iluminação pronta para renderizar.

Outra coisa.. caso eu tenha uma textura que junto dela tenha a imagem de displacement e bump, como posso aplicar estas imagens no vray? Tem a opção de adicionar imagem de bump/displacement? Pois no Kerkythea tem esta opção e é só escolher a imagem referente.

Participante

Tutorial Inserir HDRI no Vray4Su.
      https://www.youtube.com/watch?v=isD6_p6TcNY

Bump > https://www.youtube.com/watch?v=OMXRh76dPJM

Sim, só ter a imagem Alpha (preto e branco) e inserir no material editor do vray.

Mestre

Confundi Mapa com Mapeamento… hehehe
      Um vai corrigindo o outro e acrescentando mais informações e chagamos em uma explicação melhor!

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.