Renderizadores em geral

DUVIDAS SOBRE RENDERIZAÇÃO

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    712 Views Posts
    • #76124


      Participante

      Bom dia pessoal, estou com algumas dúvidas sobre a renderização, são dúvidas básicas, creio que possam me responder..

      1 – O que seria o Displacement?

      2 – O que seria o Bump? (acredito eu que seja dar um pouco de forma (volume) a textura chapada).

      3 – O que seria o Diffuse?

      4 – O “”Mapeamento”” seria uma forma de não deixar a textura muito repetida?

      No caso agora estou iniciando no Vray, já passei pelo Kerkythea, Lumion.. e agora o Vray.

      Obrigado pela atenção!

    • #76132


      Mestre

      1 e 2 – Bump e disp, da uma olhada nesse vídeo, basicamente falando, disp afeta a forma do objeto e bump afeta somente o efeito da luz no objeto dando a impressão de deformar o objeto.

      3 – Diffuse,
      são camadas de texturas que podem ser aplicadas no seu material, isso possibilita infinitas variações de materiais e efeitos.

      4 – Mapeamento,
      é meio amplo isso, mas é basicamente onde vc vai selecionar ou adicionar algum efeito, muitas vezes utilizando imagens.

      É isso aí, bons estudos!

    • #76140


      Participante

      O displacement é como se fosse um deslocamento de textura, é como se vc tivesse poligonado o modelo para representar o volume do objeto, ou seja ao invés de vc modelar essa poligonagem vc usa uma imagem em preto e branco da textura que vc está usando para fazer esse deslocamento. (é mais facil entender na pratica)
      o bump é parecido, mas ele não gera o volume ele apenas faz o relevo (eu acho que é isso)
      o difuse é a camada onde vc aplica a cor ou textura ou até mesmo um material procedural criado no proprio renderizador.
      o mapeamento é a forma que fazemos para ajustar a textura sem repetições e para ela ficar por igual em modelagens poligonadas.

      espero ter ajudado. abraço

    • #76149


      Participante

      / Allan Disse tudo.. Mas só para complementar… Um bom mapeamento requer uma boa textura assim como o mapa de Displacement e se haver reflexos, também usar mapa para os reflexos. Isso tudo por meio de “imagens” na extensão Jpeg/bmp/png/tif etc…

    • #76162


      Participante

      Entendii!! Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos, voces tem algum tutorial de como inserir HDRI no vray? HDRI seria um ambiente com toda a iluminação pronta para renderizar.

      Outra coisa.. caso eu tenha uma textura que junto dela tenha a imagem de displacement e bump, como posso aplicar estas imagens no vray? Tem a opção de adicionar imagem de bump/displacement? Pois no Kerkythea tem esta opção e é só escolher a imagem referente.

    • #76169


      Participante

      Tutorial Inserir HDRI no Vray4Su.
      https://www.youtube.com/watch?v=isD6_p6TcNY

      Bump > https://www.youtube.com/watch?v=OMXRh76dPJM

      Sim, só ter a imagem Alpha (preto e branco) e inserir no material editor do vray.

    • #76173


      Mestre

      Confundi Mapa com Mapeamento… hehehe
      Um vai corrigindo o outro e acrescentando mais informações e chagamos em uma explicação melhor!

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