Renderizadores em geral

O que é Bump Mapping

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    614 Views Posts
    • #22810


      Participante

      O que é Bump Mapping

      O bump mapping é uma técnica de processamento de texturas que vem se tornando cada vez mais um requisito básico para gráficos, devido à demanda crescente de realismo ou detalhamento visual modelagens 3D. Com a capacidade de processamento crescente do hardware disponível no mercado, está se tornando cada vez mais corriqueira a implementação de novas técnicas de texturização.

      Para dar uma ilusão de pequenas profundidades na superfície de corpos simples ou complexos, o bump mapping segue um processo simples: ele altera em termos computacionais a orientação normal da superfície, criando uma falsa profundidade, que reage à iluminação produzindo um pequeno nível de sombreamento, criando assim uma impressão de “buracos” ou irregularidades na textura sendo processada.

      É um sistema bastante simples, que produz resultados muito interessantes. Um exemplo clássico de como o bump mapping influencia a percepção da identidade de um objeto simples é a modelagem de uma laranja: é fácil representar grosseiramente a fruta através de uma simples esfera com uma textura da cor adequada, mas a falta de detalhes é gritante. A aplicação de bump mapping dá uma impressão de realismo crucial, que pode ser um grande diferencial em um jogo de última geração ou em um filme de animação tridimensional.

      Como o procedimento depende da iluminação do ambiente para proporcionar a ilusão de profundidade, o bump mapping é um sistema dinâmico, que alterna suas propriedades conforme o objeto texturizado se move através de uma cena com iluminação complexa. Isso garante uma riqueza visual bastante grande, e um nível de realismo que não seria possível sem a aplicação da técnica.

      Com esta simples tecnologia, que consiste apenas em um processamento matemático de um parâmetro da superfície de um objeto, a qualidade da representação visual aumenta de uma maneira impressionante. Com a evolução do hardware, esta técnica se torna cada vez mais simples de ser utilizada, e quem tem a ganhar com estes desenvolvimentos é o fã de jogos de computador e filmes de animação computadorizada.
      Por Equipe Baixaki

    • #22813


      Participante

      Muito boa a explicação. Apesar de eu saber usar o bump, nao fazia ideia de uma explicação tecnica.
      Parabens e obrigado.

    • #22815


      Convidado

      Otima explicação.

      Ja sabia disso ae, mas vale a pena se aprofundar mais.

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.