Renderizadores em geral

[POSSIBILIDADE?] Blender como SUPER RENDER?

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    518 Views Posts

Convidado

Olá amigos;

Como mencionei em outro tópico aqui, estou fazendo um estudo de utilização do Blender como um super render, vou explicar melhor o processo:

Faço a modelagem toda no SU, ainda não achei um modelador que o supere no que diz respeito à facilidade de uso sem afetar a liberdade de ação e, após uma olhada em outros modeladores acredito que dificilmente terei um modelador que me permita fazer o trabalho tão rápido quanto o SU.

Testei renders como o podium, kt, vray, os resultados foram:

PODIUM – Muito fraco para iluminação, aplicação de materiais e principalmente animação, a velocidade não me agradou tambem.

KT – Excelente, biblioteca de materiais maravilhosa provavelmente será meu xodó pra renders estáticos, mas é muito lento ainda, talvez com a atualização que utilizará a GPU nas próximas versões ele atenda melhor minhas necessidades.

V-Ray – Sinceramente eu achei uma sopa de funções que para quem teve tempo de se aprofundar em todas deve obter resultados fantásticos, mas pra mim deu muito trabalho para atingir um resultado legal e me desagradou no retrabalho para diferentes materiais me tomando muito tempo.

Todos se mostraram lentos a ponto de me levarem a pensar que era assim mesmo, mas não é, ou não precisa ser.

Baixei o Blender para dar uma olhada no modelador, é simples, mas para aplicação em arquitetura (maquete eletrônica) achei o trabalho de modelar meio cansativo, comecei a ler sobre ele e vi que tinha funções maravilhosas que poderiam atender algumas idéias minhas como, por exemplo, usar vídeo como texturas, edição de animação via timeline, abordagem mais precisa nas questões de layers etc.
      Mas tem uma “coisinha” no Blender que fez minha imaginação voar, se chama Game Engine, é uma biblioteca para criações de jogos com suporte avançado a física e outras tranqueiras que exigem um estudo mais aprofundado do software, graças aos deuses do 3d meu objetivo passa direto nas questões de física e programação de lógica para a game engine, me permitindo, sem programar algumas milhares de linhas, gerar aplicações que permitam ao cliente “passear” na planta foto realista enquanto roda um vídeo na TV, trocar mobiliário, cor de paredes, ir até a sacada e apreciar a vista e se quiser ter um pouco de trabalho, abrir a geladeira e ver o visual da fumacinha saindo dela atingida pela luz interna do eletrodoméstico.

Viagens à parte estou na animação para criação de vídeo ainda, mas o que observei foi que o render interno do Blender me traz opções excelentes e uma velocidade muito boa, a mesma cena que levava 28min pra renderizar no KT, é renderizada no blender em 9 segundos, o que me permite ter um preview rápido de material e luzes só apertando F12 quando eu quero, sem contar que para animação essa velocidade é bem confortável.

Como modelo tudo no SU, tenho que exportar para o formato do 3ds e depois importar pro Blender, mas apesar do aspecto “gambiarra” desse processo o resultado é perfeito, exceto por alguns objetos que devem ser suavizados (smooth) no Blender, uma função simples de 1 clique. Feito isso, tenho um excelente render dotado de todas as funções e possibilidades de um ótimo modelador, animador, editor de vídeo e uma game engine de possibilidades virtualmente infinitas à disposição do meu projeto.

Ainda não achei onde baixar materiais prontos pro Blender, mas talvez eu não tenha me empenhado na busca devido à facilidade em criar os materiais que preciso nas funções internas do software. As opções de saída do render me animaram também, me permitindo definir tamanho personalizado para minhas imagens e animações, ele exporta em diversos formatos inclusive direto em AVI pra facilitar, eu particularmente prefiro exportar as animações em seqüência de imagens em PNG transparente com alpha, isso remove o fundo e deixa os vidros translúcidos e me da opções notáveis quando jogo no Premiere para edição final.

Não entendo nem uma linha desse mundo 3D, to chegando agora e só estou expondo algumas percepções minhas, não quero definir nada, o que citei acima foi só minha opinião.

Acredito que seria interessante termos um blog onde os gurus poderiam postar tutoriais e dicas e os iniciantes como eu postariam suas experiências, isso poderia levar até mesmo a um podcast, sei lá, se alguém tiver interesse em embarcar junto eu tenho Server disponível e posso instalar um CMS e por um layout nele, sei lá qualquer coisa me dêem um toque ae.

Tiago.

Participante

Eu, particularmente, testei o Blender há algum tempo, e na época, não gostei da interface dele. Pra mim, ele sofria do mal que alguns softwares livres têm, que muitas vezes pecam por fugir da linha de raciocínio seguida pelos softwares líderes de mercado. Então, algumas coisas que normalmente são automáticas em softwares pagos, nele, eu tinha que pesquisar e pensar em como fazer.

De qualquer forma, não sei como ele está hoje, mas pelo que tenho lido, ele tem aumentado bastante o seu número de adeptos e vem se mostrando uma alternativa eficiente a programas como o 3D Max. O blog do Allan Brito fala muito no Blender e tem vários plugins bem interessantes para ele. Vou até pensar em baixar o mais recente, e ver se as coisas mudaram um pouco.

Eu só acho (e já falei isso aqui), é que render é questão de costume. O melhor render pra vc é o que vc consegue estudar e entender melhor. Pro Padão, é o Podium. Pro Poliszuk é o VRay. Pro Andeciuala, agora tem surgido o Modo. Enfim, é tudo questão de costume, tempo para estudar e adaptação à interface.

Por isso, quando vc tiver resultados sobre seus estudos de integração do SU com o Blender, por favor, poste. Se tiver como postar, por exemplo, esse comparativo de tempo de render que vc mencionou, seria bem interessante.

Valeu!

Participante

ja baixei o blender uma vez .. e nao gostei da ibterface tb … achei mega estranho, e a forma de manusear ele.. Pra mi m foi pior que meu primeiro contato com o max !! HAhaha que é um terror a primeira vista !

mas bem .. gostaria de ver trabalhos feitos com o blender !!

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.