SU Podium

Ajuda com luzes e reflexos

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    938 Views Posts

Participante

Oi, gente!
      preciso de ajuda com essa imagem
      alguem sabe como tirar as luzes que aparecem no reflexo?

se tiverem algumas dicas pra melhorar a perspectiva, fico feliz! 😀
      Débora

Participante

Boa tarde Debora,
      Favor ler as regras do forum aqui http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=3&forum=9
      Para se apresentar crie um tópico aqui http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewforum.php?forum=9
      Depois de feito isso, sua(s) duvida(s) serão respondidas rapidamente.
      Att,

Participante

me desculpe, não me atentei para as regras
      Já me apresentei.
      Dei uma procurada já e não encontrei nada.

Bom, vou dar mais uma olhada pelo site enquanto isso
      a imagem:
      http://img.photobucket.com/albums/v134/deborapk/Perspectivacama.jpg

Participante

Oi Debora, vc ta falando daquelas bolas de luz que estouram em reflexos, né? Eu suavizo a iluminação, colocando mais pontos com menor intensidade. Normalmente renderizo um pouco mais escuro tbem e no photoshop eu clareio a imagem. Acho que fica melhor e vc ganha um mega tempo. Pq ficar ajustando iluminação do podium é um saco.

Qualquer duvida, pode perguntar, alem de mim que uso o podium temos mais pessoas ai experts em podium.

Participante

ahn, que ótima dica 😀
      vou ganhar mto tempo que isso 😀

Participante

Debora, verifique o que o Padão falou e complete seu cadastro. É melhor para sabermos mais de vc e tal.

Faz faculdade de arquitetura aonde?

Participante

Faço arquitetura na UFPR no Paraná
      estou no 3º ano

vou ver o que o o Padão falou

Participante

so uima pergunta, vc uso luz oomi ou spot?

Participante

gente, ainda assim. nao fui mto feliz
      já explicaram algo parecido pra alguem?
      =/

Convidado

Com a atualização do Site, todos os codigos passaram a ser utilizados em letras minusculas, ou seja, antes era [URL ] agora é [url ]. Isso se aplica a todos os codigos.

Participante

então.. usei da biblioteca do podium.
      na verdade, não sei configurar spot e omni.. só na tentativa e no erro xD
      tem algum artigo ai?

Participante

Desculpem pela imagem. :O

bom, já li vários tutoriais de omni e spot, mas nunca consegui aplicar 🙁

Participante

bom como uso da biblioteca do podium, vc deve entrar dentro do bloco e apagar esta onmi que esta emitindo este reflexo no espelho.

Participante

pois é. mas dai fica sem nenhuma luz.
      qual eu coloco? oq eu posso fazer?

Participante

tenta usa luzes spot, creio que vai funfa rsrsrsrs

Participante

vou tentar fazer isso 😀
      obrigada

Participante

Débora, no Podium existem dois tipos de luz a OMNI e a LEM.
      A LEM nada mais é que aplicar uma intensidade de luz sobre uma superficie qualquer ( sem ser Grupo). Ela vai emitir luz numa direção apenas.
      A OMINI voce aplica em um volume agrupado, tipo uma bolinha por ex. E a luz será emitida em todas as direções.
      Quanto maior o tamanho mais luz ela irá emitir independente da regulagem de intencidade de luz que adicionar ao objeto.
      Entendeste?

Participante

aaaaahnn..
      entendi!
      nunca vi uma explicação melhor e mais sintetica 😀
      obrigada! 😀

Participante

to sumida, né?!
      gente, continuo com o mesmo problema.
      tentei luzes omni e lem. e não deu certo.
      talvez seja por causa do tamanho da omni né?!
      quanto menor, melhor?

Participante

Tentei várias vezes. todas frustantes. =(
      olhem 😀

Participante

Seleciona a lâmpada ( não o grupo, a lâmpada, onde seria a fonte de luz ) e altere o valor na barra “LIGHTS” do podium.
      Mude o Background(em styles – no Sketchup ) para uma cor mais escura.
      – não sei explicar oque acontece mas normalmente melhora… é como se o ambiente ficasse em um tom parecido coma cor de background.

se eu falei besteira me corrijam ae. :s

Participante

Se vc me autoriza dei uma clareada na suas imagens com qualquer programa de edição de imagens vc pode clarear não precisamente só com render.
      Dei uma aumentada nos tons claros, coloquei mais contraste e um pouquino de brilho somente.
      se vc fizer isso em todas suas imagens vai melhorar um tikim.
      Esse modo é o mais simples tem modos mais complexos com o photoshop ajustando niveis e tals… mais deixa pra lá aí sua imagem mais clareada…

Participante

Pessoal, as bolas de luz são causadas por uma coisa.
      Quando se pega um luminária do Podium para ser incerida na sua modelagem ela vem em geral com duas OMINIs.
      uma dentro da luminária e outra for a alguns centrimetros abaixo para dar um efeito.
      Precisas regular as intensidades de forma diferente.
      Uma maneira de regular isso de forma separada é usando o comando do Sketchup chamado – Outliner.

Participante

arqpadao, fala mais sobre esse comando e como que a gente pode editar as luzes. *-*

Participante

ohhhhhh.
      não sabia disso, padão. vou dar uma pesquisada sobre outliner 😀

ohhh, eu tento clarear minhas fotos, mas não ficam mto boas, vcs perceberam. isaheuieheiuhseiuehiue

Participante

Outliner nada mais é do que trabalhar os grupos e os componentes sem ter que ficar clicando duas vezes para entrar dentro dele.

Faz um teste. Normalmente é bom utiliza-lo qdo tem componentes dentro de componentes. É importante e agil que os componentes estejam bem nomeados.

Eu particularmente me perco usando o outliner, mas para os que são bem organizados, é uma boa saida.

O duplo clique sobre o componente trabalha da mesma forma que o outliner. Vc entra dentro de um componente, depois duplo clique de novo para entrar em outro componente e assim vai. O outliner agiliza isso.

Debora, o que vc tem que fazer, é entrar dentro do componente (pelo outliner ou por duplo clique) luminaria e pegar a omni de baixo e diminuir a intensidade de luz, ela que ta estourando no espelho.

Participante

Nunca consigo achar onde ocorre a iluminação da “luminária” ( a primeira, que está dentro dela ); então eu adiciono luzes na face da lâmpada…
      e se não quero um “efeito” apago a outra que vem junto no modelo ( tipo um símbolo de nível de piso )

É correto fazer isso?
      Algumas lâmpadas ficam extremamente “fracas” com isso.

ps: Ah, é verdade.. agora lembrei que ja tinha visto esse outliner ( é a lista com nome de grupos e componentes )

Participante

Oi o Daniel colocou para vocês com muito propósito, deem uma olhada melhor no Outine. vão entender o falado acima.

Participante

ahn, padao. acredito que já tentei isso, mas vou fazer de volta pra confirmar. eu deixei o grupo com a intensidade 1, nao tem como diminuir mais que isso neh?! ;/
      outra coisa, acho que foi aqui que eu li, para aumentar a escala em 10x, pra controlar melhor a intensidadde de luz.. vou tentar fazer isso da proxima vez, e posto aqui.
      uma coisa de cada vez. 😀

obrigada, gente, pela ajuda!
      arqpadao vou pesquisar mais sobre outline.. essa coisa de organização do desenho do sket, sou bem sem noção. xD dei uma olhada no forum, tem bastante coisa sobre isso. 😀

Visualizando 28 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.