SU Podium

bumpmaps, como usa-los?

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    486 Views Posts

Participante

Bom dia a todos. Pesquisei o forum inteiro e não encontrei nada, então resolvi criar um novo tópico. Se ja tiver em algum lugar, me avisem que deleto esse e passamos a discutir (se necessario) no outro tópico.

Após comentários sobre uma imagem minha, que faltava editar melhor os materiais, surgiu para mim a palavra bump. Ai pesquisei, baixei novas apostilas, baixei todos as texturas com bumpmaps do Padão, mas não estou sabendo usa-las.

Para que serve o bumpmaps? ele trabalha em conjunto com a imagem original? Qual eu aplico na textura? Sempre que eu aplicar um material jpeg eu preciso criar um bumpmap?

Gostaria de informações sobre bump. Se alguem puder me ajudar, ficarei mto grato. E se ja foi discutido no forum, desculpem a minha ignorancia, mas realmente não achei.

Att,

Daniel Sabino

Participante

Bumpmap é uma cópia da imagem da textura, porém preto e branco.
      O bump controla os níveis de relevo de uma textura, portanto todo valor de preto e branco da textura é interpretado como alto e baixo, criando uma falsa sensação de relevo.

dê uma olhada aqui

http://arqpadao.blogspot.com/2009/02/podium-bumpmaps.html

Participante

Ola Sette, obrigado pela resposta.

Só mais uma duvida, quase afirmativa.

Então, eu colocando as imagens bumpmaps em PB na pasta podium/texture, o podium fará leitura deles e eu aplico na minha modelagem a imagem original, modificando o nome dela usando o _bumpx ?

Participante

Não sou usuário do podium, mas acredito que basta voce colocar as texturas na pasta com o formato e valor e quando aplicar a textura original do su o podium fará um “paralelo” com o bump da pasta.

Participante

Obrigado Sette. Vou fazer uns testes, que é a melhor maneira de eu saber as respostas. Com relação aos bump´s e seus valores, eu preciso testar isso na hora de aplicar a imagem. Pelo menos é o que ta falando na apostila. fiz uns testes com bumps e só alterando o valor, ja da diferença na imagem. Minha duvida mesmo era os bumpmaps preto e branco.

Mesmo assim, obrigado Sette. Vou fazer um teste e posto aqui.

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.