SU Podium

Dicas de iluminação no Podium

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  paulovictor 8 anos atrás.

  • Autor
     |  971 Views Posts
  • #1482

    Omni: A Omni é uma luz que irradia seus raios em todas as direções.
    LEMs: Luz emitida uniformemente em toda a superfície de uma geometria.

    1. Omini Ligths são basicamente pontos de luz que são criadas atribuindo intensidade de luz a um grupo. A origem da luz é exatamente no centro do grupo. É onde a luz é mais intensa. Um ponto de luz não é direcional. Para torná-lo direcional você tem que incluí-lo dentro de uma geometria.

    2. Omnis renderizam muito mais rapidamente do que LEMs. Use somente LEMs quando você necessita algo como uma faixa de luz em volta de sancas fendas e recuos. Você pode também usá-los quando você precisar iluminar uma área próxima de uma parede sem criar uma um foco de luz.

    3. A forma do grupo do Omnis não faz nenhuma diferença. Você pode usar linhas simples para ampliar um grupo Omni.

    4. O tamanho do grupo Omni parece afetar a intensidade da luz. Para reduzir a intensidade de uma luz do Omni, faça sua geometria menor possível. Eu uso geralmente um quadrado minúsculo. Isso parece que não reduz a intensidade Omni para menos de 1. Isto parece ser ao redor de 150 mm.

    5. Para produzir efeitos escalonados, coloque o grupo do Omnis dentro de uma luminária, tendo a certeza de que esta com 100 mm atrás da borda da luminária. Quanto mais a origem da luz for recuada mais claro e nítido é o efeito ondulado.

    6. Luzes pequenas não funcionam muito bem de uma maneira geral com Omnis. Para os melhores resultados, esteja certo que sua luminária tenha no mínimo 150 mm de diâmetro. Você pode fazer um trabalho com luminárias menores, mas você vai precisar usar LEMs e Omnis.

    7. Para evitar os hotspots, mantenha suas luzes pelo menos 200-300 mm afastados das superfícies vizinhas e torne a intensidade de luz baixa.

    8. Para efeitos de iluminação lineares, você pode usar uma disposição de Omni baixo intensidade. Isto ira funcionar realmente com luminárias que são maiores que 300 mm afastadas da superfície, porque mesmo com seu poder mais baixo, a disposição dos Omnis na distância mínima causará um hotspots muito brilhante.

    9. Os acabamentos de uma luminária afetarão sua capacidade de distribuição de luz. Para o exemplo se você tiver uma luminária que use um difusor reflexivo, você precisará atribuir refletividade a essa parte do modelo.

    10. Se você ao usar LEMs se utilizar de retângulos, as coisas srão mais rápidas.

    11. Tente olhar fotografias reais de luminárias quando você quiser aplicar o efeito em seu modelo. Você freqüentemente encontra hotspots na vida, assim pode ser uma opção tentar enfraquecer a iluminação para evitar o hotspots.

    De uma maneira geral as regras para manusear estas coisas são normalmente exatas, mas você pode encontrar anomalias em alguns exemplos.

    Se você quiser conseguir mais controle de suas luzes, a coisa a mais fácil a fazer é multiplicar o fator de escala de seu modelo por 10.
    Você necessitará ajustar a intensidade da luz d todos os pontos de iluminação e possivelmente aumentar o tamanho de sua geometria Omnis, mas você pode conseguir resultados mais exatos e sutis com pequenos pontos de iluminação. Isto é uma pequena dica, mas isto funciona muito bem se você quiser ficar se masturbando.
    Finalmente, não espere estar habilitado a simular efeitos exatos de iluminação no momento. Você não pode usar ainda o Podium para planejar esquema de iluminação interna.

    Fonte: codinome bigstick, postado em 04/12/2007 no SU Podium fórum.

    http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.websitetoolbox.com%2Ftool%2Fpost%2Fsupodiumforum%2Fvpost%3Fid%3D1834497&langpair=en%7Cpt&hl=pt-BR&ie=UTF-8

    Este texto foi traduzido para o Português, podendo haver portanto algumas discrepâncias lingüísticas.

  • #6944

    Esses dias alguem me perguntou sobre a iluminação no Podium, em 2007, tinha colocado estas dicas aqui, mas não sei, as pessoas normalmente não pesquisam.

    No nosso Fórum tem tanta informação cadastratada que se pesquisassem possivelmente não precisariam perguntar mais nada. Tem de tudo aqui.
    Aproveitem este banco de dados incrivel, ele é feito por voçês para vocês.
    abraços.

  • #11738

    Olá Fernando, como muitos também estou começando a usar o podium e testando luzes..
    Entendi os dois tipos de luzes, mas como crio cada uma? A Omni é adicionando luz à um grupo e a LEM adicionando luz à um componente?
    Se for isso, tudo bem, mas não consegui colocar luz em um componente, a setinha de intensidade sempre volta ao zero..

    um abraço!

Você deve fazer login para responder a este tópico.