SU Podium

Estudos do (com) Podium

Visualizando 51 respostas da discussão
  • Autor
    2215 Views Posts

Participante

Participante

SU 1

SU 2

SU + Podium

pessoas, vamos postar nossos testes com o Podium, pq parece que a dificuldade do pessoal é a iluminação. Vamos nos ajudar! 😀 Fiquem com Deus!

🙂

Participante

Alethea
      use esta dica para postar imagens diretas no post do tamanho que coloquei as minhas, fica mais ágil de se ver.
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=634&forum=8&post_id=2050#forumpost2050

Participante

Gostaria de compartilhar com vcs minha primeira imagem com podium. É só um teste, ok?

Participante

oi netelirandrade

neste monocromático, o que me parece fora é a parede verde, talvez outro tom mais acinzentado ficasse melhor.
      a madeira ebanizada ficou boa e acho que o nível de reflexo esta bom.
      na cama o colchão esta bom, o que poderia estar mais solta é a colcha e o lençól.
      a estampa esta muito bonita, de bom gosto.
      o blumpmap da cerâmica esta ejagerado, e usaria uma de tamanho maior, tipo 80×80.
      a iluminação esta só num ponto, enrriqueça mais e coloque outras Omnis em lugares estratégicos. nas cabeceiras talvez.
      mais um belo “teste”
      abraços

Participante

É, eu ainda estou “apanhando” na iluminação. Coloquei a parede verde na tentativa de clarear o ambiente, mas concordo com você (destoou um pouco). Na verdade o projeto ainda está inacabado. Vou colocar em prática suas dicas e depois coloco o resultado final aqui. Valeu!!!

Participante

Concordo com os comentários… um luminotécnico mais desenvolvido valoriza bem mais o 3D. Depois mostre o novo resultado netelirandrade. Bom estudo!

Participante

Obrigada Aletheia. Vi sua imagem e achei muito boa!. Já fiz vários testes com a iluminação e os resultados não foram muito bons. O render demora muito e eu ainda não encontrei a forma correta de configurar o Podium na hora de renderizar. Vc poderia me dar alguma dica de opção melhor entre: defalt, exterior, old, noisy…? Sem falar na iluminação, que tem me dado muita dor de cabeça! Obrigada…

Participante

oi netelirandrade!
      a imagem da cozinha eu usei a configuração noisy, mas eu não esperei até o final .. parei em 3000/10000, aproximadamente 2 horas de render. 😡 mas já gostei do resultado. Não usei iluminação nenhuma, só tive que retirar umas paredes … 🙂

Já a imagem do outro tópico, de uma sala, foi na quality, bem mais rapido, questao de minutos… e tentei fazer efeito de spot, o qual tenho que aprimorar pq queria fazer um faixo mais fechado … vamos ver se eu encontro um tutorial por aí …

Estou me correspondendo com uma garota, ela tem umas imagens com uma iluminação muito boa, se eu conseguir aprender, eu coloco aqui as dicas. oka?

Beijao!

Participante

Eu vi a imagem do outro tópico também e gostei. Nunca renderizei usando a quality. Vou testar porque acho que o render demora muito! Já procurei também tutoriais mas não encontrei nada. Por enquanto estou usando várias configurações pra ver o resultado. Qualquer “descoberta” nova também te falo. Valeu! Bjo

Participante

Luz LEM são luzes aplicadas em superfícies tipo um retangulo, um circulo.
      Luz Omini é uma luz aplicada a um sólido tipo, cubo, esfera etc. que imetem luzes em todas as direções.
      Em qualquer render quanto mais iluminação, reflexos. maior tamanho de imagemn renderizada, mais tempo demora, de horas a dias, isto não é um defeito do POdium. A versão 1.6 esta muito mais rápida do que a 1.5, porque a 1.6 esta usando os recursos dos processadoores dual core ou quad core.
      quanto aos Presets.
      default – O padrão de renderização predefinido. Isto irá produzir bons resultados para todos os tipos de cena. Ela conta para todas as situações. O tempo de Render é muito bom.
      Noisy – É um método de refinamento progressivo para uma imagem. Particularmente útil para vista de exterior, renderizam com qualidade, pode ser extremamente elevado o tempo de render. Quanto maior a resolução, o mais longo o tempo necessário. A imagem pode ser guardada em qualquer fase do processo. Baixando as resoluções, podem ser obtidos bons resultados em pouco tempo como 40 minutos, mas para maiores e mais complexas imagens, várias horas de transformação serão necessária.
      old141 – Este Preset torna a imagem com o mesmo padrão, e velocidade como a versão 1.4.1 para aqueles amantes da versão 1.4.
      old151 – Este Preset (definições) é o padrão da versão 1.5, para aqueles que querem usar este preset.
      quality – A melhor qualidade de renderização, render consequentemente mais demorado.

Participante

Mais um teste com o Podium. O render demorou 9 minutos, pois não carreguei na configuração. O quarto é o mesmo, mas fiz algumas alterações. Consegui algum efeito de iluminação, mas ainda não está perfeito. Estou tentando aprimorar mais. Abraços…

Participante

neteli, melhorou sua iluminação, mas há uma coisa a observar, a proporção de dois elementos. os travesseiros, que na minha opnião deveriam ser mais volumosos e o lençol verde que ao contrário esta com muito volume.
      Para ambos os casos use a ferramenta “scale” e trabalhe estes volumes.
      As imagens que colocaste na cabeceira da cama , a anterior estava mais bonita.
      valeu
      abraços.

Participante

Olá. Já tentei diminuir o volume do lençol, mas tá me dando muita dor de cabeça. Os travesseiros, coloquei uma cor sólida e melhorou bastante o volume. Também acho a estampa anterior mais bonita, mas a cliente pediu mais cor no ambiente. Deixa te perguntar uma coisa: quando tento vizualizar melhor o ambiente (usando orbit, zoom 60 deg), aparece umas luzes coloridas, como se estivessem na frente da camera o tempo todo. Isto não acontecia antes. Vc sabe o que pode ser?

Participante

não sei extamente, mas tente mudar o ponto visual…

Participante

Bom dia, Letheia!

Esta cozinha vc modelou no sketchup, ou em outro software moveleiro como o promob ou 20-20Design?

Que iluminação vc usou no Podium, quality? Muita luz e pouco reflexo, não.

Gostaria de umas dicas sua, tenho uma empresa moveleira de alto padrão http://www.artigiano.com.br , e no dpto projetos utilizamos o 20-20 Design p apresentação e parte tecnica.
      Mas como temos grandes parcerias com construtoras, gostaria de melhorar a apresentação do projeto, por isso estou modelandando no 2020 e exportando p skeychup, aonde gostaria de enfatizar não a modelagem e sim a iluminação

Grato

Participante

Ola Nogueira!! Tudo bem?
      Modelei ela no SketchUp sim!
      Como citei anteriormente, para a imagem da cozinha eu usei a configuração noisy, mas eu não esperei até o final … parei em 3000/10000, aproximadamente 2 horas de render, mas já gostei do resultado. Não usei iluminação nenhuma nesta cena, só tive que retirar uma parede.
      Sobre os reflexos, é que eu particularmente prefiro um resultado mais acetinado e apenas utiliza-lo para alguns detalhes.

Mas para o seu objetivo é só fazer configurações das luzes desejadas: spots, pendentes e afins!
      Não sabia que tinha como exportar do 2020 p/ o SU! Interessante! Porém só as lojas tem acesso a este software aqui na minha cidade (Maringá-PR).

Sobre a sua empresa, já a conheço, ela participou da REVESTIR/Kitchen&Bath ano passado correto? Lembro do stand, belissimo.

Estou no ultimo ano de arquitetura, apaixonada por interiores, espiando o site da Artigiano achei belissimos os produtos e com qualidade. Parabéns!

Qual dica especifica/tecnica poderia te ajudar melhor?

🙂

Participante

Obrigado Aletheia!

Sim participamos da feira sim foi bastante interessante.
      Este ano tb participaremos, mas em parceria da Brastemp.

Bem, eu exporto do 20-20 em dwg, mas p que abra corretamente no sketchup, eu abro primeiro o dwg no auto cad, exporto em 3ds, e ai sim importo no sketchup.

Participante

fui desleixado para regular o render, tem três spots com Omni e três luminárias com Lems, não ficou legal.
      Falta um pouco de reflexo no azul dos bancos e na geladeira, suave.
      A cuba tem que ficar com cara de aluminio polido.
      Acertar a txtura das madeiras, bah.
      o Micro ondas tem que ter um poco de reflexo no vidro.
      Tem muito reflexo no tampo do bar, a luz (florescente) sob armário aéreo não funcionou…
      a textura do piso esta horrivel, eu sei, pode falar…

mas o tempo de render foi bom na versão 1.6 = 2min e 16s
      tamanho 257.7 kb
      800×600

Participante

Arq. Padao
      é, vc já fez todas as criticas que eu faria sobre a imagem …
      caso você venha a arrumar os detalhes, publique novamente a imagem!!!

Ah, ainda não tive tempo de ler seu topico de como adicionar a imagem diretamente aqui… mas mesmo assim vou colocar o link de um outro teste meu … um dormitório feminino, espero que gostem …

TESTE DORMITORIO

🙄

Participante

Galera, desculpe minha intromição…
      Não sou user do pudium mas não posso deixar de elogiar a belíssima cena de aletheia, ambiente agradabilíssimo, gostei do papel de parede ao fundo, só não entendi aquele espaço abaixo das luzes seria um espelho?
      ótima modelagem, para melhorar eu acho que os metais dos bancos na frente da cama deveriam ser cromados, mas ficou muito bom, vejo q vc já está quase dominando o podium.
      Parabéns

Participante

Oi Alisson! Tudo bem?
      O detalhe sob a cama não é espelho, é para ser branco mesmo!! 🙂 Sendo uma continuação do elemento gesso do teto!
      Sobre as banquetas frente a cama, eu tentei cromar … mas acho que ficou muito “leve”. Tentarei melhorar esse detalhe em outra oportunidade!
      Obrigada pelo comentário!!!

🙂

Participante

Muito bom, parabéns Aletheia.

Mauricio

Participante

Caro arqpadao!

Que inveja boa, claro.
      Parabens, belissima sua imagem.
      Vou me esforçar cada vez mais, e o bom é que tenho referências como vc e a Aletheia p seguir.

Um bom dia

Mauricio Faria

Participante

18min 53s

Participante

Olá gente. Algumas imagens que renderizei. Aberta a sugestões. Bela imagem Padão…

Esta cozinha ficou um pouco escura…

Participante

Ola netelirandrade!
      A imagem da sala – acho que falta você utiliza blocos mais definidos, você encontra almofadas e o sofá de melhor qualidade no 3dwarehouse. Que darão um ar mais suave à sua cena. Acho que vale também colocar uma textura melhor no piso. E finalizar com alguns objetos de decoração discretos, porém de efeito, na prateleira do painel sob a TV.

Já na cozinha, concordo que esta bem escura. Só não entendi as duas banquetas vermelhas, que parecem estar deslocadas da posição da bancada. Enfim, detalhes irrelevantes! 😉 Muuito legal o efeito de iluminação no painel que recebe o papel de parede! Como fez? Aqueles blocos prontos do site do Podium tem?

O quarto, gostei muito do efeito do espelho, acho que esta muito monocromático, e que o espaço para o trabalho PARECE muito estreito, mas enfim, pode ser efeito do zoom a deformação. O piso também merece atenção. E eu colocaria uma cadeira colorida, para dar um impacto.

A qualidade do seu render já melhorou bastante! Parabéns!

Arq. Padao
      VIVA, gramaaaas! Ainda acho que o Podium na sua próxima versão poderia nos presentear com “displacement” (não sei o nome do comando utilizado no Vray) para causar efeito “fofinho” em tecidos, gramas e afins! Vamos torcer para essa evolução!

Bom domingo à todos! Amanhã segundona braba novamente!! Fiquem com Deus!

🙂

Participante

Olá Alethea,

Pois é, acho que fiquei mesmo com “preguiça” e não caprichei nos blocos da sala. Os bancos da cozinha e a bancada do quarto foram prejudicados pelo zoom mesmo. O efeito de iluminação no papel de parede, acho que consegui usando a iluminação direcionada. A luminária, já com a luz, consegui no 3D warehouse. Se quiser, posso mandar pro seu e-mail. Acho que o espelho na parede ajudou um pouquinho também… Obrigada pelas dicas. Com certeza vou aplicá-las. Bjo

Ps: aquele quarto lindíssimo, vc conseguiu os travesseiros no 3D warehouse?

Participante

Alguns podem se lembrar desta modelgem – Loja Shopping Total.
      Tem umas coizinhas a melhorar, quais são?

Participante

Na minha modesta opinião, os cabides e as luminárias deveriam ter mais reflexo. Talvez o armário que fica encostado na parede vermelha ficasse mais bonito se fosse de uma única cor. Acho q só isso… Ah, onde vc conseguiu a “estampa” da parede vermelha? É lindaaa…

Participante

Pode ser modesta, mas importante Neteli, seu comentário foi oportuno, não tinha me dado conta desta possibilidade, apesar das luminárias serm brancas podiam muito bem ter um reflexo e os cabides também. Quantto a textura não me lembro de onde tirei, mas claro tenho arquivada.
      abraços.

Participante

Pessoas, tudo bem???

Estou sumida, estudando muito para o meu TCC.
      Ultimo ano de faculdade é complicado! Por isso ando ausente nos comentários do Fórum!! Desculpem! Mas sempre de olho!

Essa imagem eu fiz com tempo recorde: uma sala de visita… só uma idéia de composição de mobiliário para a proprietária, um ambiente que ainda se encontra vazio, visando o orçamento liberado… 🙂

sala de visita

🙂

boa semana!! fiquem com Deus! abraços!

Participante

Arq. Padao!

O render em si, gostei do resultado.. e sobre o projeto concordo a respeito do móvel frente ao painel … por que não aproveitá-lo e fazer com uma dimensão para que o mesmo sirva de balcão-caixa?
      o tornando mais pratico para o(a) funcionario(a), e aproveitando mais os espaços para roupas nas araras! 🙂

Boa semana pra ti!

🙂

Participante

Aletheia
      1- Quanto a tua sala, da para por as duas poltronas pretas para trás?
      sobraria mais espaço para a mesa central, alias baixinha ela não?
      deve ter um motivo para faze-la com esta forma, né.
      aquelas duas luminárias no painel, poderiam estar acesas…
      o quadro centralizado no sofá.
      o lustre sobre a “mesa lateral” eu usaría um metálico para quebrar a relação madeira/ madeira. é isso ai.

2- quanto aquele móvel da loja, se vices o tamanho da loja, ias entender porque não tem “balcão caixa” . o caixa é onde tem a tela do computador. Os espaços pequenos são os mais dificeis de serem resolvidos.
      Independente de suas tarefas, continue participando, fórum parado não evolui.

Participante

Testando com o podium:iluminação e reflexos.

a sala anterior + equipada…

agradeço qq observação e crítica!

Participante

Estudo de regulagem de iluminação Omni nas luminárias, vários exemplos…
      Não entrem no mérito da forma é um mero exercício.

Participante

Sala de Estar

1600x900x24kb
      790,5 kb
      6min e49seg.

Tem que melhorar eu sei…
      mas gostaria de comentários

Participante

Opa, não sei muito sobre render mas se me permite vou falar sobre a luminária do lado da TV mesmo pq isso serve para mim para eventuais estudos sobre iluminação, o aspecto que me parece é que a luminária tem um grau de transparecia de luz e não esta “soltado” a luz no ambiente ao redor como deveria

Participante

É Vlad, esta foi uma das coisas que me encomodaram, ela ficou muito dura, mesmo depois de vários ajustes, inclusive a forma do lustre com uns recortes ficou diferente do que é, acho que o vidro tem uma camada muito grossa. Quando tiver mais tempo vou tentar novamente, tem mais umas coisinhas mas deixo para os cometários. Esse(a) é mais um(a) (in)experiência com o Podium, vamos tentando…

Participante

oi arq padao!!! eu gostei muito da composição, mas acho que se vc aumentar a luz no ambiente, vai ficar melhor o resultado! e diminuir a do pendente …. 😀 me-fui-me! abraços!

Participante

default preset
      7min e 14seg
      troquei a luminária pendente e coloquei outras lues omni, e aumentei a qualidade de render para 75% ue antes estava em 25%

Participante

e ae arqpadao, esse ta bem melhor do que o outro agora eu colocaria uma luz na tela da tv para ficar mais real e diminuiria um pouco a intensidade no gesso na parte de cima acho que ficou muito forte no resto acho que ficou muito legal , parabéns

Participante

Padão, show essa cena, acho que essa luz de cima do gesso poderia estar entre 5 e 10, acho que além disse vai estourar, como está estourando, ou é pra ficar assim mesmo?

Participante

e a brincadeira segue em frente…
      suprimi divisórias para poder ver melhor…

Participante

aceita-se comentários,
      obrigado

Participante

Padão, na imagem do banheiro, acho que se vc colocasse as 2 omnis mais pro centro, achei meio estranho esse tipo de luminaria cheio de bolinha tb, a luz na parede não iria estourar, no armario, devido ao reflexo e iluminação, a divisão das portas desapareceu, de resto ta muito bom, inclusive o acabamento da valvula de descarga. Na imagem do escritório, a imagem de fundo confundiu um pouco a imagem do escritório e os rejunts ficaram um pouco estranhos, deve ser por causa do modo da camera ne, de resto ta excelente cara.

Participante

Oi arqpadão, não entendo nada do podiun, sueus estudos estão indo bem em, nesta ultima imagem reparei que a cortina esta com linhas quebradas e como ela está bem perto acho que vale a pena melhorar a resolução ou AA

Participante

acho que foi o efeito da luz, no forro na frente de cada cortina tem duas luminárias e em cada luminária tem 2 luzes omnis uma na luminária e outra mais abaixo para dar um efeito, acho que isso gerou aquela falha.
      Em todos os meus estudos não estou usando qualidade para não ficar horas renderizando, por isso levo minutos, ai cai drásdicamente a qualidade.
      Agradeços as dicas e comentários de todos.
      obrigado

Participante

Agradeço comentáros, foi meu 1º teste de externa e tenho que melhorar muito ainda, podem detonar. obrigado antecipadamente.

Participante

Padão eu achei show o render ! Vc sabe que eu saco muito pouco ou quase nada de podium ! Mas ai eu aumentaria talvez um pouco a textura da grama e colocaria um pouco mais de bump.

E o bg ,, vc usou dois ?! Pq um lado está muita borrado e o outro está muito tranquilo !!

Bom ,, to tentando pegar as manhas do podium mas to mais verde que verde ainda !!

Até mais !!!

Participante

sabe meier não tinha me dado conta que a imagem estava desfocada, ô falta de atenção – é uma imagem só.

Participante

Com relação a imagem externa, vou comentar sobre o resultado em si, pois não saco muito de podium.
      Acho que o background ficou muito fora do resultado do sketchup, talves se usasse algum modelo de vegetação do próprio su melhoraria.
      o piso também achei muito claro, parece que a luz “explodiu”.
      mas o que mais incomodou foi o background mesmo.

Visualizando 51 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.