Obrigado Padão, elogios vindos de você, é pq estou no caminho certo.
Vamos la então. Na aplicação dos materiais, baixei do seu HD virtual as texturas com os bumpmaps e segui o que tava na apostila e alguns conselhos que peguei aqui no forum.
Apliquei a textura da madeira no piso, como ela era clara, modifiquei a cor para chegar na desejada. (um detalhe, qdo quero chegar numa cor desejada, normamente eu vou no photoshop e busco a cor, marco o RGB dela e aplico no sketch). Coloquei um bump que achei adequado, no caso bump2. Reflexo 40 e selecionei blurred. No rodapé, não coloquei bump, pq tava estourando, coloquei reflexo 20 e selecionei blurred. O pórtico preto, é madeira fosca. Não apliquei reflexo, bump1 e blurred selecionado. A parede branca é em madeira tbem, coloquei reflexo 5 para ficar bem suave e blurred selecionado tbem. No papel de parede, scanneei a imagem e fiz um bumpmap dela. Apliquei ela e fui ajustando, foi a que mais deu trabalho. Como tava estourando, peguei a primeira seção que ficará melhor e fui aplicando no resto. A iluminação fiz um omni grid ajustando o light.
É isso ai. Assim que tiver mais imagens eu posto para comentarmos.