Tutoriais

Mapa opacidade Vray

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  jeannunes 6 anos, 9 meses atrás.

• Autor
     |  567 Views Posts

Bem, postaram a duvida e a melhor forma de se acabar com duplicidades de perguntas é tentar organizar as soluções de forma oficial.. os primeiros paços o padão ja deu que foi criar esse espaço agora ahco que sempre que uma duvida pedir , ou for interessante , é legal criar um tut e colocar aqui ! Como surgiu a duvida, vamos nessa.

Mapa de opacidade no vray é usado quando queremos principalmente colocar uma figura 2d no nosso render e queremos tirar as bordas ou fazer cortes e tal. então vamos la.

Essas são as imagen que usarei nesse tutorial:

a primeira coia a se fazer claro, é importar a figura para o su. Você pode importar eplo file , import etc etc, ou eu como sou preguiçoso prefiro arrastar a figura pra dentro do su. Quando importar pelo menu do su devemos importar como imagem.

Depois de importado, precisamos transformar ela numa textura para ser editada no vray. Pq nao importamso como textura? para nao ter que associar a nada, e dessa forma que estamso fazendo teremos uma textura grupo. Bem, veremos. Depois de importar, exploda a imagem e agrupe de novo. Caso seja vray 1.5 a textura da sua imagem ja estara no editor de materiais, caso seja o 1.0 faça aquele procedimento de botão direito vray linked material e tal.

Se renderizarmos agora sem configurar nada teremos isso :

ps.: estou usando o plano infinito do vray( só detalhe)

Bem, agora vamos configurar. Para configurarmos precisamos de um mapa de opacidade. Aquele que coloquei la em cima em preto e branco. Bem, parece com um mapa de bump mas é bem diferente, para se ter uma boa imagem final é bom termos um mapa de opacidade bem feito e bem estudado. O vray encara o mapa da seguinte forma : o que é preto é opaco, o que é branco é transparente.

Configurando:

Devemos adicionar o nosso mapa de forma igual a dois slots do vray, o background e transparency do difuse. As configurações são as mesmas.

As configs :
    Escolhemos a opção bitmap em common e depois carregar nosso mapa de opacidade apertando o “m” ao lado do clear.

Depois de carregado apertemos o preview, bem, la eremos o mapa que carregamos, no caso esse que postei aqui, mas reparem que a arvore esta em branco e o fundo em preto. Bem, de qualquer forma, se aplicarmos desse jeito tanto no backgorund quanto no transparency teremos esse resultado :

oops ..

hehe, bem para resolver isso.. tanto a imagem quanto a sombra , devemos marcar o invert e invert alpha tanto no background quanto no transparency, nas configurações do seu mapa.

OK ,, dando tudo certo , renderizando novamente, teremos isso :

VLW!!!

ola, fiz tudo direitihno, e consegui mas o opsoto, ou seja o fundo ve-se e colocou trasnparente a iamgem, como faço inverso”??? PQ NO DIFUSE TRANSPARENCY SE COLOCAR BRANCO ELE COLOCA IMAGEM TRANS+ARENTE E MANTEM O EXTERIOR DELA Normal, nao sei como se poe background branco(trasnparente) n encontrei nenhuma opcao, obrigada

phmeier

fiz todos os passos e o resultado foi muito bom..
    gostei dessa forma de colocar vegetação no desenho visto que nao deixa o arquivo pesado demais..

mas onde posso conseguir mais imagens de vegetação com a imagem alpha junto?

desde jah agradeço…

Lucas

Akbou o meu problema de sofrer com a lerdeza da vegetação……hehehe
    Testei aqui ficou muito bom……..
    me empolguei tanto que fiz até uma floresta……..heehehe
    Parabéns pelo tutorial Phmeier…..
    Explicou de forma simples e bastante eficiente……..
    Graças aos teus tutoriais aprendi a fazer carpete e vegetação…..XD
    ………
    Agora uma pergunta….
    conheces algum site com mais opções de imgs de vetegação semelhantes a esta….??
    …….
    abraço….

gente curiosidade e quando quero usar uma imagem que possui varias coisas no fundo, faço direto ou tenho que colocar um fundo verde no photshop? e como faço o mapa, queria utilizar esse meio pra fazer algumas especies de plantas que tem no 3d wirehouse mas nao ficam muito reais …. valeu

pessoal pra quem procura mapas de opacidades legal ta ai!!!

http://vyonyx.com/category/down/cutout-trees/
    naveguem bastante por esse site, ele contem mta vegetação top e tb bastante pessoas tudo em opacidade!!! abraço!!!

galera, esse é o melhor jeito entao de se fazer um brise ?
    de chapa metálica perfurada, por exemplo ?

senão fica mto pesado né

Legal…Eu também não vou mais perder tempo com arvores 3d, alem de serem bem pesadas na modelagem, eu passava horas e horas… hehhehe

Muito obrigado Phmeier

Abração a todos!!!!

lucas_zatta escreveu:
    phmeier

fiz todos os passos e o resultado foi muito bom..
    gostei dessa forma de colocar vegetação no desenho visto que nao deixa o arquivo pesado demais..

mas onde posso conseguir mais imagens de vegetação com a imagem alpha junto?

desde jah agradeço…

Lucas

A imagem alpha você pode fazer através de photoshop, é bem rápido e simples!

qualquer duvida dá um toque!

Abraços
    ———————–
    Pós editado

KKKKK se bem q eu olhei melhor pra imagem e não é tão fácil assim não!!

É fácil quando é aquelas folhagens simples que tem no 3dwh e voce quer fazer o mapa de opacidade. ai é facil.

Mal ai!!

Abraços

catiacoelho escreveu:
    ola, fiz tudo direitihno, e consegui mas o opsoto, ou seja o fundo ve-se e colocou trasnparente a iamgem, como faço inverso”??? PQ NO DIFUSE TRANSPARENCY SE COLOCAR BRANCO ELE COLOCA IMAGEM TRANS+ARENTE E MANTEM O EXTERIOR DELA Normal, nao sei como se poe background branco(trasnparente) n encontrei nenhuma opcao, obrigada

Tentou marcar a caixinha “Invert no canto inferior esquerdo?

abraços

Bom galera,
    depois de tempo sem ter problemas, cá estou eu…….
    Revivi o tópico pra não ter que criar outro e ficar repetitivo…..
    Eu atualizei meu vrai para a ultima versão (mais nova)…
    O problema é o seguinte: Na versão antiga eu conseguia seguir esse tutorial numa boa, fikva perfeito, mas agora com a nova versão eu faço tudo idêntico e o resultado é esse:

Alguém sabe me dizer o que pode estar errado, sendo que antes funcionava na antiga e agora já não funciona mais ou o que mudou de uma versão pra outra que invalide o tutorial??
    …..
    Abraços……

Problema parcialmente resolvido…..
    Uma curiosidade……
    eu utilizava estas imgs como mapas:

……….
    MAs utilizando a IMG do tutorial tudo correu certinho……
    ………
    A pergunta é…..pq essa pequena diferença entre uma com fundo “verde” e a otra que não possui fundo, não funcionam iguais, já que no antigo eu fazia isso…
    Se alguém tiver uma idéia…..
    ……..
    abraços……..

Utilize imagens sem fundo em formato *.png e no material editor do Vray marque a opção “Use color texture for tranparency” no material da arvore, pois dessa forma dispensa o uso do mapa de opacidade. Mas se você adicionar um layer de reflexão você tera que colocar o mapa de opacidade no Fresnel do Layer.

Abraços

Marlonnz,
    Fiz o que tu falou,
    mas o que aconteceu foi que a img ficou a árvore com o fundo branco em volta dela(usei essa dai sem fundo que postei…)……
    apenas marquei a opção de “use color….”
    ……….
    to sem idéia de onde eu possa estar errando….
    …..
    abraços…..

Mas é JPG ou PNG essa imagem ae ?

Marlonnz,
    A img originalmente é uma .jpg, mas como ela não possui fundo, salvei a mesma no formato .png…….
    E continuou na mesma……
    Não sei se isso influênciaria em algo……
    …….
    abraço…..

Mas imagem JPG não tem suporte para utilizar sem fundo, pelo que eu sei é isso.

Quando você coloca no SU, a imagem fica com o Quadriculado ou com o fundo transparente ?

A img fik com um fundo branco…
    …….
    É pq pelo que eu entendia, esse fundo quadiculado indica que ela não possui nenhum fundo…..
    ……
    ai eu fiquei realmente perdido, pq todas a imgs de opacidade que eu tenho são desse jeito que eu postei ai…..a não ser umas que possuem fundo verder e funcionam da forma tradicional adicionando a alpha…..
    ……
    se tiver mais alguma sugestão……
    …..
    abraço….

Retificando……
    Quando eu coloco ela no skethc puro ela fica com o fundo quadriculado…..E depois de renderizada do modo citado, fik com o fundo branco…….

Então, se ela fica com o fundo quadriculado, isso indica que ela tem um fundo. Abra ela no PS, de um clique duplo no layer da imagem e selecione todo esse fundo quadriculado e delete-o. Veja que mesmo você deletando o fundo quadriculado, ela ainda sim vai ficar quadriculado, mas isso só aparece no PS, então salve como *.png e aplique no SU e no Vray. Deu para entender +/- ?L hehe

Marlonnz,
    Vlw rapaz, era isso msmo, tipo a img tem o fundo quadriculado que é ultra semelhante a quando o PS mostra imgs sem fundo…….
    isso me confundiu legal entre ter ou não fundo……..
    ……
    Mas ai vem o X da questão…….
    é muiiiiito massante ter que excluir ele com a ferramenta de seleção, pra ticamente impossível de se ter uma perfeição……
    …….
    vou ter que procuar por outras já sem fundo, pra não ter todo esse trabalho em + de 100 imgs………hehehe
    …….
    Vlw pelo help aew……
    ……
    Abraços…….

Se você tiver o CS5 vai ser muuito mais facil, pois ele tem um filtro de seleção mais fino e mais editavel. hehe

+ de 100 imagens ? PQP hahahhahahahha

Um das soluções que encontrei com essa dica ai que tu deu é de utilizar imgs 2d da própria warehouse……
    funciona blzinha…….

Ah sim.

Mas vamos falar serio, 3D é 100091 vezes melhor que 2D. Só tem aquilo de achar uma boa e consequentemente essa boa é pesada XD hehe

Sim,
    sem nenhuma dúvida….
    Mas é aquilo……eu coloco uma árvore no meu projeto já pesa o dobro…..
    e o problema é que o que to usando agora utilizaria em torno de 15 a 20 árvores…ai já viu….imagina isso tudo de geometria………hehehehehe
    mas vamo ver……vo testar as possibilidades aqui e ver no que dá……
    hehehe
    ……

Outra dica, Faz uma mapa de displacement e bump no PS da arvore a ser utilizada.

Coloca o bump a uns 150 ou 200 de multiplier (exagera um pouco mesmo, pois assim da a noção de profundidade sem pesar muito no render) e/ou/não aplica o displacement. Vai ficar melhor que a imagem Flat.

Outra dica é colocar a imagem 2D em uma Face curvada, ou seja, ao envez de fazer um Retangulo e colocar ela nele, faça um Plano curvo, use Projected texture (nesse caso o plano não pode ter mais que uns 80 ou 90 º, se não da treta no mapeamento) ou tenha a paciencia para pegar o conta gotas e ir mapeando corretamente.

Abraços

putz……
    nem tinha passado isso pela minha cabeça……
    vo até tentar depois….
    deve fik bem iteressante pq vai tirar a impressão de “img chapada”…….
    as duas são iteressante de se testar….
    …….
    vlw pela dica…..
    se não de certo venho te pertuba denovo……..hauahauahauahauahua….
    …….
    Abraço…

HAUHAUHA

Agora só amanhã, ops, daqui um pouco mais tarde ! hehehehe

Abraços, boa madrugada.

boa tarde pessoal;;; segui o tutorial ateh o fim,, quando tinha o outro v-ray, funcionava blz,, agora q tenho o 1.48.94, nao consigo mais fazer tem alguma config. diferente,

obrigado!!!

jah resolvi o problema,

o q acontecia era q o v-ray nao estava localizando mais a imagem de opacidade q estava usando (esta do tutoria), apenas movi as imagens pra uma pasta diferente e segui os passos, e pronto funcionando…

se caso alguem tiver este problema pode tentar isso… vlew abrass

Você deve fazer login para responder a este tópico.