Tutoriais

Planta cad no Sketchup

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Georgeo Gustavo Ribeiro 5 anos, 12 meses atrás.

• Autor
     |  3026 Views Posts

Bem, pode ser bobeira e tal.. mas acho que ta valendo. Vou só colcoar a forma inicial de se trabalhar com plantas cad no su. Os primeiros passos . Formas diferentes e a forma como eu gosto. Bem, vamos nessa.

1-)Apenas para ilustrar, ai esta a planta cad que eu importei no su para fazer esse topico.

2)Eu gosto de selecionar tudo que esta contido em um dos planos que vou fazer separadamente e fazer um grupo dele.

3)Depois dentro do grupo que criei seleciono tudo para usar o plugin make faces. Ele vai juntar os pontos e criar faces no projeto sem vc precisar ficar ligando os pontos manualmente. Claro que as vezes é necessario complementar o trabalho do plugin ..mas mesmo nesses casos ele salva muito trabalho e tempo.

Criando as faces ele fica assim :

ps.: fiz uma limpeza em portas , camas e tal .. mas ai é a criterio de cada um.

4-)Um dos metodos para se erguer as paredes é diretamente na planta usar a push pull e ir subindo as paredes que forma formadas na planta

5-) OU então o metodo que eu prefiro. por fora do grupo da planta, voce cria um retangulo em alguma parede da planta ( eu prefiro as externas), lembrando que o sketchup ja atrai os pontos do retagulo para a resta , ou seja a largura vai sair fiel e o comprimento nao tem problema faz qualquer um.

e em seguida usar um push pull para uma altura aleatoria tipo 1 m

6-) Bem, agora vem a parte que manda nesse metodo , que é a forma como vai-se contruir o resto das paredes. Bem, vão ser todas feitas com a push pull. De seguinte forma :

-Com a push pull puxa a parede até a primeira quina da planta, terminando no inicio da parede que corta a que esta a sua parede. Então, com o ctrl apertado de o push pull de novo para marcar a profundidade da proxima parede.. repare que agora uma linha é criada exatamente da largura da proxima parede. E assim como a ferramenta linha, retangul oe e etc a push pull vc tb pode trabalhar com referencias, ficando super facil usar esse metodo. basta clicar na face que quer puxar e e usar uma referencia como essa na proxima foto

7-) Agora, por conta dessa linha extra que foi formada quando o ctrl foi acionado ao usar a push pull , fica super facil fazer a proxima parede, ou seja só puxar sem ter que fazer marcas e etc.

Bem , agora a parte das portas e janelas. exsite metodos para isso. vou mostrar dois que acho bacanas aqui. no primeiro, vocêpuxa a sua parede ignorando qualquer marcação de porta e ou janela que tiver na planta, dessa forma :

😎 Em seguida , sobe a sua parede na altura do seu pé direito e etc.. bem , se vc tiver alguma noção de onde ficam as janelas, crie quandrados, retangulos sei al o que de qualquer tamanho na parede, proximo das janelas.. se voccê nao souber a posição mais ou menos, faz emq ualquer lugar mesmo.

em seguida com a push pull , abra o buraco na parede, clicando sobre o retangul o e empurrando-o até encostar na face do outro lado e ficar como na foto a seguir e pronto larga o botão do mouse e está feito seu buraco na parede.

9-)Agora, eu costumo marcar com a fita metrica as referencias de altura da janela, como parapeito e altura dela. E colocar no modo x-ray do su

10-) Depois, novamente coma push pull colocar a janela no seu lugar e com o tamanho certo usando a planta para a largura e posicionamento e as marcações da fita metrica para altura.Sempre usando o esquema de referencia.. clicando na face e levando a push pull até um ponto de referencia como na imagem a seguir , , repare no pontilhado com bolinha rosa na ponta, estou usando ali a referencia na planta para posicionar corretamente a face direita da janela.

depois repita comas outras janelas da parede

11-)Bem, agora o metodo que eu uso. todo baseado no sistema de copia. Push pull e control. Voltando na parede inicial que fizemos

Agora, vamos seguir fazendo a parede, mas diferente do outro metodo, nao vamos direto ignorando as marcações, mas sim, usando o push pull em metodo de copia ( percebe-se um sinal de “+” na feraamenta nesse modo, quando se aperta o ctrl), parando em todas as marcações da planta em referencia. Lembrando de sempre apertar o control para criar essas divisões na parede. E lembre-se, não fazer apenas em marcações de portas e janelas mas tb como outras paredes, corredores e etc.

em diante

12-) Por curiosidade, liguem o x-ray para ver que todas as marcações feitas, batem exatamente com as da planta, sejam paredes, janelas e etc. ( Aqui nesse tut, to fazendo de uma aprede só mas continue fazendo por toda a planta.

Quer saber? bora fazer de toda ela :

13-) agora, costumo limpar as marcações superiores que marcam paredes e deixar as das janelas e portas ( qaundo tem, nao como nesse exemplo), e levantar meu pé direito. Se facilitar, para nao apagar marcação que nao deve, faça essa parte com o x-ray .

Com o pe direito levantado :

14-)as janelas , com a push pull dê a altura do parapeito e tal. Agora, com a push pull em modo copia, faça o vão da janela , estranho , fazer o vão tampando ele. Mas é assim mesmo. Faça da altura correta do seu vão.

15-) Agora, novamente push pull em modo copia , eleve mais uma parede até alinhar com o resto da casa.

16-) agora é so fazer o corte também com a push pull.

17-) nesse caso , as portas estão marcadas por vãos, mas passei com aparede por cima delas e nem viz parede com marcações deiei apenas vãos. Para fazer a porta então, crio um retangulo no chao, ligando a diagonal com a ferramenta retangulo para fazer a marcação da profundidade e comprimento exato da parede.

18) agor,a o procedimento é o mesmo , push pul para a altura da porta, e push pull modo copia para alinhar com a casa.

E pronto só cortar.

Bem, é mais ou menos isso espero que ajude alguem !
    Até mais !

Opa e ae Phmeier tranquilo?
    Estou passando só para te deixar os parabéns pela sua boa vontade de ajudar o Fórum, não que seja que eu não vou utilizar o seu tuto mais ta valendo; e é bom lembra os velhos tempos…
    Tenho certeza que sim, vai ajudar muita gente do Fórum mesmo, nota 10. No caso essa semana eu não respondi nada no Fórum por em minha opinião estar um pouco bagunçado.
    Peço minhas desculpas aos usuários e moderadores do fórum pq os assuntos vem ao longo de cada dia se repetindo cada vez mais. As pessoas não sei se, por falta de tempo em pesquisa vem sempre perguntando as mesmas coisas passadas e divulgadas aqui.
    Espero que isso mude e postem outros erros, perguntas ou inovações auhauh.

Mais é isso vlw cara um abraço.

Boa tarde pessoal,

Muito tempo que nao posto no forum, andei meio desanimado pois queimo a placa de video do meu computador, acabei perdendo varios trabalhos, renders etc..
    (agora so chorando pra renderizar 😥 ), mas vamos a luta !

Voltei a prestigiar os trabalhos de voces esses dias aqui no forum, oque me deu mta força pra evoluir… Parabens a todos!

Uma dica pessoal , façam “backup” e nao esqueça dos favoritos (net) tb! rs

Phmeier valeu pela iniciativa novamente, tenho certeza que seu tutorial vai ser muito util a todos nos!
    Porem, fui tentar testar esse plugin make faces, e na hora de importar meu arquivo DWG , nao consegui !! 😥

Tiraram o importar dwg/dxf do sketchup 7 !!?? Putss q triste..
    se alguem puder me ajudar, se souber do plugin e tal agradeço !

abraço pessoal, desculpa pelos choros rs

A não… essa eu realmente não esperava, estava buscando tutoriais para maquete eletrônica no Sket7 e quando encontro +- o que estou procurando me deparo com a informação que o Sk7 não importa mais os arquivos do AutoCAD, fala sério, isso é verdade? Claro que não… acabei de abrir meu Sket7Pro V7.0.10247 e importei a planta de um projeto em AutoCAD 2K10 depois explodi e ficou cada item editavel normalmente… Agora sim, posso continuar com os estudos no Sket, caso contrario iria retomar o 3Dsmax. Bom, agora que já tenho certeza da possibilidade de fazer uso dos projetos do CAD no Sket vou retirar minha duvida principal.
    Faço planta humanizada no Corel X5 com os projetos de planta baixa em CAD que os arquitetos cliente me envia periodicamente, agora eles me solicitaram que eu fizesse tb as maquetes eletrônicas… fiquei em duvidas quanto a usar o Sket ou 3Dmax, e decidi experimentar os dois… Minha duvida principal é: Tendo em mãos o projeto em CAD com as devidas vistas, plantas baixa e tals, projeto completo… como vou fazer para colocar (montar) as vistas em suas posições ? isso é possivel? Pois preciso fazer a maquete de acordo as plantas, baixa, fachadas etc. acho que é isso que está me deixando trancado para fazer maquetes tanto em Sket como no 3Dsmax. Alguem pode me dizer onde consigo um tutorial que me dê uma visão dessa questão com mais clareza? Agradeço qualquer informação… Abraço a todos e em todo 2010, as palavras sejam gestos, gestos sejam pensamentos da voz q. mora em nossos corações!

Roberto, a versão 7.1 Free do sketchup, não importa mais dwg ou dxf.

Meier
    Valeu pelo tutorial, todos agradecemos.
    Abraços.

Boa tarde,
    quero saber se a versão 8 pro importa arquivos do CAD. Tenho a versão 8 free e não consegui importar arquivos como antigamente. Obrigada.

Importa sim. Tem um plugim que você baixa e consegue importar para o seu 8 free.

Você deve fazer login para responder a este tópico.