Tutoriais

Ambiente Occlusion nas versões anteriores a 1.48 (Tentativa).

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Anônimo 8 anos atrás.

• Autor
     |  135 Views Posts

Bom galera, hoje eu lembrei de uma questão que um usuario levantou a alguns meses (se alguem sabia como fazer AO sem ser na versão 1.48 do Vray) e tentei resolver.
    Não me lembro quem foi, quando foi e onde foi postado, mas to aqui para mandar esse misero e SUUUUPER “gambiarriado” tutorial.

1º Abra seu desenho… obvio, depois que tiver renderizado a imagem RGB, vá em Global Switches (Vray Options), ative o “Override Material” e coloque a cor no branco total (255-255-255);

2º Tire o Sol (se haver), desative as sombras, deixe o GI Skylight Ativado, mas só com a cor Branca e um valor de 1 a 2, mesmo no BG. Ligue a PC (Physical Camera) se necessario;

3º Vá em VFB Channels e adicione o “Raw GI” e desacione o RGB Color (caso você ja tenha salvo a imagem RGB);

4º Abra o Indirect Ilumination e coloque uns 0.4 ou 0.3 nos multipliers dos 2 Engines, coloque a Saturação para 0;

5º Renderize;

6º “Jogue” as duas imagens ( RGB e a RAW GI ) no Photoshop – ou no seu editor de imagens predileto- e edite a RAW GI de forma que algumas manchas que ficaram saiam e de um “Inverse” caso as intersecções (onde é para estar escuro) estejam brancas.

7º De um CTRL+A e CTRL+C na RAW GI e de um CTRL+V na RGB. Selecione o Layer da RAW GI e modifique de “Normal” para “Multiply”.

Uhn, acho que não esqucei de nada, mas só lembrando, somente somente, ESSE TUTORIAL FOI FEITO HOJE EM UM MOMENTO DE NADA PARA FAZER E TÉDIO, ou seja, Pode Não Funcionar Corretamente para vocês. hehe

O Tutorial é de minha autoria, caso exista algum igual ou parecido, é mera coincidencia !!!

Grande Abraço para TODOS, e se gostarem, acharem bom, se funcionar, se odiarem, se não funcionar nem a pau, posta um comentario ae… HAHA

Ah, caso não de certo, tentem com esse Plugin.

Só que ai vai ter que ter o Trabalho de enquadrar a imagem na mesma posição e proporção da imagem Renderizada.

P.S: esse plugin Cria o AO nas faces do objeto, mas esse “AO” é criado atraves de IMAGENS que são automaticamente posicionadas corretamente. Então, se forem fazer dessa forma é recomendado que Abra o projeto como Copia, ou de um CTRL + C _ V.

Abraços

Vixi, moral la em baixo em…

Rapaz……
    Esse é o famoso jeitinho brasileiro……hehehe
    Mas é bem interessante…..
    Imagino o tédio que tava ai pra tu fazer isso…..
    Bela capacidade na solução de problemas….
    …….
    parabéns pelo tutorial rapaz…..
    Ficou muito bom…..
    ……..
    abraços……

Valew Nandim.

Imagina só, Sem internet, sem imaginaçãoi para desenhar uma casa ou um comodo… haha, sem vontade de jogar novamente os jogos ja zerados aqui, com dor nas costas, sem a Sky Gato pegando, calor da desgrama. Só imagina !!!

HUAHUAHUAHAUHAUhauahuahAHUUAHAuhauahAUHUAHAUH

Kra, tu descreveu quase um presídio, sem net, sem tv, ser ar, sem jogos……….hauahauahaua
    Mas é isso ai…..
    agora é ver o pessoal usando o tutorial e mostrando os resultados….
    ….
    abraços…..

AHAHahah…
    Agora vc sabe como eu estou me sentindo né XD. auhauha Falto o Déjà vu, que praticamente vc quase vive e vê mesma coisa todo dia :S.
    Mais isso ae cara parabéns pelo tutorial.

Pior que é isso mesmo, e até esqueci de mencionar da inutilidade da TV a tarde, Por…ra de preopaganda eleitoral gratuita, aposto que se fosse paga não teria !!! hahahhaa

Abraços

mostra aí o resultado pra eu avaliar. Abraço.

Vixi, ai forçou a amizade… huahuahua, to numa pu…ta preguiça hoje (sempre na verdade) !!! Mas, como sempre, tava sem nada pra fazer, e fiz o teste dai.

Manow, não é nada certo de um AO fodástico, só uma fuçada ontem porque lembrei da questão, mas segue ae:

Sem o “AO Fake”, AHA roubei o “IES Fake” muahahaha…

Com o “AO Fake”

Viram a diferença ? não ? Nem eu (ahha a piada do Não e nem eu… ¬¬) zuera, da pra ver sim, se você apertar bem os olhos, tipo vendo desenho abstrato, vai conseguir ver algo, com certeza.

Mas ta ai, como disse, isso é fruto de um dia de NADA para FAZER… hahah

Abraços

ah kra… eu sei que vou parecer chato… mas não funcionou não viu, isso nem de longe é ambient occlusion. AO ascentua os detalhes de contato e não aumenta o contraste, para fazer isso não precisa renderizar uma cena inteira, pode fazer no photoshop… Sério mesmo não quero ser chato, mas não posso deixar de falar e me omitir…agora valeu pela tentativa, a grande maioria das técnicas que descobri foram assim.. testando, errando, etc… nem todas eu consegui um resultado positivo, mas continua aí não desanima tu vai longe… daqui a pouco vc me passa se continuar assim!

HAHAH, assim como eu disse, foi um dia de nada para fazer, mas até que aqui deu certo uma vez… =D

E eu coloquei aqui justamente para isso, para avaliarem e dizerem, pois não há como melhorar se não há opiniões dos outros.

Que isso, é ruim eu passar alguem eim, ta longe disso !!

Abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.