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Encontro de águas (Telhas)

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    • #14950


      Participante

      Boa tarde, como solicitado pelo nosso colega alagoano, segue um breve tutorial de uma das formas de se fazer o encontro de águas de um telhado que é chamado de espigão.

      Fiz um modelo bem simples para utilizar de exemplo.

      Após o seu modelo pronto eu crio o que costumo chamar de guia de corte, que são essas faces que vemos na imagem a seguir.

      Crio as faces a partir das arestas como a cumeeira e a quina do espigão, procuro sempre fazer sobrar um pouco a minha guia para cima, para baixo e para frente, para não correr o risco de ficar algum poligono de fora.

      Em seguida inserimos as nossas telhas, o suficiente para preencher toda a face do telhado.

      Se o seu telhado não tiver todas as águas do mesmo tamanho não há nenhum problema, faça sempre uma água de cada vez.

      Clique duas vezes na guia de corte e em seguida clique sobra a face da mesma com o botão direito e clique em “intersect with model”.

      Em seguida selecione o seu grupo ou componentes de telhas e clique com o botão direito e em seguida “explode”.

      O próximo passo tentarei explicar apenas com as palavras, a imagem é apenas para ilustrar o resultado da água.

      Use o comando “hide” em todos os objetos, deixando apenas as telhas e a guia de corte visíveis.
      Em seguida delete todas as telhas que ultrapassam a guia de corte, e depois de “unhide” nos demais objetos.
      Você deve ter um resultado como este.

      Para as outras águas nesse caso é só usar o comando “rotate” [atalho = Q] com o ctrl pressionado e o centro do modelo como referência, para copiar as telhas.

      E veja o nosso espigão com as telhas.

      agora é só adicionar os cumes e pronto.

      O método serve para qualquer tipo de telhado, lembrando que as telhas não precisam casar certinho como essas pois terá sempre o acabamento do cume escondendo as juntas.
      Se o seu telhado não for simétrico é só fazer água por água, pois se tentar fazer mais de uma água de uma única vez quando for interseccionar terá problemas para deletar as telhas sobressalentes.

      espero que tenha ficado claro, é um simples tutorial, acredito que outras pessoas façam de forma diferente, mas é o método que utilizo e tenho ótimos resultados com ele.

      Abraços!

    • #14953


      Participante

      Muito obrigado pelo tutorial!

    • #14954


      Participante

      bah…
      valeu era tudo que eu prescisava

    • #14956


      Participante

      Sette
      parabéns pela iniciativa e o tut esta muito bom.

    • #14964


      Participante

      Realmente muito bom o tutorial,
      é uma duvida de muitos.

      vlw..

    • #14966


      Participante

      Obrigado pessoal, que bom que gostaram, particularmente era pra estar preparando mais tutoriais, porém estou envolvidos com alguns estudos no momento que estão sugando meu tempo.
      Mas assim que possível irei desenvolver mais alguns.

      Abraços!

    • #14971


      Convidado

      otimo tutorial.
      quando eu faço de telha modelada eu tenho que abrir cada grupo para poder fazer o intersect, mów trabalho.

    • #16572


      Participante

      só uma duvida…

      é normal ficar muito lento, construindo esse telhado?

      no meu pc está horrivel de travado, mas esse é o melhor jeito que eu ja vi de fazer telhados… muito bom o tutorial ^^

    • #16575


      Convidado

      depende da configuração do seu PC cara, no meu começa a ficar lento em telhados com mais telhas as mesmas em HighPoly. Mas esse ae acho que não é pra pesa tanto, mas leve em conta, que com o aumento dos poligonos o SU começa a travar e dar alguns bugs, pode ser esse seu caso.

      abraços

    • #16591


      Participante

      o que voce pode fazer é criar grupos menores de telhas e ir explodindo e e dando intersect with model aos poucos, geralmente quando se faz esse método com um grupo muito pesado ele fica meio lento mesmo.

    • #16599


      Participante

      NO coments

      Excelente,antigamente eu apagava telha por telha, vivendo e aprendendo… Que continuemos caminhando!!!

      Muito Obrigado pela iniciativa…..

    • #24214


      Participante

      Sette, será que vc poderia atualizar o post inicial? As imagens não estão aparecendo mais e realmente estou precisando de um help na modelagem de encontro de águas.

      Abraço!

    • #26664


      Participante

      opa bom dia, tmbm não estou conseguindo ver as imagens, não estão carregando!! se puder dar um help ai ajudaria muiito!!

      vlew!!

    • #26674


      Participante

      Oi pessoal desculpem-me pela ausência, assim que chegar em casa eu corrijo, aqui no trabalho o flickr (onde hospedo as imagens) é bloqueado.

      Amplexos.

    • #26675


      Participante

      vlew sette, fico no aguardo!!

    • #26822


      Participante

      pessoal conforme prometido estão atualizadas as imagens.

      amplexos.

    • #48549


      Participante

      O próximo passo tentarei explicar apenas com as palavras, a imagem é apenas para ilustrar o resultado da água.

      Use o comando “hide” em todos os objetos, deixando apenas as telhas e a guia de corte visíveis.
      Em seguida delete todas as telhas que ultrapassam a guia de corte, e depois de “unhide” nos demais objetos.
      Você deve ter um resultado como este.

      Apartir dessa parte não consegui entender como que faz :
      me ajudem…

      obrigado

    • #48559


      Participante

      to aplicando essa dica aí brow. Parabéns!

    • #107724


      Participante

      Simples e eficaz! Obrigado

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