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Encontro de águas (Telhas)
- Este tópico contém 18 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 8 meses atrás por
Anderson Koch.
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04/05/2010 às 18:44 #14950
Boa tarde, como solicitado pelo nosso colega alagoano, segue um breve tutorial de uma das formas de se fazer o encontro de águas de um telhado que é chamado de espigão.
Fiz um modelo bem simples para utilizar de exemplo.
Após o seu modelo pronto eu crio o que costumo chamar de guia de corte, que são essas faces que vemos na imagem a seguir.
Crio as faces a partir das arestas como a cumeeira e a quina do espigão, procuro sempre fazer sobrar um pouco a minha guia para cima, para baixo e para frente, para não correr o risco de ficar algum poligono de fora.
Em seguida inserimos as nossas telhas, o suficiente para preencher toda a face do telhado.
Se o seu telhado não tiver todas as águas do mesmo tamanho não há nenhum problema, faça sempre uma água de cada vez.
Clique duas vezes na guia de corte e em seguida clique sobra a face da mesma com o botão direito e clique em “intersect with model”.
Em seguida selecione o seu grupo ou componentes de telhas e clique com o botão direito e em seguida “explode”.
O próximo passo tentarei explicar apenas com as palavras, a imagem é apenas para ilustrar o resultado da água.
Use o comando “hide” em todos os objetos, deixando apenas as telhas e a guia de corte visíveis.
Em seguida delete todas as telhas que ultrapassam a guia de corte, e depois de “unhide” nos demais objetos.
Você deve ter um resultado como este.Para as outras águas nesse caso é só usar o comando “rotate” [atalho = Q] com o ctrl pressionado e o centro do modelo como referência, para copiar as telhas.
E veja o nosso espigão com as telhas.
agora é só adicionar os cumes e pronto.
O método serve para qualquer tipo de telhado, lembrando que as telhas não precisam casar certinho como essas pois terá sempre o acabamento do cume escondendo as juntas.
Se o seu telhado não for simétrico é só fazer água por água, pois se tentar fazer mais de uma água de uma única vez quando for interseccionar terá problemas para deletar as telhas sobressalentes.espero que tenha ficado claro, é um simples tutorial, acredito que outras pessoas façam de forma diferente, mas é o método que utilizo e tenho ótimos resultados com ele.
Abraços!
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04/05/2010 às 20:34 #14953
Muito obrigado pelo tutorial!
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04/05/2010 às 21:05 #14954
bah…
valeu era tudo que eu prescisavaQuem Curtiu?
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04/05/2010 às 21:19 #14956
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05/05/2010 às 12:14 #14964
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05/05/2010 às 12:17 #14966
Obrigado pessoal, que bom que gostaram, particularmente era pra estar preparando mais tutoriais, porém estou envolvidos com alguns estudos no momento que estão sugando meu tempo.
Mas assim que possível irei desenvolver mais alguns.Abraços!
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05/05/2010 às 15:42 #14971
otimo tutorial.
quando eu faço de telha modelada eu tenho que abrir cada grupo para poder fazer o intersect, mów trabalho.Quem Curtiu?
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30/06/2010 às 22:17 #16572
só uma duvida…
é normal ficar muito lento, construindo esse telhado?
no meu pc está horrivel de travado, mas esse é o melhor jeito que eu ja vi de fazer telhados… muito bom o tutorial ^^
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30/06/2010 às 23:29 #16575
depende da configuração do seu PC cara, no meu começa a ficar lento em telhados com mais telhas as mesmas em HighPoly. Mas esse ae acho que não é pra pesa tanto, mas leve em conta, que com o aumento dos poligonos o SU começa a travar e dar alguns bugs, pode ser esse seu caso.
abraços
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01/07/2010 às 11:24 #16591
o que voce pode fazer é criar grupos menores de telhas e ir explodindo e e dando intersect with model aos poucos, geralmente quando se faz esse método com um grupo muito pesado ele fica meio lento mesmo.
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01/07/2010 às 14:52 #16599
NO coments
Excelente,antigamente eu apagava telha por telha, vivendo e aprendendo… Que continuemos caminhando!!!
Muito Obrigado pela iniciativa…..
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12/11/2010 às 16:29 #24214
Sette, será que vc poderia atualizar o post inicial? As imagens não estão aparecendo mais e realmente estou precisando de um help na modelagem de encontro de águas.
Abraço!
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21/12/2010 às 10:21 #26664
opa bom dia, tmbm não estou conseguindo ver as imagens, não estão carregando!! se puder dar um help ai ajudaria muiito!!
vlew!!
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21/12/2010 às 12:16 #26674
Oi pessoal desculpem-me pela ausência, assim que chegar em casa eu corrijo, aqui no trabalho o flickr (onde hospedo as imagens) é bloqueado.
Amplexos.
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21/12/2010 às 12:19 #26675
vlew sette, fico no aguardo!!
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23/12/2010 às 21:50 #26822
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20/02/2012 às 18:36 #48549
O próximo passo tentarei explicar apenas com as palavras, a imagem é apenas para ilustrar o resultado da água.
Use o comando “hide” em todos os objetos, deixando apenas as telhas e a guia de corte visíveis.
Em seguida delete todas as telhas que ultrapassam a guia de corte, e depois de “unhide” nos demais objetos.
Você deve ter um resultado como este.Apartir dessa parte não consegui entender como que faz :
me ajudem…obrigado
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21/02/2012 às 01:26 #48559
to aplicando essa dica aí brow. Parabéns!
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12/08/2015 às 23:25 #107724
Simples e eficaz! Obrigado
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