Tutoriais

Encontro de águas (Telhas)

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    3790 Views Posts

Participante

Boa tarde, como solicitado pelo nosso colega alagoano, segue um breve tutorial de uma das formas de se fazer o encontro de águas de um telhado que é chamado de espigão.

Fiz um modelo bem simples para utilizar de exemplo.

Após o seu modelo pronto eu crio o que costumo chamar de guia de corte, que são essas faces que vemos na imagem a seguir.

Crio as faces a partir das arestas como a cumeeira e a quina do espigão, procuro sempre fazer sobrar um pouco a minha guia para cima, para baixo e para frente, para não correr o risco de ficar algum poligono de fora.

Em seguida inserimos as nossas telhas, o suficiente para preencher toda a face do telhado.

Se o seu telhado não tiver todas as águas do mesmo tamanho não há nenhum problema, faça sempre uma água de cada vez.

Clique duas vezes na guia de corte e em seguida clique sobra a face da mesma com o botão direito e clique em “intersect with model”.

Em seguida selecione o seu grupo ou componentes de telhas e clique com o botão direito e em seguida “explode”.

O próximo passo tentarei explicar apenas com as palavras, a imagem é apenas para ilustrar o resultado da água.

Use o comando “hide” em todos os objetos, deixando apenas as telhas e a guia de corte visíveis.
      Em seguida delete todas as telhas que ultrapassam a guia de corte, e depois de “unhide” nos demais objetos.
      Você deve ter um resultado como este.

Para as outras águas nesse caso é só usar o comando “rotate” [atalho = Q] com o ctrl pressionado e o centro do modelo como referência, para copiar as telhas.

E veja o nosso espigão com as telhas.

agora é só adicionar os cumes e pronto.

O método serve para qualquer tipo de telhado, lembrando que as telhas não precisam casar certinho como essas pois terá sempre o acabamento do cume escondendo as juntas.
      Se o seu telhado não for simétrico é só fazer água por água, pois se tentar fazer mais de uma água de uma única vez quando for interseccionar terá problemas para deletar as telhas sobressalentes.

espero que tenha ficado claro, é um simples tutorial, acredito que outras pessoas façam de forma diferente, mas é o método que utilizo e tenho ótimos resultados com ele.

Abraços!

Participante

Muito obrigado pelo tutorial!

Participante

bah…
      valeu era tudo que eu prescisava

Participante

Sette
      parabéns pela iniciativa e o tut esta muito bom.

Participante

Realmente muito bom o tutorial,
      é uma duvida de muitos.

vlw..

Participante

Obrigado pessoal, que bom que gostaram, particularmente era pra estar preparando mais tutoriais, porém estou envolvidos com alguns estudos no momento que estão sugando meu tempo.
      Mas assim que possível irei desenvolver mais alguns.

Abraços!

Convidado

otimo tutorial.
      quando eu faço de telha modelada eu tenho que abrir cada grupo para poder fazer o intersect, mów trabalho.

Participante

só uma duvida…

é normal ficar muito lento, construindo esse telhado?

no meu pc está horrivel de travado, mas esse é o melhor jeito que eu ja vi de fazer telhados… muito bom o tutorial ^^

Convidado

depende da configuração do seu PC cara, no meu começa a ficar lento em telhados com mais telhas as mesmas em HighPoly. Mas esse ae acho que não é pra pesa tanto, mas leve em conta, que com o aumento dos poligonos o SU começa a travar e dar alguns bugs, pode ser esse seu caso.

abraços

Participante

o que voce pode fazer é criar grupos menores de telhas e ir explodindo e e dando intersect with model aos poucos, geralmente quando se faz esse método com um grupo muito pesado ele fica meio lento mesmo.

Participante

NO coments

Excelente,antigamente eu apagava telha por telha, vivendo e aprendendo… Que continuemos caminhando!!!

Muito Obrigado pela iniciativa…..

Participante

Sette, será que vc poderia atualizar o post inicial? As imagens não estão aparecendo mais e realmente estou precisando de um help na modelagem de encontro de águas.

Abraço!

Participante

opa bom dia, tmbm não estou conseguindo ver as imagens, não estão carregando!! se puder dar um help ai ajudaria muiito!!

vlew!!

Participante

Oi pessoal desculpem-me pela ausência, assim que chegar em casa eu corrijo, aqui no trabalho o flickr (onde hospedo as imagens) é bloqueado.

Amplexos.

Participante

vlew sette, fico no aguardo!!

Participante

pessoal conforme prometido estão atualizadas as imagens.

amplexos.

Participante

O próximo passo tentarei explicar apenas com as palavras, a imagem é apenas para ilustrar o resultado da água.

Use o comando “hide” em todos os objetos, deixando apenas as telhas e a guia de corte visíveis.
      Em seguida delete todas as telhas que ultrapassam a guia de corte, e depois de “unhide” nos demais objetos.
      Você deve ter um resultado como este.

Apartir dessa parte não consegui entender como que faz :
      me ajudem…

obrigado

Participante

to aplicando essa dica aí brow. Parabéns!

Participante

Simples e eficaz! Obrigado

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.