Tutoriais

Fazendo rejunte através do grid

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    873 Views Posts

Participante

Bem, não me acerto muito em fazer rejunte com imagens JPG, vi que no VRAY 1.48 existe um mapa chamado GRID (vi isso sem querer, não sei se nas versões anteriores este mapa existe) então tentei utilizar ele para fazer rejuntes. depois de apanhar um pouco aí segue o que eu fiz e o resultado:

Em difuse clique para adicionar um mapa

Selecione o TexGrid

1-“Repeat”: quanto menor o número maior será o piso, neste caso usei um valor de 0,05, não sei a relação deste valor com as unidades do SU, fui no olho (também não identifiquei diferença do Repeat para o Offset)

2-“Line color” e “Fill color”:
      Clique nos dois para adicionar os mapa “TexAcolor”. Para “Line color” você vai definir a cor do rejunte e em “Fill color” definirá a cor do piso

3-“U Line width” e “V Line widith”:
      Estes valores definem a espessura da linha do rejunte, neste caso usei 0,005para os dois

Refaça o mesmo procedimento no mapa do “displecement”, repetindo os mesmos valores, apenas alterando as cores da linha e do fundo (“Line color” e “Fill color”) para preto e branco respectivamente.

e é só renderizar.

Video tutorial – Como Criar Material de Porcelanato no V-Ray 1/2

Participante

Muito bom cara!!!!!Ótima iniciativa….vlwww
      abraço

Participante

Felipe_S escreveu:
      Muito bom cara!!!!!Ótima iniciativa….vlwww
      abraço

Poxa, achei que tinha sido inútil a minha dica, pelo menos alguém gostou. 😉

Participante

Pra quem manja de Vray vai ajuda muito!!

Vlw pela iniciativa!

Participante

se engana meu caro… de ter sido inutil
      ainda nao tive tempo para testar mais vai ser de grande ajuda pois nunca gosto dos meus rejuntes q sempre fica no mesmo nivel do piso 😀

flw abraço

Participante

Dica interessante, nos meus tempos de Vray não pensei nesta possibilidade.
      Valeu

Convidado

A dica é legal sim, eu usava quando tava no Vfsu e quando tinha preguiça de fazer um mapa no PS… huahuaha

Mas para tu fazer com medidas certinhas, abre o photoshop, faz um novo arquivo (80×80) deixa tudo branco mesmo e salva (jpg ou png).
      Abre o SU, importa essa imagem branca como Textura e aplica na superficie.
      Ajuste o tamanho dela para ficar nas proporções do piso (não será visto o tamanho na superficie, por ser justamente toda branca a imagem, sem nenhuma emenda).
      Abra o material editor e coloque o grid no bump e no mapa de Parallel do Fresnel.
      Ajuste só a expessura do rejunte (não mude os valores de UV, deixe no 1, pois o tamanho é controlado pela textura branca).

Adicione um novo layer de diffuse.
      No layer de diffuse que está a textura branca, aperte no “m” da transparencia e escolhe a “TexAColor”. Selecione a cor branca (255 para RGB).

No layer que foi adicionado, coloque um grid no “m” do diffuse com os mesmos parâmetros que o de reflection e bump, só que agora é o grid que vai dar a cor para o piso.

Depois disso é só renderizar e você ainda vai ter a possibilidade de mudar as dimensões do piso sem ter que entrar em cada grid e mudar a UV. Só ir no Paint Buket do SU e mudar lá as dimensões, por isso que foi feita a textura branca.

É trabalhoso, mas é só fazer 1 vez, depois salva o material e pronto, da pra usar em outras cenas.

Espero ter complementado bem a dica a cima.

Abraços

Participante

Porquê 80×80? Isso é em pixels?

peraê! acabei de ser chamado de preguiçoso?

lol

Vou testar esta sua dica

Convidado

Sim 80 pixels, para naõ ficar uma imagem muito pesada.
      E tambem não vai fazer diferença, pois a qualidade dessa imagem branca não vai ser visualizada no render, ela só vai servir para mapear o grid na superficie.

Não, eu não te chamei de preguiçoso, eu disse quando EU tava com preguiça de fazer um mapa de bump mais elaborado (fazendo o rejunte, aplicando um blur, enquandrando no diffuse) juntamente com um diffuse, eu utilizava esse metodo de Grid.

Participante

Parabéns pela iniciativa!

Participante

Ficou muito bom, gostei. Assim é bem mais fácil de trabalhar.

Segue o material que criado para quem quiser usar:

PISO

Lembrando que para alterar a cor do piso mude o fill color do mapa diffuse 1, e o tamanho, como o Marlonnz disse direto no SU

Participante

Muito nobre da sua parte, precisamos de pessoas assim como Davimelop.

Muito bom mesmo

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.