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Fazendo rejunte através do grid
- Este tópico contém 11 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por
Taianafo.
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14/06/2011 às 01:16 #35845
Bem, não me acerto muito em fazer rejunte com imagens JPG, vi que no VRAY 1.48 existe um mapa chamado GRID (vi isso sem querer, não sei se nas versões anteriores este mapa existe) então tentei utilizar ele para fazer rejuntes. depois de apanhar um pouco aí segue o que eu fiz e o resultado:
Em difuse clique para adicionar um mapa
Selecione o TexGrid
1-“Repeat”: quanto menor o número maior será o piso, neste caso usei um valor de 0,05, não sei a relação deste valor com as unidades do SU, fui no olho (também não identifiquei diferença do Repeat para o Offset)
2-“Line color” e “Fill color”:
Clique nos dois para adicionar os mapa “TexAcolor”. Para “Line color” você vai definir a cor do rejunte e em “Fill color” definirá a cor do piso3-“U Line width” e “V Line widith”:
Estes valores definem a espessura da linha do rejunte, neste caso usei 0,005para os doisRefaça o mesmo procedimento no mapa do “displecement”, repetindo os mesmos valores, apenas alterando as cores da linha e do fundo (“Line color” e “Fill color”) para preto e branco respectivamente.
e é só renderizar.
Video tutorial – Como Criar Material de Porcelanato no V-Ray 1/2
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16/06/2011 às 20:12 #36063
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16/06/2011 às 20:16 #36064
Felipe_S escreveu:
Muito bom cara!!!!!Ótima iniciativa….vlwww
abraçoPoxa, achei que tinha sido inútil a minha dica, pelo menos alguém gostou. 😉
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16/06/2011 às 20:29 #36066
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16/06/2011 às 21:49 #36070
se engana meu caro… de ter sido inutil
ainda nao tive tempo para testar mais vai ser de grande ajuda pois nunca gosto dos meus rejuntes q sempre fica no mesmo nivel do piso 😀flw abraço
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16/06/2011 às 23:35 #36076
Dica interessante, nos meus tempos de Vray não pensei nesta possibilidade.
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16/06/2011 às 23:56 #36077
A dica é legal sim, eu usava quando tava no Vfsu e quando tinha preguiça de fazer um mapa no PS… huahuaha
Mas para tu fazer com medidas certinhas, abre o photoshop, faz um novo arquivo (80×80) deixa tudo branco mesmo e salva (jpg ou png).
Abre o SU, importa essa imagem branca como Textura e aplica na superficie.
Ajuste o tamanho dela para ficar nas proporções do piso (não será visto o tamanho na superficie, por ser justamente toda branca a imagem, sem nenhuma emenda).
Abra o material editor e coloque o grid no bump e no mapa de Parallel do Fresnel.
Ajuste só a expessura do rejunte (não mude os valores de UV, deixe no 1, pois o tamanho é controlado pela textura branca).Adicione um novo layer de diffuse.
No layer de diffuse que está a textura branca, aperte no “m” da transparencia e escolhe a “TexAColor”. Selecione a cor branca (255 para RGB).No layer que foi adicionado, coloque um grid no “m” do diffuse com os mesmos parâmetros que o de reflection e bump, só que agora é o grid que vai dar a cor para o piso.
Depois disso é só renderizar e você ainda vai ter a possibilidade de mudar as dimensões do piso sem ter que entrar em cada grid e mudar a UV. Só ir no Paint Buket do SU e mudar lá as dimensões, por isso que foi feita a textura branca.
É trabalhoso, mas é só fazer 1 vez, depois salva o material e pronto, da pra usar em outras cenas.
Espero ter complementado bem a dica a cima.
Abraços
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17/06/2011 às 01:03 #36083
Porquê 80×80? Isso é em pixels?
peraê! acabei de ser chamado de preguiçoso?
lol
Vou testar esta sua dica
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17/06/2011 às 01:39 #36087
Sim 80 pixels, para naõ ficar uma imagem muito pesada.
E tambem não vai fazer diferença, pois a qualidade dessa imagem branca não vai ser visualizada no render, ela só vai servir para mapear o grid na superficie.Não, eu não te chamei de preguiçoso, eu disse quando EU tava com preguiça de fazer um mapa de bump mais elaborado (fazendo o rejunte, aplicando um blur, enquandrando no diffuse) juntamente com um diffuse, eu utilizava esse metodo de Grid.
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17/06/2011 às 02:20 #36089
Parabéns pela iniciativa!
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17/06/2011 às 02:29 #36091
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13/07/2011 às 12:06 #37301
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