Tutoriais

Tutorial Modelagem Piso com Rejunte PS

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Arthur dos Santos Sircilli 4 anos, 8 meses atrás.

  • Autor
     |  457 Views Posts
  • #63660

    Olá pessoal… Aqui vai a minha singela contribuição pra esse forum que gosto muito, onde já aprendí várias coisas legais. Então, tá na hora de contribuir…

    Este tutorial foi feito no PS CS6, mas pode ser feito em qualquer outra versão de PS:
    01 – Abrir a imagem que contém a textura de piso. No meu caso usei 20x20cm com 150dpi, mas pode usar qqr tamanho e resolução que quiser. Dar um “Ctrl + J” para criar um novo layer, que é uma cópia do background, chamada “Layer 1”;

    02 – Com a “Layer 1” selecionada, clicar em “Add a layer stile” e escolher a opção “Bevel & Emboss”;

    03 – Mude “Size” para 20. Em “Highlight Mode”, altere para “Multiply”, “Opacity” para 55 e altere tbm a sua cor de branco para preto (K 100%). Em “Shadow Mode”, mude a “Opacity” para 45. Pode dar OK;

    04 – Agora vá no menu “Image” e escolha a opção “Canvas Size”. Na janela que aparecerá, digite 21 para “Width” e “Height”, deixando a opção do centro selecionada em “Anchor”;

    05 – Vá novamente na janela “Layer Stile”, dando um duplo clique no símbolo “fx” da layer 1. Marque a opção “Stroke”. Em “Size”, altere para 55 e em “Color” altere para K 85%;

    06 – Pronto!! Sua imagem deverá parecer como essa, pronta para vc mapear um piso com ela no SketchUp, posteriormente renderizando com o maravilhoso V-Ray.

    Bem pessoal, é isso. Espero que seja útil a alguém.
    Abs.

  • #63670

    Será que dá pra fazer um bom mapa pra bump com isso daí? Ia resolver alguns de meus problemas com piso.

  • #63672

    Vc quer que eu gere uma imagem bump desse piso pra vc??

  • #63768

    Não, não. Sei que é só tirar a saturação da imagem. Queria saber se você já tinha testado e se tinha ficado bom. Hehehe. Depois que li minha pergunta percebi que formulei muito mal!

  • #63809

    Ahhh, testei sim…
    Numa cena bem simples com apenas o piso e 3 paredes, sem bump nem displacement, só com fresnel na Reflection.
    Ficou assim:

    Eu só esquecí de mencionar uma coisa: vc deve diminuir a larfura do rejunte na imagem pela metade, pq qdo vc mapeia ela no SU com o Paint Bucket, a largura do rejunte fica com o dobro do tamanho. Então, para evitar isso, vc corta o rejunte pela metade. Ou então já faz ele no PS com a metade da largura.

  • #63817

    Cara, ficou show! Dá pra criar muita coisa desse jeito aí! Valeu por compartilhas!

  • #63886

    Imagina jgDreilich…
    Foi só uma pequena contribuição, na qual uso mais o que conheço de PhotoShop do que propriamente de VRay (este último estou começando agora a aprender).
    Mas valeu pelo elogio.
    Abs.

  • #63897

    Muito bom, kear dê sua sugestão para fazer rejunte fino ( 2mm) em porcelanato.
    Fazendo só em dois lados e não nos quatro ?????

  • #63902

    eu faço só em 2 lados o rejunte, fica melhor…

  • #63932

    Artproject92 e Arqpadao, vcs têm razão sim… realmente não é necessário fazer nos 4 lados não, fazendo só em dois lados resolve bem.
    Obrigado.

  • #63942

    Flws ai ^^

Você deve fazer login para responder a este tópico.