Tutoriais

Realidade Aumentada no SketchUp

• Este tópico contém 21 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 8 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 21 respostas da discussão
  • Autor
    2585 Views Posts

Participante

Neste video tutorial explico o funcionamento desta ferramenta incrivel que agora se tornou gratuita.
      ARmedia 2.0 para SketchUp é um plugin que pode ser usado para apresentações de projeto em tempo real utilizando um alvo direcionado a uma webcam instalada no computador.

http://www.youtube.com/watch?v=FmRmL_LSMCw

Para baixar a versão gratuita do programa:
      http://www.inglobetechnologies.com/en/new_products/arplugin_su/info.php

Qualquer dúvida podem ficar a vontade.

Participante

Boa explicação cara, não conhecia esse plug…mediz uma coisa que não consegui entender, a apresentação fica gravada de alguma forma ou tem que usar algum outro progama para gravar?
      Abraços e bela iniciativa cara!

Participante

Na versão gratuita não tem esta possibilidade de gravação do video, utilizei o Camtasia para captura a imagem na tela.

Participante

Henrrique na verdade, sempre teve esta versão free que não se pode gravar.
      Bom seu tut.
      Valeu.

Participante

Padão na verdade esta é uma nova versão, a anterior era gratis porem durava apenas 30 segundos a apresentação. Nesta versão ARmedia 2.0, a unica coisa diferente da versão Pro são algumas funções como: oclusão de objetos. Esta versão é realmente gratis e o video dura quanto quisermos.

neste video tem uma demonstração.

Participante

Eu já testei na versão antiga e realmente funciona, é bem interessante…pode ser um modo diferenciado de apresentação para o cliente.

Abraços.

Participante

instalei no meu note..alguem sabe se o programa funciona com a camera do note tbm..eu coloco e trava o pc tudo…vlw

Participante

Henrrique, tu tens razão, a versão antiga só ficava ligada 30 segundos.
      Então pelo que disse, a nova versão não tem mais este limite, isso é bom.
      Já testei outros programas, e este é o melhor, a qualidade de imagem é melhor.

Participante

Fala galera,

Acho fantásticas as novas técnicas de apresentação. Já tive a oportunidade de ministrar algumas oficinas sobre o tema e pude chegar às seguintes conclusões.

Que essas tecnologias já são super aceitas por nós, entusiastas da área, não é segredo. A questão é, conseguiremos levar toda essa parafernália tecnológica aos nossos escritórios sem irritar o cliente?

O que quero dizer é o seguinte, tenho muitos clientes que não se submeteriam a esse tipo de interação, ao passo que consideram muito mais pratico e legível um simples papel impresso.

Considero a tecnologia promissora e acho sim que devemos estar a par de todos esses avanços. Porem vale perder um tempo analisando a melhor forma de levar isso ate o cliente sem perder a tão preciosa praticidade, objetivo maior do século Fastfood.

No mais, parabens Henrique, por abordar tao rica sugestao.

Participante

Ja tinha visto, tambem acho muito legal, na area de academica para arquitetura e urbanismo acho felomenal rsrs, melhor do que ficar cortando um monte de papel, não ocupa espaço, em fim e uma otima opção acho que vai ser util na minha apresentação de TFG. valeu ai velho

Participante

Modelarq, este video fiz usando apenas o papel, a webcam do meu note e o sketchup. Inclusive usei o modelo (uma UPA, maquete feita pela minha noiva) durante minha apresentaçao de TGF, o qual meu tema foi a aplicaçao do Desenho Universal e como os professores nunca tinham visto algo parecido gostaram bastante da apresentaçao.
      Hoje compartilho a alegria de dizer a todos voces que ja estou formado em arquitetura e urbanismo pela FAUPE aqui em Pernambuco.
      A apresentação foi nesta segunda 10/01/11.

Podem ter certeza que todo aparato tecnologico que podemos dispor nao servira de nada se nao tivermos boa argurmentacao e saber o que estamos propondo e para que estamos propondo.

A ideia que tenho deste programa e de tanto outros é que as vezes é dificil um cliente compreender uma ideia apenas vendo plantas baixas, cortes e fachadas. Na questão rapidez e praticidade de apresentação o SketchUp parece ser ainda o melhor.

Por isso que se tornou tão popular entre os arquitetos.

Obrigado pelos comentarios.
      Abraços.

Participante

Antes de qualquer coisa, meus parabéns. O mundo se torna mais leve quando passamos pela banca rs. pelo menos comigo foi assim.

Bom Henrique, concordo contigo que um papel, uma webcam e um monitor não sejam um aparato excessivo. Quando cito “parafernália tecnologica” quero apenas instigar de maneira construtiva o debate sobre os limites entre tecnologia e praticidade.

Na realidade aumentada, seria melhor usar um monitor, um projetor ou um óculos para R.A?

Como seria seria a disposição dos equipamentos em uma sala de reuniao equipada com R.A?

A webcam estaria enquadrada apenas na marca da R.A ou seria um enquadramento mais abrangente possibilitando uma imersão mais profunda?

O cliente poderia manipular com as proprias maos a marca da R.A?

Que tal usar aquela sala ociosa do escritorio para criar um espaço de reunioes equipado adequadamente com R.A?

E por que não locar este espaço para arquitetos e decoradores apresentarem seus projetos em R.A?

Quer dizer então que posso ganhar dinheiro com isso?

Enfim, Acho que podemos conseguir resultados incriveis. Basta questionar um pouco e adequar de forma correta a tecnologia a nossa realidade.

Participante

Respondendo:

– Dependendo da necessidade apenas o notebook já ajuda, mas acho que com um projetor o impacto visual é maior e no caso de uma plateia maior também;

-Numa sala de reunião o apresentador pode direcionar o camera pro alvo(marker) e ter o notebook de frente para ele e a projeção numa parede;

-A versão paga possibilita colocar até três alvos dentro da mesma apresentação e tem possibilidade de colocar objetos também na frente do modelo.

-Qualquer um pode manipular o papel sim;

Sobre as outras questões sem dúvida é um forma muito simples de apresentação com resultado fantastico, principalmente para quem é leigo no assunto arquitetura. É mais um meio de ganhar uma grana, e a realidade aumentada já está em varios meios de comunicação, desde embalagem de salgadinho(dorito”s) até bancos com propaganda desta ferramenta.

Participante

Henrique, faz tempo que ouço falar mas nunca tinha parado pra ver o resultado da RA, achei muito interessante e acabei de instalar mas está dando erro na hora de gerar o arquivo, quando instalo o ARMedia é só joga-lo na pasta plugins? ou tenho q direcionar o arquivo para outro lugar?

Outra dúvida quando gerar o arquivo RA como faço pra enviar pra alguem como para um cliente por exemplo tem algum leitor generico do código?

Abç

Participante

É preciso se rigistrar para baixar a versão free?

Participante

sim georgeo te cadastra la pq atravez do cadastro vc ganaha uma licença para usar ele mesmo sendo o free, precisa dessa licença q faz ele durar o tempo q quiser, caso contrario cada video dura apenas 30 seg…

Participante

Como dito anteriormente, está dando erro na hora de carregar, alguem sabe o q acontece?

abç

Participante

Fabiano… soh precisa instalar ele e nada mais…sem mover para lugar algum, ele instala sozinho na pasta do SU, o q acontece, q foi o meu caso eh q tua web nao esta ligando ou sendo reconhecida pelo programa, no meu caso bastou apenas reiniciar o notbook, e pronto funcionou, tenta verificar tua web cam….

abrass…

Participante

Opa Jean, acabei de abrir e realmente a camera funcionou mas só por 30s, não consegui achar o arq. para imprimir e como poderia ampliar esse tempo.
      Achei o lugar onde se coloca o id mas não o tenho vou tentar acessar o site pra ver se consigo, se souberem de algo.

Vlw pelas dicas…

Participante

Consegui imprimir o logo e visualizar a maquete, só não consigo registrar o id mesmo, acabei vendo alguns videos no youtube e descobri que pode se baixar o AR player free, para poder enviar o arquivo para seu cliente poder visualizar.
      Vamos ver o q conseguimos fazer kkk.

Abç

Participante

Tentei baixar mas está com vírus.

Convidado

It must be easy to see and read. All those ideas could possibly be dashed due to your covert shelling out. Cheap NCAA Jerseys Cheap NBA Jerseys Clicking upon any one particular of these will mail oneself toward a bogus connection that will question your self towards set up a document therefore on your own can feeling the tale. This merely usually means that it will set up an operating software package on to your course of action, and then operate all kinds of poor components inside buy towards both steal your economical or acquire yourself toward do the variables it needs. Lots of people crash to do this in fact it is more difficult to address deceitful charges right after considerable time has passed.Instead of including lively shades in just about every place of your dwelling, stick with basic white-colored. Cheap NHL Jerseys If reselling importance is very important for your needs, don’t get the greatest residence in the area.Meticulously decide on your flies when sport fishing for trout.
      xboter 2014

Visualizando 21 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.