V-Ray

1ª cena externa pós tutorial

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    2201 Views Posts

Participante

Boa noite a todos do fórum!

Acompanho vcs a algum tempo, e fico feliz em ver que é uma comunidade ativa e altamente organizada e acima de tudo, aberta a qualquer tipo de dúvida ou proficiencia com tais programas.

Modelo no sketchup a algum tempo já, mas só no ultimo mês comecei a testar o v-ray para mlhorar a qualidade dos meus trabalhos.

Venho aqui apresentar a imagem que dá titulo ao tópico e agradeceria que dessem seus pitacos….

Participante

Eu gostei Muito da Modelagem! Projeto bacana…eu não uso muito o V-Ray..me aventuro as vezes…mas oq eu mais senti falta foi do plano de fundo com um céu…da para fazer até no paint…rs..e da uma vitalizada no render! as texturas da grama e do passeio/asfalto, estão com uma resolução não muito boa…da uma olhada nesse site só com texturas…todas de otima qualidade:

http://www.cgtextures.com/

os detalhes tecnicos como sombras…luzes…etc..eu deixo com os feras da comunidade Sketchup…e não são poucos…

Mas para inicio com o V-ray ta massa!…ta no caminho.

Abrçs…

Participante

Caro lvmsoglia

brigadao pelas dicas iniciais….
      nao botei o BG mesmo. Na verdade nao coloquei pq nao instalei o PS ainda pois comprei um pc novo essa semana, mas na medida do possivel colocarei um update das imagens.

o cg eu conhecia já, mas valeu pela dica. Só nao sei como eu poderia mudar a resolucao dessas texturas que eu já possuo….

Esqueci de falar que a modelagem é 90% minha, pois soh utilizei as portas e janelas do warehouse.

to dando uma humanizada na planta pra ver as mudanças….e depois pretendo testar as luzes pra ver no que vai dar….

Participante

Ta ae um update do projeto humanizado e outro com luzes externas.

Nada ainda 100% terminado, tudo ainda na base de estudos de cada configuração do v-ray.

Participante

Parabens cara.. legal a imagem..
      Mas a falta do bg esta bem evidente.. dessa forma não da pra perceber se voce esta querendo uma cena ao entardecer ou de tarde.. de manhã..
      Esses modelos não ficaram muito bons.. tem de melhores no 3dwarehouse.. da uma procurada que acha uns legais..
      eu particularmente nao gosto muito dessas pessoas.. acho que elas deixam a imagem um tanto estranha.. até pelo fato que é dificil acetar elas na cena.. mas ai fica a seu gosto..
      e o carro.. como ele vai entrar na garagem com esse meio fio dessa altura.. hehehe..
      isso ae cara…
      vai testando e aprimorando a cena que voce chega no resultado desejado..
      vlw..

Participante

Fora isso que o Lucas ja disse, tem uma “rec” aparecendo no topo da cena.
      Eu particularmente não gosto de telhados feito com o plugin (esqueci o nome)
      Mas é isso aí, continue estudando
      Abraços

Participante

Depois de alguns infinitos testes no cs5 que eu nao domino nada…
      fiz essas 4 imagens…

sintam-se a vontade de opinar…tanto em relacao a modelagem, render e claro, esse pós que ta triste… :/

Participante

mano acho que se você melhorar a modelagem o render vai dar um up legal…achei meio “pobre” ela.
      em relação a pós deixo p os metres do ps, mas de cara nota-se que o bg não está bem arranjado em relação ao ponto de fuga da imagem renderizada.

Abraços e sucesso mano!

Participante

Opa!críticas!

guigolino, brigadao por opinar…
      realmente preciso saber o que está bom ou o q esta ruim para melhorar….

mas enfim…

em relação a modelagem, o que vc aconselharia acrescentar pra dar um up?
      acho q fico meio cego ao modelo por ter me acostumado com ele e nao conseguir identificar lugares que possam ser melhorados.

e em relacao ao ps, eu sou leigo….quase sem nenhuma noçao.

mas emfim, brigadao mesmo…
      espero receber mais avaliacoes.

Participante

manolo, tenta nao pegar uma imagem tão frontal a casa que dará uma nocao de volume, assim parede uma imagem chapadona.. e figuras 2d de pessoas e da bicicleta nao ficaram boas

Participante

E ai velho blz, cara eu particularmente usaria uma cor menos forte q essa, nao sei o teu gosto,,, e isso nao se discute heheheheh… mas assim acredito q um tom mais suave vai ajudar a contrastar essa iluminação,e a vegetação q vc usou, talvez ajude…. gostei da ideia daquela vegetação q sai do volume,,,

bom no mais a galera ja comentou,, parabens pelo trampo….

Participante

Antes de mais nada, gostaria de agradecer pelos comentarios e avaliações de todos pois foram de muito auxilio, dando a minha imagem um realismo muito maior.

Peço desculpas na demora para mostrar as mudanças que fiz atraves dos conselhos dados, pois esses dias tive mtas coisas pra fazer.

Mas agora trago as imagens a seguir:

Participante

Melhorou 300%

eu tiraria essa bicicleta, nao gosto dela desde a 1a vez.

Na noturna 2 apareceu umq uadrado no ceu, reparou?

mapa do asfalto parece que ficou bem esticado, poderia arrumar um outro neh?

O telhado do vizinho esquerdo está entrando no seu telhado (imagem 1) e também nao é legal um telhado sobrepor o outro, pra isso tem os recuos laterias TAMBEM.

Na sacada direita, acima, ha um spot de luz apontando pra parede? coitado de quem dorme nele hein? rever essa iluminacao!

Postes de iluminacao publica costumam ficar de 30 a 40m de distancia entre eles, com 6.5m de altura na petala da luminaria.

A guia (ou meio fio) tem 20cm de aparencia para fora do pavimento no máximo, no seu aprece ter um pouco mais. De uma modelada nisso e ponha as sarjetas tambem, que vai dar um realismo maior
      No telhado mais avancado da imagem, a sua laje está pintada de branco mas o oitão dela está cinza.

São só sugestoes na modelagem.

A modelagem tem que ser 80% do trabalho, e a humanizacao e pos ficar com os outros 20%..

Mas parabens! grande evolucao!

Participante

Acidwar, fico feliz por vc ter analisado mais a fundo meu render, e com isso ter criticado e elogiado, pois somente assim consigo melhorar a cada renderização.

segui seus conselhos e:

melhorei o meio-fio, apesar de ele estar na altura correta de 20cm;

adicionei os recuos laterais para um telhado nao avançar no outro;

aproximei o spot de luz pra parede, para diminuir a incidencia do mesmo na porta do quarto;

mudei a textura do asfalto e da calçada;

retirei o quadrado de luz da noturna;

troquei o modelo da bicicleta por um mais detalhado;

e pintei o oitao de branco.

Novamente venho agradecer a participação de todos, e claro, suas sugestoes que sao de mto valor.

Participante

Oi R_V, o bom deste Fórum é que sempre se aprende. Quem coloca seus trabalhos e quem dá opiniões. Isso é partilhar conhecimento. Não vou dar palpite sobre a renderização, apesar que acho que tu podes melhorar, conforme já foi dito pelo mais entendidos.
      Com certeza uma boa modelagem dá um bom render. É nisso que eu quero dar opinião no teu projeto.
      O telhado tem dois tipos de beiral? Uma floreira no alto da caixa dágua? quem vai cuidar? Mesmo que teu meio-fio tenha os 20 centímetros, alguma coisa está errada nas proporções do teu desenho. A calçada muito curta? O acesso dos veículos esta com muita altura em relação ao passeio. Alguém com problemas de locomoção (cadeirante), não tem como transitar na tua calçada. A rampa de acesso de veículos deve ter no máximo 50/60 centímetros de profundidade. Tenho visto muito trabalho aqui no Fórum com este problema. Rampas longas, do meio -fio até aonde o carro estaciona.
      Olha os beiras das casas vizinhas, não ficaram muito bons. E não se pode deixar cair a água dos telhados no terreno dos vizinhos. Vida casa da esquerda.
      Os postes de iluminação pública são colocados junto ao meio-fio, não no meio da calçada.
      Agora o que mais me impressiona. E a bicicleta. Este é o mistério deste projeto. Que ela faz ali encostada no muro. É do cara de terno
      conversando? Ou é da mulher de vestido? É roubada e foi abandonada. Se é de alguém que está dentro de casa?
      R_V não desanima mas devemos nos atentar para melhorar as modelagens e desculpa alguma brincadeira.
      Continua tentando.
      Dsculpe alguma brincadeira

Participante

Caro srdebrum…

Na verdade fico muito feliz em receber suas criticas, pois assim percebo que meus projetos atraem a atencao de que os analisa, nem que seja por poucos instantes, o que os tornam mais ricos e detalhados.

Analisei seus apontamentos e depois de analisar o projeto resolvi estuda-lo novamente e com isso fiz as seguintes mudanças:

A floreira nao fazia sentido estar caindo da caixa d”agua, entao resolvi criar um canteiro para torna-la uma trepadeira, abandonando a ideia de samambaia.

Em relacao a locomocao dos cadeirantes, a calçada nao estava facilitando realmente e a remodelei. Porem nao consigo achar que a proporção esteja errada, pq estou usando as medidas padrões de 20cm de altura, 1,50m de largura ( creio que a posicao da camera esteja dando esta impressao ).

Já os telhados das casas vizinhas realmente estavam toscos pois os fiz rapidamente somente para a ambientacao do local. Dei uma melhorada mas sei que ainda nao estao da melhor qualidade.

As casas laterais estavam sem o recuo em seus respectivos terrenos, assim os fiz para nao fazer com que avancassem em terreno alheio e derrubasse agua em dias de chuva.

O poste de luz, realmente foi um erro grosso, de pura preguiça e desatenção que já foi consertado.

E por ultimo, a bicicleta. Aiai….ela é…bem, um mistério até pra mim! 😮
      ateh me convecerem de tirar a magrela dali, ela fará parte do show.

E brigado pelos comentarios, e meu, relaxa sobre as brincadeiras, nao sou tao sensivel assim… heaheahea

abracos a todos.

Participante

Legal guri.. gostei da imagem..
      parabens..

mas pra mim ta um pouco manchada a imagem.. uns ajustes nas configurações do render e tuh resolve isso..
      20 cm de altura da calçada?? sei não cara.. ta meio alto isso.. o cara vai abrir a porta do carro.. destroi a porta.. hauhuhaua..
      esse portão não gostei cara.. voce deu uma escala neles que distorceu o modelo..
      achei legal o efeito do asfalto..
      so mais uma coisa.. aumentar um pouco o tamanho da imagem.. facilita a visualização.. claro.. se possivel..
      vlw guri.

Participante

Olá R_V, essa bicicleta realmente é um mistério. ehehehehe.
      Apesar de ela estar em um lugar, talvez impróprio, gosto de colocar objetos para humanizar o ambiente trabalhado. Se ela for mais para perto dos portões, quem sabe não fica mais natural?
      Brincadeiras a parte, realmente melhorou a imagem, só ficou um detalhe, na minha visão, o beiral do térreo e os demais beirais. O do térreo esta sem os caibros saindo, os demais, nos pavimentos superiores, estão aparecendo. A vegetação que mudou de endereço, desceu da caixa dágua, está em uma floreira ou simplesmente sobre o telhado?
      Olha quem sabe tu eleva a posição da camera e desapareça esta sensação de meio-fio muito alto?
      Parabéns R_V, com trabalho é que se melhora o resultado final.
      Continue.

Participante

estou com um pouco de pressa, mas vamos a modelagem antes de arrumar configurações do render:

evite dar strech/scale sem que seja na diagonal pra manter a proporcionalidade dos objetos, senao fica parecendo velha que faz operação plastica, tudo esticado.

Voltemos ao telhado, nao sei se tú é arquiteto ou engenheiro, mas tem uns problemas de concepção na varanda também: Se chover, vai inundar essa varanda, pois o telhado esta com projeção dentro da mesma, sem calha coletora. Resolvendo: ou aumenta esse beiral ou poe calha.

Esquadrias:
      Quer dar uma melhorada? Ponha uma moldura em volta das esquadrias, principalmente as janelas, pois assim elas parecem que são fundidas na parede, mesma espessura e tudo. Ou seja, ficou morto.

Calçada:
      O meio fio está desproporcional ao desenho. Pode ser dois motivos:
      OU o seu modelo inteiro está fora de escala ou a camera que voce pegou foi infeliz, pois tudo que se ve de baixo pra cima, aumenta as proporções de altura.
      A boca de lobo que voce fez, não se usa faz uns 400 anos, pois ela entope, use grelhas ou boca de leão (guia chapeu).

Poe uma moldura no topo da caixa dagua, irá dar outra sensação. Poe branca mesmo, uns 10 a 20cm de largura somente no topo dela.

Altura das coisas:
      A mulher dentro da casa tem quase a altura da esquadria, que deveria ter 2,10m no topo. Uma mulher pra ficar proporcional no desenho, deve ter 1,60m no máximo, senao fica estranho.

O carro do vizinho tá quase na altura da laje da garagem, ou é uma van ou tem algo errado.

A linha do horizonte tá baixa demais, veja o ceu! parece que a casa é num topo de morro, o que não pode ser, pois o asfalto é plano.

Ha planta saindo pelo muro (perto dos investidores de wallstreet e da misteriosa bicicleta).

Asfalto tá com blur e stretch, dando impressão de movimento e ele deveria ser estático, procura textura de asfalto no cg-texture e se for o caso, modele as faixas que voce quer por, mas veja as normas de faixa, pois uma faixa continua amarela significa que é probida a ultrapassagem.
      A linha branca continua também está colocada de forma equivocada. A Sarjeta tem 30cm e a faixa fica no máximo uns 5 a 8cm da mesma, quando nao tangente.

Acho que isso ja da um trabalhinho bom pra voce!

Continue a evoluir

Participante

Caros participantes do forum….

Peço desculpas pela demora em postar novas imagens, pois meu dia a dia esta bem puxado….mas finalmente trago-a com as mudanças sugeridas.

Coloquei a moldura na caixa dagua, aumentei o telhado para cobrir as varandas, o carro da casa vizinha é um Meriva, as pessoas estao na escala ( o careca tem 1,83m, a ruiva tem 1,68m, o executivo 1,76m e a executiva 1,60m )

Remodelei o bueiro e no meio-fio a textura foi modificada.

A maior alteracao foi na fachada da casa com o acrescimo dos portoes e a altura do muro´pois nao estava achando um portao baixo com modelagem legal.

As texturas nao sofreram muitas alteracoes pois ainda nao tive tempo pra aprender a mexer nelas, porem ando fazndo testes no PS para dar uma melhorada no aspecto das mesmas para nao parecerem novas.

As esquadrias nao foram mudadas pois a ideia eh utlizar a opcao mais barata no mercado atual.

PS: As casas ao redor nao sao os melhores em modelagem, as coloquei para humanizar a imagem devido a mudança da posicao de camera.

———–

Acho que atendi a todos os pedidos feitos, mas se aparecerem mais coisas para melhorar, ficarei grato.

Ah!

A bicicleta, bem, depois de tanto panelaço e fuzue, resolvi tira-la, mas os executivos de wall street permanecerão!

Participante

agora compare com sua 1a imagem e note a diferenca! e ainda há quem não aceite ou não suporte criticas e sempre as acham destrutivas.. parabens pela evolução!

Voce poderia tipo, dar uma clareada na cena agora, parece ter ficado meio escura..

Como o foco é a sua modelagem, nao vou entrar no merito das modelagens ao redor.

Só acho que a faixa branca continua poderia ser mais perto da sarjeta, senao fica parecendo ciclovia!!

Parabens!

Participante

Olá a todos.. queria dar os parabéns pelo render… e aproveitar e fazer um gancho sobre a renderização a noite..
      Se alguém souber mesmo que seja um link aqui dentro do forum .. fico grato!! abração !! 😛

Abração!!

Participante

Venho aqui agradecer a todos os participantes deste forum e do site em geral, pois graças aos seus pitacos e sugestoes, consegui ter uma melhora consideravel no meu 1º render.

Trago hoje depois de alguns dias, a ultima imagem deste projeto. Sei que nao está profissional, que possui mtas coisas a serem melhoradas ou que preciso melhorar minhas habilidades nas configuracoes do v-ray, e sem falar do PS, mas consigo perceber uma evolucaozinha e tudo isso graça a vcs.

Parabenizo a todos pelo empenho que dedicam em relacao a ouvir e analisar as duvidas dos outros, sejam elas as mais básicas ou as mais técnicas, sempre com muita paciencia e solidariedade, e fico feliz em ver que este site já funciona desta maneira a algum tempo e estou na torcida para que continue sempre assim, tanto para beneficio próprio como para beneficio alheio.

Me comprometo a postar mais trabalhos de renderizacoes para apreender ainda mais e me aperfeiçoar e sempre que puder ajudar a quem tem duvidas.

Abraços à todos e mais uma vez, parabens.

Participante

Olá R_V, andava meio afastado do Fórum e agora vejo este teu trabalho atual, dá para ver que tu melhorou bastante, Veja que diferença para o primeiro. Só com a repetição é que melhoramos o trabalho.
      Tem uma frase que diz “o SUCESSO só vem antes do TRABALHO no Dicionário”. PAra melhorar tem que trabalhar muito.
      Agora vou dar um último pitaco. Na tua cena acho que está faltando uma pouco mais de humanização, quem sabe tua não põe na cena alguma coisa como uma…….. bicicleta?
      heheheheheheheh.
      Valeu R_V, parabéns.

Visualizando 23 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.