V-Ray

1º TESTE – sala do grupo de estudo

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  felipehaia 7 anos, 3 meses atrás.

• Autor
     |  239 Views Posts

Fala manolos e manolas.
    Sou novo no pedaço e to revirando o forum de ponta a ponta para aprender um pouquinho do VRay…
    Numa dessas vasculhas eu encontrei um tópico velhaço, mas com grande potencial de ensino, entitulado de alguma coisa como “grupo de estudos para VRay”. Lá, um carada disponibilizou uma cena e alguns elementos decorativos para download pra que a galera fizesse testes de luz e trocasse informações entre eles.

Eu aproveitei a cena e fiz aqui o meu primeiro render (que resultou de 5 testes).
    Gostaria de ouvir as críticas dos colegas e descobrir por onde começar as alterações para melhorar a qualidade da imagem, até por que, da configuração inicial eu alterei só a intensidade da GI.

Obrigado aos que ajudarem.

Configurações:
    Notebook DELL XPS Processador Intel® Core™ i7-740QM (1.73GHz, até 2.93Ghz com Turbo Boost, 6Mb cache / Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GT 425M 2Gb
    Tempo de renderização: 05 minutos e 48 segundos
    VRray versão 1.48.89
    Sketchup 8
    Win 7

Primeiramente, vai durmí rapai….rsrs
    Dê uma procurada aqui no fórum sobre mapeamento, bump e reflexão, sobre como fazer uma mapeamento correto e bump, eu sei que tem, agora reflexos, não sei.
    Repare que tanto o mapeamento das texturas do teto quanto o da parede (da tv) estão repetitivos. A cena não tem nenhum reflexo.
    Mas como vc disse, esse é o primeiro, estude bastante e pesquise muito que vai ficar bão nisso ainda.
    Espero ter ajudado,
    Abraços

Velhaço? é do final do ano passado! ahuahuaa
    Enfim, pra uma 1º render ta mto bom, mas tem mta coisa que pode ser melhorada ainda!
    Mapeamento de texturas, reflexo, bump, as luzes…
    Mas o caminho é esse estudar e estudar
    abraço.

Fala carinha, o tópico de grupo de estudos dessa interna nem é tão velho assim, rs, e quem postou foi o Sensei do forum Marlonn.

Sobre o seu render, o caminho é longo, e vc não precisa se apressar. Aprenda uma coisa de cada vez, pra não se perder.

O maiores problemas que percebi, e q é normal pra quem ta começando, é a configuração dos materiais e seu mapeamento. A textura não pode ter um padrão repetitivo como o piso e o teto.
    Vc aumentou a intensidade do GI e com isso sua luz ficou estourada. Recomendo fazer esse ajustes de luz, sombras e contraste depois na pós.

Dê mais atenção a configuração de cada material, ajuste corretamente os niveis de reflexão, bump etc. Humanize mais o ambiente…
    O caminho é esse, não pare de testar…

abraços

Com relação a cena, minhas dicas seriam:
    Atentar-se mais as texturas que vai utilizar, o piso ficou muito estranho e a textura do teto bem repetitiva…….
    entender um pouco dos reflexos e das propriedades, assim tu vai conseguir botar um reflexo legal, um efeito de profundidade, etc…..
    dar uma estudada nos opts, pois a cena está com manchas aparentes…
    e tb dar uma olhada nos padrões de configuração do sol, pra ajustar ele de forma que fique legal……..
    ……….
    A dica mais chave que eu posso dar, é ler um manual do vray que tem pela net…..com ele tu vai sacar tudo que foi citado e entender mais um pouco dele…….
    Mas o caminho é esse mesmo……
    Estudo, testes, estudo, testes….e por ai vai……..
    Espero ter ajudado em algo…….
    ……….
    abraços……

A primeira impressão tá bacana… dá pra impressionar professores e clientes… principalmente os que são da época da prancheta e régua paralela… hehehe

mas atente-se para as dicas da galera… só fera te ajudando (fora eu hehehe)…

no mais acho que a composição da imagem está mto desproporcional… acho que o ângulo tá mto grande ou a sala tá mto vazia…

acho que comi mosca nesse tópico… vou lá…

abs…

Obrigado a todos pelas dicas…
    Quanto a essas alterações no bump e reflexos, eu ainda não saquei como que funciona.
    Eu li o manual e tentei mexer aqui para chegar a um resultado melhor, mas depois de cada modificação e renderizada, a cena ficava identica a essa que eu postei.
    Bom…pelo que eu entedi…o primeiro passso para melhorar a imagem é corrigir as repetições e reflexos, certo? Se alguem poder me explicar melhor como eu faço para corrigir essa parada eu ficaria muito grato!
    Abrazzz

P.S.: Po, DErcole… dormir demais é conhecimento jogado fora, ora! hohoho

Coloca as configs ai pra gente poder ajudar Rafael!!
    Abraços

Fala galera… eu peguei as críticas de voces e procurei por soluções e tambem por uma base melhor sobre como funciona o vray…
    Troquei algumas texturas e tenteidar um pouquinho mais de “vida” à sala aplicando reflexos, bump e alguns displacements…(que eu não fui aprendendo na marra aqui…hohohoho)

taí meu segundo teste no vray, que é uma correção do primeiro.
    Abraço e obrigado a todos…e por favor…avaliem e dêem suas opiniões sobre o que melhorar.

Processador Intel® Core™ i7-740QM (1.73GHz, até 2.93Ghz com Turbo Boost, 6Mb cache)
    win 7
    Memória de 6GB Dual Channel DDR3 1333MHz
    Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GT 425M 2Gb
    Sketchup pro 8
    Vray 1.48.89
    Tempo de renderização: 0:37:18

Rafael, reparou como demora mais com reflexos e bump? ahahhaa
    cara, vamos lá uma dica sobre essa cena: ali perto da escada, na parede… reparou que tem umas bolas de luz? entçao, ali tem uma abertura, um erro na modelagem, fecha ali para evitar a vazão de luz por ali.
    Na primeira cena, as pedras atrás da tv estavam melhores mapeadas, e para esse tipo de pedra, seria legal vc usar displacement…
    o chaõ, n reconheço o material, pois está mto repetitivo, e o teto tbm, acho que vc poderia usar apenas uma textura solida, sem frescuras, fica melhor. Mas é bacana que vc ja tenha conseguido mexer um pouco com bump e reflexo…
    abraço

Rafael, por que abriste outro tópico, porque não continuastes postando no tópico orignal, desta vez passa a próxima será bloqueada.
    Leia as regras do fórum.

sei a dificuldade que vc encontra… ja li o manual umas 20X e nao explica mto bem como utilizar bump e disp…

nao sei se vc entendeu, mas essas ferramentas funcionam com preto e branco… o que é preto o vray reconhece como profundo, o que é branco é plano…

procure uma textura bem uniforme. Faça uma malha com fundo branco e linhas pretas e aplique no bump… bitmap… selecione o arquivo… as linhas pretas serão os rejuntes… entendeu? depois se precisar posto um ex, mas agora to com pressa… hehehe

bem sou bem iniciante, mas será que o bump do teto não está um pouco exagerado? acho que poderia ser mais leve.
    e aproveitando o tópico e o assunto, a maioria de vocês usam Bump ou Displacement na junção dos pisos? eu costumava usar o disp. mas além de pesado começou a dar uns bugs. mas o problema do bump é dependendo da luz e do angulo não aparece.

Você deve fazer login para responder a este tópico.