V-Ray

Água efeito ondulado

Visualizando 63 respostas da discussão
  • Autor
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    • #8796


      Participante

      Como aplicar aquele efeito ondulado nas superfícies de piscinas, qual o melhor caminho? bump? displacement? como configurar o caustics?

    • #8805


      Participante

      caso queira um efeito mais superficial e rápido utilize o bump , caso vc queira um foco mais próximo na sua imagem aconselho o displacement, para um bom resultado é indicado usar um bom mapa, existem vários sites que disponibilizam esse tipo de imagem de mapa preto e branco caso vc não tenha de uma pesquisada, quanto ao caustics geralmente não uso pois pesa na renderização habilite ele ai e teste as configurações que vc vai aprender bem como melhor utiliza-lo
      .

    • #8807


      Participante

      Eu, particularmente, gosto de fazer as ondulações usando noise no bump. Para alguns casos, já utilizei noise no bump, associado a um mapa de displacement que fiz em Corel, para criar situações como água da cascata batendo na água da piscina, e coisas do tipo.

      Mas no geral, uso o noise no bump. Se configurar direitinho, fica bom.

    • #8957


      Participante

      Displacement deve ser usado quando se mostra a extremidade em contato com uma parede por exemplo , onde fica evidente a deformacao do plano.Em casos diferentes displacement pode e deve ser substituido por bump.Quanto ao mapa displacement de piscina , eu uso um muito ruim , e nao consigo um efeito 100% , queria ver (somente ver , pois consigo depois montar um no corel ou fireworks) para montar um legal.

    • #9832


      Participante

      vc poderia ensinar o caminho para esse efeito e qual o site onde posso baixar a textura??

    • #9840


      Participante

      eu acho legal usar um noise !!

    • #9845


      Participante

      Izahu, repare na imagem abaixo.

      Esse é o exemplo de efeito de água que falei, usando apenas Noise no bump, e um mapa de displacement que eu criei, pra conseguir o efeito da água da cascata batendo na piscina e as ondulações radiais.

      No caso de ser só a piscina, nem precisa de displacement. Crie um material transparente, com 100% de reflexão (reflexo default) e com refração (procure o IOR correto neste link: http://www.vray.info/topics/t0077.asp). Aí usa o bump, com um Noise. Vá testando as configurações e veja o que você consegue. Vá postando os resultados.

      A propósito, a imagem não está com nenhuma super qualidade, e a madeira está com o bump errado…rs Não me preocupei com isso, pois queria só mostrar a piscina.

      Valeu!

    • #9850


      Participante

      é eu to fazendo uns testes de agua de piscina auqi tb ,, ha tempo que quero fazer isso ,, e agora esse topico me motivou !!!

    • #9854


      Participante

      Lexqui sempre vejo vc comentando os trabalhos mas por que nunca vc posta seus trabalhos?

    • #9858


      Participante

      Fala, Poliszuk.

      O lance de postar os trabalhos é o seguinte. Eu trabalho em dois lugares. O primeiro é uma multinacional, na área de Desenvolvimento de Produtos, como designer. Aqui eu faço, não só renders de produtos que crio, mas simulações de ambientes onde os sistemas são implantados, estandes de feiras de negócios que participamos, etc. O segundo é por conta própria, como arquiteto.

      Nesse segundo, eu teria mais liberdade para postar os trabalhos. Porém, o que tem pintado muito são projetos para as Forças Armadas, pouca coisa de reformas residenciais, e tal.

      Então, esse é o meu problema. Não tenho postado, basicamente, por não poder postar os melhores projetos…rsrs

      Vou tentar garimpar algumas cenas que possam ser mostradas. Assim que eu conseguir juntar algumas, eu posto.

      Agora, o que eu disse que ia fazer e não fiz ainda, mas aí foi pura falta de tempo, é disponibilizar a minha coleção de modelos no 3DWarehouse. Prometo que vou tentar. Mas é que trabalhar na empresa, trabalhar por conta própria e ainda cuidar de duas filhas, sendo a mais velha com 1 ano e meio, consome MUITO tempo!….rs

      Valeu!

    • #9861


      Participante

      A pergunta que eu fiz foi pois com o conhecimento que eu sei que vc tem nesta área de render se postasse seus trabalhos seriam de grande valia para nós participantes deste fórum.

    • #9863


      Participante

      O q eu fiz algumas vezes, e vou continuar fazendo, sempre que possível, é responder em forma de tutorial, que é algo que eu sempre acho legal. Acho até que o fórum merecia uma sessão específica de tutoriais e penso que isso aumentaria até a participação no fórum, que vem sendo tão discutida por aqui. Surgiriam mais dúvidas, com base nos ensinamentos passados, sem falar que sempre tem alguém que faz o que vc ensina no tutorial de maneira diferente da que vc está acostumado.

    • #9868


      Participante

      CARO LEXQUI, EU SOU MUITO NOVO NO VRAY.JA COMPREI UM CURSO MAS TÁ BEM DIFICIL.EU TENTEI A AGUA COM NOISE MAS NAO ROULOU!!!ACHO QUE CONFIGUREI MAL.SERÁ QUE VC PODIA ME DAR UMAS DIRECOES DA CONFIGURACAO??DESDE JÁ OBRIGADO

      _________________________
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      Na internet, isso significa gritar.

    • #9878


      Participante

      Estou tentando estudar agua no vray é chatinho ein ?

      Mas bem ,, cheguei nesse resultado, nao me satisfaz mas tb nao me deixa triste ,, por favor outras coisas como deck cadeira, bola, escada e etc , ignorem pois nao confiurei como deveria ,, nao perdi tempo com isso ja que eu queria apenas estudar a agua ,, logo foco na agua !! ahahaa

      ainda tem coisa estranha mas ta indo

    • #9880


      Participante

      eu achei bem legal… vc pode me passar a configuracao da água??

    • #9883


      Participante

      Ta legal, principalmente a refração, agora não sei pq me da um pouco de impressão que água esteja mais densa do que deveria, talvez seja pq da reflexão ou então o tamanho do que eu acredito seja o noise, se diminuísse um pouco acho que ficaria melhor, bom não sei bem, ainda to dando os primeiros passos do vray tb 😀

    • #10148


      Participante

      Olá , estou aprendendo a mexer no vray e estudando como fazer piscinas agora, na hora de modelar não sei se estou fazendo certo tipo….devo modelar a agua rente as laterais e o fundo da piscina ou redimensionar de forma q uma não encoste na, ou mesmo fazer só a superficie da agua de todas as for não estou conseguindo um bom resultado.

      Obrigado

    • #10157


      Participante

      frall .. vc podia postar uma imagem ?

    • #10160


      Participante

      A cena naum ta muito legal mas é pq era mais pra ver se eu conguia fazer a água a primeira é com a agua com 1 mm de distancia da bordas e do fundo e a outra tangente.

      tranparencia 100%, ior=1.33157 fog=1 sem double sided e com fresnel em 1.33…mas tipo a iluminação parece q naum ta chegando até o fundo direito…

      qq eu fiz de errado???

    • #10161


      Participante

      Vc ligou o “affect shadows” e “affect Alpha”? Isso é importante.

      Outro detalhe é testar usando apenas o plano da superfície.

      Valeu.

    • #10163


      Participante

      mas cara , , a agua esta a 1mm do fundo ? como então vai entrar luz ?!

    • #10164


      Participante

      Pelo q entendi, ele fez a água como um cubo completo, e não apenas a superfície. Por isso que ele afastou tudo 1mm das paredes e do fundo. Foi isso q entendi. E por isso q eu falei pra ele testar apenas com a superfície, e não com o cubo todo.

    • #10165


      Participante

      cara a agua esta a 1mm do fundo ? Se sim , nao tme como passar luz

    • #10167


      Participante

      Tipo é isso msm eu fiz um paralelepido q é a agua dentro de outro q é a piscina…ai quando eu colado um com o outro fica como a segunda e quado distancio a 1mm fica igual a primeira mas naum fica iguais as suas imagens….ta com o alpha e com o shadows ligados sim.
      vc só fazem a superficie para ter esse resultado?

      Valeu

    • #10168


      Participante

      caraca minha msg acabou indo duas vezes …

      frall faz como o lexqui ta falando ,, cria só uma face e cima .

    • #10169


      Participante

      assim q chegar em casa vou testar isso….estou em aula agora…hehe
      valeu pela ajuda

    • #10187


      Participante

      Eu entrei nesse teste tb.. usando so o noise no bump!
      O que acharam? so uma pergunta qual é o tamanho do noise que vcs usaram?

      VLw

    • #10190


      Participante

      eu tive que dar um tmepo com os testes mas vou voltar a fazer ja ja .

      Ruanror .. o noise depende muito ao meu ver de como esta a gua .. tipo movimento, parada e etc .

    • #10194


      Participante

      é verdade.. no caso ai esta ventando bem rsrsrs..

    • #10237


      Participante

      oi
      turma
      vejam este link
      de um colega nosso que fez no kerkythea, me parece um bom exemplo de agua, http://henriquedesign.carbonmade.com/projects/2351073#3

    • #10299


      Participante

      To continuando os eestudos já bem melhor a água agora..hehe..mas to evolunindo em cenas externas…o pessoal se puderem dar umas dicas ai ….hehe..to começando essa cena

      abraço

    • #10315


      Participante

      se a sua piscina tiver jatos de hidro ou alguam simulação d emovimento ta quase la rsrs ! se nao ,, seira legal aumenta ro tamanho do noise !!!!

    • #10328


      Participante

      Esta ficando legal.. segue o que nosso amigo phmeier falou

      – e se for essa a cena que vc vai eu colocaria mais brilho nos objetos e usaria bump nas pedras..

      vlw

    • #10388


      Participante

      Fala ae…aumentei o tamanho do noise do bump da piscina, e o multiply das pedras e a reflexão…mas ainda não mudou tanta coisa…mas vou continuar a tentar melhorar esse aki ainda…mas agora tava dando uma estudada em cenas interna ies …vou colocar no outro topico plz deem uma olhada nele tb…e esse aki se puderem continuar as dicas..heheh

    • #10390


      Participante

      é realmente deu uma melhorada, mas ainda falta algo.

      Não sei acho que o chao de pedra nao esta muito combinando com a piscina.

      e a churrasqueira é de tijolo? acho que precisa tb de um material melhor!

      se quiser tenta mudar essas paradas ve o que rola!!

      mas a agua ficou bem legal!

      Vamos ver os outros trabalhos

      vlw

    • #10451


      Participante

      E ae, Tb to começando a estudar esses efeitos, ta ai o que eu fez:

    • #10549


      Participante

      Esse efeito da água ficou top, você fez uso de um mapa jpg né!?
      E a cascata que eu to correndo atras pra ver que que eu consigo… mas tá irado!!!

    • #10550


      Participante

      valeu Sterf, foi isso mesmo

    • #10555


      Participante

      Resolvi entrar pra brincadeira também, fiz um modelo de piscina, com a água com Perlin Noise, apliquei uma coloração verde na água pra efeito de teste, e fiz um PS pra colocar um BG (o qual eu fiz no Ctrl C, Ctrl V, pois não sei aplicar imagens nos Layers) e apliquei o Lens Flare que aprendi com o Tutorial do Matt.
      Pois é, comentem e me ajudem…

    • #10562


      Participante

      gostei das ondulações, agora gostaria de ver um pouco mais de luz na cena para avalaiar melhor e um pouco mais de transparencia na agua

    • #10565


      Participante

      Seguindo o que o vlad falou…
      Fiz a água 100% transparente, usei um Noise diferente, apliquei uma omini na quina entre os 2 murose coloquei esse mobiliário só pro modelo não ficar vazio… E eu gostei desse resultado da água…
      Opinem…
      Ah, e apliquei um ps bem básico também!!!!
      Valheeeu

    • #10567


      Participante

      a cara eu gostei da agua parabens, so aumentaria a altura da agua para dar um aspequeto melhor de profundidade mas a agua ta legal

    • #10570


      Participante
    • #10581


      Participante

      ha moster não vale uahuahau, mas a 1º imagem e a ultima foi a que gostei mais.

    • #10607


      Participante

      Vários efeitos para momentos diferentes, muito bom. muito bem desenvolvido Matt!!

      Galera, vejam bem, o que vocês acham de a gente fazer estilo um conquest ou algo até menos competitivo de um render por v-ray de uma cena específica, a idéia é que seja uma cena dessas de área de lazer, a gente disponibiliza um modelo em um determinado tópico, ja com a cena escolhida e a resolução também. Assim qualquer interessado pode vir e baixar o modelo, brincar e postar a imagem trabalhada e com isso a gente pode votar ou apenas trocar experiências.

      O que acham!!?

    • #10615


      Participante

      eu acho muito bom ,, modelar uma cena , os interessados baixarem e renderizar ….

      Só é preciso ver como vai ser essa cena ,, para definir acho que cada um poderia dar uma ideia ou modelar uma parte e ir postando em topico especifico até que se decida .

    • #10618


      Participante

      otima ideia Sterf, apoiado, so lembrando que pode ser qualquer programa de render que envolve o SU, para não pensar que so com o vray que pode

    • #10637


      Participante

      Totalmente de acordo, é uma ótima forma de se comparar os programas também… e a cena poderia ser uma externa, já que estamos num tópico dessa abrangência… E gostei da idéia do PH e vou começar a criar um modelo.

      Só preciso saber como hospedar esse modelo, me expliquem. E outra, tem de haver uma organização para quem pegaria o modelo para não acontecer o caso de duas pessoas pegarem ele no mesmo tempo e trabalharem coisas diferente…
      Bom é isso galera, vamos ver no que vai dar!

    • #11108


      Participante

      Olá galera eu tenho acompanhado este tópico e outros relacionados a configuração de mapas para piscina. Com as informações q obtive aqui consegui fazer uma configuração q ainda não está muito boa, mas que já está bem melhor do q quando comecei. Vejam abaixo a imagem q consegui e a configuração que utilizei.
      http://img143.imageshack.us/i/testepiscina4.jpg/

      Eu apliquei o mapa da piscina em um plano. Não sei pq o quadrado do piso da piscina não estão ficando distorcidos. Alguém sabe me dizer?

      Desde já obrigado.

    • #11112


      Participante

      Fala, Lucas.

      Seguinte, a piso não distorceu por causa que vc não alterou o IOR. Dê uma olhada neste site aqui, que eu já tinha postado em outro tópico:

      http://www.vray.info/topics/t0077.asp

      Pegue o valor do IOR da água e coloque. Faça o mesmo com os materiais q vc criar. É sempre importante, para ficar mais real. Afinal, o que distorce um objeto quando o olhamos através de outro material é a refração da luz. E cada material tem um grau de refração, ditado pelo seu Index Of Refraction (IOR), sacou?

      Portanto, faça o teste e veja se melhora.

      Quanto ao contest, acho válido também. O contest do fórum (q infelizmente, até o momento, só teve um) foi focado em SketchUp puro. Fazer um contest aberto a renderizações, acho muito interessante também.

      Enfim, se conseguirem organizar, será muito bem vindo.

      Valeu!

    • #12039


      Participante

      vladsteps escreveu:
      E ae, Tb to começando a estudar esses efeitos, ta ai o que eu fez:

      fala sério… SENSACIONAL… a cor da água está perfeita (a água tem cor ou somente o fundo da piscina?)

      a ondulação está muito interessante, a transparencia, e a cascata então nem se fala…

      aliás, não tenho a minima ideia como essa cascata foi feita!

    • #12070


      Participante

      Vlw aceshigh, a agua tem cor sim a cascata eu utilizei uma imagem jpg para fazer a textura, fez bastante teste ate chegar a essa textura:p

    • #12118


      Participante

      textura ou bump map???

      aqui está uma cena que eu fiz com agua e caustics (somente sol, sem precisar de lampada pra criar caustics)

      só estou achando estranha essa sombra diagonal na agua da piscina… de onde ela está saindo? De lugar nenhum!

    • #12123


      Participante

      Ficou muito bom !! Qual configuração que vc utilizou no refraction , e quanto de size (noise) usou no bump ?

    • #12125


      Participante

      não utilizei bump na cascata so displace, sua piscina ta legal sobre a sombra me parece ser pq do sol, olhe para as sombras das plantas e veja como estão projetadas, vc utilizou o indice de refração correto? que se não me engano é de 1,33

    • #12129


      Participante

      Olá Vlad… olha só… a sombra tá errada sim… veja só desse angulo…

      percebe que a sombra da borda tá na esquerda e aquela sombra média está cruzando a piscina, não tem sentido estar ali?? Não vem de lugar nenhum!

      e olha só… desliguei o CAUSTICS… olha oq aconteceu… SUMIU a sombra!

    • #12130


      Participante

      realmente ta estranho …

    • #12157


      Participante

      aceshigh, estranho mesmo kra, eu testei aqui a técnica, e não tive nenhum problema.

      😮

    • #12158


      Participante

      Pois é Ande… tentei mexer em todos os settings e nada adiantou.

      a Photon Emit Distance do Sol, que estava em 100.000 (vcs tb só conseguem caustics com o Sol colocando no talo a PED, correto?) dava alguma diferença… por exemplo, colocando em 50.000, em vez daquela diagonal… a área iluminada ficava no formado de um triangulo 😆

      e colocando em 200.000 sumia os caustics… vai entender.

      sabe oq eu fiz? Mudei o angulo do sol. Resolveu o problema. Não que tenha qq explicação oq estava ocorrendo, mas… melhor um passaro na mão do que dois voando hehehehe

      aqui a imagem final… se quiserem, podem dar dicas ou criticas.

      obs: gostei muito dessa pedra que tu usou ao redor da piscina cara. Ótimo bump map alias.

    • #13014


      Participante

      Olá estou aproveitando o final de minhas férias e q meu pc esta novamente funcionando para dar uma estudada…e achei um tutorial na area de downloads da ASGVis de Sun Caustics…e consegui esse resultado.

      Qualquer sugestão ou dica é sempre benvinda.

      Flws!!!

    • #13018


      Participante

      Frall, essa imagem está simplesmente sensacional.

      parabéns, muito bom mesmo.

    • #13022


      Participante

      É frall…
      Realmente excelente!!!!
      Bem real mesmo, parabéns..
      Abraços

    • #13036


      Participante

      queria ver a imagem do frals pra mim só aparece um pedaço.

    • #13039


      Participante

      Valeu Sette e DErcole pelo elogio!!!

      Que estranho vc naum conseguir ver. O endereço dela é esse.

      http://repgatopreto.net63.net/SU/caustic001.jpg

      outra opção

      http://img98.imageshack.us/img98/4853/caustic001.jpg

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