V-Ray

Água efeito ondulado

Visualizando 63 respostas da discussão
  • Autor
    3346 Views Posts

Participante

Como aplicar aquele efeito ondulado nas superfícies de piscinas, qual o melhor caminho? bump? displacement? como configurar o caustics?

Participante

caso queira um efeito mais superficial e rápido utilize o bump , caso vc queira um foco mais próximo na sua imagem aconselho o displacement, para um bom resultado é indicado usar um bom mapa, existem vários sites que disponibilizam esse tipo de imagem de mapa preto e branco caso vc não tenha de uma pesquisada, quanto ao caustics geralmente não uso pois pesa na renderização habilite ele ai e teste as configurações que vc vai aprender bem como melhor utiliza-lo
      .

Participante

Eu, particularmente, gosto de fazer as ondulações usando noise no bump. Para alguns casos, já utilizei noise no bump, associado a um mapa de displacement que fiz em Corel, para criar situações como água da cascata batendo na água da piscina, e coisas do tipo.

Mas no geral, uso o noise no bump. Se configurar direitinho, fica bom.

Participante

Displacement deve ser usado quando se mostra a extremidade em contato com uma parede por exemplo , onde fica evidente a deformacao do plano.Em casos diferentes displacement pode e deve ser substituido por bump.Quanto ao mapa displacement de piscina , eu uso um muito ruim , e nao consigo um efeito 100% , queria ver (somente ver , pois consigo depois montar um no corel ou fireworks) para montar um legal.

Participante

vc poderia ensinar o caminho para esse efeito e qual o site onde posso baixar a textura??

Participante

eu acho legal usar um noise !!

Participante

Izahu, repare na imagem abaixo.

Esse é o exemplo de efeito de água que falei, usando apenas Noise no bump, e um mapa de displacement que eu criei, pra conseguir o efeito da água da cascata batendo na piscina e as ondulações radiais.

No caso de ser só a piscina, nem precisa de displacement. Crie um material transparente, com 100% de reflexão (reflexo default) e com refração (procure o IOR correto neste link: http://www.vray.info/topics/t0077.asp). Aí usa o bump, com um Noise. Vá testando as configurações e veja o que você consegue. Vá postando os resultados.

A propósito, a imagem não está com nenhuma super qualidade, e a madeira está com o bump errado…rs Não me preocupei com isso, pois queria só mostrar a piscina.

Valeu!

Participante

é eu to fazendo uns testes de agua de piscina auqi tb ,, ha tempo que quero fazer isso ,, e agora esse topico me motivou !!!

Participante

Lexqui sempre vejo vc comentando os trabalhos mas por que nunca vc posta seus trabalhos?

Participante

Fala, Poliszuk.

O lance de postar os trabalhos é o seguinte. Eu trabalho em dois lugares. O primeiro é uma multinacional, na área de Desenvolvimento de Produtos, como designer. Aqui eu faço, não só renders de produtos que crio, mas simulações de ambientes onde os sistemas são implantados, estandes de feiras de negócios que participamos, etc. O segundo é por conta própria, como arquiteto.

Nesse segundo, eu teria mais liberdade para postar os trabalhos. Porém, o que tem pintado muito são projetos para as Forças Armadas, pouca coisa de reformas residenciais, e tal.

Então, esse é o meu problema. Não tenho postado, basicamente, por não poder postar os melhores projetos…rsrs

Vou tentar garimpar algumas cenas que possam ser mostradas. Assim que eu conseguir juntar algumas, eu posto.

Agora, o que eu disse que ia fazer e não fiz ainda, mas aí foi pura falta de tempo, é disponibilizar a minha coleção de modelos no 3DWarehouse. Prometo que vou tentar. Mas é que trabalhar na empresa, trabalhar por conta própria e ainda cuidar de duas filhas, sendo a mais velha com 1 ano e meio, consome MUITO tempo!….rs

Valeu!

Participante

A pergunta que eu fiz foi pois com o conhecimento que eu sei que vc tem nesta área de render se postasse seus trabalhos seriam de grande valia para nós participantes deste fórum.

Participante

O q eu fiz algumas vezes, e vou continuar fazendo, sempre que possível, é responder em forma de tutorial, que é algo que eu sempre acho legal. Acho até que o fórum merecia uma sessão específica de tutoriais e penso que isso aumentaria até a participação no fórum, que vem sendo tão discutida por aqui. Surgiriam mais dúvidas, com base nos ensinamentos passados, sem falar que sempre tem alguém que faz o que vc ensina no tutorial de maneira diferente da que vc está acostumado.

Participante

CARO LEXQUI, EU SOU MUITO NOVO NO VRAY.JA COMPREI UM CURSO MAS TÁ BEM DIFICIL.EU TENTEI A AGUA COM NOISE MAS NAO ROULOU!!!ACHO QUE CONFIGUREI MAL.SERÁ QUE VC PODIA ME DAR UMAS DIRECOES DA CONFIGURACAO??DESDE JÁ OBRIGADO

Participante

Estou tentando estudar agua no vray é chatinho ein ?

Mas bem ,, cheguei nesse resultado, nao me satisfaz mas tb nao me deixa triste ,, por favor outras coisas como deck cadeira, bola, escada e etc , ignorem pois nao confiurei como deveria ,, nao perdi tempo com isso ja que eu queria apenas estudar a agua ,, logo foco na agua !! ahahaa

ainda tem coisa estranha mas ta indo

Participante

eu achei bem legal… vc pode me passar a configuracao da água??

Participante

Ta legal, principalmente a refração, agora não sei pq me da um pouco de impressão que água esteja mais densa do que deveria, talvez seja pq da reflexão ou então o tamanho do que eu acredito seja o noise, se diminuísse um pouco acho que ficaria melhor, bom não sei bem, ainda to dando os primeiros passos do vray tb 😀

Participante

Olá , estou aprendendo a mexer no vray e estudando como fazer piscinas agora, na hora de modelar não sei se estou fazendo certo tipo….devo modelar a agua rente as laterais e o fundo da piscina ou redimensionar de forma q uma não encoste na, ou mesmo fazer só a superficie da agua de todas as for não estou conseguindo um bom resultado.

Obrigado

Participante

frall .. vc podia postar uma imagem ?

Participante

A cena naum ta muito legal mas é pq era mais pra ver se eu conguia fazer a água a primeira é com a agua com 1 mm de distancia da bordas e do fundo e a outra tangente.

tranparencia 100%, ior=1.33157 fog=1 sem double sided e com fresnel em 1.33…mas tipo a iluminação parece q naum ta chegando até o fundo direito…

qq eu fiz de errado???

Participante

Vc ligou o “affect shadows” e “affect Alpha”? Isso é importante.

Outro detalhe é testar usando apenas o plano da superfície.

Valeu.

Participante

mas cara , , a agua esta a 1mm do fundo ? como então vai entrar luz ?!

Participante

Pelo q entendi, ele fez a água como um cubo completo, e não apenas a superfície. Por isso que ele afastou tudo 1mm das paredes e do fundo. Foi isso q entendi. E por isso q eu falei pra ele testar apenas com a superfície, e não com o cubo todo.

Participante

cara a agua esta a 1mm do fundo ? Se sim , nao tme como passar luz

Participante

Tipo é isso msm eu fiz um paralelepido q é a agua dentro de outro q é a piscina…ai quando eu colado um com o outro fica como a segunda e quado distancio a 1mm fica igual a primeira mas naum fica iguais as suas imagens….ta com o alpha e com o shadows ligados sim.
      vc só fazem a superficie para ter esse resultado?

Valeu

Participante

caraca minha msg acabou indo duas vezes …

frall faz como o lexqui ta falando ,, cria só uma face e cima .

Participante

assim q chegar em casa vou testar isso….estou em aula agora…hehe
      valeu pela ajuda

Participante

Eu entrei nesse teste tb.. usando so o noise no bump!
      O que acharam? so uma pergunta qual é o tamanho do noise que vcs usaram?

VLw

Participante

eu tive que dar um tmepo com os testes mas vou voltar a fazer ja ja .

Ruanror .. o noise depende muito ao meu ver de como esta a gua .. tipo movimento, parada e etc .

Participante

é verdade.. no caso ai esta ventando bem rsrsrs..

Participante

oi
      turma
      vejam este link
      de um colega nosso que fez no kerkythea, me parece um bom exemplo de agua, http://henriquedesign.carbonmade.com/projects/2351073#3

Participante

To continuando os eestudos já bem melhor a água agora..hehe..mas to evolunindo em cenas externas…o pessoal se puderem dar umas dicas ai ….hehe..to começando essa cena

abraço

Participante

se a sua piscina tiver jatos de hidro ou alguam simulação d emovimento ta quase la rsrs ! se nao ,, seira legal aumenta ro tamanho do noise !!!!

Participante

Esta ficando legal.. segue o que nosso amigo phmeier falou

– e se for essa a cena que vc vai eu colocaria mais brilho nos objetos e usaria bump nas pedras..

vlw

Participante

Fala ae…aumentei o tamanho do noise do bump da piscina, e o multiply das pedras e a reflexão…mas ainda não mudou tanta coisa…mas vou continuar a tentar melhorar esse aki ainda…mas agora tava dando uma estudada em cenas interna ies …vou colocar no outro topico plz deem uma olhada nele tb…e esse aki se puderem continuar as dicas..heheh

Participante

é realmente deu uma melhorada, mas ainda falta algo.

Não sei acho que o chao de pedra nao esta muito combinando com a piscina.

e a churrasqueira é de tijolo? acho que precisa tb de um material melhor!

se quiser tenta mudar essas paradas ve o que rola!!

mas a agua ficou bem legal!

Vamos ver os outros trabalhos

vlw

Participante

E ae, Tb to começando a estudar esses efeitos, ta ai o que eu fez:

Participante

Esse efeito da água ficou top, você fez uso de um mapa jpg né!?
      E a cascata que eu to correndo atras pra ver que que eu consigo… mas tá irado!!!

Participante

valeu Sterf, foi isso mesmo

Participante

Resolvi entrar pra brincadeira também, fiz um modelo de piscina, com a água com Perlin Noise, apliquei uma coloração verde na água pra efeito de teste, e fiz um PS pra colocar um BG (o qual eu fiz no Ctrl C, Ctrl V, pois não sei aplicar imagens nos Layers) e apliquei o Lens Flare que aprendi com o Tutorial do Matt.
      Pois é, comentem e me ajudem…

Participante

gostei das ondulações, agora gostaria de ver um pouco mais de luz na cena para avalaiar melhor e um pouco mais de transparencia na agua

Participante

Seguindo o que o vlad falou…
      Fiz a água 100% transparente, usei um Noise diferente, apliquei uma omini na quina entre os 2 murose coloquei esse mobiliário só pro modelo não ficar vazio… E eu gostei desse resultado da água…
      Opinem…
      Ah, e apliquei um ps bem básico também!!!!
      Valheeeu

Participante

a cara eu gostei da agua parabens, so aumentaria a altura da agua para dar um aspequeto melhor de profundidade mas a agua ta legal

Participante

Participante

ha moster não vale uahuahau, mas a 1º imagem e a ultima foi a que gostei mais.

Participante

Vários efeitos para momentos diferentes, muito bom. muito bem desenvolvido Matt!!

Galera, vejam bem, o que vocês acham de a gente fazer estilo um conquest ou algo até menos competitivo de um render por v-ray de uma cena específica, a idéia é que seja uma cena dessas de área de lazer, a gente disponibiliza um modelo em um determinado tópico, ja com a cena escolhida e a resolução também. Assim qualquer interessado pode vir e baixar o modelo, brincar e postar a imagem trabalhada e com isso a gente pode votar ou apenas trocar experiências.

O que acham!!?

Participante

eu acho muito bom ,, modelar uma cena , os interessados baixarem e renderizar ….

Só é preciso ver como vai ser essa cena ,, para definir acho que cada um poderia dar uma ideia ou modelar uma parte e ir postando em topico especifico até que se decida .

Participante

otima ideia Sterf, apoiado, so lembrando que pode ser qualquer programa de render que envolve o SU, para não pensar que so com o vray que pode

Participante

Totalmente de acordo, é uma ótima forma de se comparar os programas também… e a cena poderia ser uma externa, já que estamos num tópico dessa abrangência… E gostei da idéia do PH e vou começar a criar um modelo.

Só preciso saber como hospedar esse modelo, me expliquem. E outra, tem de haver uma organização para quem pegaria o modelo para não acontecer o caso de duas pessoas pegarem ele no mesmo tempo e trabalharem coisas diferente…
      Bom é isso galera, vamos ver no que vai dar!

Participante

Olá galera eu tenho acompanhado este tópico e outros relacionados a configuração de mapas para piscina. Com as informações q obtive aqui consegui fazer uma configuração q ainda não está muito boa, mas que já está bem melhor do q quando comecei. Vejam abaixo a imagem q consegui e a configuração que utilizei.
      http://img143.imageshack.us/i/testepiscina4.jpg/

Eu apliquei o mapa da piscina em um plano. Não sei pq o quadrado do piso da piscina não estão ficando distorcidos. Alguém sabe me dizer?

Desde já obrigado.

Participante

Fala, Lucas.

Seguinte, a piso não distorceu por causa que vc não alterou o IOR. Dê uma olhada neste site aqui, que eu já tinha postado em outro tópico:

http://www.vray.info/topics/t0077.asp

Pegue o valor do IOR da água e coloque. Faça o mesmo com os materiais q vc criar. É sempre importante, para ficar mais real. Afinal, o que distorce um objeto quando o olhamos através de outro material é a refração da luz. E cada material tem um grau de refração, ditado pelo seu Index Of Refraction (IOR), sacou?

Portanto, faça o teste e veja se melhora.

Quanto ao contest, acho válido também. O contest do fórum (q infelizmente, até o momento, só teve um) foi focado em SketchUp puro. Fazer um contest aberto a renderizações, acho muito interessante também.

Enfim, se conseguirem organizar, será muito bem vindo.

Valeu!

Participante

vladsteps escreveu:
      E ae, Tb to começando a estudar esses efeitos, ta ai o que eu fez:

fala sério… SENSACIONAL… a cor da água está perfeita (a água tem cor ou somente o fundo da piscina?)

a ondulação está muito interessante, a transparencia, e a cascata então nem se fala…

aliás, não tenho a minima ideia como essa cascata foi feita!

Participante

Vlw aceshigh, a agua tem cor sim a cascata eu utilizei uma imagem jpg para fazer a textura, fez bastante teste ate chegar a essa textura:p

Participante

textura ou bump map???

aqui está uma cena que eu fiz com agua e caustics (somente sol, sem precisar de lampada pra criar caustics)

só estou achando estranha essa sombra diagonal na agua da piscina… de onde ela está saindo? De lugar nenhum!

Participante

Ficou muito bom !! Qual configuração que vc utilizou no refraction , e quanto de size (noise) usou no bump ?

Participante

não utilizei bump na cascata so displace, sua piscina ta legal sobre a sombra me parece ser pq do sol, olhe para as sombras das plantas e veja como estão projetadas, vc utilizou o indice de refração correto? que se não me engano é de 1,33

Participante

Olá Vlad… olha só… a sombra tá errada sim… veja só desse angulo…

percebe que a sombra da borda tá na esquerda e aquela sombra média está cruzando a piscina, não tem sentido estar ali?? Não vem de lugar nenhum!

e olha só… desliguei o CAUSTICS… olha oq aconteceu… SUMIU a sombra!

Participante

realmente ta estranho …

Participante

aceshigh, estranho mesmo kra, eu testei aqui a técnica, e não tive nenhum problema.

😮

Participante

Pois é Ande… tentei mexer em todos os settings e nada adiantou.

a Photon Emit Distance do Sol, que estava em 100.000 (vcs tb só conseguem caustics com o Sol colocando no talo a PED, correto?) dava alguma diferença… por exemplo, colocando em 50.000, em vez daquela diagonal… a área iluminada ficava no formado de um triangulo 😆

e colocando em 200.000 sumia os caustics… vai entender.

sabe oq eu fiz? Mudei o angulo do sol. Resolveu o problema. Não que tenha qq explicação oq estava ocorrendo, mas… melhor um passaro na mão do que dois voando hehehehe

aqui a imagem final… se quiserem, podem dar dicas ou criticas.

obs: gostei muito dessa pedra que tu usou ao redor da piscina cara. Ótimo bump map alias.

Participante

Olá estou aproveitando o final de minhas férias e q meu pc esta novamente funcionando para dar uma estudada…e achei um tutorial na area de downloads da ASGVis de Sun Caustics…e consegui esse resultado.

Qualquer sugestão ou dica é sempre benvinda.

Flws!!!

Participante

Frall, essa imagem está simplesmente sensacional.

parabéns, muito bom mesmo.

Participante

É frall…
      Realmente excelente!!!!
      Bem real mesmo, parabéns..
      Abraços

Participante

queria ver a imagem do frals pra mim só aparece um pedaço.

Participante

Valeu Sette e DErcole pelo elogio!!!

Que estranho vc naum conseguir ver. O endereço dela é esse.

http://repgatopreto.net63.net/SU/caustic001.jpg

outra opção

http://img98.imageshack.us/img98/4853/caustic001.jpg

Visualizando 63 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.